Conta x computador de bordo
Re: Conta x computador de bordo
Pode crer, toda vez que voce abastecer e zerar o tip, o cb vai marcar de acordo com o tipo de transito rodado. Esperimenta, abastece, zera e pega a estrada, vai dar tipo: 12/14 por litro. Agora faz o mesmo e pega transito pesado, vai cair para 7/9 por litro.
O que e interessante e vc zerar e rodar um circuito misto, ai vai dar uma idéia melhor.
O meu (atractive 1.4) fica em torno de 10/12 por litro.
Abracos.
O que e interessante e vc zerar e rodar um circuito misto, ai vai dar uma idéia melhor.
O meu (atractive 1.4) fica em torno de 10/12 por litro.
Abracos.
ITÁLIA todo original!
- Piloto de Autorama
Re: Conta x computador de bordo
kilinkjr escreveu:Problema no CB? Cara, na medida que você anda, o seu CB vai calculando sua média de consumo. Imagina que você zerou o Trip. Aí andou a noite, com pouco trânsito, por 40 quilômetros e gastou 4 litros. Seu CB vai marcar lá 10km/l de consumo médio. De manhã, você andou mais 20km, só que em um trânsito bem pesado, aí gastou mais 4 litros. Aí, seu CB vai marcar lá 7,5km/l. Essa variação, como você percebe, vai acontecer muuito toda vez no começo (quando você zerar o CB), pois qualquer distância rodada vai influenciar no consumo médio.
Depois de um tempo, com muitos quilômetros rodados no Trip, é que você vai conseguir realmente uma média eficaz do seu consumo! Por isso essa sua conta pode não estar batendo com o CB. Mas, no final das contas, com o tempo, vai igualando e fica a mesma coisa, pode confiar.
Mas é bom continuar fazendo as contas pra ver se não tem realmente algum problema no CB. Uma boa maneira de verificar a eficácia do bicho é ficar ligado na relação autonomia x hodômetro. Se seu carro tá com 15.000km, e a autonomia tá apontando 500km, no final do tanque, veja se você está próximo dos 15.500km.
Mesmo assim deverá dar um resultado parecido com o que você calcular manualmente, independente do trânsito, pois o que está sendo questionado pelo que eu entendi é que se ele faz a média manual e comparar com a média do CB está dando diferença.