Óleo 15w40 com ação detergente

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Óleo 15w40 com ação detergente

por hebertoi » Qui Abr 12, 2012 5:20 pm

Olá, sou novo no forum.
Recentemente adquiri um punto 1.8 8v HLX. Ele esta com 48 mil km rodados.
Ao abrir a tampa de óleo do motor, notei uma pequena formação de borra.
Achei um pouco estranho, pois o primeiro proprietário do carro, era o meu cunhado, que inclusive ate trabalha na Fiat.
Me recordo de quando ele comprou o carro zero, e desde então ele sempre foi muito cuidadoso com carro. Tipo revisões sempre em concessionária, óleo sempre o Selenia e por ai vai.
Entendo que mesmo se fazendo uma manutenção preventiva, tem certas coisas que acabam acontecendo, no caso da possível borra. Como a mesma, pode ser derivada de combustível 'batizado' e por ai vai.

Minha duvida é: Não queria utilizar flush no motor para remover a borra. Queria saber se tem algum óleo com ação DETERGENTE que possa ser utilizado no carro?
Com isso, o motor iria se limpando gradativamente ao longo das trocas de óleo.
Desde já agradeço pela atenção.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Óleo 15w40 com ação detergente

por vitfaqui » Qui Abr 12, 2012 7:48 pm

Amigo, primeiramente você precisa saber qual a Kilometragem que o seu cunhado trocava o oleo, se for de 15 em 15 mil km pode ter certeza que foi isso que está ocasionando a borra no seu motor, pois pra min isso é coisa de maluco trocar oleo a cada 15 mil kkkk' caso ele troque a cada 7.500km é mais dificil de acontecer mais pode acontecer, pois o recomendado mesmo é 5 mil km no maximo a mesma coisa dos oleo mineral, eu falo isso pois conheço varios donos de retificas conceituadas em São Paulo e todos me falam " Não existe oleo para 10 mil km 15 mil km e etc... no maximo 7 mil mesmo mais todos me recomendam 5 mil km então já fica a dica"

Agora para resolver o seu problema é muito simples amigo pode ficar tranquilo não use de maneira alguma o Flush pois a cagada pode ser pior rsrs, vamos lá...
Compre os 4 L de selenia 15w40 "Esse oleo é a base sintetica mais em testes não divulgados, feito pelo concorrente XXXX ele é 80% Mineral e somente 20% base sintetica, alguns são 60% Mineral e 40% Sintetico ou até mesmo meio a meio..."
Troque o filtro de oleo, e rode 2 mil km isso mesmo rode 2 mil km que você já vai perceber que o seu oleo vai estar bem mais bem pretooo é sinal que ele tá fazendo a sua função a limpeza, troque dnovo oleo e filtro rode mais 3 mil km e troque novamente filtro e oleo, ai sim pode começar a rodar seus 5 mil km que não tera mais problemas te garanto que seu motor vai estar limpinho limpinho isso é experiencia propria e muitas pesquisas rsrs...

Abraços...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Qui Abr 12, 2012 7:53 pm

(=D>) (=D>) (=D>) (=D>)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por hebertoi » Qui Abr 12, 2012 11:58 pm

vitfaqui escreveu:Amigo, primeiramente você precisa saber qual a Kilometragem que o seu cunhado trocava o oleo, se for de 15 em 15 mil km pode ter certeza que foi isso que está ocasionando a borra no seu motor, pois pra min isso é coisa de maluco trocar oleo a cada 15 mil kkkk' caso ele troque a cada 7.500km é mais dificil de acontecer mais pode acontecer, pois o recomendado mesmo é 5 mil km no maximo a mesma coisa dos oleo mineral, eu falo isso pois conheço varios donos de retificas conceituadas em São Paulo e todos me falam " Não existe oleo para 10 mil km 15 mil km e etc... no maximo 7 mil mesmo mais todos me recomendam 5 mil km então já fica a dica"

Agora para resolver o seu problema é muito simples amigo pode ficar tranquilo não use de maneira alguma o Flush pois a cagada pode ser pior rsrs, vamos lá...
Compre os 4 L de selenia 15w40 "Esse oleo é a base sintetica mais em testes não divulgados, feito pelo concorrente XXXX ele é 80% Mineral e somente 20% base sintetica, alguns são 60% Mineral e 40% Sintetico ou até mesmo meio a meio..."
Troque o filtro de oleo, e rode 2 mil km isso mesmo rode 2 mil km que você já vai perceber que o seu oleo vai estar bem mais bem pretooo é sinal que ele tá fazendo a sua função a limpeza, troque dnovo oleo e filtro rode mais 3 mil km e troque novamente filtro e oleo, ai sim pode começar a rodar seus 5 mil km que não tera mais problemas te garanto que seu motor vai estar limpinho limpinho isso é experiencia propria e muitas pesquisas rsrs...

Abraços...

Entendido.. então o negocio é fazer a troca por um óleo normal (selenia).. mas, meio que 'acelerada' durante umas 2 ou 3 trocas.. Com isso, a sujeira que soltar vai ficar no filtro.. :formatura:
Vlw pela dica
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Febezza » Sex Abr 13, 2012 1:21 am

esses flush detonam o motor em vez de limpar, se quer realmente algo eficaz na limpeza de borras, só abrindo o motor
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por VLA » Sex Abr 13, 2012 8:18 am

dependendo da quantidade de borra, eu cogitaria abrir o motor para limpeza.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por tiagocaria » Sex Abr 13, 2012 9:20 am

E nao se esqueça.

mesmo depois desse processo de "trocas aceleradas" a cada troca de oleo, troque tambem o filtro.

uma analogia bem simples de entender que eu gosto muito de usar é a de coar o café a primeira vez em um filtro novo e depois coar o proximo cafe usando o mesmo filtro... fica uma porcaria!

Sao 15 reais a mais na troca que se pagam so pela tranquilidade!
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por vitfaqui » Sex Abr 13, 2012 9:28 am

hebertoi escreveu:
vitfaqui escreveu:

Entendido.. então o negocio é fazer a troca por um óleo normal (selenia).. mas, meio que 'acelerada' durante umas 2 ou 3 trocas.. Com isso, a sujeira que soltar vai ficar no filtro.. :formatura:
Vlw pela dica

Isso mesmo amigo, se vc conseguir trocar 3x o oleo e o filtro sempre a cada troca de oleo, será melhor ainda você vai ver que o seu motor vai ficar limpinho, no meu antigo Stilo eu fiz isso eu abria a tampa do oleo e olhava o vira brequim o bicho chegava a brilhar e aquela cor de ouro amarela nada de preto muito mais muito limpo...

Abraços...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por hebertoi » Sex Abr 13, 2012 11:48 am

tiagocaria escreveu:E nao se esqueça.

mesmo depois desse processo de "trocas aceleradas" a cada troca de oleo, troque tambem o filtro.

uma analogia bem simples de entender que eu gosto muito de usar é a de coar o café a primeira vez em um filtro novo e depois coar o proximo cafe usando o mesmo filtro... fica uma porcaria!

Sao 15 reais a mais na troca que se pagam so pela tranquilidade!

kkkk.. tipo tomar banho e usar a cueca usada uahsuahs :P
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por hebertoi » Sex Abr 13, 2012 11:55 am

vitfaqui escreveu:
hebertoi escreveu:
vitfaqui escreveu:

Vlw pela dica

Isso mesmo amigo, se vc conseguir trocar 3x o oleo e o filtro sempre a cada troca de oleo, será melhor ainda você vai ver que o seu motor vai ficar limpinho, no meu antigo Stilo eu fiz isso eu abria a tampa do oleo e olhava o vira brequim o bicho chegava a brilhar e aquela cor de ouro amarela nada de preto muito mais muito limpo...

Abraços...

Bacana.. vou agilizar isto.. pq abrir o motor.. por enquanto não vai rolar :wink:
Piloto de Atari
Piloto de Atari