Forza Motorsport 4: primeiras impressões
Forza Motorsport 4: primeiras impressões

Depois do meu primeiro contato com o Forza Motorsport 4, a mais nova versão da série de jogos de corrida da Turn 10 Studios para o Xbox 360, afirmei que eles estavam criando a próxima geração de fãs de carros. Eu estava errado. Parecem que eles querem governar toda uma geração.
Nota: para avaliar o jogo, recebemos quatro cópias grátis do game. Francamente, eu não faço ideia de por que recebemos quatro – já que a meu ver isso é um exagero, mas enfim, podemos usar como frisbies! Ah, e recebemos um kit Fanatec CSR com volante e pedal emprestado por um mês. Não consigo esquecer a dor de cabeça de carregar três caixas enormes pelo escritório e descobrir que elas não cabem em minha mesa e depois carregá-las de volta. Pelo menos o estagiário deu uma força.
Estou com uma cópia de avaliação do Forza Motorsport 4 em mãos desde o final de semana. Nas 60 horas que passei com o jogo abandonei meus amigos, família e colegas, meu trabalho e minha própria higiene pessoal. Alienígenas poderiam ter aterrissado do lado de fora do meu apartamento aqui no distrito financeiro de Manhattan e eu nem teria percebido. Se bem que, pensando bem, considerando a quantidade de pessoas erguendo cartazes e gritando lá fora, talvez tenhamos sido invadidos.
Não fiz nada além de comer, respirar e sonhar com Forza 4, e pelo fato do jogo me absorver tanto eu ainda sinto como se mal tivesse tocado na casca do que ele oferece para fãs e não fãs de carros. O que você vê aqui são as minhas primeiras impressões do jogo. Terei uma opinião melhor quando tiver explorado mais a fundo pelas próximas semanas.
O que posso dizer em meu primeiro contato com o jogo é que graças ao belo polimento dado com mais recursos, polígonos e física que o Forza 4 acrescentou à experiência automotiva desde que a última versão da série chegou ao Xbox em 2009, talvez nunca mais precise sair de meu apartamento.
Para começar, vamos falar dos gráficos. Diferente da impressão meia boca em metade dos carros de Gran Turismo 5, a Turn 10 re-renderizou – ou renderizou pela primeira vez – todos os 502 carros disponíveis nos discos do jogo (e os outros 31 carros disponíveis como DLC na data de lançamento). Por sinal, todo o sistema gráfico foi jogado fora e reconstruído do zero. O resultado é que a quantidade de polígonos por carro subiu dos 400.000 de Forza 3 para mais de um milhão por carro no Forza 4.
Mas não são apenas os carros – o ambiente também importa. A Turn 10 acrescentou mudanças de iluminação como Bloom e lens flare para ajudar a fazer com que os carros realmente passem a sensação de estar na pista. E as pistas? Renderizadas de forma primorosa. Apesar da Turn 10 gostar de falar sobre sua nova pista “Bernese Alps” – o gol de placa para mim é como pistas de verdade parecem realistas. Não importa se você está na Nordschleife em Nürburgring, na curva Rainey em Laguna Seca ou na Gambon da pista de testes do Top Gear (apenas uma das muitas parcerias entre a série Forza e o famoso programa de TV da BBC). Quando se está correndo, tudo parece como se você estivesse lá. Dê uma olhada no texto com as pistas que publicaremos mais tarde.
Isso graças ao processamento em tempo real de 60 quadros por segundo do Forza 4 – o que costumava levar semanas para a Pixar fazer agora é feito na caixa ao lado de minha TV. O resultado é tão belo que enquanto eu jogava em meu escritório, as pessoas passavam, paravam, viravam e me perguntavam se aquilo era um game – francamente, eles não faziam ideia do que poderia ser. O visual é bom mesmo.
Mas não foi só a parte gráfica que recebeu uma renovação completa. Como falei em junho, a Turn 10 não apenas reescreveu o sistema de física do zero, como também tentou resolver um dos maiores problemas para qualquer fã – um problema que estava não só no Forza 3, como em qualquer jogo para consoles – os pneus. Graças a uma parceria com a Pirelli, a Turn 10 reescreveu totalmente a modelagem da dinâmica dos pneus. A fabricante permitiu que o estúdio usasse seu sistema de testes para reproduzir os dados obtidos no jogo.
O resultado é que você vai precisar se preparar para momentos realmente assustadores quando desligar todos os sistemas de auxílio em um Corvette ZR1 equipado com slicks. Se você pressionar o acelerador um pouco além da conta, e começar uma briga entre o acelerador e o freio, vai perder o controle e parar no muro – como aconteceu comigo alguns minutos antes de tirar a foto acima.
Os pneus também aquecem de forma realista no decorrer da corrida, e mudanças na pressão dos pneus afetam o jogo de uma forma como nunca havia visto em um console. Apesar de você não ter à disposição o mesmo nível de controle disponível no iRacing, (e, a não ser que você seja Lewis Hamilton, as opções que você terá são mais que suficientes) o controle maior que você tem em Forza 4 faz o jogo deixar de ser “apenas outro jogo para videogame” e se aproximar dos simuladores.
Experimente colocar um Camaro SS de lado em uma curva fechada (ou mesmo em uma não tão fechada) – como fiz na imagem a seguir – e ele responde de forma arisca, com um nível de realismo que ultrapassa o encontrado em Gran Turismo 5.
Mas a atualização no Forza 4 que mais me impressionou foi como as coisas carregam rapidamente. Desisti do Gran Turismo 5 depois de jogá-lo para minha avaliação no ano passado – principalmente porque os loadings eram absurdamente lentos. E eu não me refiro apenas ao tempo de espera para começar a correr, mas também os loadings nos menus. E falando em menus, nem me lembre do sistema de menu hierárquico do GT5. Os menus elegantes, fáceis de navegar e de carregamento rápido em Forza 4 são o suficientes para valer a compra do Xbox 360.
Pode parecer bobo, mas é como se o jogo me entendesse. Mas para qualquer um que pensou que o Forza 4 seria apenas uma atualização para a série, só é preciso ver o primeiro de uma série de novos recursos – o modo Autovista.
O Autovista é uma tentativa da Turn 10 de trazer o estande de um Salão para o jogador. Pegaram 24 carros e os renderizaram com a maior atenção aos detalhes. Foi o mais perto que cheguei de uma realidade digital fora dos filmes de Hollywood. Uma vez liberado um carro (geralmente ao completar um desafio do tipo “o vencedor fica com o carro”), você pode abrir as portas da Ferrari 458 Italia, conhecer o cockpit central do McLaren F1, ou montar no Hummer H1 Alpha. Você quase consegue sentir as rebarbas do plástico que a GM usa.
Mas tão legal quando a interação quase real (e Kinectificada) que você tem com o carro é a integração que a Turn 10 bolou com o Top Gear. Você provavelmente se lembra da narração de Jeremy Clarkson para o Warthog de Halo. Pois então, agora cada um dos 24 carros disponíveis no modo Autovista tem uma descrição feita por ele. Quer mais? Nós liberamos todos os carros do Autovista, e gravamos a narração de Clarkson. Não se esqueça de conferir os demais vídeos no Jalopnik do norte – é como ver 24 avaliações de Clarkson em sequência.
Ah, e assim que você terminar metade dos desafios do Autovista, libera um carro secreto (spoiler: é o Bentley 8-litre de Jay Leno). Quando terminar todos os desafios do Autovista, destrava um segundo carro secreto (spoiler: é o Warthog de Halo – o estranho foi não ter encontrado a narração de Clarkson do vídeo na net).
O Forza expandiu ainda mais para recursos de comunidades com seu novo modo “Rivals”. Neste modo dá paradesafiar amigos ou algum membro qualquer de comunidades em uma série de eventos diferentes – desde um boliche no melhor estilo Top Gear a um autocross. Se você derrotar o tempo de seu oponente, ganha créditos.
Há ainda um novo modo “Car Club” no qual você pode se juntar aos seus amigos e compartilhar carros e trabalhar para subir em um ranking. Sim, teremos um Jalopnik Car Club. Não, ainda não tenho detalhes dele ainda – mas não tenham medo, já estou trabalhando nisso.
Isso tudo não significa que o jogo não tenha falhas. Para começar, o modo carreira parece um verdadeiro mar de opções, sem um mapa de progressão claro que permita a você retornar a uma pista especifica ou lista de eventos. Senti como se pudesse chegar em último lugar em todas as provas e continuar evoluindo no jogo – ainda que bem devagar. Também não há uma maneira de filtrar as pistas – o que incomoda um pouco no começo, e depois de seis horas realmente incomoda.
O uso do Kinect para acompanhar os movimentos da cabeça se parece com uma mera curiosidade e pode atrapalhar mais do que ajudar – eu não o usei mais de uma vez.
Mas mesmo estas questões fazem parecer que eu estou procurando defeitos só para poder listá-los. No entanto, já que há tanta coisa a descobrir – e já que eu ainda não tive tanto tempo assim com o jogo – é provável que eu encontre outros problemas.
E isso é exatamente o que me assusta neste jogo. Ele é muito bom. Sinto que ele vai me absorver. É muito realista. É incrível. É bem provável que eu pegue o controle e fique sentado por quatro dias sem piscar em frente à TV, com a roupa de baixo suja e a baba escorrendo até os pés. Tenho um pouco de medo de jogar porque sinto que talvez eu nunca acorde do circuito digital.
Os fãs de carros ficarão contentes em saber que Forza 4 é o jogo de corrida mais realista dos consoles. Quem não é fã vai adorar o conteúdo Top Gear e a facilidade com que se participa de corridas e se encontra os amigos para jogar. Fico contente em saber que uma boa parcela desses não-fãs vão se converter, porque se Forza 4 não conseguir criar uma nova geração de fãs de carros, não sei qual jogo conseguiria.
É por isso que, zumbificado ou não, vou pegar uma fralda geriátrica, forrar o chão com jornais, ligar para minha mãe, dizer que a amo, e então pegar o controle para voltar ao jogo.
F J
Power...
Re: Forza Motorsport 4: primeiras impressões
jogo desde o 2...esse eh compra certo, pego o meu no sabado.
quem tiver xbox e for pegar, add ae - FromHellBR

- Piloto de Auto Escola
Amanha começa a brincadeira!
abs.
ADD: Venecios
abs.
ADD: Venecios
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
- Coordenador Regional
Galera...
Essa é uma duvida que eu tenho...
OBS: Parei nos games PS1 e comprei para as crianças o Wii.
Como vou viajar na prox semana a trabalho, estou com intenção de comprar ou o PS3 ou o Xbox.
Mais estou desatualizado com os games...
Qual dos 2 é melhor?
Me falaram que rola um HD no PS3 que seria uma "forma" de destravar os games... Isso rola no Xbox?
Grato por quem ajudar.

Como vou viajar na prox semana a trabalho, estou com intenção de comprar ou o PS3 ou o Xbox.
Qual dos 2 é melhor?
Me falaram que rola um HD no PS3 que seria uma "forma" de destravar os games... Isso rola no Xbox?
Grato por quem ajudar.

- Velha Guarda
Mucs escreveu:jogo desde o 2...esse eh compra certo, pego o meu no sabado.
Nossa não jogo on faz muito tempo, mas já joguei com vc várias vezes.
Nem sabia que era vc aqui do PC.
- Motorista de Auto Escola
Ferranda escreveu:Galera...
Qual dos 2 é melhor?
Grato por quem ajudar.
Tanto o 360 quanto o PS3 podem ser destravados.
Na minha opinião acho o 360 melhor, mais jogos e tal, fora que varias franquias que eram exclusivas da sony foram ou serão lançados para o 360.
Ferranda escreveu:Galera...
Qual dos 2 é melhor?
Grato por quem ajudar.
kra, o ps3 tem destrave, mas se atualizar vai perder td...meu ps3 era destravado, tinha varios jogos que nao conseguia rodar por estar desatualizado...atualizei e perdi o destrave, agora tah de BR player aki, nunca mais joguei hahaha
o 360 tb pode ser destravado, mas corre o risco de ser banido da Live (jogar online), q pra mim eh 80% do console...o xbox tah saindo por uns R$600 aki no Brasil, ofocial com garantia da M$ e tals...eu pegaria o xbox.
regis83 escreveu:Mucs escreveu:jogo desde o 2...esse eh compra certo, pego o meu no sabado.
Nossa não jogo on faz muito tempo, mas já joguei com vc várias vezes.
Nem sabia que era vc aqui do PC.
o.o qual sua tag? hehe
- Piloto de Auto Escola
amanha já compro o meu tb, tem dois jogos pra comprar amanha já , ele e o Ace combat Assaut horizon
, e dia 25 tem o battlefield 3 

Vw Jetta TSI Preto Mystic + Renault Fluence privilege Branco Glacier
- Barbeiro de Auto Escola
nilton cartaxo escreveu:amanha já compro o meu tb, tem dois jogos pra comprar amanha já , ele e o Ace combat Assaut horizon, e dia 25 tem o battlefield 3
chegou a joga o beta do BF3?
achei ruim d+++..esperarei pelo MW3.
ps:pra qm eh de sampa, jah tao vendendo o Forza 4 nacional na Sta efigenia

- Piloto de Auto Escola