Punto Turbo!
Punto Turbo!
Ai galera...
Pra quem gosta de velocidade, olha esta noticia:
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Andamos no Punto equipado com motor 1.4 turbo de 155 cv, ainda um protótipo da Fiat brasileira. Alguém duvida que ele se tornará realidade?
Por fora, é um Fiat Punto pouco modificado, apenas com rodas diferentes e saias esportivas. Dentro, só o quadro de instrumentos não lembra o do carro de série. Entrei, ajustei o banco, dei partida no motor e... um ronco grave, diferente do que estou acostumado a ouvir neste modelo, surgiu. Engato a primeira, piso no acelerador, libero a embreagem e logo jogo a segunda marcha. A rotação atinge 2.200 rpm, passo a terceira. De repente, de forma bem suave, o ponteiro do conta-giros sobe mais rápido e o carro ganha vivacidade. Quanto mais eu pisava no pedal da direita, mais o hatch respondia com agressividade — bem diferente do Punto 1.4 que conheço, ou mesmo do 1.8. Era o turbo fazendo o seu trabalho.
Essa foi a primeira sensação que tive ao acelerar o Punto Turbo. Não é o mesmo carro que o editor Alexandre Carvalho dirigiu ano passado, na Itália. Aquele era um Punto Abarth. O que guiei é um projeto da engenharia da Fiat do Brasil, equipado com o mesmo motor 1.4 turbo do italiano. Ele utiliza o bloco do Fire 1.4 brasileiro, mas tem cabeçote de 16 válvulas e um turbocompressor Garrett IHI com 1,0 bar de pressão. Os dados são animadores: 155 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 21 kgfm a 3.000 rpm.
Em termos de acabamento, este Punto não tinha quase nada de diferente dos que rodam por aí. É o acabamento da versão Sporting com outro quadro de instrumentos, de fundo claro, e saias laterais, frontais e traseiras — vendidas como acessório nas concessionárias da marca. As rodas eram as mesmas do Stilo Abarth, aro 17”, com pneus 205/50. O Punto Sporting vem equipado com rodas aro 16” e pneus 195/55.
Com 155 cv de potência e torque de 21 kgfm, o Punto enfim exibe um desempenho à altura de seu design
Os pneus (205/50) e as rodas foram emprestados do Stilo Abarth, tanto que o logo da Fiat é azul, e não vermelho
Por se tratar de um modelo com comportamento esportivo (de verdade, não só visual), o carro precisava de algumas mudanças mecânicas. A suspensão foi recalibrada e ficou 15% mais rígida, com mudanças em molas e amortecedores, menos flexíveis. O câmbio é da mesma família do Punto, só que a relação ficou mais longa se comparada à do 1.4 aspirado, para aproveitar a maior força do motor. Os engates continuam precisos. Os freios também foram trocados. Os discos nas quatro rodas, com ABS, vieram do Stilo Abarth.
Ao volante_Dirigi o modelo em duas situações diferentes, na cidade e na pista. Peguei o Punto no aeroporto de Confins (MG) e, ao lado do assessor técnico da Fiat, Carlos Henrique Ferreira, fui até o autódromo Mega Space, que fica a 30 quilômetros. De cara, encarei 19 km de rodovia até Belo Horizonte. Bastava pisar no acelerador e as respostas eram imediatas. Outro fator que agradou foi a estabilidade. O Punto sempre foi conhecido por ser bom de curva e, nessa versão, com a suspensão mais rígida e pneus maiores, ficou ainda melhor.
O volante, com desenho e pegada esportiva, é o mesmo da versão Sporting
O quadro de instrumentos, esportivo e com fundo branco, é a única mudança de acabamento interno do Turbo
Na cidade, o hatch agradou. O motor empolga e a gente sai trocando de marcha sem parar. Era preciso ficar de olho no velocímetro para não ultrapassar a velocidade permitida. As retomadas também surpreenderam. A 60 km/h, em quinta marcha, o motor não sofreu para atingir 100 km/h. Bastou pisar no acelerador para a velocidade rapidamente subir. Precisei sair de trás de algumas vans na faixa da direita, sem reduzir a marcha.
Uma coisa que incomoda em alguns esportivos é a hora de enfrentar os buracos. E encontrei vários no caminho. Estava a 80 km/h quando passei pelo primeiro. Me contorci no banco, esperando um tranco forte. No entanto, o impacto foi bem absorvido pela suspensão. O Turbo não é tão macio quanto um Punto “normal”, mas o suficiente para a proposta esportiva.
O visual é praticamente o mesmo, com spoilers laterais, traseiro e frontal que são oferecidos como acessório para o Punto Sporting
Ao chegar no autódromo, já estava bem à vontade no carro. Com 1,5 km de extensão e quatro curvas bem fechadas, comecei a acelerar sem dó. As sensações que tive no trajeto até lá foram confirmadas. A cada volta eu ia mais rápido, e o carro “grudava” nas curvas. Cheguei a fazer uma a 100 km/h e o hatch não saiu da trajetória. Mas resolvi não abusar porque não sou piloto...
Será produzido?_A diversão ao volante do Punto Turbo é garantida. Em relação ao Sporting 1.8, ele é mais forte, mais ágil e mais estável. Aliás, eu quase perdi a hora do vôo de volta. Cheguei ao aeroporto faltando 20 minutos para o avião sair. Realmente, não dava vontade de deixar a direção.
Porém, mesmo atrasado, não podia deixar de perguntar para o Carlos Henrique sobre o futuro do modelo. “Ainda não há nada definido. Só fizemos quatro carros desses, para sentir o que o público pensa”, explicou.
Bom, cá pra nós. Em novembro de 2007, o Alexandre foi até a Itália andar no Punto Abarth. Agora, a Fiat preparou um no Brasil com o mesmo motor e nos convidou para dirigir. Por que tanto interesse em divulgar o modelo? Tudo indica que ele será lançado em breve. E, segundo cálculos, o Turbo teria condições de abocanhar 10% das vendas. “O Punto agrada pelo visual esportivo e essa versão teria uma saída boa”, disse.
Porém, segundo ele, ainda seriam necessárias modificações. O motor precisa ser adaptado à gasolina brasileira. E pode receber outras opções de acabamento. Será que pinta no mercado neste ano? “Vamos ver”, desconversa o engenheiro. Espera-se esse mesmo motor na versão esportiva do sedã Linea, que chega em setembro.
http://revistaautoesporte.globo.com/Rev ... NSAIO.html
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Ja esta sendo produzido!
(01-08-08) - Por mais que a Fiat tenha negado, ela levou mais do que idéias ao Quatro Rodas Experience. Ali a empresa italiana mostrou o novo Punto Turbo, equipado com motor 1,4-litro de 155 cv. Agora, além das fotos feitas pelo leitor Eduardo Nakao, de Brasília, a informação que recebemos de nossas fontes é que o carro já está em produção normal. E temos um bocado de detalhes interessantes sobre ele.
Além do motor muito bem disposto, importado da Itália, o Punto 1.4 Turbo, nome oficial do carro, virá com rodas de aro 17” de liga-leve, parecidas com as usadas no Fiat Stilo, e pneus 215/50 R17. Por dentro, além do painel bicolor, o quadro de instrumentos está diferente, com perfil mais esportivo. Para atender aos fãs de som, o modelo traz até caixa selada no porta-malas de série.
O lançamento do carro, que deve esperar a formação de estoques, para atender toda a rede de concessionários, deve acontecer em no máximo dois meses, o que coincidirá com o Salão do Automóvel de São Paulo. Pode-se esperar por ele, então, como uma surpresa para o evento automotivo mais importante do Brasil. A melhor surpresa certamente será um valor acessível. Um “pocket rocket” na faixa dos R$ 60 mil não seria ideal, mas, diante dos preços dos outros carros nacionais, seria bem tentador.
Fonte WebMotors
Além do motor muito bem disposto, importado da Itália, o Punto 1.4 Turbo, nome oficial do carro, virá com rodas de aro 17” de liga-leve, parecidas com as usadas no Fiat Stilo, e pneus 215/50 R17. Por dentro, além do painel bicolor, o quadro de instrumentos está diferente, com perfil mais esportivo. Para atender aos fãs de som, o modelo traz até caixa selada no porta-malas de série.
O lançamento do carro, que deve esperar a formação de estoques, para atender toda a rede de concessionários, deve acontecer em no máximo dois meses, o que coincidirá com o Salão do Automóvel de São Paulo. Pode-se esperar por ele, então, como uma surpresa para o evento automotivo mais importante do Brasil. A melhor surpresa certamente será um valor acessível. Um “pocket rocket” na faixa dos R$ 60 mil não seria ideal, mas, diante dos preços dos outros carros nacionais, seria bem tentador.
Fonte WebMotors
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
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Show de bola hein...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
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