OLEO E ADITIVO NO MOTOR T-JET

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

OLEO E ADITIVO NO MOTOR T-JET

por vitfaqui » Qui Mar 15, 2012 4:50 pm

Boa Tarde Galera,

Recentemente adquirir um T-jet, "sai" do clube do stilo e vim para o clube do punto que estou sendo bem recebido...

A minha duvida está no Oleo que é usado no T-jet, é o mesmo oleo do Stilo isso não está entrando na minha cabeça, fiz a revisão agora e foi colocado o oleo selenia 15w40 o recomendado pela fiat e que está no manual, todos aqui do clube que tem t-jet está usando esse mesmo oleo? Ninguem pensa em passar para um Sintetico de verdade pois esse selenia é semi-sintetico e não aguenta altas temperaturas como um sintetico então estou com muita duvida, pois como todos sabem as turbinas esquentam muito e tenho quase certeza que esse oleo não é adequado 100% para este motor...

Galera pq a Fiat não usa um oleo sintetico a propria selenia tem varios 100% sintetico tem o 5w40 que é SM muito moderno e tem tambem o 10w40 que é SL ainda, mais é 100% Sintetico será que é pelo alto preço do litro???

Oque vocês axam disso todos aqui usam o mesmo oleo Selenia semi-sintetico 15w40?

E o uso de algum aditivo para o oleo por exemplo o bardhal b12 ou stp e tambem o famoso Militec que eu nunca usei e tenho minhas duvidas...

Aguardo um retorno da galera que faz as revisões do T-jet em concessionarias e dos amigos do clube todo...

Abraços..
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: OLEO E ADITIVO NO MOTOR T-JET

por Takinarios » Qui Mar 15, 2012 5:46 pm

Eu uso 5w40 sintético, mas a concessionaria fez o favor de errar a troca (que nem era pra trocar, eu só ia comprar o óleo para ter o carimbo da revisão) e colocou 5w30, ai tenho q voltar la denovo pra por o 15w40, mas acho que vou direto ja por um 5w40 denovo.
Lembrando que se por 5w40 Sintético é troca a cada 5000 km.
Velha Guarda
Velha Guarda

por vitfaqui » Qui Mar 15, 2012 6:01 pm

Takinarios, eu estou usando o 15W40 original Selenia dele mesmo o semi-sintetico e trocando a cada 5 mil km, só que na revisão eu perguntei se poderia usar outro oleo sintetico ou assim mais não me recomendaro e eu fiquei com o original mesmo...

Você que pediu esse 5w40 ou foi eles que recomendaro como foi o procedimento?
Abraços...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Takinarios » Qui Mar 15, 2012 6:13 pm

Eu não troco la, tive q por essa vez por causa da revisão dos 30 mil.
Chegaram a me falar que podia deixar o 5w30, eu que falei q queria o que tava no manual.
Aparece no encontro de hj na bandeirantes (posto do bobs), ai conversamos rsrs
Velha Guarda
Velha Guarda

por vitfaqui » Sex Mar 16, 2012 12:19 pm

Puts Takinarios,

Estava tudo certo pra min ir no encontro hoje, os meus amigos do clube do stilo também foram, mais oque me lascou foi a chuva aqui em osasco alaga tudo ai travou tudooo...

Vamos deixar pro proximo encontro então.

Abraços.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por tiagocaria » Sex Mar 16, 2012 12:26 pm

Cara, bardhal B12 JAMAIS!!
muda totalmente a viscosidade do oleo...

eu nao coloco nenhum aditivo no oleo do meu carro...
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por vitfaqui » Sex Mar 16, 2012 12:36 pm

tiagocaria escreveu:Cara, bardhal B12 JAMAIS!!
muda totalmente a viscosidade do oleo...

eu nao coloco nenhum aditivo no oleo do meu carro...

Eu também estou pensando a mesma coisa, de não colocar nada no oleo e só efetuar a troca a cada 5mil km reduzindo em 2.500km pois na css a troca é realizada a cada 7.500km que eu axo muita coisa vou deixar original mesmo...

Qual oleo vc usa no seu?

E o Militec oque vocês axam do uso do mesmo?

Abraços...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Sex Mar 16, 2012 2:47 pm

Nos motores turbo, não aconselho o uso de nenhum aditivo que já não esteja no óleo.
Quanto ao Militec, já usei e achei um belo "placebo". Não ajuda e nem atrapalha.... Ou seja, a meu ver, dinheiro gasto a toa.
Porem tem muita gente que jura de pé junto que faz muita diferença.....
Sou partidário do conceito: se faz tanta diferença, porque o óleo já não vem com esse aditivo incorporado. Ou já não é indicado pela própria montadora.
Duvido que o fabricante do militec não aceitaria se fosse convidado a envasar o militec no frasco da Fiat, ou de qualquer outra montadora. :wink:
Quanto a troca do óleo dos Tjet, eu trocava do meu a cada 7500kms (óleo e filtro). Acho que já está de bom.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por vitfaqui » Sex Mar 16, 2012 2:57 pm

Ferranda escreveu:Nos motores turbo, não aconselho o uso de nenhum aditivo que já não esteja no óleo.
Quanto ao Militec, já usei e achei um belo "placebo". Não ajuda e nem atrapalha.... Ou seja, a meu ver, dinheiro gasto a toa.
Porem tem muita gente que jura de pé junto que faz muita diferença.....
Sou partidário do conceito: se faz tanta diferença, porque o óleo já não vem com esse aditivo incorporado. Ou já não é indicado pela própria montadora.
Duvido que o fabricante do militec não aceitaria se fosse convidado a envasar o militec no frasco da Fiat, ou de qualquer outra montadora. :wink:
Quanto a troca do óleo dos Tjet, eu trocava do meu a cada 7500kms (óleo e filtro). Acho que já está de bom.

Obrigado pela sua opinião Ferranda estou chegando na seguinte conclusão não colocar nada no oleo só ter cuidados na troca e no nivel e usar o carro com conciencia rsrs...

Vc ainda está com o T-jet? Quando vc trocava o oleo era o 15w40 tb o selenia semi-sintetico?

Abraços.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Sex Mar 16, 2012 3:13 pm

Não... passei o tjet pra minha irmã que era apaixonada pelo carro.
Porem continuo no Forum. Gosto da galera e fiz alguns amigos.
O que eu usava era exatamente o óleo descrito no manual.
Selenia semi-sintetico 15W40.

Um tempo atrás, falando com um amigo preparador, ele comentou que óleo sintético não era bom para carros turbo.
Perguntei uma explicação técnica e a resposta foi: Já consertei muitos com problemas no mancal que passaram para sintético e enquanto estavam no semi estava tudo normal.
Fiquei sem a resposta, só com o parecer da experiência dele.
Porem, no A3 2.0T o óleo também é semi e não sintético 100%.
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo