Escapamentos - Dúvidas gerais
Escapamentos - Dúvidas gerais
Amigos, bom dia!
Primeiramnte, peço desculpas caso hajam tópicos similares.
Cheguei a caçar aqui no forum, mas nao achei nenhum post com as informações que eu gostaria de aber, e como vários colegas tamvez tenham a mesma dúvida, vou exteriorizar:
Os escapamentos das punteiras devem ter medidas diferentes, de acordo com a motorização.
Para quem quer afzer uma preparaçãozinha mais leve, Coletor + escape + Filtro + Chip já vão dar um grauzinho na carripa, mantendo a originalidade, e levantando alguns pocotós (coisa pouca, mas melhor do que nda...)
A minha dúvida é quanto às medidas e formatos dos escapes...
Do tipo...
Quem tem um punto 1.4, pode colocar um escape do 1.6?
Quem tem o 1.6 ou 1.8; pode colocar o do Tí Jegue?
Será que existe alguma melhora significativa?
Eu mesmo estava pensando em montar um escape, a partir do coletor....
Mas queria saber se os escapes de versões com motorização mais forte serviriam (e se valeriam a pena) serem montados nos de motorização mais fraca.
Temos, em algum lugar, as características de diâmetro desses canos?
Desculpem se for uma pergunta já discutida pela galera....mas é uma dúvida minha.... e vai ajudar no planejamento
Grande abraço!
Primeiramnte, peço desculpas caso hajam tópicos similares.
Cheguei a caçar aqui no forum, mas nao achei nenhum post com as informações que eu gostaria de aber, e como vários colegas tamvez tenham a mesma dúvida, vou exteriorizar:
Os escapamentos das punteiras devem ter medidas diferentes, de acordo com a motorização.
Para quem quer afzer uma preparaçãozinha mais leve, Coletor + escape + Filtro + Chip já vão dar um grauzinho na carripa, mantendo a originalidade, e levantando alguns pocotós (coisa pouca, mas melhor do que nda...)
A minha dúvida é quanto às medidas e formatos dos escapes...
Do tipo...
Quem tem um punto 1.4, pode colocar um escape do 1.6?
Quem tem o 1.6 ou 1.8; pode colocar o do Tí Jegue?
Será que existe alguma melhora significativa?
Eu mesmo estava pensando em montar um escape, a partir do coletor....
Mas queria saber se os escapes de versões com motorização mais forte serviriam (e se valeriam a pena) serem montados nos de motorização mais fraca.
Temos, em algum lugar, as características de diâmetro desses canos?
Desculpem se for uma pergunta já discutida pela galera....mas é uma dúvida minha.... e vai ajudar no planejamento

Grande abraço!
- Piloto de Autorama
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Re: Escapamentos - Dúvidas gerais
Fala Adriano.
Na verdade, alterar o diâmetro do escape (para mais) melhora em alta e prejudica em baixa.
A contra pressão que o escape exerce no coletor, de certa forma ajuda em baixa rotação, porem a restrição em alta acaba segurando o carro.
Diferente de carros turbinados, que quanto menos contra pressão, melhor. (porem sem exageros)

Na verdade, alterar o diâmetro do escape (para mais) melhora em alta e prejudica em baixa.
A contra pressão que o escape exerce no coletor, de certa forma ajuda em baixa rotação, porem a restrição em alta acaba segurando o carro.
Diferente de carros turbinados, que quanto menos contra pressão, melhor. (porem sem exageros)


- Velha Guarda
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Re: Escapamentos - Dúvidas gerais
Tem como fazer escapes com diametros variáveis? Tipo uma válvula que controle a abertura para um outro duto de escape de gases em função da pressão, em baixa um escapamento restritivo com contra pressão e em alta essa válvula abre e temos um escapamento menos restritivo.
Tem como fazer isso?
Abraços
Tem como fazer isso?
Abraços
- Velha Guarda
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Re: Escapamentos - Dúvidas gerais
Ferranda escreveu:Fala Adriano.
Na verdade, alterar o diâmetro do escape (para mais) melhora em alta e prejudica em baixa.
A contra pressão que o escape exerce no coletor, de certa forma ajuda em baixa rotação, porem a restrição em alta acaba segurando o carro.
Diferente de carros turbinados, que quanto menos contra pressão, melhor. (porem sem exageros)
Ramom escreveu:Tem como fazer escapes com diametros variáveis? Tipo uma válvula que controle a abertura para um outro duto de escape de gases em função da pressão, em baixa um escapamento restritivo com contra pressão e em alta essa válvula abre e temos um escapamento menos restritivo.
Tem como fazer isso?
Abraços
Fala Ferranda e Ramon, buenas tardes!
Obrigado pelas opiniões...
Na verdade, eu perguntei isso exatamente pelo "custo benefício"...
Mandar fazer o escape completo DEVE ficar em torno de uns 1k, em aço normal..
Em inox, pelo menos umas 3 vezes esse valor (e nao remomendaria para um motor "original"....seria desnecessário)
E cheguei a ver alguns anuncios de escapes de T jegues com preço relativamente bem menor do que este de 1 conto...mas são originais, com abafadores e restritivos...
Se fosse mandar fazer um inteiro, ia eliminar boa parte dessas "barreiras" ....
Eu tive um Celtinha 1000, que acabei fazendo uma aspiraçãozinha leve, e mandei um escape de 2".
O bichinho era manco em baixa, mas em alta era muito louco....Em compensação, fazia um barulho infernal (que eu adorava...

Se fosse fazer um escape novo, mexeria no diametro o minimo possível (aumentaria)...justamente para deixar ele "redondo" em qualquer faixa de giro.... e não só esperto em alta ou em baixa... mas dessa vez, eliminaria um pouco do barulho, justamente para poder manter uma conversa dentro do carro...
Sinceramente, nunca vi nada parecido com o que o Ramon disse.... um escape que poderia ser dimensionado... talvez ate seja possível ser feito, mas não acho que seja "viável" do ponto de vista de custo, e "how to" hehehehe.
- Piloto de Autorama
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Re: Escapamentos - Dúvidas gerais
Ah... vale ressaltar que quem tem o etorq 1.6 sabe que ele "falta" um pouco em baixa RPM ... e aminha idéia não era tornar esse buraco ainda maior...
Mas talvez "compensar" esse buraco quando passar dos 4k RPM!
Mas talvez "compensar" esse buraco quando passar dos 4k RPM!

- Piloto de Autorama
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Re: Escapamentos - Dúvidas gerais
Existem modelos esportivos de BMW, AUDI, MERCEDES que possuem uma válvula no escape, justamente para ter a função de menos restrição em alta e mais em baixa RPM.
Porem isso é controlado pelo modulo e não simplesmente pela rpm.
Não se pode alterar de aberto pra fechado, tem que ter intervalos de modulação nessa derivação dos gases.
Senão, perde-se velocidade abruptamente nos gases de escape.
Uma ciência bastante complexa.

Porem isso é controlado pelo modulo e não simplesmente pela rpm.
Não se pode alterar de aberto pra fechado, tem que ter intervalos de modulação nessa derivação dos gases.
Senão, perde-se velocidade abruptamente nos gases de escape.
Uma ciência bastante complexa.





- Velha Guarda
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Re: Escapamentos - Dúvidas gerais
Ferranda escreveu:Existem modelos esportivos de BMW, AUDI, MERCEDES que possuem uma válvula no escape, justamente para ter a função de menos restrição em alta e mais em baixa RPM.
Porem isso é controlado pelo modulo e não simplesmente pela rpm.
Não se pode alterar de aberto pra fechado, tem que ter intervalos de modulação nessa derivação dos gases.
Senão, perde-se velocidade abruptamente nos gases de escape.
Uma ciência bastante complexa.![]()
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Interessante!
Bom...então, à grosso modo...quem gastar menos de 200k numa carripa, não tem o "gases controlator tabajara"... pronto!
Mas muito interessante mesmo.... acho que a sonda lambda também deve ter seu papelnessa brincadeira né?
Provavelmente não é viável tentar algo assim "home made" ... Ou pelo menos, seria viável em uma carripa onde a cavalaria (e faixas de torque x RPM) seja condizente ...
"Não se pode alterar de aberto pra fechado, tem que ter intervalos de modulação nessa derivação dos gases."
Meu estrômbigo e o intistínio funcionam mais ou menos assim também ... sob risco de explosão, ou de vazamento ...

Nada que um Luftal não amenize!
- Piloto de Autorama
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Re: Escapamentos - Dúvidas gerais
O que seria prejudicado? Torque e potência?
Desde que não seja um prejuízo muito considerável (relação custo-benefício, desempenho vs $$), é de se pensar em fazer essa alteração do diâmetro do escape nos Puntos Kadett 1.8
Amo a força do meu carro em baixa, mas também não reclamaria de um pouco mais de fôlego em alta
ainda mais se for pra aumentar o diâmetro, sem ter que alterar coletor, filtro (ainda sou contra) ou chipar.
E Adriano, com esse "sistema" de controle de aberto pra fechado, não vai ter Luftal que resolva em caso daquele "silencioso"...
e o cano atrás? AHUAEHUAEHUAE
Desde que não seja um prejuízo muito considerável (relação custo-benefício, desempenho vs $$), é de se pensar em fazer essa alteração do diâmetro do escape nos Puntos Kadett 1.8

Amo a força do meu carro em baixa, mas também não reclamaria de um pouco mais de fôlego em alta

E Adriano, com esse "sistema" de controle de aberto pra fechado, não vai ter Luftal que resolva em caso daquele "silencioso"...



Saudoso Kadettão vai deixar saudades pelas boas aventuras!

[Bravo SpoRting]

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Re: Escapamentos - Dúvidas gerais
celowfx escreveu:O que seria prejudicado? Torque e potência?
Desde que não seja um prejuízo muito considerável (relação custo-benefício, desempenho vs $$), é de se pensar em fazer essa alteração do diâmetro do escape nos Puntos Kadett 1.8
Amo a força do meu carro em baixa, mas também não reclamaria de um pouco mais de fôlego em altaainda mais se for pra aumentar o diâmetro, sem ter que alterar coletor, filtro (ainda sou contra) ou chipar.
E Adriano, com esse "sistema" de controle de aberto pra fechado, não vai ter Luftal que resolva em caso daquele "silencioso"...![]()
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e o cano atrás? AHUAEHUAEHUAE
Cagaio...escrevi um #@%&! texto e sei lá o que aconteceu a parada não postou...rs
Vou sintetizar a parada:
Na minha opiniao, o conjunto de filtro, escape, coletor e chip trazem um ganho até que significativo.
Tem gente que diz: Po, mas vc vai gastar 2 contos (ou mais) para fazer tudo isso... é metade do valor para turbinar e dobrar a potência do carro....
Eu acho que um aspro leve fica bem gostoso, sem dar a "dor de cabeça" com a manutenção da turbina.... mas são coisas beeeem diferentes... em custo, benefício e manutenção...rs
Com relação a mudar o escape do 1.8 8v, acho que seria "interessante"...
Em termos de ganho de cavalaria, acho que é muito pequeno.... mas talvez seja interessante em função de mudar a curva de torque, esticando o fôlego dele para RPMs mais altas.
Questão de go$to. rs
No caso do silencioso, só na rolha mesmo... mas dispenso! KKK
- Piloto de Autorama
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Re: Escapamentos - Dúvidas gerais
Então, rapaz...
Eu tava passeando pelo tópico do pessoal que fala da modificação do motor 1.8 8v e todos comentam sobre SC e Turbo, mas não queria mudar nada da parte do motor (até porque acho que não compensa... eu ainda acho que esse motor é uma bombinha relógio, por mais resistente que seja).
Turbinar ou partir pro Supercharger implica em mudança em vários componentes (freio, suspensão e agregados, largura dos pneus etc). Se os engenheiros, que são especialistas nisso, ficaram em cima do projeto e soltaram o carro nessas configurações, não serei eu que vou sair mudando à zóio AHUAEHUAEHUAE melhor ir pro T-Jegue de uma vez...
Quanto à parte de mudar o escape, no meu caso não faço questão de ganhar uns pocotós, mas sim melhorar o fôlego dele em alta RPM, desde que isso não cause muita perda no torque em baixa, que é o forte dessa linha de motores. Talvez "redistribuir" melhor a curva de torque dele.
(Detalhe pro povo reclamando da força do E.TorQ em baixa e eu querendo aumentar o fôlego do meu em alta
consumidor é um bicho #@%&! que nunca tá satisfeito!)
Eu tava passeando pelo tópico do pessoal que fala da modificação do motor 1.8 8v e todos comentam sobre SC e Turbo, mas não queria mudar nada da parte do motor (até porque acho que não compensa... eu ainda acho que esse motor é uma bombinha relógio, por mais resistente que seja).
Turbinar ou partir pro Supercharger implica em mudança em vários componentes (freio, suspensão e agregados, largura dos pneus etc). Se os engenheiros, que são especialistas nisso, ficaram em cima do projeto e soltaram o carro nessas configurações, não serei eu que vou sair mudando à zóio AHUAEHUAEHUAE melhor ir pro T-Jegue de uma vez...
Quanto à parte de mudar o escape, no meu caso não faço questão de ganhar uns pocotós, mas sim melhorar o fôlego dele em alta RPM, desde que isso não cause muita perda no torque em baixa, que é o forte dessa linha de motores. Talvez "redistribuir" melhor a curva de torque dele.
(Detalhe pro povo reclamando da força do E.TorQ em baixa e eu querendo aumentar o fôlego do meu em alta


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