DICAS PARA TURBINAR O PUNTO 1.4 8V ELX

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: DICAS PARA TURBINAR O PUNTO 1.4 8V ELX

por brunocmoraes » Qui Set 22, 2011 9:24 pm

otimaq escreveu:eles pegam um motor 1.4 coloca o turbo , e falam que é t-jet, nao entendi pq nao pegou aos menos um 1.6, é medo de que o carro nao suporte (motor)

Cara... é tudo marketing... obvio que eles poderiam fazer um 1.8 tjet com 250cv... mas eles pegam um motor que tem a fama de ser menos gastão... e metem um turbo... ai vc tem a falsa ilusao d ter um veículo que consome menos pq ele eh 1.4... mas com a potencia de 2.0...
Além disso... é uma questão de posicionamento no mercado... paga menos imposto... tem taxas de emissão menores... e por aí vai... mais uma vez... marketing puro...
EX - PUNTO 1.4 VERMELHO MAGMA - ALARME ORIGINAL - G5
Tópico do carro: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=17570
[VENDO] AMPLIFICADOR HERTZ EP1D - 1000W RMS
INTERESSADOS MANDAR MP
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Ferranda » Qui Set 22, 2011 10:07 pm

otimaq escreveu:eles pegam um motor 1.4 coloca o turbo , e falam que é t-jet, nao entendi pq nao pegou aos menos um 1.6, é medo de que o carro nao suporte (motor)

Isso é o conceito downsize.
Fazer um motor 1.4 render como um 2.2 - 2.4. (porem com baixo consumo)
Esse motor já existe a varios anos no mercado europeu, porem é relativamente novo por aqui.
Porem o motor 1.6, esse sim é novo em "folha".
"Alguns" dizem que futuramente o motor 1.6 multiair é o que entrará na jogada.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ferranda » Qui Set 22, 2011 10:18 pm

brunocmoraes escreveu:

Cara... é tudo marketing... obvio que eles poderiam fazer um 1.8 tjet com 250cv... mas eles pegam um motor que tem a fama de ser menos gastão... e metem um turbo... ai vc tem a falsa ilusao d ter um veículo que consome menos pq ele eh 1.4... mas com a potencia de 2.0...
Além disso... é uma questão de posicionamento no mercado... paga menos imposto... tem taxas de emissão menores... e por aí vai... mais uma vez... marketing puro...

Não acredito que seja só uma questão de marketing.
O veiculo tem que ser inteiramente dimensionado para a potencia...
Tirar mais de 300cv desse motor 1.4,tem "malucos" que já conseguiram, porem o problema é segurar o tranco, e ser um veiculo onde todos podem usar normalmente. (do piloto a vovozinha de 80 anos pegando o carro do netinho) rsrsrs
Quanto ao consumo, te garanto que é muito menor que a de um 2.0 nas mesmas condições.
No meu, andando a 110-120km/h chega a fazer 12-13km/l.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por brunocmoraes » Sex Set 23, 2011 7:29 am

Ferranda escreveu:
brunocmoraes escreveu:

Não acredito que seja só uma questão de marketing.
O veiculo tem que ser inteiramente dimensionado para a potencia...
Tirar mais de 300cv desse motor 1.4,tem "malucos" que já conseguiram, porem o problema é segurar o tranco, e ser um veiculo onde todos podem usar normalmente. (do piloto a vovozinha de 80 anos pegando o carro do netinho) rsrsrs
Quanto ao consumo, te garanto que é muito menor que a de um 2.0 nas mesmas condições.
No meu, andando a 110-120km/h chega a fazer 12-13km/l.

Man... axo que me expressei mal... obviamente q ele é inteiramente preparado para ter essa potência... o conceito de downsizing é excelente... e caiu bem no 1.t tjet... mas o que o nosso amigo falou... é que por que não usar um motor mais potente para aplicar o turbo... e foi com intenção de responder a essa pergunta q eu falei q eh marketing...
Agora sobre esse 1.4 q equipa o t-jet... ele é o mesmo 1.4 que vinha nos fiat 500, porém, preparado para receber o turbo... é um motor melhor q os 1.4 fire... rende alguns cavalos a mais (100cv no total contra 86 do fire)... e ganhou mais 52 com o turbo... mas agente sabe mto bem que com pequenas adaptações, que o pessoal daqui do clube faz nos t-jet... ele ganha uns 30 cv... o Ferranda pode explicar melhor...
Quando eu falei do consumo... coloquei "falsa ilusão" que consome muito menos... pq ele seria mto mais economico se fizesse 15km/l... pq tem mto 2.0 a gasolina q faz 10 - 11 km/l nas msm condiçoes que vc colocou ferranda... (só minha opinião)

Agora voltando ao foco tópico... eu tava pensando em turbinar o meu 1.4... que realmente é mto fraquinho pro peso do carro... mas acabei que desistindo... pq eu sou meio perfeccionista... e gosto das coisas mto bem feitinhas... eu acabei orçando umas coisas mais por marca do q qualquer outra coisa... iria meter intercooler... mexer com os freios... barra estabilizadora... amortecedores... tudo isso pra meter o.6 kg de pressão... pra correr o mínimo risco de quebrar e me deixar na mão... mas acabei desistindo... pq pra fazer td isso... ia gastar uma grana violenta... e ia ter um carro "adaptado"... acabei decidindo por trocar por um t-jet usado... q no fim das contas... vai sair qse a mesma coisa em termos financeiros... (isso ocorrerá, provavelmente em fevereiro de 2012)...
INTERESSADOS MANDAR MP
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Ferranda » Sex Set 23, 2011 10:04 am

Pelo que eu sei, os 2 motores que vce comentou (100cv X 86cv), são relativamente iguais, o que difere são 16 valvulas ou 8 valvulas.
Realmente, acredito que mais de 200cv no punto, uma loucura!!
Quando ele está proximo do limite, vce percebe que existem limitações que vão alem de freio e suspensão. (O danado dá umas balançadas !!!)

Vce tem razão... tive um Ideia 1.4 com SC. O carro fica uma delicia. Porem vce fica "amarrado" com o preparador. Rsrsrs
Quanto as quebras, foi tranquilo. O motor suporta bem pressão 0,5 a 0,8 bar. Rodei quase 100.000kms com ele modif.
Uma vez a correia do Sc estourou e embaralhou com a dentada. foi a unica vez que deixou na mão. ( porem azar nesse caso).
Acho que com o desenvolvimento de novas ligas metalicas, qualidade de usinagem e etc, no futuro todos os motores serão turbo de baixa capacidade, hibridos ou não.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por brunocmoraes » Sex Set 23, 2011 10:24 am

Então Ferranda... ano passado eu cotei o SC lá na MVS... ficou em qse R$ 8mil se eu não me engano... e ia ganhar uns 50% de potência... ia pros 130 mais ou menos... achei salgado... eu sei q o SC agente fica menos "preso" com o preparador.... a preparação com turbo q cotei aqui na minha cidade... com um cara q BOTO MTA FÉ... ficou R$ 7mil... mas nos esquemas q disse antes... com escape redimensionado e td mais... segundo ele dava pra rodar com 1kg de boa.. mas ele falou q pra eu nao ter dor de cabeça ia colocar 0,6... mas msm assim... gastar 7k num punto 1.4 (modelo 1.4... o mais simples)... axei inviável... axei melhor colocar 15k ao inves de 7k... e pegar um t-jet usado.. com teto... bancos esportivos e mais uma pancada de coisa... ai gasta mais uns 5k e leva a potencia do tjet pra perto dos 180cv... q pa mim ta BOOOMMMM DEMAIIISSSS
To expressando valores pq eu num quero ficar "refém" de preparador...
INTERESSADOS MANDAR MP
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Ferranda » Sex Set 23, 2011 10:43 am

No Sc vce fica mais refem do preparador, que no turbo.
O Sc ( não original) gasta bastante a correia, e a cada 10.000 kms tem que trocar.
O SC em sí tem durabilidade muito maior que o turbo, porem a correia que toca o sistema é um "calcanhar de Aquiles".
Quanto ao MVS (Marcelo), foi ele que preparou o meu Ideia. O cara é super gente boa. Virou amigo. Rsrsrs
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por brunocmoraes » Sex Set 23, 2011 10:51 am

eu sabia q tinha q trocar a correia... ma num sabia q era com tanta frequencia assim...
INTERESSADOS MANDAR MP
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por shadowcps » Sex Set 23, 2011 9:34 pm

eu li bem ? Tá pegando um T-Jet Brunão ? (:D)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por otimaq » Sex Set 23, 2011 9:43 pm

genteeee, compre uma porsche
Usuário Banido
Usuário Banido

AnteriorPróximo