Punto 1.6 16v e 1.8 16v - Instituto Mauá de Tecnologia.

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Punto 1.6 16v e 1.8 16v - Instituto Mauá de Tecnologia.

por mauricar » Qua Dez 14, 2011 3:23 pm

Amigos,

Encontrei dois PDF´s bem interessantes do Instituto Mauá de Tecnologia com as medições de consumo e desempenho dos motores Etorq.

Seguem:

Punto 1.6 16v
http://www.maua.br/arquivos/teste-folha ... dfb3604927" onclick="window.open(this.href);return false;

Punto 1.8 16V
http://www.maua.br/arquivos/teste-folha ... d8e74838bf" onclick="window.open(this.href);return false;

Para quem quiser saber sobre outros modelos como Siena, Bravo, Strada, City, etc... acessem:

http://www.maua.br/imprensa/teste-folha-maua" onclick="window.open(this.href);return false;

Valeu!!
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

Re: Punto 1.6 16v e 1.8 16v - Instituto Mauá de Tecnologia.

por brunomeo » Qua Dez 14, 2011 3:40 pm

Legal, tem varios carro la rsrs

uma coisa que vale ressaltar, dualogic se quiser desempenho é modo manual + Sport ... ai sim ganha vida rs
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Fláviosantana » Qua Dez 14, 2011 4:28 pm

é isso que ia comentar + deixa pra lá!
Tirar potencia o cambio dualogic nao tira + desempenho tira ja que ta mtoo proximo 1.6 manual do 1.8 DL...
Se bem que no 0-100 em carro comum é pouco pra mostar diferença de desempenho
Punto Etorq Turbo :@ ---> viewtopic.php?f=57&t=19939"
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por mauricar » Qua Dez 14, 2011 4:50 pm

Fláviosantana escreveu:é isso que ia comentar + deixa pra lá!
Tirar potencia o cambio dualogic nao tira + desempenho tira ja que ta mtoo proximo 1.6 manual do 1.8 DL...
Se bem que no 0-100 em carro comum é pouco pra mostar diferença de desempenho

Vocês viram a diferença de retomada do 1.6 para o 1.8?
1.8 16v - 100 a 140km/h => 11,55
1.6 16v - 100 a 140km/h => 26,45

Eu acho que foi erro de digitação ou o DL joga uma 3º ou 4º marcha... pq o 1.6 ta dizendo que é em 5º marcha.

O Bravo 1.8 16v faz o mesmo em 22,5... não é possivel que o PT DL faça na metade do tempo!!
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por VLA » Qui Dez 15, 2011 7:40 am

provavelmente o dualogic reduziu marcha nas retomadas, por isso os tempos tão distantes nesse item... carros com cambios automaticos/automatizados sempre são melhores em testes de retomadas justamente por jogarem uma marcha mais forte quando necessario....

vejam que nos testes de aceleração os numeros são mais próximos, confirmando o que já se esperava como diferença entre um motor 1.6 e outro 1.75 (que apelidaram de 1.8 ).

em consumo o 1.6 ganhou, mas provavelmente por essa caracteristica do dualogic jogar uma marcha mais forte nas retomadas... acredito que o o 1.8 possa levar pequena vantagem no dia-a-dia sabendo tocar.

achei interessante a diferenca de aceleração com alcool e gasolina no 1.6... acho que vou começar a abastecer com mais alcool :roll:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por brunomeo » Qui Dez 15, 2011 8:04 am

Uma coisa eu insisto, dualogic sem o Sport acionado fica lento nas trocas de marchas...
Usando o modo manual e sport, perde um pouquinho na primeira marcha pq não se consegue sair "quente", mas depois disso caminha muito bem!! rs
Brunão
Punto 1.8 DL Prata Bari 11/12 + 17" + Creative IV + Cold Air Intake + detalhes rs -
Vendendo a caranga http://www.webmotors.com.br/c/10456380?preview=n
Clube do Marea - Placa Preta User - Bruno_week 2.4
Ex Marea Weekend turbo 03/03 / Marea Weekend 2.4 00/01
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mauricar » Qui Dez 15, 2011 9:37 am

VLA escreveu:provavelmente o dualogic reduziu marcha nas retomadas, por isso os tempos tão distantes nesse item... carros com cambios automaticos/automatizados sempre são melhores em testes de retomadas justamente por jogarem uma marcha mais forte quando necessario....

vejam que nos testes de aceleração os numeros são mais próximos, confirmando o que já se esperava como diferença entre um motor 1.6 e outro 1.75 (que apelidaram de 1.8 ).

em consumo o 1.6 ganhou, mas provavelmente por essa caracteristica do dualogic jogar uma marcha mais forte nas retomadas... acredito que o o 1.8 possa levar pequena vantagem no dia-a-dia sabendo tocar.

achei interessante a diferenca de aceleração com alcool e gasolina no 1.6... acho que vou começar a abastecer com mais alcool :roll:

Eu ainda duvido que o 1.8 seja mais economico que o 1.6... com tocada suave, ainda acredito que o 1.6 gaste menos.
Legal seria se tivesse a avaliação do 1.6 DL.
Vi que a tabela divulgada pela FIAT mostra exatamente o mesmo consumo com ou sem DL.

brunomeo escreveu:Uma coisa eu insisto, dualogic sem o Sport acionado fica lento nas trocas de marchas...
Usando o modo manual e sport, perde um pouquinho na primeira marcha pq não se consegue sair "quente", mas depois disso caminha muito bem!! rs

Mais uma prova que a tocada do DL é mais mansa mesmo.

Uma coisa que achei interessante, é que com alcool, o 1.6 anda quase junto com o 1.8 com gasolina....
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por VLA » Qui Dez 15, 2011 11:45 am

mauricar escreveu:Vi que a tabela divulgada pela FIAT mostra exatamente o mesmo consumo com ou sem DL.

se o pessoal já fica com um pé atrás com os números das revistas (as boas tem até auditoria nos testes), imagina confiar nos dados da própria montadora...

são números de disneylândia :oops:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por mauricar » Qui Dez 15, 2011 12:25 pm

VLA escreveu:
mauricar escreveu:Vi que a tabela divulgada pela FIAT mostra exatamente o mesmo consumo com ou sem DL.

se o pessoal já fica com um pé atrás com os números das revistas (as boas tem até auditoria nos testes), imagina confiar nos dados da própria montadora...

são números de disneylândia :oops:

Concordo... são muito otimistas... #Fato :formatura:
Mas a intenção foi dizer: não tem diferença no consumo, e até ao contrario do que diz o fabricante e todas as revistas especializadas que o DL gasta menos... eu acredito mesmo é que são equivalentes. (:D)
Tecnicamente falando, acho que nao deveria mesmo ter diferenças, pq o DL nao tem nada de diferente de um cambio manual (relação de marchas ou engrenagens extras, etc...)

Sei que a 4 patas não é nenhuma refência em confiabilidade, mas aqui tem um comparativo entre os cambios manuais e automatizados: :wink:

http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 8310.shtml" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;

Tanto no Stilo quanto na Meriva, foram ligeiramente mais economicos... esse etorq 1.8 16v do teste do Mauá, se fosse manual, o consumo seria ligeiramente pior ou exatamente igual, mas nunca menor, penso eu.
A galera que tem DL poderia até confirmar se o consumo é maior que a média geral....

Eu não teria um pq acho que o legal de dirigir é exatamente cambiar (até penso que o cambio do punto podia ser melhorzinho), e por isso até abro mão do conforto de descansar o pé esquerdo...
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por Frmg » Sex Dez 16, 2011 1:26 am

Instituto Mauá de Tecnologia é praticamente patrocinado pela Volkswagen.
Um ponto interessante...

Punto 1.6 16V no Etanol é mais rápido no 0 a 100km/h do que o Punto 1.8 16v com Gasolina.

Dissertem... :wink:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Próximo