Fiat Bravo Essence Dualogic Plus
Fiat Bravo Essence Dualogic Plus
A Fiat apresenta nesta sexta-feira (8) em Araxá, em Minas Gerais, a linha 2013 do Bravo, que lança mão de aprimoramentos no câmbio automatizado, agora chamado Dualogic Plus, e da nova versão Sporting para tentar erguer as vendas do modelo entre os hatches médios e, assim, aumentar sua participação na categoria – que hoje é de 9%, mas que chegará a 12%, caso as expectativas da marca sejam alcançadas.
A reestruturação da gama Bravo eliminou a versão Absolute com câmbio manual. Veja abaixo, os preços do Bravo 2013:
Essence (câmbio manual): R$ 53.140
Essence Dualogic Plus (câmbio automatizado): R$ 55.600
Sporting (câmbio manual): R$ 58.140
Sporting Dualogic Plus (câmbio automatizado): R$ 60.600
Absolute Dualogic Plus (câmbio automatizado): R$ 62.140
T-Jet (câmbio manual): R$ 66.280

Versão Sporting
Antes restrita a Palio e Punto, a versão Sporting do Bravo vai pouco além do aspecto visual. De série, o hatch traz teto-solar Skydome, rodas de 17 polegadas, kits aerodinâmicos frontais e laterais, faixas decorativas, ar-condicionado dual zone, direção com assistência elétrica, entre outros. O motor é o mesmo 1.8 16V (130 / 132 cavalos), mas a suspensão, rebaixada em 25 milímetros, vem do T-Jet.
Creeping
O Bravo 2013 é o "embaixador" do novo câmbio Dualogic Plus, que aos poucos será estendido aos demais modelos da Fiat – sem ordem e datas divulgadas, no entanto. Uma das tecnologias incorporadas ao software do câmbio foi a que a Fiat batiza de “Creeping”, que deixa mais dócil o comportamento do carro em manobras. Ao liberar o pé do freio, o carro avança automaticamente para frente ou para trás, sem a necessidade de o motorista acionar o acelerador, o que normalmente – no caso dos automatizados – ocasionava pressão demasiada no pedal e o risco de um toque no carro alheio.

Segundo Claudio Demaria, diretor de Engenharia da Fiat, o mecanismo aplica uma força de 3,5 kgfm de torque, suficiente para movimentar o veículo cuidadosamente em inclinações de até 8% - acima disso, o carro desce naturalmente, sem a força do motor para segurá-lo.
Auto-Up Shift Abort
Até hoje, as retomadas no Dualogic tinham um funcionamento confuso. Numa ultrapassagem em que o motorista pisava mais decididamente no acelerador (o chamado kickdown), o sistema subia uma marcha (já que a rotação do motor estava alta), depois reduzia para a marcha atual e em seguida para uma abaixo.
Exemplo: numa retomada em terceira, o sistema engatava quarta, voltava para terceira e depois acionava a segunda. Com o Auto-Up Shift Abort, a retomada segue direto para uma marcha abaixo.
De terceira para segunda, de quarta para terceira, etc. Em alguns casos, ele reduz duas marchas, conforme a necessidade de força.
Segundo a Fiat, o novo funcionamento economiza quase meio segundo nas retomadas.
Parabolic Gear Shift
Por fim, o câmbio traz o recurso Parabolic Gear Shift que tem a missão de tornar as trocas de marchas – onde os câmbios automatizados de uma embreagem mais são alvejados de críticas – mais suaves. Bastou, segundo a engenharia da fabricante, reduzir gradativamente o torque do motor durante as passagens de marcha.
Na prática
O G1 experimentou um Bravo Essence com câmbio Dualogic Plus brevemente, e pôde confirmar que as promessas da Fiat são, em grande parte, cumpridas. O Creeping realmente foi um alívio nas manobras, livrando o condutor de calcular quanto devia pressionar o acelerador – bastou girar o volante e dosar o freio, como num carro automático convencional.
O Auto-Up Shift Abort também foi eficiente nas retomadas, entendendo que, às vezes, o motorista precisava de até duas marchas abaixo. Já o Parabolic Gear Shift foi competente nas trocas mansas, quando não há pressa. Quando há a necessidade de velocidade, no entanto, os incômodos trancos ainda se fazem presentes.

Fonte: G1- Auto Esporte
A reestruturação da gama Bravo eliminou a versão Absolute com câmbio manual. Veja abaixo, os preços do Bravo 2013:
Essence (câmbio manual): R$ 53.140
Essence Dualogic Plus (câmbio automatizado): R$ 55.600
Sporting (câmbio manual): R$ 58.140
Sporting Dualogic Plus (câmbio automatizado): R$ 60.600
Absolute Dualogic Plus (câmbio automatizado): R$ 62.140
T-Jet (câmbio manual): R$ 66.280

Versão Sporting
Antes restrita a Palio e Punto, a versão Sporting do Bravo vai pouco além do aspecto visual. De série, o hatch traz teto-solar Skydome, rodas de 17 polegadas, kits aerodinâmicos frontais e laterais, faixas decorativas, ar-condicionado dual zone, direção com assistência elétrica, entre outros. O motor é o mesmo 1.8 16V (130 / 132 cavalos), mas a suspensão, rebaixada em 25 milímetros, vem do T-Jet.
Creeping
O Bravo 2013 é o "embaixador" do novo câmbio Dualogic Plus, que aos poucos será estendido aos demais modelos da Fiat – sem ordem e datas divulgadas, no entanto. Uma das tecnologias incorporadas ao software do câmbio foi a que a Fiat batiza de “Creeping”, que deixa mais dócil o comportamento do carro em manobras. Ao liberar o pé do freio, o carro avança automaticamente para frente ou para trás, sem a necessidade de o motorista acionar o acelerador, o que normalmente – no caso dos automatizados – ocasionava pressão demasiada no pedal e o risco de um toque no carro alheio.

Segundo Claudio Demaria, diretor de Engenharia da Fiat, o mecanismo aplica uma força de 3,5 kgfm de torque, suficiente para movimentar o veículo cuidadosamente em inclinações de até 8% - acima disso, o carro desce naturalmente, sem a força do motor para segurá-lo.
Auto-Up Shift Abort
Até hoje, as retomadas no Dualogic tinham um funcionamento confuso. Numa ultrapassagem em que o motorista pisava mais decididamente no acelerador (o chamado kickdown), o sistema subia uma marcha (já que a rotação do motor estava alta), depois reduzia para a marcha atual e em seguida para uma abaixo.
Exemplo: numa retomada em terceira, o sistema engatava quarta, voltava para terceira e depois acionava a segunda. Com o Auto-Up Shift Abort, a retomada segue direto para uma marcha abaixo.
De terceira para segunda, de quarta para terceira, etc. Em alguns casos, ele reduz duas marchas, conforme a necessidade de força.
Segundo a Fiat, o novo funcionamento economiza quase meio segundo nas retomadas.
Parabolic Gear Shift
Por fim, o câmbio traz o recurso Parabolic Gear Shift que tem a missão de tornar as trocas de marchas – onde os câmbios automatizados de uma embreagem mais são alvejados de críticas – mais suaves. Bastou, segundo a engenharia da fabricante, reduzir gradativamente o torque do motor durante as passagens de marcha.
Na prática
O G1 experimentou um Bravo Essence com câmbio Dualogic Plus brevemente, e pôde confirmar que as promessas da Fiat são, em grande parte, cumpridas. O Creeping realmente foi um alívio nas manobras, livrando o condutor de calcular quanto devia pressionar o acelerador – bastou girar o volante e dosar o freio, como num carro automático convencional.
O Auto-Up Shift Abort também foi eficiente nas retomadas, entendendo que, às vezes, o motorista precisava de até duas marchas abaixo. Já o Parabolic Gear Shift foi competente nas trocas mansas, quando não há pressa. Quando há a necessidade de velocidade, no entanto, os incômodos trancos ainda se fazem presentes.

Fonte: G1- Auto Esporte
Re: Fiat Bravo Essence Dualogic Plus
Esse dualogic plus deve ser uma beleza hehe! Espero que venha também no punto, o que é quase 100% provavel!
Punto Sporting 1.8 16v Dualogic - Preto Vesúvio, Blue & Me e Vidros Traseiros elétricos.
Re: Fiat Bravo Essence Dualogic Plus
taciocan escreveu:Esse dualogic plus deve ser uma beleza hehe! Espero que venha também no punto, o que é quase 100% provavel!
Pelo que diz no texto, os modelos dualogic serão contemplados mas......... sem data e quais os modelos, vai saber lá quando.
Re: Fiat Bravo Essence Dualogic Plus
Complicado essa fiat aqui Carlos, infelizmente! Quando essa novela do punto acabar, acho que venha com o novo dualogic!
Punto Sporting 1.8 16v Dualogic - Preto Vesúvio, Blue & Me e Vidros Traseiros elétricos.
Re: Fiat Bravo Essence Dualogic Plus
Pode ser taciocan, apesar de que para mim não fará tanta diferença de imediato pois pretendo ficar uns 3 anos com o meu, pois meu último troquei em um ano e me descaptalizei.
Re: Fiat Bravo Essence Dualogic Plus
Entendo Carlos! O pior que fiz o pedido no meu agora dia 7 e o novo vai ser lançado daqui a pouco kkkkkk! Não poderia adiar a compra, infelizmente! Espero que o meu demore a fabricar e chegue com o novo sabe? Mas de qualquer forma, estou feliz com a compra hehe! Abraços amigo, tudo de bom!
Punto Sporting 1.8 16v Dualogic - Preto Vesúvio, Blue & Me e Vidros Traseiros elétricos.
Re: Fiat Bravo Essence Dualogic Plus
Amigo Tácio, eu penso que o importante é a gente comprar na hora que está com vontade e quando tudo dá certo, quanto à troca de modelo ou vir com algo a mais isso é só um detalhe, afinal, o importante é que você comprou um Punto que é um excelente e lindo carro e com certeza te dará muitas alegrias.Claaaaaro que a gente sempre quer estar com o último modelito né
mas nem sempre é o melhor negócio.
Parabéns pela compra e quando chegar não esqueça de postar as fotos para nos apresentá-lo.
Segure a ansiedade aí.
Abração amigo.

Parabéns pela compra e quando chegar não esqueça de postar as fotos para nos apresentá-lo.
Segure a ansiedade aí.

Abração amigo.
Re: Fiat Bravo Essence Dualogic Plus
kkkkkkkk, realmente Carlos, um carro que foi chutado na Europa, o que se poderá esperar? Estou com a ansiedade a mil kkkkkk e com certeza irei postar as fotos sim amigo! Realmente, independente do punto que vier, estarei muitíssimo contente, afinal é um baita carro! Espero que nossas vidas sejam iluminadas, e quem sabe passamos para um bravo tjet ? Top eim? kkkkkk! Abraços amigo, foi um prazer!
Punto Sporting 1.8 16v Dualogic - Preto Vesúvio, Blue & Me e Vidros Traseiros elétricos.
Re: Fiat Bravo Essence Dualogic Plus
Verdade Tácio, quem sabe o próximo não seja um Bravo e o T-Jet ainda.
O Prazer foi meu, brother.
Abç


O Prazer foi meu, brother.
Abç
Re: Fiat Bravo Essence Dualogic Plus
C
Punto Sporting 1.8 16v Dualogic - Preto Vesúvio, Blue & Me e Vidros Traseiros elétricos.
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