New Fiesta ameaçando Punto?
Re: New Fiesta ameaçando Punto?
Assim galera... eu sou bem mais fã do Punto do que do New Fiesta. Mas eu não vou ficar defendendo a engenharia da Fiat cegamente.
É fato (eu já dirigi ambos) que o motor 1.6 sigma é superior ao 1.6 etorq.
Na pratica, percebe-se do sigma: ele é um pouco mais esperto nas arrancadas e saídas. Bem elástico. E muito macio, sem aspereza em alto giro. Embreagem manteiga e engates e escalonamento ótimos para motor. E claro que o punto fica muito pouco atrás disso na percepção leiga de motoristas normais como eu. Mas consegui sentir sim, essa diferença.
Pelo relato de um conhecido meu que tem um NF sedã o consumo é realmente ótimo, faz-se 15km/l tranquilamente na estrada andando bem (120km/h). Faz até 11km/l na cidade. Então 17km/l não é um absurdo de ele conseguir com pé leve. Nisso o etorq realmente peca e fica para trás.
O etorq é um bom motor 1.6, gosto muito! Porem o Sigma parece um motor maior aliado a uma boa dirigibilidade que o conjunto oferece.
Mas as diferenças são muito pequenas para compensar o New Fiesta, quando você coloca na mesa o custo beneficio. E como disse anteriormente: apesar de bom o fiesta me obrigaria a colocar minhas patas na CC da Ford por tempo demais. Então não.
É fato (eu já dirigi ambos) que o motor 1.6 sigma é superior ao 1.6 etorq.
Na pratica, percebe-se do sigma: ele é um pouco mais esperto nas arrancadas e saídas. Bem elástico. E muito macio, sem aspereza em alto giro. Embreagem manteiga e engates e escalonamento ótimos para motor. E claro que o punto fica muito pouco atrás disso na percepção leiga de motoristas normais como eu. Mas consegui sentir sim, essa diferença.
Pelo relato de um conhecido meu que tem um NF sedã o consumo é realmente ótimo, faz-se 15km/l tranquilamente na estrada andando bem (120km/h). Faz até 11km/l na cidade. Então 17km/l não é um absurdo de ele conseguir com pé leve. Nisso o etorq realmente peca e fica para trás.
O etorq é um bom motor 1.6, gosto muito! Porem o Sigma parece um motor maior aliado a uma boa dirigibilidade que o conjunto oferece.
Mas as diferenças são muito pequenas para compensar o New Fiesta, quando você coloca na mesa o custo beneficio. E como disse anteriormente: apesar de bom o fiesta me obrigaria a colocar minhas patas na CC da Ford por tempo demais. Então não.
- Piloto de Atari
As diferenças "Básicas" entre os carros da Fiat e da Ford são:
Sigma: Motor todo em alumínio, correia dentada de alta km(troca-se a cada 140mil/km), tanque de combustivel tem apenas 45 litros(New Fiesta)... que mancada da Ford, direção elétrica e opção apenas de cambio manual.
E-torq: Motor em ferro fundido, corrente de comando(pra vida toda), tanque de combustivel com 60 litros (Punto), direção hidraulica e opção de cambio DL ou manual.
Ao meu ver oq um tem o outro não tem! Escolha dificil viu!!
Sigma: Motor todo em alumínio, correia dentada de alta km(troca-se a cada 140mil/km), tanque de combustivel tem apenas 45 litros(New Fiesta)... que mancada da Ford, direção elétrica e opção apenas de cambio manual.
E-torq: Motor em ferro fundido, corrente de comando(pra vida toda), tanque de combustivel com 60 litros (Punto), direção hidraulica e opção de cambio DL ou manual.
Ao meu ver oq um tem o outro não tem! Escolha dificil viu!!
- Piloto de Autorama
Aqui na cidade com 120000 habitantes so encontrei um new fiesta, agora FIAT PUNTO a cada esquina tem um , virou febre!!!!!

- Piloto de Atari
O New Fiesta, bem como o fiat 500 são os únicos carros na faixa de preço abaixo de 50,0k que podem ter ESP + controle de tração. Eu tive a experiência de dirigir meu carro debaixo de uma chuva muito forte e quando havia a tendência de aquaplanagem e perda de direção o sistema atuava e devolvia a trajetória do carro.
Hoje eu posso dizer que não compro mais carros que não tenham no mínimo air-bags, abs e controle de estabilidade. Vale muito a pena!!!
Hoje eu posso dizer que não compro mais carros que não tenham no mínimo air-bags, abs e controle de estabilidade. Vale muito a pena!!!
- Piloto de Atari
geraaraujo escreveu:Não quero desmerecer nenhum dono dos puntos que acho um bom carro, apenas acho que as montadoras nacionais com o lucro que conseguem aqui tem a obrigação de nos oferecer carros melhores. A Fiat no meu entendimento, baseado nas opções de mercado tem a obrigaçào de melhorar este motor.
Quando este motor evoluir vou considerar seriamente a possibilidade de comprar outro Fiat.
Geraldo,
Me desculpe discordar, mas se a FIAT tem como obrigação em melhorar os motores deixa de falar alguns dados para você:
Atualmente a Fiat trabalha com 2 tipos de motores: Fire e EtorQ, os lançamentos de ambos foram 2000 (Fire) e 2011 (EtorQ). Com diversas cilindradas e variações que temos com a FIAT.
Agora vamos comparar com outras montadoras ("Nacionais"):
A marca que mais...:
VHT: variação do projeto EA-111 adotado pela Audi em 1970!
AP: 1976 aproximadamente...
GM:
Econoflex: 1996, variação do PowerTrain do Punto para cilindrada menor 1.4 Flex
Ecotec: Também
Ford:
Zetec Rocam: 2000
Duratec: 2005
Sigma: 2011
PSA, Honda, Toyota são motores de montagem internacionais
Estou colocando assim para argumentar o fato, que você considera que precisa evoluir na partes de motores e em comparação a outras montadoras
Claro todas tem que evoluir. A própria Fiat tem aí o moderníssimo 1.4 T-jet que esta disponível para poucos modelos e nas versões mais caras. Por que não já incorporar o multiair nos e-torq que melhoraria substancialmente a falta de torque em baixa deste motor. Quanto as demais montadoras o único motor realmente mais moderno das ditas 4 grandes foi o sigma da Ford, mas ainda sim veio capado. Não tem comando variável que faria ter melhor torque em baixa e até mais potência em alta, com consumo ainda melhor. Esse motor é produzido com essa variante em Taubaté e exportado para o México montar os New Fiestas vendidos no mercado americano. Lá fora temos câmbios dual clutch aqui temos o dual-logic com todas as limitações do mesmo.
Pagamos caríssimo para levar verdadeiras carroças. Vá a Argentina, Colombia, Chile e veja o que eles tem disponível por lá e a que preço. Motor 1.0 aspirado pelo amor de Deus, como dizia um executivo de uma montadora nacional isso é igual a jabuticaba só dá no Brasil.
E para piorar ainda inventaram a gambiarra do carro flex que faz o carro consumir muito mais que se fosse monocombustível. Hoje estamos montando carroças aqui no Brasil. Caso queira comprar um carro mais equipado, somente sobram os importados. O foco tem que ser agregar tecnologia e melhorar a eficiência energética (melhor consumo e emissão de poluentes). No passado fui proprietário 01 Monza a álcool 1.8 ano 1994 carburado completo para a época (ar/dir/trio) que fazia 6,5 km na cidade e quase 10,0 km/l na estrada. Esses tais motores modernos flex tupiniquins, poucos modelos desta cilindrada ou mesmo menor conseguem repetir este consumo.
Pagamos caríssimo para levar verdadeiras carroças. Vá a Argentina, Colombia, Chile e veja o que eles tem disponível por lá e a que preço. Motor 1.0 aspirado pelo amor de Deus, como dizia um executivo de uma montadora nacional isso é igual a jabuticaba só dá no Brasil.
E para piorar ainda inventaram a gambiarra do carro flex que faz o carro consumir muito mais que se fosse monocombustível. Hoje estamos montando carroças aqui no Brasil. Caso queira comprar um carro mais equipado, somente sobram os importados. O foco tem que ser agregar tecnologia e melhorar a eficiência energética (melhor consumo e emissão de poluentes). No passado fui proprietário 01 Monza a álcool 1.8 ano 1994 carburado completo para a época (ar/dir/trio) que fazia 6,5 km na cidade e quase 10,0 km/l na estrada. Esses tais motores modernos flex tupiniquins, poucos modelos desta cilindrada ou mesmo menor conseguem repetir este consumo.
- Piloto de Atari
geraaraujo escreveu:Claro todas tem que evoluir. A própria Fiat tem aí o moderníssimo 1.4 T-jet que esta disponível para poucos modelos e nas versões mais caras. Por que não já incorporar o multiair nos e-torq que melhoraria substancialmente a falta de torque em baixa deste motor. Quanto as demais montadoras o único motor realmente mais moderno das ditas 4 grandes foi o sigma da Ford, mas ainda sim veio capado. Não tem comando variável que faria ter melhor torque em baixa e até mais potência em alta, com consumo ainda melhor. Esse motor é produzido com essa variante em Taubaté e exportado para o México montar os New Fiestas vendidos no mercado americano. Lá fora temos câmbios dual clutch aqui temos o dual-logic com todas as limitações do mesmo.
Concordo 100%
Bravo Essence Brancho Banchisa 1.8 16v Mecânico com bancos de Couro Marrom, Kit Esportivo I e Xenon 4300k
Ex-Punto: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=11966
Ex-Punto: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=11966
Olhem os números de desempenho e consumo do Punto 1.6 x o Fiesta 1.6.
http://bestcars.uol.com.br/comp4/fiat-p ... polo-7.htm
O NF é realmente mais econômico... mas anda atras em todas as situações.
http://bestcars.uol.com.br/comp4/fiat-p ... polo-7.htm
O NF é realmente mais econômico... mas anda atras em todas as situações.
- Barbeiro de Auto Escola
Os dados de consumo do Bestcars são simulações e não medições reais. Quanto aos testes de desempenho pelo menos os de velocidade máxima também são simulações.
Neste link tem é o da quarentena da revista autoesporte sobre o modelo:
http://colunas.revistaautoesporte.globo ... se/page/2/
O consumo deles na gasolina é um pouco menor que o que tenho alcançado, mas meu uso é com o carro vazio e andando um pouco menos de velocidade média.
Neste link tem é o da quarentena da revista autoesporte sobre o modelo:
http://colunas.revistaautoesporte.globo ... se/page/2/
O consumo deles na gasolina é um pouco menor que o que tenho alcançado, mas meu uso é com o carro vazio e andando um pouco menos de velocidade média.
- Piloto de Atari
Será que temos um funcionário da Ford aqui no clube