Motor 1.6 Essence com barulho estranho

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Motor 1.6 Essence com barulho estranho

por Andre_M » Ter Mai 29, 2012 3:59 pm

Fala pessoal tudo tranquilo?

Seguinte, estava conversando com o VLA por MP (pois ele também possui um Essence 1.6) e ele me aconselhou a abrir um tópico relatando o meu caso a vocês, porque talvez alguém esteja com o mesmo problema que eu, então gostaria de tirar essa dúvida a respeito do nosso querido Essence 1.6 com vocês...

Há um tempo já (cerca de 2 meses) meu Essence vem apresentando um barulho estranho em sua parte dianteira na região do motor, mais precisamento do lado do motorista, e vou lhes dizer quando ele vem apresentando esse barulho...

Ele apresenta esse barulho quando eu acelero muito em marcha alta, com a velocidade baixa e o giro baixo. Vou dar-lhes um exemplo: Se eu sair de um sinal de primeira marcha bem de leve, e já colocar uma terceira e pisar fundo no acelerador, ele apresenta esse barulho, esse barulho é como se fosse uma trepidação contínua no motor, uma espécie de rangido "rrrrrrrrrrrrrrr", parece uma camionete a diesel hahahaha, lógico que não na mesma proporção de altura, diria que é até discreto o barulho, com o som ligado não dá pra ouvi-lo, e o barulho só para quando o giro sobe para uns 3 mil, 4 mil. Ele apresenta esse barulho naquele limite do carro não morrer sabe, quando ele está com o giro bem baixo e você dá aquela pisada até o fundo para ele não morrer ao invés de reduzir marcha... Ele não chega a ficar dando aquela sequência de trancos de quando o carro está quase morrendo mas é o limite de acontecer isso que ele apresenta o barulho, só fiz essa comparação para vocês terem uma idéia do exato momento em que ele vem apresentando o barulho hehehe...

Levei na concessionária semana passada pois meu carro se encontra na garantia ainda, e passaram aquele rastreador nele e não foi encontrado nada, e ainda me disseram que esse barulho é normal, e me perguntaram se eu estava rodando com gasolina? Disse que sim e me justificaram de que como no Brasil a Gasolina está ficando cada vez mais pura no quesito alcool, que era normal apresentar esse barulho e tal, mas não engoli aquela história não e infelizmente como meu tanque ainda não acabou não pude enchê-lo com alcool para ver se sumiria o barulho.

Portanto gostaria de saber se o de vocês apresentaram algo semelhante, se vocês acham normal ou tem idéia do que possa ser pois meu medo é esse carro sair da garantia e vir apresentar um problema em relação a isso posteriormente e os bonitões da concessionária não cobrirem o conserto!

Valeu amigos, fico no aguardo, abraços!
Editado pela última vez por Andre_M em Ter Mai 29, 2012 4:10 pm, em um total de 2 vezes.
Imagem
Tópico do carro: viewtopic.php?f=23&t=17265
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Re: Motor 1.6 Essence com barulho estranho

por qsboy » Ter Mai 29, 2012 4:02 pm

Acho que todo Palio e Punto fazem esse barulho, independente da motorização. No meu faz isso e sempre escuto em carros da fiat por ai!!
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Scorpio » Ter Mai 29, 2012 7:39 pm

Se você abastecer com 100% álcool e o ruído "grilo" sumir ou atenuar bastante o motor do seu carro esta com pré-ignição ou auto-ignição quando abastecido com gasolina e isso não é normal e é extremamente danoso ao motor.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por DeeeJay » Ter Mai 29, 2012 7:46 pm

O Voyage de um amigo meu, o Palio Fire que eu trabalhava e o Celta que eu trabalho também fazem esse barulho.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por sauloaguiar » Ter Mai 29, 2012 9:16 pm

Se eu entendi sua pergunta, isso pra mim é normal. Quando você anda num giro muito baixo qualquer motor vai fazer barulho mesmo, tipo pedindo pra reduzir a marcha. Um exemplo é passar muito lento numa lombada em terceira e não reduzir pra segunda. Você pode atolar o pé que até o carro ganhar giro vai fazer barulho. Já tive problema de motor fazendo barulho no meu Palio, mas era gasolina batizada.
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Carlos Martins » Ter Mai 29, 2012 11:52 pm

Brother, creio que este barulho como o Saulo falou é normal sim, e é bem aquilo que ele disse, baixa rotação você pisar fundo ele vai "grilar", o meu não faz pois é dualogic, logo, ele reduz e deixa o carro na marcha correta para a ocasião. Quem sabe você experimenta diminuir a velocidade reduza para a marcha correta e pisa para ver se fará, depois poste aqui o resultado.
Abço.
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por Andre_M » Qua Mai 30, 2012 9:06 am

Coloquei álcool e o barulho continuou, já marquei outro agendamento para verificar isso aí, posto resultados depois pra vocês... Valeu pela ajuda de todos!
Imagem
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por VLA » Qui Mai 31, 2012 8:36 am

então andre... como comentei contigo, tá parecendo que voce tá deixando o motor apanhar de mais hehehe... tipo, esse motor já nao tem quase nada de torque em baixa, se voce insistir e forçar, é capaz que comece a vibrar ou grilar mesmo...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Andre_M » Sáb Jun 09, 2012 9:43 pm

Pois é pessoal, mais uma vez disseram que é normal, mas dessa vez eu aproveitei e pedi para eles aproveitaram e remapearam a injeção eletrônica, senti que ele melhorou 50%, ficou bem mais rápida a resposta dele, ele andava afogando muito ;)
Imagem
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por shadowcps » Dom Jun 10, 2012 6:39 pm

qualquer carro com motor 4 tempos de qualquer marca, "grila" (pré-ignição, como o Scorpio disse). Para isso éque existe a caixa de marchas e embreagem, para ser usada. Motor 16 v se ressente um pouco mais desse esforço desnecessário, por que está senddo exigido sem estar "cheio" portanto, é sim normal e só posso dizer uma coisa: use um pouco mais a caixa de câmbio, principalmente reduzindo qdo necessário. Seu motor e bolso agradecerão. :mrgreen:
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

Próximo