Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)
Re: Reservatorio aditivo 1.6 (que barril!)
Já ví umas maquinas que tem uma bomba que força um liquido de limpesa no sistema de arrefecimento.
alguns centros de troca de oleo possuem essa maquina.

alguns centros de troca de oleo possuem essa maquina.

- Velha Guarda
será que a causa dessa lama precoce não seria o uso de água de torneira ?
Tente dar uma pesquisada de leve na CC e descobrir se usaram água comum nas revisões. O recomendado é usar água desmineralizada.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
shadowcps escreveu:será que a causa dessa lama precoce não seria o uso de água de torneira ?Tente dar uma pesquisada de leve na CC e descobrir se usaram água comum nas revisões. O recomendado é usar água desmineralizada.
Ou mistura de diferentes tipos de fluidos (marcas diferentes e composições).
Já ouvi falar de "misturas" que causaram borra.
Comentei que era estranho, pois tive carros que poucas vezes foi aberto o reservatório e o carro foi utilizado por muitos anos e KMetragem acima de 100.000kms, e nunca ficou assim ou perto disso!
Normalmente o vaso expansor fica esbranquiçado, porem não com essa "lama"

- Velha Guarda
O meu está aparentemente normal, mas é recomendável fazer a limpeza a cada ano. Geralmente parece que está limpo mas a sujeira fica por baixo. A limpeza custa uns R$ 80,00 e vale a pena. Todo o sistema é limpo, inclusive o reservatório.
- Piloto de Testes da FIAT
80 da limpeza + o valor do aditivo?
AndreBsB escreveu:O meu está aparentemente normal, mas é recomendável fazer a limpeza a cada ano. Geralmente parece que está limpo mas a sujeira fica por baixo. A limpeza custa uns R$ 80,00 e vale a pena. Todo o sistema é limpo, inclusive o reservatório.
e essa limpeza remove a sujeira que fica, também, no circuito do ar quente mas é claro que considerando a "variável humana de se fazer nas coxas", depende do profissional da CC, uma vez que para o sistema ser todo limpo, é preciso abrir todos os drenos e retirar toda a água velha...

- Moderador
shadowcps escreveu:AndreBsB escreveu:O meu está aparentemente normal, mas é recomendável fazer a limpeza a cada ano. Geralmente parece que está limpo mas a sujeira fica por baixo. A limpeza custa uns R$ 80,00 e vale a pena. Todo o sistema é limpo, inclusive o reservatório.
e essa limpeza remove a sujeira que fica, também, no circuito do ar quente mas é claro que considerando a "variável humana de se fazer nas coxas", depende do profissional da CC, uma vez que para o sistema ser todo limpo, é preciso abrir todos os drenos e retirar toda a água velha...
Esse tipo de serviço nem deixo a concessionária fazer, até porque é muito caro e não limpam o sistema. Apenas trocam. Na revisão dos 45.000km me cobraram R$ 158,00

Tentaram me roubar em várias outras coisas na revisão, que colocam de praxe. Recusei limpeza do ar-condicionado, limpezas de bico e de corpo, além de um serviço caríssimo de martelinho de ouro/polimento. Autorizei a troca da correia dentada, de um tirante da caixa de direção e uma peça da porta do motorista que está fazendo barulho. Saiu meio caro mas agora o carro vai até 60.000km só com gasolina e mais uma troca de óleo e filtros.
- Piloto de Testes da FIAT
Na CC eles apenas esgotam o fluido antigo e colocam o novo? Esperava mais, normalmente as oficinas de autorizadas são bem completas no ferramental.
Não é possível que não possuam as maquinas de limpeza/troca de fluido
Não é possível que não possuam as maquinas de limpeza/troca de fluido
máquina de limpeza de fluido de radiador ? teho quase certeza de que isso não existe. Se as de troca de óleo, que enfiam a sonda por cima do motor e teoricamente ela chega no cárter e suga a sujeira já deixam a desejar, imagina uma que percorra todo o sistema de arrefecimento: muitas curvas, canais de bloco de motor estreitos e de diâmetro pequeno que tornam isso inviável.
A limpeza do sistema exige paciencia e boa vontade, por exigir que se esgote toda a água usada, feche os drenos, encha com água limpa, funcione o motor para que a agua limpa circule e remova a sujeira dos canais do bloco, abra tudo e drene de novo, feche de novo e repita a operação pelo menos mais uma vez e aí, fecha tudo e coloca a aágua desmineralizada aditivada. Só que se o carinha esquecer (e geralmente, esquecem) de girar o controle do ar quente todo para a direita, abrindo o ciruito de ar quente, já compromete a troca, porque ali, naquele trechinho, ficará a água suja que contaminará a nova. Por isso disse antes que, apesar de ser um serviço simples, exige um profissional experiente e paciente, além de honesto. Geralmente eu sempre fiz esse tipo de manutenção em outros carros, mas no Punto ianda não fiz, por ficar com ele pouco mais de 1 ano, mas no 147 1 vez ao ano faço eu mesmo essa limpeza.
A limpeza do sistema exige paciencia e boa vontade, por exigir que se esgote toda a água usada, feche os drenos, encha com água limpa, funcione o motor para que a agua limpa circule e remova a sujeira dos canais do bloco, abra tudo e drene de novo, feche de novo e repita a operação pelo menos mais uma vez e aí, fecha tudo e coloca a aágua desmineralizada aditivada. Só que se o carinha esquecer (e geralmente, esquecem) de girar o controle do ar quente todo para a direita, abrindo o ciruito de ar quente, já compromete a troca, porque ali, naquele trechinho, ficará a água suja que contaminará a nova. Por isso disse antes que, apesar de ser um serviço simples, exige um profissional experiente e paciente, além de honesto. Geralmente eu sempre fiz esse tipo de manutenção em outros carros, mas no Punto ianda não fiz, por ficar com ele pouco mais de 1 ano, mas no 147 1 vez ao ano faço eu mesmo essa limpeza.

- Moderador
shadowcps escreveu:máquina de limpeza de fluido de radiador ? teho quase certeza de que isso não existe.
Shadowvisk...
Apesar de nunca ter usado o sistema, já jí uma maquina para essa finalidade.
São 2 mangueiras de grande diametro. 1 vai ligada na parte inferior do radiador e a outra na saida da bomba de agua.
Acho que a agua é bombeada no sentido inverso.
Deve ter algum produto desincrustante que justifique a recirculação e não o despejo do produto.

- Velha Guarda