DICAS PARA TURBINAR O PUNTO 1.4 8V ELX
Re: DICAS PARA TURBINAR O PUNTO 1.4 8V ELX
otimaq escreveu:eles pegam um motor 1.4 coloca o turbo , e falam que é t-jet, nao entendi pq nao pegou aos menos um 1.6, é medo de que o carro nao suporte (motor)
Cara... é tudo marketing... obvio que eles poderiam fazer um 1.8 tjet com 250cv... mas eles pegam um motor que tem a fama de ser menos gastão... e metem um turbo... ai vc tem a falsa ilusao d ter um veículo que consome menos pq ele eh 1.4... mas com a potencia de 2.0...
Além disso... é uma questão de posicionamento no mercado... paga menos imposto... tem taxas de emissão menores... e por aí vai... mais uma vez... marketing puro...
EX - PUNTO 1.4 VERMELHO MAGMA - ALARME ORIGINAL - G5
Tópico do carro: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=17570
[VENDO] AMPLIFICADOR HERTZ EP1D - 1000W RMS
INTERESSADOS MANDAR MP
INTERESSADOS MANDAR MP
- Motorista de Auto Escola
otimaq escreveu:eles pegam um motor 1.4 coloca o turbo , e falam que é t-jet, nao entendi pq nao pegou aos menos um 1.6, é medo de que o carro nao suporte (motor)
Isso é o conceito downsize.
Fazer um motor 1.4 render como um 2.2 - 2.4. (porem com baixo consumo)
Esse motor já existe a varios anos no mercado europeu, porem é relativamente novo por aqui.
Porem o motor 1.6, esse sim é novo em "folha".
"Alguns" dizem que futuramente o motor 1.6 multiair é o que entrará na jogada.

- Velha Guarda
brunocmoraes escreveu:otimaq escreveu:eles pegam um motor 1.4 coloca o turbo , e falam que é t-jet, nao entendi pq nao pegou aos menos um 1.6, é medo de que o carro nao suporte (motor)
Cara... é tudo marketing... obvio que eles poderiam fazer um 1.8 tjet com 250cv... mas eles pegam um motor que tem a fama de ser menos gastão... e metem um turbo... ai vc tem a falsa ilusao d ter um veículo que consome menos pq ele eh 1.4... mas com a potencia de 2.0...
Além disso... é uma questão de posicionamento no mercado... paga menos imposto... tem taxas de emissão menores... e por aí vai... mais uma vez... marketing puro...
Não acredito que seja só uma questão de marketing.
O veiculo tem que ser inteiramente dimensionado para a potencia...
Tirar mais de 300cv desse motor 1.4,tem "malucos" que já conseguiram, porem o problema é segurar o tranco, e ser um veiculo onde todos podem usar normalmente. (do piloto a vovozinha de 80 anos pegando o carro do netinho) rsrsrs
Quanto ao consumo, te garanto que é muito menor que a de um 2.0 nas mesmas condições.
No meu, andando a 110-120km/h chega a fazer 12-13km/l.

- Velha Guarda
Ferranda escreveu:brunocmoraes escreveu:otimaq escreveu:eles pegam um motor 1.4 coloca o turbo , e falam que é t-jet, nao entendi pq nao pegou aos menos um 1.6, é medo de que o carro nao suporte (motor)
Não acredito que seja só uma questão de marketing.
O veiculo tem que ser inteiramente dimensionado para a potencia...
Tirar mais de 300cv desse motor 1.4,tem "malucos" que já conseguiram, porem o problema é segurar o tranco, e ser um veiculo onde todos podem usar normalmente. (do piloto a vovozinha de 80 anos pegando o carro do netinho) rsrsrs
Quanto ao consumo, te garanto que é muito menor que a de um 2.0 nas mesmas condições.
No meu, andando a 110-120km/h chega a fazer 12-13km/l.
Man... axo que me expressei mal... obviamente q ele é inteiramente preparado para ter essa potência... o conceito de downsizing é excelente... e caiu bem no 1.t tjet... mas o que o nosso amigo falou... é que por que não usar um motor mais potente para aplicar o turbo... e foi com intenção de responder a essa pergunta q eu falei q eh marketing...
Agora sobre esse 1.4 q equipa o t-jet... ele é o mesmo 1.4 que vinha nos fiat 500, porém, preparado para receber o turbo... é um motor melhor q os 1.4 fire... rende alguns cavalos a mais (100cv no total contra 86 do fire)... e ganhou mais 52 com o turbo... mas agente sabe mto bem que com pequenas adaptações, que o pessoal daqui do clube faz nos t-jet... ele ganha uns 30 cv... o Ferranda pode explicar melhor...
Quando eu falei do consumo... coloquei "falsa ilusão" que consome muito menos... pq ele seria mto mais economico se fizesse 15km/l... pq tem mto 2.0 a gasolina q faz 10 - 11 km/l nas msm condiçoes que vc colocou ferranda... (só minha opinião)
Agora voltando ao foco tópico... eu tava pensando em turbinar o meu 1.4... que realmente é mto fraquinho pro peso do carro... mas acabei que desistindo... pq eu sou meio perfeccionista... e gosto das coisas mto bem feitinhas... eu acabei orçando umas coisas mais por marca do q qualquer outra coisa... iria meter intercooler... mexer com os freios... barra estabilizadora... amortecedores... tudo isso pra meter o.6 kg de pressão... pra correr o mínimo risco de quebrar e me deixar na mão... mas acabei desistindo... pq pra fazer td isso... ia gastar uma grana violenta... e ia ter um carro "adaptado"... acabei decidindo por trocar por um t-jet usado... q no fim das contas... vai sair qse a mesma coisa em termos financeiros... (isso ocorrerá, provavelmente em fevereiro de 2012)...
INTERESSADOS MANDAR MP
INTERESSADOS MANDAR MP
Pelo que eu sei, os 2 motores que vce comentou (100cv X 86cv), são relativamente iguais, o que difere são 16 valvulas ou 8 valvulas.
Realmente, acredito que mais de 200cv no punto, uma loucura!!
Quando ele está proximo do limite, vce percebe que existem limitações que vão alem de freio e suspensão. (O danado dá umas balançadas !!!)
Vce tem razão... tive um Ideia 1.4 com SC. O carro fica uma delicia. Porem vce fica "amarrado" com o preparador. Rsrsrs
Quanto as quebras, foi tranquilo. O motor suporta bem pressão 0,5 a 0,8 bar. Rodei quase 100.000kms com ele modif.
Uma vez a correia do Sc estourou e embaralhou com a dentada. foi a unica vez que deixou na mão. ( porem azar nesse caso).
Acho que com o desenvolvimento de novas ligas metalicas, qualidade de usinagem e etc, no futuro todos os motores serão turbo de baixa capacidade, hibridos ou não.

Realmente, acredito que mais de 200cv no punto, uma loucura!!
Quando ele está proximo do limite, vce percebe que existem limitações que vão alem de freio e suspensão. (O danado dá umas balançadas !!!)
Vce tem razão... tive um Ideia 1.4 com SC. O carro fica uma delicia. Porem vce fica "amarrado" com o preparador. Rsrsrs
Quanto as quebras, foi tranquilo. O motor suporta bem pressão 0,5 a 0,8 bar. Rodei quase 100.000kms com ele modif.
Uma vez a correia do Sc estourou e embaralhou com a dentada. foi a unica vez que deixou na mão. ( porem azar nesse caso).
Acho que com o desenvolvimento de novas ligas metalicas, qualidade de usinagem e etc, no futuro todos os motores serão turbo de baixa capacidade, hibridos ou não.

- Velha Guarda
Então Ferranda... ano passado eu cotei o SC lá na MVS... ficou em qse R$ 8mil se eu não me engano... e ia ganhar uns 50% de potência... ia pros 130 mais ou menos... achei salgado... eu sei q o SC agente fica menos "preso" com o preparador.... a preparação com turbo q cotei aqui na minha cidade... com um cara q BOTO MTA FÉ... ficou R$ 7mil... mas nos esquemas q disse antes... com escape redimensionado e td mais... segundo ele dava pra rodar com 1kg de boa.. mas ele falou q pra eu nao ter dor de cabeça ia colocar 0,6... mas msm assim... gastar 7k num punto 1.4 (modelo 1.4... o mais simples)... axei inviável... axei melhor colocar 15k ao inves de 7k... e pegar um t-jet usado.. com teto... bancos esportivos e mais uma pancada de coisa... ai gasta mais uns 5k e leva a potencia do tjet pra perto dos 180cv... q pa mim ta BOOOMMMM DEMAIIISSSS
To expressando valores pq eu num quero ficar "refém" de preparador...
To expressando valores pq eu num quero ficar "refém" de preparador...
INTERESSADOS MANDAR MP
INTERESSADOS MANDAR MP
No Sc vce fica mais refem do preparador, que no turbo.
O Sc ( não original) gasta bastante a correia, e a cada 10.000 kms tem que trocar.
O SC em sí tem durabilidade muito maior que o turbo, porem a correia que toca o sistema é um "calcanhar de Aquiles".
Quanto ao MVS (Marcelo), foi ele que preparou o meu Ideia. O cara é super gente boa. Virou amigo. Rsrsrs

O Sc ( não original) gasta bastante a correia, e a cada 10.000 kms tem que trocar.
O SC em sí tem durabilidade muito maior que o turbo, porem a correia que toca o sistema é um "calcanhar de Aquiles".
Quanto ao MVS (Marcelo), foi ele que preparou o meu Ideia. O cara é super gente boa. Virou amigo. Rsrsrs

- Velha Guarda
eu sabia q tinha q trocar a correia... ma num sabia q era com tanta frequencia assim...
INTERESSADOS MANDAR MP
INTERESSADOS MANDAR MP
eu li bem ? Tá pegando um T-Jet Brunão ? 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
genteeee, compre uma porsche
- Usuário Banido