Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando
Re: Motor Fire do meu ELX 1.4 Fumando
no momento da esticada "embolar" um pouco se for logo no início, pode ser de fato, sintoma de algo no sistema de injeção e se for no final, pode ser o corte de giro atuando;
Como não existe diminuição do nível do óleo, mistura com a água, pequena "fumada" na primeira partida e com a troca do combustível foi notada uma diminuição, pode ser mesmo:
combustível adulterado que contaminou (sujou) os bicos e agora, está limpando, oque em uso normal demoraria um pouco, mas não deixa de ser um bom sinal ter diminuído ou então
sistema de injeção ou algum sensor com problema
mas pelo que expos tudo indica mesmo ser sujeira nos bicos.
SUGESTÃO: Antes de procurar um mecânico e como já está no etanol, coloca um aditivo no tanque, para acelerar a limpeza do sistema e, se continuar com a pequena fumada aí sim, procura o mecânico.
LEMBRETE: vale lembrar que os motores FIAT, desde os 147s, tinham um sistema para redução das emissões, o "blow by", que é uma mangueira que sai do alto do cárter e serve para queimar os vapores do óleo e, em aceleradas mais fortes é normal queimar um pouco mais desse vapor, podendo produzir um pouco de fumaça uma vez que vapor de óleo = óleo.
Como não existe diminuição do nível do óleo, mistura com a água, pequena "fumada" na primeira partida e com a troca do combustível foi notada uma diminuição, pode ser mesmo:
combustível adulterado que contaminou (sujou) os bicos e agora, está limpando, oque em uso normal demoraria um pouco, mas não deixa de ser um bom sinal ter diminuído ou então
sistema de injeção ou algum sensor com problema
mas pelo que expos tudo indica mesmo ser sujeira nos bicos.
SUGESTÃO: Antes de procurar um mecânico e como já está no etanol, coloca um aditivo no tanque, para acelerar a limpeza do sistema e, se continuar com a pequena fumada aí sim, procura o mecânico.
LEMBRETE: vale lembrar que os motores FIAT, desde os 147s, tinham um sistema para redução das emissões, o "blow by", que é uma mangueira que sai do alto do cárter e serve para queimar os vapores do óleo e, em aceleradas mais fortes é normal queimar um pouco mais desse vapor, podendo produzir um pouco de fumaça uma vez que vapor de óleo = óleo.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Punteiros amigos,
Hoje de manhã fiz o que me mandaram. Verifiquei o óleo e, para a minha surpresa, realmente não havia perda de óleo. Porém, meu marcador de óleo estava acima, muito acima da marcação de nivel, chegando a pelo menos a altura de um dedo indicador na palheta.
Corri para o único mecânico que realmente quis pesquisar o que estava acontecendo, pois também duvidou que um motor fire com 50K poderia estar fumando.
Para a minha surpresa, havia 4 litros de óleo no motor, onde, de acordo com o manual, só leva 2,7L.
Tive que limpar TBI, revisar os bicos (estavam ok), trocar filtro de ar, mangueira do suspiro do óleo, trocar velas, filtro de óleo e óleo.
O mecânico pediu pra eu dar umas boas esticadas para sentir o carro. Hoje peguei a linha amarela e o carro (não sei se por impressão minha) aparentou estar mais solto e, mesmo em alta rotação, não soltou mais nenhuma fumaça.
Com isso aprendi uma lição: Até mesmo para trocar óleo, é preciso conhecimento por parte do profissional e atenção daquele aparelhinho entre o banco e o volante, que só lê o manual quando a coisa tá preta.
Agradeço a todos por me ajudarem a desvendar esse problema e por me ajudarem a economizar pelo menos R$ 2k de retifica (pois é - mesmo sem testar, alguns me cobraram isso) rs...
Hoje de manhã fiz o que me mandaram. Verifiquei o óleo e, para a minha surpresa, realmente não havia perda de óleo. Porém, meu marcador de óleo estava acima, muito acima da marcação de nivel, chegando a pelo menos a altura de um dedo indicador na palheta.
Corri para o único mecânico que realmente quis pesquisar o que estava acontecendo, pois também duvidou que um motor fire com 50K poderia estar fumando.
Para a minha surpresa, havia 4 litros de óleo no motor, onde, de acordo com o manual, só leva 2,7L.
Tive que limpar TBI, revisar os bicos (estavam ok), trocar filtro de ar, mangueira do suspiro do óleo, trocar velas, filtro de óleo e óleo.
O mecânico pediu pra eu dar umas boas esticadas para sentir o carro. Hoje peguei a linha amarela e o carro (não sei se por impressão minha) aparentou estar mais solto e, mesmo em alta rotação, não soltou mais nenhuma fumaça.
Com isso aprendi uma lição: Até mesmo para trocar óleo, é preciso conhecimento por parte do profissional e atenção daquele aparelhinho entre o banco e o volante, que só lê o manual quando a coisa tá preta.
Agradeço a todos por me ajudarem a desvendar esse problema e por me ajudarem a economizar pelo menos R$ 2k de retifica (pois é - mesmo sem testar, alguns me cobraram isso) rs...
- Piloto de Atari
Você checou o óleo pela manhã, antes de ligar o carro, ou se ligou, esperou ao menos 15 min para checar? O carro estava no plano?
Se sim, quem fez a última troca de óleo? Dê uma boa bronca nessa pessoa.
Quanto ao Shadow, ele é o cara por aqui, matou a pau mesmo. O cara é bom mesmo. Para deixá-lo feliz, diga que você quer trocar o Punto num Agile.
Achei esse vídeo da família dele no youtube:
Se sim, quem fez a última troca de óleo? Dê uma boa bronca nessa pessoa.
Quanto ao Shadow, ele é o cara por aqui, matou a pau mesmo. O cara é bom mesmo. Para deixá-lo feliz, diga que você quer trocar o Punto num Agile.
Achei esse vídeo da família dele no youtube:
- Piloto de Kart de feriado
4 litros ??? P. Q. P.
aonde voce fez a troca do óleo da última vez ? NUNCA MAIS leve nesse lugar
Dependendo do seu post eu até lembraria uma última possibilidade, que é a tela antichamas da mangueira do blowby estar obstruída por borra mas esqueça: motor encharcado no óleo tem mais é que fumar um pouco mesmo. Muito legal ter encontrado o "problema" e sem custo astronômico (quer apsotar qto que o mechânico que disse ter que fazer o cabeçote ficaria com o carro lá uma semana, daria uma limpada, retiraria o excesso de óleo, cobraria pela "retífica" e lhe entregaria o carro, embolsando a $$$$ e dizendo que tinha feito um serviço perfeito ?

Dependendo do seu post eu até lembraria uma última possibilidade, que é a tela antichamas da mangueira do blowby estar obstruída por borra mas esqueça: motor encharcado no óleo tem mais é que fumar um pouco mesmo. Muito legal ter encontrado o "problema" e sem custo astronômico (quer apsotar qto que o mechânico que disse ter que fazer o cabeçote ficaria com o carro lá uma semana, daria uma limpada, retiraria o excesso de óleo, cobraria pela "retífica" e lhe entregaria o carro, embolsando a $$$$ e dizendo que tinha feito um serviço perfeito ?

- Moderador
Fernando,
Foi exatamente assim. Acordei e, antes mesmo de escovar os dentes ou tomar banho, fui verificar o óleo. Carro desligado desde as 16:00 do dia anterior. Quanto a deixar o Shadow feliz trocando o Meu Punto pelo Agile??? Nem "Podendo".. hehehe
Em tempo... fui no posto onde eu havia trocado, "falei muito educadamente" com o gerente e os 3 litros de oleo e o filtro que tive que recolocar no carro eles me deram. Mas troca de óleo lá de novo, nunca mais.....
Quanto ao mecânico que me cobrou a retifica, falou exatamente o seguinte:
- Certamente veriamos o excesso de óleo aqui.
Ele fingiu que me enganou e eu fingi que acreditei....
Foi exatamente assim. Acordei e, antes mesmo de escovar os dentes ou tomar banho, fui verificar o óleo. Carro desligado desde as 16:00 do dia anterior. Quanto a deixar o Shadow feliz trocando o Meu Punto pelo Agile??? Nem "Podendo".. hehehe
Em tempo... fui no posto onde eu havia trocado, "falei muito educadamente" com o gerente e os 3 litros de oleo e o filtro que tive que recolocar no carro eles me deram. Mas troca de óleo lá de novo, nunca mais.....
Editado pela última vez por renatoroldan em Qua Out 19, 2011 11:46 am, em um total de 2 vezes.
- Piloto de Atari
faça como eu: ignore qualquer menção provocativa sobre frAgile, MonStrana e afins 

- Moderador
shadowcps escreveu:faça como eu: ignore qualquer menção provocativa sobre frAgile, MonStrana e afins
Mas ele não resiste ao Gino

mas o interessante é que quem sempre fala nele é voce
Vai tratar esse "T" encravado, vai kkkkkkkkkkkkkk

- Moderador
renatoroldan escreveu:Fernando,
Com a minha namorada aconteceu parecido!
O cara do posto abriu o motor, pegou a vareta (com a carro quente) e falou pra ela q o motor dela estava sem óleo e q iria fundir o motor, pois o nivel estava na medida de limite!
O que ela fez??? adicionou o óleo, claro!
Quando ela me falou, fiquei P+U+T+O, fui ao posto e falei com o cara que eles enganaram minha namorada... O cara do posto falou q seguiu os procedimentos...
Eu falei pra ele q os procedimentos estavam errados!
Aonde já se viu verificar o óleo com o motor quente?
Aonde já se viu colocar óleo sem verificar a kilometragem? (Pois tirei o adesivo do carro dela pra justamente não acontecer isso)
O cara não sabia qual o óleo e colocou o que ele achou, logo falei que ele colocou 2 óleos diferentes, que foi o que aconteceu...
Lembrando que em momento algum ele fez a troca do filtro e etc...
O gerente do posto teimou e insitiu em falar que o cara apenas seguiu o procedimento...
mas pro azar deles eu tinha em mãos o e-mail do diretor de franquias (Rede Ipiranga), gerente de franquias e mais alguns que tinham uma pqna influencia la dentro...
Entrei com um recurso no PROCON...
Em 1 dia eles me ligaram, ressarcindo o valor, fizeram uma limpeza no motor, um tanque cheio de aditivada, óleo novo (e correto), ducha e etc...
Temos que ficar mto espertos, pq pessoal de posto é SODA! Eles somente qrem empurra o produto!
- Roda dura de Auto Escola
Serviço de posto pra mim é abastecer, calibrar pneus, e jogar água no vidro. Nada mais. No máximo completar a água do esguicho do limpador
Uma vez num posto o cara queria me empurrar um óleo da PDVSA. Saí correndo e nunca mais voltei lá.

Ah, e Shadow, não sou eu que tenho um desses em casa

Uma vez num posto o cara queria me empurrar um óleo da PDVSA. Saí correndo e nunca mais voltei lá.

Ah, e Shadow, não sou eu que tenho um desses em casa