Punto 0Km com pintura sólida. Precisa de tratamento?

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Punto 0Km com pintura sólida. Precisa de tratamento?

por Daniel Cavalcante » Sex Dez 23, 2011 10:06 pm

Olá pessoal,

Comprei um Punto 1.6 16V 11/12 0Km e vou retirá-lo da concessionária na próxima segunda-feira.

O carro é branco sólido, e como toda pintura comum, sei que requer cuidados especiais.

Eu gostaria de saber se é indicado fazer algum tratamento no carro a fim de PRESERVAR a pintura, como por exemplo, aplicar alguma cristalização, cera etc...

Não estou me referindo a revitalização, o que é um expediente que retira camada de pintura.

Enfim, como meu carro é zero, eu queria saber se existe algo que eu possa aplicar no carro, regularmente, para preservar a pintura, pois já tive carro branco sólido e sei que as vezes alguns agentes fixam na pintura, como pixe.

Valeu!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Punto 0Km com pintura sólida. Precisa de tratamento?

por M.Baigan » Sex Dez 23, 2011 10:47 pm

Cristalização pelo preço que cobram não vale a pena de jeito nenhum. Manda lavar ele com cera e resina 1 vez por semana, ou 1 vez a cada 2 semanas e dá uma polida a cada 3 meses que vai estar sempre show.
BATTLEFIELD 3 (PS3) LACRADO NA CAIXA R$140,00
Usuário Banido
Usuário Banido

por nilton cartaxo » Sáb Dez 24, 2011 12:42 am

meus dois carros tem pitura solida[um é branco e o outro amarelo] e nenhum dos dois eu faço nada de mais, só lavo +ou- toda semana mais nada e a pintura dos dois até agr esta otima, sem nenhum manchado de pixe o coisa parecida. Tive um calibra vermelho solido durante 9 anos e fazia a msm coisa, só deixava ele sempre limpinho e nunca tambem tive problema com a pintura. :mrgreen:
Vw Jetta TSI Preto Mystic + Renault Fluence privilege Branco Glacier
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Daniel Cavalcante » Sáb Dez 24, 2011 7:31 am

Valeu pelas dicas pessoal!!

Eu tenho a impressão que o uso regular ceras líquidas, daquelas de aplicação rápida, podem ser uma boa idéia.

Isso porque a cera pode impedir que agentes se fixem com facilidade na pintura, facilitando inclusive a lavagem.

Exemplo de cera: http://www.americanas.com.br/produto/6635959/auto-cera-rapida-500ml-3m

Alguém conhece o produto acima? Ou pode indicar outro melhor?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por dannymp » Sáb Dez 24, 2011 12:33 pm

a cera da 3m é muito boa, não protege igual a cera em pasta mas vale a pena, eu tb só uso cera liquida no meu.
Ex Punto ELX 08 Vermelho - Essence 11 Cinza - Atual Punto Sporting DL 13
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por adrpanam » Sáb Dez 24, 2011 1:38 pm

limpar sempre
shampoo + agua e cera a cada 15 dias
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por VLA » Sáb Dez 24, 2011 6:38 pm

o maximo que eu faria seria aplicar imediatamente uma pasta wax... qualquer coisa alem disso (cristalizacao, polimento, etc) vai de certa forma agredir um pouco a pintura para depois tratar, o que nao faz sentido num carro zero km.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por THIAGO-GT » Seg Dez 26, 2011 1:22 pm

Caro Daniel,

O seu carro e 0km? Então a única coisa q vc vai ter q fazer para proteger a pintura é quando for lava-lo usar shampoo neutro, pode até ser aqueles que as crianças usam mesmo e pronto, fazendo isso vc não vai agredir a pintura e vai manter seu carro limpo.

A verdade é que seu carro ja sai de fabrica com um verniz que protege a pintura e se vc passar cera, polir, fazer cirstalização ou revitalização vai retirar muito verniz de proteção oq acaba sendo desnecessário e prejudicial. Deixa pra passar cera la pelos 1 ou 2 anos por ai, na verdade a cera tem mais um efeito estético doq de proteção mesmo, poís qualquer produto assim possui muito abrasivos.

Enfim o conselho do Nilton é muito bom, basta lavar seu carro quando o mesmo estiver sujo, se tiver detritos de passarinhos ou coisas q mancham a pintura basta vc retira na hora que chegar em casa com água e shampoo neutro, precisa inventar moda com carro novo não.

Abraço!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Frmg » Ter Dez 27, 2011 10:09 pm

Lave seu carro sempre com shampoo neutro, aplique um bom selante e depois faça apenas manutenção com uma boa cera e nada mais do que isso.
Fuja de ceras nacionais limpadoras que não duram nem uma semana e contém abrasivos. E existem ceras bem melhores e baratas que as 3M. Um bom exemplo são as Meguiars, Collinite e outras marcas a preços razoáveis.
Se quiser ceras tops de showroom também existem, mas vai pagar mais de R$200,00 por unidade.

Selantes duram meses e são uma espécie de resina acrílica que adicionam uma camada extra de proteção ao verniz. Isso ajuda proteger bastante a pintura das intempéries.
Existem selantes de altíssima durabilidade e resistência e a aplicação de tais produtos é chamada de vitrificação da pintura. O que eu recomendo desde que feito por profissionais especializados.

Fora isso fuja de procedimentos como o polimento ou qualquer outro que venha precedido de fricção ou remoção da camada de verniz. Cristalização genérica costuma vir precedida de polimento, logo danifica a pintura.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Daniel Cavalcante » Ter Dez 27, 2011 10:43 pm

Amigo, você pode me indicar algum(ns) selante(s)? Eu não conhecia esse tipo de produto e me parece interessante. Pode ser aplicar em casa mesmo?

Frmg escreveu:Lave seu carro sempre com shampoo neutro, aplique um bom selante e depois faça apenas manutenção com uma boa cera e nada mais do que isso.
Fuja de ceras nacionais limpadoras que não duram nem uma semana e contém abrasivos. E existem ceras bem melhores e baratas que as 3M. Um bom exemplo são as Meguiars, Collinite e outras marcas a preços razoáveis.
Se quiser ceras tops de showroom também existem, mas vai pagar mais de R$200,00 por unidade.

Selantes duram meses e são uma espécie de resina acrílica que adicionam uma camada extra de proteção ao verniz. Isso ajuda proteger bastante a pintura das intempéries.
Existem selantes de altíssima durabilidade e resistência e a aplicação de tais produtos é chamada de vitrificação da pintura. O que eu recomendo desde que feito por profissionais especializados.

Fora isso fuja de procedimentos como o polimento ou qualquer outro que venha precedido de fricção ou remoção da camada de verniz. Cristalização genérica costuma vir precedida de polimento, logo danifica a pintura.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo