Motor 1.6 Essence com barulho estranho
Motor 1.6 Essence com barulho estranho
Fala pessoal tudo tranquilo?
Seguinte, estava conversando com o VLA por MP (pois ele também possui um Essence 1.6) e ele me aconselhou a abrir um tópico relatando o meu caso a vocês, porque talvez alguém esteja com o mesmo problema que eu, então gostaria de tirar essa dúvida a respeito do nosso querido Essence 1.6 com vocês...
Há um tempo já (cerca de 2 meses) meu Essence vem apresentando um barulho estranho em sua parte dianteira na região do motor, mais precisamento do lado do motorista, e vou lhes dizer quando ele vem apresentando esse barulho...
Ele apresenta esse barulho quando eu acelero muito em marcha alta, com a velocidade baixa e o giro baixo. Vou dar-lhes um exemplo: Se eu sair de um sinal de primeira marcha bem de leve, e já colocar uma terceira e pisar fundo no acelerador, ele apresenta esse barulho, esse barulho é como se fosse uma trepidação contínua no motor, uma espécie de rangido "rrrrrrrrrrrrrrr", parece uma camionete a diesel hahahaha, lógico que não na mesma proporção de altura, diria que é até discreto o barulho, com o som ligado não dá pra ouvi-lo, e o barulho só para quando o giro sobe para uns 3 mil, 4 mil. Ele apresenta esse barulho naquele limite do carro não morrer sabe, quando ele está com o giro bem baixo e você dá aquela pisada até o fundo para ele não morrer ao invés de reduzir marcha... Ele não chega a ficar dando aquela sequência de trancos de quando o carro está quase morrendo mas é o limite de acontecer isso que ele apresenta o barulho, só fiz essa comparação para vocês terem uma idéia do exato momento em que ele vem apresentando o barulho hehehe...
Levei na concessionária semana passada pois meu carro se encontra na garantia ainda, e passaram aquele rastreador nele e não foi encontrado nada, e ainda me disseram que esse barulho é normal, e me perguntaram se eu estava rodando com gasolina? Disse que sim e me justificaram de que como no Brasil a Gasolina está ficando cada vez mais pura no quesito alcool, que era normal apresentar esse barulho e tal, mas não engoli aquela história não e infelizmente como meu tanque ainda não acabou não pude enchê-lo com alcool para ver se sumiria o barulho.
Portanto gostaria de saber se o de vocês apresentaram algo semelhante, se vocês acham normal ou tem idéia do que possa ser pois meu medo é esse carro sair da garantia e vir apresentar um problema em relação a isso posteriormente e os bonitões da concessionária não cobrirem o conserto!
Valeu amigos, fico no aguardo, abraços!
Seguinte, estava conversando com o VLA por MP (pois ele também possui um Essence 1.6) e ele me aconselhou a abrir um tópico relatando o meu caso a vocês, porque talvez alguém esteja com o mesmo problema que eu, então gostaria de tirar essa dúvida a respeito do nosso querido Essence 1.6 com vocês...
Há um tempo já (cerca de 2 meses) meu Essence vem apresentando um barulho estranho em sua parte dianteira na região do motor, mais precisamento do lado do motorista, e vou lhes dizer quando ele vem apresentando esse barulho...
Ele apresenta esse barulho quando eu acelero muito em marcha alta, com a velocidade baixa e o giro baixo. Vou dar-lhes um exemplo: Se eu sair de um sinal de primeira marcha bem de leve, e já colocar uma terceira e pisar fundo no acelerador, ele apresenta esse barulho, esse barulho é como se fosse uma trepidação contínua no motor, uma espécie de rangido "rrrrrrrrrrrrrrr", parece uma camionete a diesel hahahaha, lógico que não na mesma proporção de altura, diria que é até discreto o barulho, com o som ligado não dá pra ouvi-lo, e o barulho só para quando o giro sobe para uns 3 mil, 4 mil. Ele apresenta esse barulho naquele limite do carro não morrer sabe, quando ele está com o giro bem baixo e você dá aquela pisada até o fundo para ele não morrer ao invés de reduzir marcha... Ele não chega a ficar dando aquela sequência de trancos de quando o carro está quase morrendo mas é o limite de acontecer isso que ele apresenta o barulho, só fiz essa comparação para vocês terem uma idéia do exato momento em que ele vem apresentando o barulho hehehe...
Levei na concessionária semana passada pois meu carro se encontra na garantia ainda, e passaram aquele rastreador nele e não foi encontrado nada, e ainda me disseram que esse barulho é normal, e me perguntaram se eu estava rodando com gasolina? Disse que sim e me justificaram de que como no Brasil a Gasolina está ficando cada vez mais pura no quesito alcool, que era normal apresentar esse barulho e tal, mas não engoli aquela história não e infelizmente como meu tanque ainda não acabou não pude enchê-lo com alcool para ver se sumiria o barulho.
Portanto gostaria de saber se o de vocês apresentaram algo semelhante, se vocês acham normal ou tem idéia do que possa ser pois meu medo é esse carro sair da garantia e vir apresentar um problema em relação a isso posteriormente e os bonitões da concessionária não cobrirem o conserto!
Valeu amigos, fico no aguardo, abraços!
Editado pela última vez por Andre_M em Ter Mai 29, 2012 4:10 pm, em um total de 2 vezes.
- Coordenador Regional
Re: Motor 1.6 Essence com barulho estranho
Acho que todo Palio e Punto fazem esse barulho, independente da motorização. No meu faz isso e sempre escuto em carros da fiat por ai!!
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Se você abastecer com 100% álcool e o ruído "grilo" sumir ou atenuar bastante o motor do seu carro esta com pré-ignição ou auto-ignição quando abastecido com gasolina e isso não é normal e é extremamente danoso ao motor.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
O Voyage de um amigo meu, o Palio Fire que eu trabalhava e o Celta que eu trabalho também fazem esse barulho.
HLX 1.8 viewtopic.php?f=57&t=19900
Se eu entendi sua pergunta, isso pra mim é normal. Quando você anda num giro muito baixo qualquer motor vai fazer barulho mesmo, tipo pedindo pra reduzir a marcha. Um exemplo é passar muito lento numa lombada em terceira e não reduzir pra segunda. Você pode atolar o pé que até o carro ganhar giro vai fazer barulho. Já tive problema de motor fazendo barulho no meu Palio, mas era gasolina batizada.

Brother, creio que este barulho como o Saulo falou é normal sim, e é bem aquilo que ele disse, baixa rotação você pisar fundo ele vai "grilar", o meu não faz pois é dualogic, logo, ele reduz e deixa o carro na marcha correta para a ocasião. Quem sabe você experimenta diminuir a velocidade reduza para a marcha correta e pisa para ver se fará, depois poste aqui o resultado.
Abço.
Abço.
Coloquei álcool e o barulho continuou, já marquei outro agendamento para verificar isso aí, posto resultados depois pra vocês... Valeu pela ajuda de todos!
- Coordenador Regional
então andre... como comentei contigo, tá parecendo que voce tá deixando o motor apanhar de mais hehehe... tipo, esse motor já nao tem quase nada de torque em baixa, se voce insistir e forçar, é capaz que comece a vibrar ou grilar mesmo...
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Pois é pessoal, mais uma vez disseram que é normal, mas dessa vez eu aproveitei e pedi para eles aproveitaram e remapearam a injeção eletrônica, senti que ele melhorou 50%, ficou bem mais rápida a resposta dele, ele andava afogando muito 

- Coordenador Regional
qualquer carro com motor 4 tempos de qualquer marca, "grila" (pré-ignição, como o Scorpio disse). Para isso éque existe a caixa de marchas e embreagem, para ser usada. Motor 16 v se ressente um pouco mais desse esforço desnecessário, por que está senddo exigido sem estar "cheio" portanto, é sim normal e só posso dizer uma coisa: use um pouco mais a caixa de câmbio, principalmente reduzindo qdo necessário. Seu motor e bolso agradecerão. 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador