Adaptar comando do som original no volante sem airbag
Re: Adaptar comando do som original no volante sem airbag
e ai alguem conseguiu fazer isso?
HLX 1.8 PRATA COM TETO SKYDOME, SUB 12 400rms Módulo 1000rms kit 2 vias bravox
- Piloto de Atari
É muito mais complicado do que só trocar os chicotes, volante e conjunto de setas. Fiz tudo isso e não funcionou. Depois de meses estudando, cheguei a conclusão que a conversão do sinal analógico (botões) para digital (barramento CAN do carro e enviado ao rádio) é feito pela central eletrônica (que é uma caixa plástica conectada à central de fusíveis ali perto dos pedais, lá chegam todos os chicotes internos do carro). O problema que detectei é que nos carros que não vem de fábrica com os comandos no volante, a central eletrônica vêm com a funcionalidade de conversão "desabilitada". Portanto o sinal não é convertido e nem passado à frente. Reprogramar a central eletrônica é inviável e só é feita pela fábrica (essa NÃO é a injeção eletrônica).
A alternativa seria fazer uma interface externa para pegar os sinais analógicos dos botões, converte-los para digitais e jogar no barramento CAN do carro para que o som detecte. Mas também não é algo trivial. Não encontrei nada na internet pronto. Comecei um projeto desse mas desisti porque falta documentação (fica tudo meio na tentativa e erro), falta um carro (por perto e com disponibilidade) com os comandos originais para escanear o barramento, falta tempo e etc. Além disso, confesso que ando meio desanimado com o carro, pensando em trocar.
Resumo da ópera, o controle original funciona assim: BOTÕES -> SINAL ANALÓGICO -> CENTRAL ELETRÔNICA -> SINAL DIGITAL -> BARRAMENTO CAN -> SOM.
A outra opção teórica seria comprar outra central eletrônica de um carro idêntico (mesmos opcionais) diferenciado apenas pelos controles do volante originais, o que é ainda mais complicado (só ela custa pra lá de R$ 1.600,00). Vale só lembrar aqui que o "hardware" em si é idêntico em todos os carros, o que pode ser conferido pelo número da peça no catálogo da FIAT, o que muda é a programação interna.
Essa minha experiência é do Punto 2009, com som Blaupunkt. Não sei se continua se aplicando ao Punto com o modelo de som novo.
A alternativa seria fazer uma interface externa para pegar os sinais analógicos dos botões, converte-los para digitais e jogar no barramento CAN do carro para que o som detecte. Mas também não é algo trivial. Não encontrei nada na internet pronto. Comecei um projeto desse mas desisti porque falta documentação (fica tudo meio na tentativa e erro), falta um carro (por perto e com disponibilidade) com os comandos originais para escanear o barramento, falta tempo e etc. Além disso, confesso que ando meio desanimado com o carro, pensando em trocar.
Resumo da ópera, o controle original funciona assim: BOTÕES -> SINAL ANALÓGICO -> CENTRAL ELETRÔNICA -> SINAL DIGITAL -> BARRAMENTO CAN -> SOM.
A outra opção teórica seria comprar outra central eletrônica de um carro idêntico (mesmos opcionais) diferenciado apenas pelos controles do volante originais, o que é ainda mais complicado (só ela custa pra lá de R$ 1.600,00). Vale só lembrar aqui que o "hardware" em si é idêntico em todos os carros, o que pode ser conferido pelo número da peça no catálogo da FIAT, o que muda é a programação interna.
Essa minha experiência é do Punto 2009, com som Blaupunkt. Não sei se continua se aplicando ao Punto com o modelo de som novo.
- Piloto de Atari

- Velha Guarda
Alguma novidade sobre o projeto?
Abraço.
Abraço.
WALTINHO
Focus Hatch Ghia Prata 09/09 - Sportage LX2 Prata 10/10
Ex-Punto ELX 1.4 Preto 09/09
EX-Uno Fire Flex Branco 06/06 - (Camundongo)

- Barbeiro de Auto Escola
E ae pessoal,
então, esse kit ai é plug & play, só espetar e habilitar via (VAG, TECH2, sei lá o nome do aparelinho da fiat)
mas o ruim é achar,
ps. engenheiro nao resolve mta coisa nao hahahaha
então, esse kit ai é plug & play, só espetar e habilitar via (VAG, TECH2, sei lá o nome do aparelinho da fiat)
mas o ruim é achar,
- Piloto de Atari
desenhista99 escreveu:E ae pessoal,
mas o ruim é achar,
É nada?
Verdade?
Conseguiu fazendo assim?
Abraço.
WALTINHO

- Barbeiro de Auto Escola
Eu gostaria de colocar isso no meu, estava até penssando em comprar um Volante no ML por 300,00 com os comando ai ficaria faltando o chicote. Alguem pode me ajudar?
- Piloto de Atari
Felipe Britto escreveu:Eu gostaria de colocar isso no meu, estava até penssando em comprar um Volante no ML por 300,00 com os comando ai ficaria faltando o chicote. Alguem pode me ajudar?
Leia acima a resposta do colega Nial em Qua Jun 08, 2011 4:10 pm
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Galera sou de Jundiaí, esta semana estava correndo atrás justamente disso, meu punto é um modelo itália 2012, e tb quero a comodidade dos comandos no volante, olha a facada.
Aqui na cc fiat de jundiaí, os caras me disseram que teria que trocar todo o sistema de chicotes do volante + volante original c air bag + os novos cabos + m.o etc...
tt da brincadeira por volta de 3.000,00.
Então se a galera ai conseguir essa adaptação realmente vai ser demais, vou providenciar no meu também. Abraços
Aqui na cc fiat de jundiaí, os caras me disseram que teria que trocar todo o sistema de chicotes do volante + volante original c air bag + os novos cabos + m.o etc...
tt da brincadeira por volta de 3.000,00.
Então se a galera ai conseguir essa adaptação realmente vai ser demais, vou providenciar no meu também. Abraços
Nada ainda?
Como seria a fixação dos botões no volante? Fica algo natural ou parecendo uma gambiarra?
Como seria a fixação dos botões no volante? Fica algo natural ou parecendo uma gambiarra?
- Piloto de Atari