Carroceria vibrando (chaqualhando) em 1ª e 2º marcha - EtorQ

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Carroceria vibrando (chaqualhando) em 1ª e 2º marcha - EtorQ

por sdporto » Qua Mai 09, 2012 1:05 pm

Olá pessoal!

Estou com um problema no meu punto 2011 EtorQ 1.6. Quando arranco com o carro, principalmente em subidas, quando esta na 1ª e 2º marcha, em torno dos 2000 RPM, o carro inteiro fica vibrando, como se o carro estivesse chaqualhando, como se o aro estivesse torto, o o pneu com bolha sabe? O problema está relacionado com a tração do motor, pois se eu pisar na embreagem a vibração para. Passando dessa faixa de rotação ou de marcha, ele para de vibrar também.

Levei na concessionária ontem, mostrei o problema para uma pessoa que testa os carros lá, o carro ficou para o mecânico analisar. Porém hoje me falaram que é uma característica do carro, que andaram com outro punto e fazia a mesma coisa.
Sei que isso não é normal, eu tinha um punto 1.4 e não fazia isso. Além disso devem estar tentando me enrolar, pois o carro ainda está na garantia.

Gostaria de saber se alguem tem alguma sugestão do que pode ser, e se alguem do forum tem um EtorQ 1.6 para dizer se percebe esta vibração também.

Esqueci de citar, meu carro está com 10.000 km e trocaram a caixa de direção recentemente na concessionária, que disseram estar com folga.
O problema já acontecia antes dessa troca.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Carroceria vibrando (chaqualhando) em 1ª e 2º marcha - E

por VLA » Qua Mai 09, 2012 1:38 pm

não sei se é o caso, mas motor 16v não tem muita força em giros baixos.... dependendo da situação (inclinação da ladeira, giro do motor, carga no acelerador) a impressão que vc me passa é que teu carro tá apanhando um pouco.

teu carro é zero km? essa falta de força em giro baixo (se esse for o caso) melhora bastante depois do motor amaciado (após uma viagem por exemplo).

outra coisa, verifique se não existe atualização do software da central eletronica pro seu carro.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por sdporto » Qua Mai 09, 2012 6:46 pm

Não é o caso VLA.
O carro tem força sim e sobrando.
A subida que eu me referi não é tão inclinada. Aliás, em retas também apresenta o problema.
O carro tem 10 meses de uso, tem 10.000 km rodados.

Já adianto que não é falta de "Piloto", tenho bastante experiência na direção.

Inclusive a primeira pessoa da concessionária que saiu comigo para mim mostrar o problema, me disse que era um problema inédito para ele. No outro dia, já outra pessoa me atendendo que falaram ser "característica do modelo".

Obrigado pela atenção VLA! Mais alguém para dar um pitáco? (:D)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por sdporto » Qua Mai 09, 2012 8:32 pm

Esqueci de comentar, o carro fica vibrando lateralmente, é como se estivesse balançando de um lado para o outro rapidamente.
É bem diferente de quando ele esta sem força e fica dando solavancos...

E já foi feito o "Telecarregamento" faz pouco mais de 1 mês...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Qui Mai 10, 2012 12:14 pm

movimentação lateral ? :shock: será que alguém na CC verificou coxim de motor ? Esse balanço lateral era comum em carros com motor longitudinal tipo Opalas, Passats e outros. Em motor transversal é a primeira vez que ouço :!:
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por VLA » Qui Mai 10, 2012 4:18 pm

bom, se vc tem certeza que a vibração não é do motor apanhando, eu partiria para os coxins também, como sugeriu o sidnei.

a vibração ocorre tanto com o ac ligado quanto desligado?
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por sdporto » Qui Mai 10, 2012 6:03 pm

É bem estranho mesmo.
Ele faz tanto com ar quanto sem ar ligado.

Tem algum teste que eu possa fazer para saber se tem algum problema no coxim do motor?

Li alguma coisa eu outro tópico sobre o motor estar desalinhado com a carroceria, ou algo assim... existe isso?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Carlos Martins » Qui Mai 10, 2012 7:21 pm

Brother, este negócio de "característica do modelo" é puro papo furado, má vontade mesmo de resolver seu problema, pois o meu é o mesmo modelo do seu a única diferença é que ele é dualogic e não apresenta nenhuma vibração ou "chaqualho"de nenhum tipo e está com 9530Km. Também sugiro que verifique os coxins e se a cc não resolver acione o 0800 da Fiat, afinal, você não tem um carro popular nas mãos. Não desista "desce a lenha" até resolverem.
Mantenha-nos informados.
Boa sorte.
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por wagner.rodolpho » Sex Mai 11, 2012 7:56 am

Sdporto, mesmo problema do meu....

viewtopic.php?f=2&t=19989&p=393652#p393652
Wagner R.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por sdporto » Sex Mai 11, 2012 9:08 am

Poisé, o carro ta parado na CC ainda, vou ligar lá agora e pedir para verificarem os coxins...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo