Óleo e luz óleo

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Óleo e luz óleo

por xezi » Qua Abr 11, 2012 9:46 am

Bom dia,

Gostaria de pedir por favor opinião sobre o caso seguinte:

:arrow: Descrição do caso:

O manual especifica um consumo de óleo máximo estimado em 400ml/1000km para o motor 1.4.

Hoje chequei o nível do óleo, pois a revisão está marcada para daqui a 15 dias,
e o nível não chegava nem a tocar a extremidade inferior da vareta. :shock:
A luz espia do nível do óleo funciona durante o checkup de contato,
porém nunca acendeu por falta de óleo.
Completei com 1,5l de 5W40 que sempre mantenho em casa, após o que
a vareta marcou acima do nível máximo de óleo.

:arrow: Perguntas:

-Os amigos do fórum costumam ter este consumo de 400ml/1000km também? Costumam olhar
o nível do óleo a cada, digamos, 15 dias?

- Dado este consumo, não seria mais interessante usar óleo mineral com o mesmo 5W40,
uma vez que os completamentos e trocas são mais frequentes?

-Tive impressão de ouvir, nas últimas semanas, ruídos de metal contra metal,
que julguei ser de algum problema nas rodas, ou alguma granulação nos freios.
Seria possível ouvir ruídos de atrito de peças do motor, durante a direção, se
fosse o caso de extrema falta de óleo? Nessa hipótese, já não teria fundido o motor? (~X()

Grato,
Xezi
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Re: Óleo e luz óleo

por shadowcps » Qua Abr 11, 2012 10:19 am

Vamos por partes: a verificação do nível de óleo deve ser feita com motor frio, no plano. Se vc desligou o motor e verificou o nível ainda havia óleo na parte alta do motor para escorrer para o cárter por isso, ao colocar 1.5 l a vareta indicou acima do nível. Se a verificação foi feita em piso inclinado a leitura foi falsa porque o óleo esorreria para o lado mais baixo do declive, no interior no carter.

Verifico o nível do óleo e demais fluidos a cada semana, no máximo, 15 dias.

Ao trocar de óleo sintético para mineral é altamente recomendável limpar o sistema, evitando a mistura e contaminação, uma vez que sintético e mineral têm componentes diferentes e a mistura (no caso de eventual complemntação de nível) pode levar à formação da famosa borra, espuma espesssa que pode obstruir os canais de circulação do lubrificante pelo motor.

Ruído de metal proveniente do motor pode ser ouvido em caso de falta de lubrificante. Com nível baixo de óleo, por menor que seja, haverá a pelicula (filme) de óleo ao redor das partes móveis.

Quando o motor funde (fusão do metal, derretimento) ocorre o travamento. No seu caso no máximo pode ter acontecido riscos nas camisas de pistões provenientes da baixa lubrificação ou queima de cabeçote, que seria notada pela falta de potencia, desaparecimento da água do radiador que estaria entrando na câmara e, com isso, se misturando ao óleo, podendo ser visto na vareta de nível de óleo por uma goma amarelo-marrom espumosa, resultado da mistura água-óleo. Lembrando que quando o motor funde há ainda o travamento do mesmo e aumento excessivo da temperatura. :mrgreen:
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Re: Óleo e luz óleo

por tiagocaria » Qua Abr 11, 2012 10:48 am

:formatura: :formatura: :formatura: :formatura: :formatura: :formatura:

Nada a adicionar a aula magistral do Shadow!
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Re: Óleo e luz óleo

por xezi » Qua Abr 11, 2012 11:32 am

Grato pelo retorno rápido e pelas informações precisas. (=D>)

A verificação do nível referida na primeira mensagem foi feita em piso cimentado e plano,
após dez horas de descanso do motor (de um dia para o outro).

Verifiquei agora o nível do óleo, o carro está em repouso há duas horas.
O nível continua acima do máximo, conforme a
figura a seguir, tocando na primeira hélice da vareta:
Imagem

Corrigindo, o óleo usado não é 5W40 mas selenia 5W30 perform.

Eu não entendi como pode um litro de óleo passar da posição abaixo da mínima
na vareta para acima do máximo. Quanto será a medida de capacidade da área
hachurada da vareta?

A troca de óleo completa está programada para daqui a duas semanas, na revisão.
A dúvida é, se o nível total de óleo, que está acima do especificado, poderá trazer danos por excesso de pressão,
ou se o carro poderia talvez rodar assim mais estes quinze dias? :roll:

Grato,
Xezi
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Re: Óleo e luz óleo

por shadowcps » Qua Abr 11, 2012 3:26 pm

xezi, seu carro está com qual km ? de que ano ele é ?

pergunto isso porque de fato, é estranho saltar do mínimo para máximo excedido e isso pode indicar alguma obstrução interna nos canais, que na primeira medição, antes de completar, reteve volume de óleo no interior do motor. Sei lá, em seu lugar eu procuraria a CC, em caso de ainda estar em garantia ou então, um mecânico de extrema confiança e pediria para avaliar o caso o quanto antes porque óleo acima do nivel pode enxarcar as velas fazendo com que o motor falhe e, até, pare.
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Re: Óleo e luz óleo

por Febezza » Qua Abr 11, 2012 4:41 pm

agora o nivel ta alto, ate varou a medida do maximo
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Re: Óleo e luz óleo

por tiagocaria » Qua Abr 11, 2012 4:56 pm

Vc colocou 1.5 litros no motor e a capacidade dele é 2.8 litros (salvo engano)...

vc colocou mais de 50% da capacidade dele...
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Re: Óleo e luz óleo

por shadowcps » Qua Abr 11, 2012 7:11 pm

ou seja, se estava marcando o minimo antes, deveria ter ao redor de 0,5 l que, com 1,5, daria 2,00 l ou seja, com folga para "atolar" assim então, acredito que deva mesmo ter alguma obstrução nos canais que retiveram oleo ou, até mesmo, no proprio filtro, que estava cheio e só deve encher qdo o motor é ligado e a bomba de oleo pressuriza o sistema. Uma outra dúvida: qdo vc manda trocar o óleo vc faz a troca normal, por baixo do carter ou aquela que colocam a sonda por cima e sugam ?
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Re: Óleo e luz óleo

por Carlos Martins » Sáb Abr 14, 2012 8:46 am

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Pow, os vocês são "experts"mesmo. (=D>) (=D>) (=D>) (=D>)
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Re: Óleo e luz óleo

por xezi » Sáb Jul 21, 2012 8:53 am

Faço a troca normal, por baixo do cárter. Venho fazendo sempre na concessionária, mas acho que esta foi a última vez, porque o custo benefício não está muito bom não.

O nível do óleo vem baixando lentamente após a troca.

Quando perguntado na concessionária, disseram que ainda havia óleo suficiente para a luz alerta não acender, mas não deram explicação sobre o nível do óleo em si.

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