Dualogic x Cruise Control (Piloto Automático)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Dualogic x Cruise Control (Piloto Automático)

por CarlosGontijo » Dom Dez 04, 2011 10:29 pm

Saudações, Pessoal!
Procurei tópicos sobre este assunto e não encontrei, resolvi abrir.
Utilizo um Punto Sporting Dualogico com Cruise Control (Piloto Automático) e percebi o que acredito ser uma anomalia:
Quando programo quase 110 Km/h em pistas duplas os dois não se entendem,
o câmbio fica voltando marcha sem necessidade (duvidando entre 4a e 5a)
quando não faz pior e volta de 5a direto para 3a, nem acelera a 3a e passa 4a,
em síntese, o câmbio dualogic fica maluquinho quando o piloto automático assume o controle.
Vídeo trecho Confins > Belo Horizonte subida após a clínica Serra Verde:
http://www.youtube.com/watch?v=mJEvLNqSkIg" onclick="window.open(this.href);return false;
A solução que encontrei ("marreta") é tirar o câmbio do modo AUTO, então ele não passa as marchas.
Fixo na 5a o carro consegue vencer as subidas sem problemas com queda de 10 a 15% na velocidade programada.
Mesmo trecho anterior:
http://www.youtube.com/watch?v=_Xem2MEExKs" onclick="window.open(this.href);return false;
Estou tentando contato com a Fiat, mas na maioria das concessionárias não se interessam pela minha causa,
falam que não tem atualizações possíveis e pronto ("é característica do veículo").
A solução de reprogramar o câmbio para voltar duas marchas somente com "Kick Down" (mais de 95% do acelerador)
e programar o Cruise Control para acelerar no máximo 90% do curso (para evitar voltar duas marchas) é da Fiat.
Para a dúvida entre 4a e 5a acredito que a solução é programar o cruise control para quando acelerar,
só desacelerar após atingir 99% da velocidade programada e não desacelerar progressivamente.
Se alguém aí tiver solução ou contato com alguém da Fiat...
0brigado!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Dualogic x Cruise Control (Piloto Automático)

por adorofiat » Seg Dez 05, 2011 2:53 pm

o meu tb acontece isso tb
Usuário Banido
Usuário Banido

por JorgeRamos » Seg Dez 05, 2011 10:23 pm

No meu nunca aconteceu isso não... No máximo ele reduz para quarta.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por xinaider » Ter Dez 06, 2011 12:41 am

acho que não tem muito o que fazer mesmo... é um cambio automatizado, e não automático, o primeiro é bem mais simplificado e barato que o segundo...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por tiagocaria » Ter Dez 06, 2011 12:34 pm

o lance é a faixa de rotaçao.

Ele vai tentar otimizar a velocidade com a rotaçao para melhorar o consumo.

Provavelmente os seus 110km/h estao exatamente na faixa de rotaçao de troca, assim, quando cai um pouco a velocidade (ainda que nao perceptível no painel) ele chama uma marcha para reestabelecer a velocidade/rotaçao ideais...

Tente testar com 120km/h... vc verá que isso nao vai ocorrer
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Carlos Williams » Ter Dez 06, 2011 5:14 pm

Você tem razão Tiago. A 120 ou 130 de velocidade constante não acontece essa coisa de ficar alternando entre 4ª e 5ª com o cruise control ligado. A 100 ou 110 a rotação é de apenas 3000 rpm. Em subidas longas a velocidade cai e o controle tenta recuperar rápido, o que faz com que a 4ª seja engrenada. O detalhe é que isso também ocorre em carros com câmbio automático convencional, pelo menos nos que não são muito atualizados. Tive oportunidade de ver isso acontecer em um Corolla automático. Igualzinho, exceto que o efeito era ainda pior, porque o câmbio era de 4 marchas e ficava alternando entre 3ª e 4ª.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por CarlosGontijo » Ter Dez 06, 2011 6:12 pm

tiagocaria escreveu:o lance é a faixa de rotaçao.

Ele vai tentar otimizar a velocidade com a rotaçao para melhorar o consumo.

Provavelmente os seus 110km/h estao exatamente na faixa de rotaçao de troca, assim, quando cai um pouco a velocidade (ainda que nao perceptível no painel) ele chama uma marcha para reestabelecer a velocidade/rotaçao ideais...

Tente testar com 120km/h... vc verá que isso nao vai ocorrer

Ok!
Acontece também a 80 Km/h, a 60 Km/h, volta 2a conforme o caso,
sempre perdendo mais do que ganhando, em velocidade e consumo.
Acredito que é uma deficiência na programação mas é preciso mais que isso,
é preciso que a Fiat gaste uma grana com desenvolvimento.
Meu ponto de vista é o seguinte: solução tem!,
resta saber quanto tempo a Fiat vai levar até
resolver gastar uma grana com isso.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por CarlosGontijo » Sáb Mai 12, 2012 2:55 pm

Saudações Pessoal!
SOLUCIONADO!!!
O problema do Piloto Automático foi solucionado pela concessionária Fiat Automax, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Foi feito, conforme me informaram, uma atualização da programação da injeção eletrônica.
Agora funciona a contento.
Um ABRAÇO!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tiagocaria » Seg Mai 14, 2012 10:24 am

BOA!

E aposto que foi 0800...

Temos que fazer valer nossos direitos!
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por rarocha » Seg Mai 14, 2012 3:42 pm

Eu tenho um Linea 1.9 com cambio manual, e não tenho problema nenhum em usar o piloto automático, agora recentemente compramos um Freemont, e é inviável o uso do piloto automático, pois qualquer subida, ele reduz o carro pra 2ª, levamos o carro na CC e já tentaram de tudo e por fim concluiram que é uma caracteristica do carro mesmo, pois como ele é automático e não automatizado e usa um motor relativamente pequeno para o tamanho do carro, quando se pressiona mais de 50% do acelerador ele reduz a marcha automaticamente pra ganhar velocidade. A fiat está vindo ai com outro carro maior que o Linea provavelmente com essa motorização e-torque e t-jet, vamos vê que bicho que vai dar, pois o freemont é muito confortável, bonito, mas na hora que se precisa de motor cade? e falo isso com conhecimento de quem comprou um e não está nada satisfeito com o desempenho e com o consumo do carro!!!!!!Temos que abrir os olhos pois essa fusão da Fiat e a Crysler pode ser boa, mas pode ser muito ruim para nós os consumidores brasileiros.
Por isso que eu tenho o meu Linea 1.9 e me casei com ele, não vendo por preço nenhum!!!!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo