Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Como aumentar torque em baixa? E-torq 1.8

por Doug Dax » Seg Jan 30, 2012 1:55 am

andrefachetti escreveu:To lendo agora e gostando dos coments.
Imagina eu que sai de um Polo 1.6 com 80.000 rodados e peguei o Punto 1.6 16v Dulaogi zerado?
Nos primeiros dias fiquei preocupado
Mas aprendi algumas coisas, com o carro e com ajuda do pessoal da comunidade.
Especialmente q:
- nao adianta querer arrancar forte se em 50 metros estamos parados de novo
- qd o carro tem espaço pra subir a 2500/3000, é perigoso de tao rapido que a velocidade cresce. E aí, o problema de ter q frear em 50m de novo
- tem vantagens e tem desvantagens, não da pra ter tudo
- agora, q a relação de marchas feita para o Dualogic é boa, mas tem muito a melhorar, isso eu já defini. Ora, se a propria fabrica sabe q o carro é 16v, pq nao esticar um pouco a relação do AUTO
- usar o "S"? Deixa o carro um pouco mais "firme", mas nao estica o suficiente q deveria ser no proprio modo "normal"

E vamos (re)aprendendo

Concordo!

Bom: Opinião de quem está há 4 meses com um Essence 1.6:

- Por ser 16V e pesado, ele apanha (FEIO) pro meu antigo Uno 1.6R MPI numa arrancada. PORÉM, depois ele vai buscar a diferença.

- Estou bem satisfeito com o torque em baixa. Por ser 16V, esperava bem menos. Ele é mais esperto em baixa que o antigo Palio 1.6 16V, por exemplo.

- O consumo me surpreendeu bastante (positivamente).

- Pra conseguir bons números, o segredo (em qualquer carro) é se habituar às reações do mesmo.

- Abastecer em postos de confiança ajuda... Sempre gostei de carro a álcool, e faço o possível para rodar só com esse combustível. Mesmo pegando trânsito (e eu não sou de andar devagar), a média fica sempre na casa dos 7.2 km/l. Eventualmente, faz mais do que isso... Numa semana que fez CALOOOOR por aqui (A/C ligado direto) e peguei trânsito pesado todo dia, a média caiu para 6.2. Mesmo assim, ainda é mais que o Uno fazia, então tá ótimo!

- Senti o carro meio fraco, mas ele voltou bem mais esperto da revisão de 30.000km.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por juninhum » Seg Jan 30, 2012 8:37 am

flaviocamargos escreveu:cara, cogite o seu motor estar com algum problema... fiz um Test-Drive do 1.8 Etorq... Ele de fato, nao tem aquela arrancada do 1.8GM... Mas quando passar d+- 3000 RPM... nao tem Motor GM para acompanhar nao... Procure uma concessionaria...

Isso é a pura verdade quase todo dia eu do taca em estilo estrada punto com motor 1.8 GM olha que meu carro é 1.6
Administrador
Administrador

por AndreBsB » Seg Jan 30, 2012 8:26 pm

Podia rolar um teste comparativo e prático de 1.8 x 1.6. Eu chuto que de retomada e arrancada dá GM, mas de final o 1.6 16V deve render mais. Contra o 1.8 16V não tem jeito. São 17cv a mais! Stilo e Strada tomam bina fácil por causa do peso e é difícil achar quem sabe tocar o carro direito.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Junior Luchi » Ter Jan 31, 2012 7:20 pm

Na verdade stilo e o punto leva espanco...strada é peso pena, vide sienas hlx da vida colando 210 no painel !! Na verdade com motor 16V você perde em baixa pra ganhar em alta e vice versa.
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por leandrollvp » Ter Jan 31, 2012 7:36 pm

Esses motores da FIAT, sempre dando o que falar. O meu é 1.4 não posso nem entrar no assunto, kkkkkk :cry: . em baixa então. Nem me atrevo!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AndreBsB » Ter Jan 31, 2012 9:10 pm

Junior Luchi escreveu:Na verdade stilo e o punto leva espanco...strada é peso pena, vide sienas hlx da vida colando 210 no painel !! Na verdade com motor 16V você perde em baixa pra ganhar em alta e vice versa.

Desses o que mais anda é o Siena. Meu irmão teve um e colava 220 de painel FÁCIL. Porém, já consegui andar lado a lado com um Siena HLX com um ocupante a mais (peso equivalente). Na cidade deve ficar difícil pro 1.6 levar e na estrada deve ficar difícil pro 1.8. Na estrada eu chego a 190 fácil, mas depois disso vai mais lentamente. Porém, no youtube tá cheio de HLX dando 210 e 220.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por FabricioSliva » Sex Fev 10, 2012 10:43 pm

Tive um palio 1.6 16v etorq e meu irmão um Stilo 1.8 8v fizemos o seguinte teste.

De 0 a 70 o Stilo abre vantagem acima disso o palio 1.6 16v mostra que veio pra girar :twisted:
Final do palio 210km/h
Final do palio 180Km/h

Dados aferidos no mesmo percurso(reta). :mrgreen:
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AndreBsB » Sáb Fev 11, 2012 6:02 pm

O Palio é bem mais leve que o Stilo. Mesmo sendo 16V, deveria andar mais que o Stilo 8V na saída. Se colocar um Palio 1.8 então o 1.6 leva um sabugaço de saída e vai custar a buscar, principalmente se não for uma reta infinita e com trânsito. Acho que o motorista do Palio foi meio bração, hein? Eu com o Punto já pisei com meu irmão quando ele tinha um Stilo Sporting (mesmo motor). Tem jeito não. Peso é #@%&! mesmo! :)
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por FabricioSliva » Sáb Fev 11, 2012 9:26 pm

AndreBsB escreveu:O Palio é bem mais leve que o Stilo. Mesmo sendo 16V, deveria andar mais que o Stilo 8V na saída. Se colocar um Palio 1.8 então o 1.6 leva um sabugaço de saída e vai custar a buscar, principalmente se não for uma reta infinita e com trânsito. Acho que o motorista do Palio foi meio bração, hein? Eu com o Punto já pisei com meu irmão quando ele tinha um Stilo Sporting (mesmo motor). Tem jeito não. Peso é #@%&! mesmo! :)

hehehe, pode ate ser que o motorista do palio esteja precisando de umas aulinhas :cry: ,mas acho que ele não queria forçar demais o motor, pois o carro estava com menos de 1000 km. :lol:
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AndreBsB » Sáb Fev 11, 2012 10:45 pm

FabricioSliva escreveu:
AndreBsB escreveu:O Palio é bem mais leve que o Stilo. Mesmo sendo 16V, deveria andar mais que o Stilo 8V na saída. Se colocar um Palio 1.8 então o 1.6 leva um sabugaço de saída e vai custar a buscar, principalmente se não for uma reta infinita e com trânsito. Acho que o motorista do Palio foi meio bração, hein? Eu com o Punto já pisei com meu irmão quando ele tinha um Stilo Sporting (mesmo motor). Tem jeito não. Peso é #@%&! mesmo! :)

hehehe, pode ate ser que o motorista do palio esteja precisando de umas aulinhas :cry: ,mas acho que ele não queria forçar demais o motor, pois o carro estava com menos de 1000 km. :lol:

Explicado! O cara estava com dó mesmo. Pra esgoelar com 1.000km nas primeiras marchas dá um pouco de dó. Tem carro que sobe até cheiro de queimado kkkk.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

Anterior