Batida seca na roda dianteira

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Batida seca na roda dianteira

por frakemcan » Qua Dez 07, 2011 11:04 pm

ADRIANOVG escreveu:
frakemcan escreveu:Opa, Galera,

Tenho um Punto 2009/2010 ELX 1.4, saído da concessionária apenas em 02/2010, portanto com menos de 2 anos e 30000 km rodados, e também tenho ouvido um barulho estranho na suspensão dianteira, mais especificamente quando faço curvas em terrreno irregular. No asfalto liso não faz barulho (reto ou em curvas), nem andando em linha reta em terreno acidentad. Mas na entrada da minha quadra tem um curvinha com asfalto enrugado que é "batata", passo lá e parece que alguma coisa tá solta. Aproveitando a dúvida do colega, o q vcs me sugerem. Pior que ele acabou de voltar da revisão dos 30000 km e não disseram nada.

Fala mestre!

Cara, se tratando que ACABOU de sair da revisão, eu pediria para um mecânico dar um rolezinho contigo no carro, em algum lugar onde vc consiga testar...

Sabe como é né....

Eh chato, mas...acho que talvez minimize uma dor de cabeça maior...

Opa, Adriano,

Obrigado pela resposta, o jeito vai ser levar o danado na oficina de novo. Espero que não seja nada caro, que de revisão, alinhamento e troca de pastilhas de freio, deixei quase 900 contos na concessionária!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por drg » Qui Dez 08, 2011 8:03 pm

verifique as bieletas, coxim do motor e suspensao
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por frakemcan » Sex Dez 23, 2011 5:45 pm

frakemcan escreveu:
ADRIANOVG escreveu:

Tenho um Punto 2009/2010 ELX 1.4, saído da concessionária apenas em 02/2010, portanto com menos de 2 anos e 30000 km rodados, e também tenho ouvido um barulho estranho na suspensão dianteira, mais especificamente quando faço curvas em terrreno irregular. No asfalto liso não faz barulho (reto ou em curvas), nem andando em linha reta em terreno acidentad. Mas na entrada da minha quadra tem um curvinha com asfalto enrugado que é "batata", passo lá e parece que alguma coisa tá solta. Aproveitando a dúvida do colega, o q vcs me sugerem. Pior que ele acabou de voltar da revisão dos 30000 km e não disseram nada.

Fala mestre!

Cara, se tratando que ACABOU de sair da revisão, eu pediria para um mecânico dar um rolezinho contigo no carro, em algum lugar onde vc consiga testar...

Sabe como é né....

Opa, Adriano,

Obrigado pela resposta, o jeito vai ser levar o danado na oficina de novo. Espero que não seja nada caro, que de revisão, alinhamento e troca de pastilhas de freio, deixei quase 900 contos na concessionária!

Salve, galera!

Levei o carro pra verificar o problema e fiz questão de voltar aqui e deixar o feedback da história. Acho que o bacana dos tópicos é justamente a pessoa que teve o problema sempre dizer qual foi a solução.

Levei meu carro na ESAVE Aeroporto (Concessionária), aqui em Brasília. Chegando lá, disse que ouvia o barulho de algo solto no lado dianteiro esquerdo quando fazia curvas à direita em terreno acidentado. Aproveitei pra dizer, também, que a direção hidráulica estava rangendo, principalmente quando esterçava para a esquerda. Pedi logo para que alguém desse uma volta comigo no carro para avaliar, bem como suspendesse o carro e me mostrasse o que estava acontecendo. Depois de uma alguma resistência por parte do atendente, ele chamou um camarada para testar o carro. Dei uma volta com ele no asfalto e numa pista acidentada e o cara logo apontou que o problema era no coxim da suspensão dianteira esquerda. De volta à concessionária, ele suspendeu o carro, virou a roda com as mãos e constatou que a borracha que envolve o pivô da bandeja estava rasgada e o próprio pivô frouxo, dando vibração na roda.

Orçamento:
Pivô - 136
Coxim - 180
Mão-de-Obra - 352

Decidi pegar uma segunda opinião. Fui numa oficina e dei uma volta com um mecânico eu dirigindo o carro. De volta na oficina o cara deitou no chão, virou a roda com as mãos, suspendeu o carro e acusou: Terminal de direção (rangido da DH), pivô da bandeja dianteira esquerda (o cara sugeriu trocar a bandeja toda!!!), e sugeriu ainda trocar as bieletas (um percebi que estava mais mole que a outra, mas não sei se isso é bem defeito).

Orçamento
Terminal - 36
Bieletas (par) - 90
Bandeja c/ pivô - 330 (!!!)
Mão-de-obra - 300

Daí claro que deixei na concessionária. Peguei ele há uma semana mais ou menos e o bicho tá zeradinho. sem rangido e sem vibrações. Com os decontos, tudo na concessionária saiu 588. Meio carinho, mas resolveu o problema! 8)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ana Márcia Accioly » Sáb Jan 21, 2012 1:59 pm

É galera... o mesmo está acontecendo com a minha Catita ELX 1.4 2007/2008... dei uma pancadinha no pára-choque traseiro, do lado direito, ao dar uma rézinha no estacionamento de um edifício e acertei em cheio uma das colunas (X() . Ela tinha acabado de sair de uma revisão geral que me levou uns R$700 paus... :cry: , estava toda filézinha... :roll: O pára-choque ficou meio frouxo, soltou o farol de neblina e ficou fazendo um barulho como se o cano de escape estivesse solto... levei numa oficina e o pessoal resolveu o problema da traseira... mas... continuou com o mesmo barulho em baixo do carro, sempre que ele está solto, desenvolvendo uma certa velocidade e que passo num buraquinho (coisa que quase não existe nas ruas do Recife)... levei para outro mecânico que deu uma olhada rápida e apertou o suporte do cano de escape... não teve jeito... mesmo barulho, na mesma situação de rua, ou quando eu solto o freio após passar rápido por uma lombada... O meu esposo andou nele e falou que poderia ser o protetor de carter solto (ele não entende muito de carro... o negócio dele é tecnologia). Enfim, esta manhã resolvi voltar à oficina, colocar o mecânico dentro do carro e dar umas voltas com ele... não demorou muito para o barulho aparecer... voltamos, o mecânico colocou ele naquele fosso onde fazem cambagem, olhou por baixo e disse que era o pivô da roda direita. Na última revisão eu troquei o pivô da roda esquerda e o dono da Automecânica disse que era normal, afinal, a Catitinha está com 4 anos de uso, embora apenas com 33.000Km rodados. Como já estava fechando a oficina, marquei para retornar no próximo sábado e... doida... apressada e morrendo de fome esqueci de perguntar quanto seria o "investimento".
Gostaria de saber se vocês tem uma ideia de quanto custa para trocar o pivô mais a mão de obra? Acredito que o diagnóstico do mecânico está correto (principalmente, depois de ter lido alguns posts aqui no fórum), pois acredito que o pessoal desta oficina é confiável... mas, gostaria de pagar um preço justo.
Desde já agradeço a todos os comentários e ressalto que mesmo alguns sendo bem longos e detalhados (como o meu) isso ajuda muito para que possamos comparar com que está acontecendo com o nosso possante e entender um pouquinho mais os seus "defeitos especiais".
Love Punto.
(>:D<)
Ana Márcia

ADRIANOVG escreveu:

Fala mestre!

Sabe como é né....

Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Sáb Jan 21, 2012 4:07 pm

Não é recomendável somente a troca da bucha da bandeja...pois ao instalar a nova, como é feita muita pressão na mesma pra que haja o encaixa, pode danificar.

O ideal é a troca da bandeja por uma nova.

Quando forem fazer troca de coxim, batente...seja o que for...tentem trocar os 2 lados, para não dar diferença.

@Ana não vou chutar valore, pois depende muita de cada oficina, marca da peça e etc... mas normalmente a mão de obra de serviço de suspensão são um pouco caras, pois é o trabalho que se dá pra desmontar pra fazer a troca da peça, pelo mais simples que ela seja.
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Ana Márcia Accioly » Qui Fev 02, 2012 11:26 pm

Aêêê galera... agora sim... tô :-D da vida com a minha Catita e voltei aqui para dar um retorno sobre a "batida seca" que estava me incomodando 'pra caramba'!!! Fui neste último sábado na oficina, e a bronca foi mesmo o pivô da suspensão da roda dianteira direita. O mecânico trocou a peça e junto com a mão de obra ficou por R$120. Mas, como também precisei fazer alinhamento e balanceamento, o "investimento" total ficou por R$160. :wink:
A #@%&! saiu da oficina tinindo!!! Tá toda ajustadinha, sem barulho, filé mesmo... chega dá gosto de dirigir a minha Catitinha. Para comemorar (=D>) ... ela ganhou um adereço... ontem, o adesivo do Clube Punto que comprei chegou e colei na parte traseira, acima do "1.4".
Agora sim... próximo passo... revitalização da pintura!!! (;;))

Colega Febezza, de qq forma.... valeu!!! Achei que o preço (R$160=MO+peça+alinham+balanc.) foi justo, de acordo com o atendimento e qualidade do serviço. Aqui em Recife seria difícil achar algo muito diferente.
Até a próxima, pessoal!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Anterior