Primeiras impressões na estrada
Primeiras impressões na estrada
Boa noite pessoal, tudo bem?
Comprei um Punto Essense 1.6 16V no começo de Setembro e tenho gostado muito do carro.
Com um consumo entre 9 e 9,5 km/l dentro da cidade, estou gostando muito do carro.
Hoje, pela primeira vez o carro foi para estrada em uma viagem de BH - Ouro Preto e não sei se fico feliz ou triste.. rsrs.
Distância: 101 km
Consumo médio: 11.1 km/l
Condições: tempo chuvoso e ar ligado no 1
Quantidade de pessoas no carro: 4
Passei o dia em Ouro Preto e ao voltar obtive os seguintes dados:
Distância: 103 km
Consumo médio: 11.8 km/l
O que mais me chamou atenção é que o carro não tem aquela "explosão" na hora da retomada, isso é normal?
O carro possui 2233 km rodados, pode ser porque o motor ainda está "preso"?!
Eu tive um Tipo que vendi há 5 anos, a impressão que tenho é que o carro era mais potente, estou certo ou enganado?
Abraços a todos,
Fábio
Comprei um Punto Essense 1.6 16V no começo de Setembro e tenho gostado muito do carro.
Com um consumo entre 9 e 9,5 km/l dentro da cidade, estou gostando muito do carro.
Hoje, pela primeira vez o carro foi para estrada em uma viagem de BH - Ouro Preto e não sei se fico feliz ou triste.. rsrs.
Distância: 101 km
Consumo médio: 11.1 km/l
Passei o dia em Ouro Preto e ao voltar obtive os seguintes dados:
Distância: 103 km
Consumo médio: 11.8 km/l
O que mais me chamou atenção é que o carro não tem aquela "explosão" na hora da retomada, isso é normal?
O carro possui 2233 km rodados, pode ser porque o motor ainda está "preso"?!
Eu tive um Tipo que vendi há 5 anos, a impressão que tenho é que o carro era mais potente, estou certo ou enganado?
Abraços a todos,
Fábio
- Piloto de Atari
Re: Primeiras impressões na estrada
Acabei de pegar uma viagem longa pela primeira vez.
Foram 550km cada trecho - ida e volta.
Pra ir, foi tudo tranquilo, carro sem peso, 4 pessoas, mas muita chuva, e pouquissimo transito.
Média de 12,5km/l na gasolina.
Na volta, vim com bagageiro lotadasso, carro muito pesado, e muito transito.
média de 11,8km/l na gasolina made in Paraguay, hehehehe!!!
Enfim, tive uma boa impressão do carro na ida, mas o retorno nao foi dos melhores.
Acostumado com carros 2.0, sofri muito até me adaptar as arrancadas para ultrapassagem. Realmente o carro pena um pouco para retomada de velocidade, e eu jogo isso ao fato das 16V. Qdo você ultrapassa os 3000 giros, ele arranca facilmente.
Entao me adaptei a muitas vezes reduzir marcha para poder arrancar em maior segurança. Em um momento ou outro, passei um certo sufoco devido ao carro nao render o que eu esperava nas arrancadas, e tive que recuar na ultrapassagem.
Mas enfim, achei o carro fantastico, nao senti cansaço em percorrer a viagem, mesmo sendo com muito transito e chuva, ou seja, o veiculo é muito confortavel.
Pretendo fazer mais viagens como esta o quanto antes
Foram 550km cada trecho - ida e volta.
Pra ir, foi tudo tranquilo, carro sem peso, 4 pessoas, mas muita chuva, e pouquissimo transito.
Média de 12,5km/l na gasolina.
Na volta, vim com bagageiro lotadasso, carro muito pesado, e muito transito.
média de 11,8km/l na gasolina made in Paraguay, hehehehe!!!
Enfim, tive uma boa impressão do carro na ida, mas o retorno nao foi dos melhores.
Acostumado com carros 2.0, sofri muito até me adaptar as arrancadas para ultrapassagem. Realmente o carro pena um pouco para retomada de velocidade, e eu jogo isso ao fato das 16V. Qdo você ultrapassa os 3000 giros, ele arranca facilmente.
Entao me adaptei a muitas vezes reduzir marcha para poder arrancar em maior segurança. Em um momento ou outro, passei um certo sufoco devido ao carro nao render o que eu esperava nas arrancadas, e tive que recuar na ultrapassagem.
Mas enfim, achei o carro fantastico, nao senti cansaço em percorrer a viagem, mesmo sendo com muito transito e chuva, ou seja, o veiculo é muito confortavel.
Pretendo fazer mais viagens como esta o quanto antes

Fselias escreveu:O que mais me chamou atenção é que o carro não tem aquela "explosão" na hora da retomada, isso é normal?
é caracteística de qualquer motor 16v sem comando variável.
o motor rende melhor em alta, mas peca um pouco em baixa.
dependendo da marcha e rotação em que voce quer ulrapassar, nao tem muito como fugir, a não ser em caso de necessidade reduzir uma marcha para subir o giro.... mas acima dos 2500rpm eu achoo que o motor se vira muito bem.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Cara eu tenho um Linea 1.9 16v 2010, e eu tive na CC para trocá-lo por um com esse motor e-torq, e quando fiz o teste drive acabei desistindo da troca, pois esse e-torq tem essa caracteristica de não render abaixo das 3500 rpm, enquanto o 1.9 rende bem acima de 2000rpm, eu acho que a fiat deve fazer uma atualização nesse e-torq pois tenho visto muitas reclamações nesse sentido.
- Piloto de Autorama
Eu acho que a gente acaba se adaptando ao carro...
Sempre que rpeciso de força, já me antecipo ...
Reduzo e ultrapasso rápido... e subo a marcha de novo...
Sempre que rpeciso de força, já me antecipo ...
Reduzo e ultrapasso rápido... e subo a marcha de novo...

- Piloto de Autorama
Eu estou vindo de um Palio 1.0 para um Punto 1.6. Ainda não peguei o carro, só pego dia 12, mas penso que não terei problema de adaptação. Pra mim é um grande upgrade, mas imagino que quem teve um carro 2.0 e descer pra um 1.6, deve ser um sufoco.
Aos amigos que fizeram 11 e 12 km/l na estrada, essa informação me deixou bastante contente. Meu palio num tava fazendo 8 direito. Deve estar desregulado, sei lá, mas nem vou mexer agora, entrego ele na cc quando pegar o Punto.
Aos amigos que fizeram 11 e 12 km/l na estrada, essa informação me deixou bastante contente. Meu palio num tava fazendo 8 direito. Deve estar desregulado, sei lá, mas nem vou mexer agora, entrego ele na cc quando pegar o Punto.
- Coordenador Regional
Ahhh tb tinha um Palio ELX to um pouco triste com consumo no Etanol que na minha cidade faz 5,5 de média mas o Astra do meu pai naum faz mt melhor naum detalhe os 2 2012 ok!!!
Pessoal vou pra Balneário Camboriu com ele agora no fim de ano 800 km da minha cidade, vcs acham que compensa mais rodar no Et ou gas???
9, et na pista e 12, no Gas???
Alguma dica pra essa viagem ai???
Pessoal vou pra Balneário Camboriu com ele agora no fim de ano 800 km da minha cidade, vcs acham que compensa mais rodar no Et ou gas???
9, et na pista e 12, no Gas???
Alguma dica pra essa viagem ai???
- Piloto de Atari
Cara, eu não sei o preço do Etanol onde você mora, mas em BH está um ABSURDO...
Gasolina: 2,69
Etanol: 2,16
Sendo assim, não compensa, pois você vai andar 25% a menos (em relação ao consumo) e vai pagar algo próximo a 5% mais (em relação ao valor dos combustíveis), embora o etanol seja melhor para rodar devido a combustão.
Ai você tem que ver se vale mais a pena o valor a ser gasto ou o prazer de andar mais.. rsrs.
Abraços,
Fábio
Gasolina: 2,69
Etanol: 2,16
Sendo assim, não compensa, pois você vai andar 25% a menos (em relação ao consumo) e vai pagar algo próximo a 5% mais (em relação ao valor dos combustíveis), embora o etanol seja melhor para rodar devido a combustão.
Ai você tem que ver se vale mais a pena o valor a ser gasto ou o prazer de andar mais.. rsrs.
Abraços,
Fábio
- Piloto de Atari
estou com o 1.8 e em baixa ele realmente é meio lentinho... mas como todo carro 16v, é so esticar q vai... reduzir marcha pra ultrapassar... potencia tem... agora consumo... meu carro ta com 1100 km... ta bem amarrado... e como Rio Claro é cheia de valeta e "Pare" nao rende... o meu ta fazendo 5,6 km/l no etanol 100% urbano... mas ta pesado... tinha um fiesta antes e fazia 6,5... espero q isso se realize tambem no puntinho...
Abraço
Abraço
Saudade do Punto q eu tive!!!!
- Piloto de Autorama
Sempre acompanho o forum e vejo mta gente reclamando que o motor 1.6 é meio manco.
Recentemente fiz uma viagem de Brasília ao Rio com um Fiesta 1.6 8v.
Claro que não tem como comparar o carro, mas em termos de motor, é possível sim.
E o motor do Punto comparado com o do Fiesta é mto melhor. Ele perde sim em baixa, mas é mto melhor e mais empolgante acelerar o Punto. Parece que ele pede para ser acelerado, enquanto que o Fiesta parece q gosta só de arrancar.
Acho que é uma questão de gosto mesmo. No meu, prefiro o Punto.
Recentemente fiz uma viagem de Brasília ao Rio com um Fiesta 1.6 8v.
Claro que não tem como comparar o carro, mas em termos de motor, é possível sim.
E o motor do Punto comparado com o do Fiesta é mto melhor. Ele perde sim em baixa, mas é mto melhor e mais empolgante acelerar o Punto. Parece que ele pede para ser acelerado, enquanto que o Fiesta parece q gosta só de arrancar.
Acho que é uma questão de gosto mesmo. No meu, prefiro o Punto.
- Piloto de Atari