Efeito Punto EVO
Efeito Punto EVO
Adiamento da aposentadoria de Punto e Bravo agrava má situação da Fiat na Europa
Sergio Marchionne, chefão da aliança Fiat-Chrysler, coleciona elogios e amplia seu status de semideus corporativo nos Estados Unidos devido ao saneamento da parte norte-americana do negócio. Na Europa, porém, a situação é outra: cresce a percepção de que a Fiat deu um mau passo ao adiar a renovação de sua linha de carros pequenos e compactos, medida imposta por Marchionne.
O resultado é um forte declínio nas vendas de modelos Fiat nesses segmentos (os principais do mercado europeu), como Punto e Bravo. O primeiro, que é o carro mais vendido da marca de Turim na Europa, perdeu 19,2% de seus emplacamentos em 2011, caindo a 225.261 unidades. O líder Ford New Fiesta atingiu 374.686 unidades. Em breve, modelos como o Peugeot 208 e o novo Clio devem acirrar ainda mais essa briga. A análise é do boletim Automotive News Europe.
Somente em 2012 a participação da Fiat no mercado europeu recuou de 5,6% para 5%.
A publicação lembra que um plano de metas de cinco anos, anunciado pela Fiat em 2010, previa a substituição de Punto e Bravo em 2013. Essa data não vale mais -- embora o ANE afirme que o carro que aposentaria o Punto já está desenhado.
A situação do Bravo é mais grave. Suas vendas despencaram 27,5% em 2011, para 31.814 carros. Seu principal rival no segmento é o Volkswagen Golf, que emplacou 484.956 unidades no mesmo período. Inicialmente, Marchionne pensou em seu substituto como um carro mais alto, com jeito de crossover e inspirado pelo Nissan Qashqai. Mas por ora, diz o ANE, esse plano foi abortado em favor de uma solução mais simples.
A Fiat lança em abril o Viaggio, variação do Dodge Dart voltada ao mercado da China. Trata-se de um sedã, mas uma carroceria hatchback está prevista (supostamente também derivada da plataforma do Alfa Romeo Giulietta, como é o caso do Dart/Viaggio). Este carro seria importado da China pela Europa, aposentando o Bravo.
Enquanto isso, fábricas da Fiat na Itália apresentam altos índices de capacidade ociosa, um reflexo do recuo no mercado automotivo interno, que encolheu 17,7% somente neste ano. As vendas "em casa" são 53% da performance da Fiat na Europa.
Uma conclusão possível, e de UOL Carros: Brasil e China serão centrais nas estratégias da Fiat para os próximos anos, enquanto os EUA perderão importância rapidamente (o fracasso retumbante do Cinquecento por lá tem a assinatura de Marchionne). Nosso país é o segundo mercado mundial para o grupo (primeiro para a marca Fiat). E a China é a China.
fonte: http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/03 ... uropa.jhtm
Opinião: foi mexer no Punto, acabou se ferrando... foi próprio Punto (Grande Punto chamado lá) que fez a Fiat renascer na Itália, depois veio um designer imbecil fez aquele estrago no Punto. Tomara que aqui no Brasil, dê um brake na linha do Punto Atual e porque será um fracasso se acontecer
Sergio Marchionne, chefão da aliança Fiat-Chrysler, coleciona elogios e amplia seu status de semideus corporativo nos Estados Unidos devido ao saneamento da parte norte-americana do negócio. Na Europa, porém, a situação é outra: cresce a percepção de que a Fiat deu um mau passo ao adiar a renovação de sua linha de carros pequenos e compactos, medida imposta por Marchionne.
O resultado é um forte declínio nas vendas de modelos Fiat nesses segmentos (os principais do mercado europeu), como Punto e Bravo. O primeiro, que é o carro mais vendido da marca de Turim na Europa, perdeu 19,2% de seus emplacamentos em 2011, caindo a 225.261 unidades. O líder Ford New Fiesta atingiu 374.686 unidades. Em breve, modelos como o Peugeot 208 e o novo Clio devem acirrar ainda mais essa briga. A análise é do boletim Automotive News Europe.
Somente em 2012 a participação da Fiat no mercado europeu recuou de 5,6% para 5%.
A publicação lembra que um plano de metas de cinco anos, anunciado pela Fiat em 2010, previa a substituição de Punto e Bravo em 2013. Essa data não vale mais -- embora o ANE afirme que o carro que aposentaria o Punto já está desenhado.
A situação do Bravo é mais grave. Suas vendas despencaram 27,5% em 2011, para 31.814 carros. Seu principal rival no segmento é o Volkswagen Golf, que emplacou 484.956 unidades no mesmo período. Inicialmente, Marchionne pensou em seu substituto como um carro mais alto, com jeito de crossover e inspirado pelo Nissan Qashqai. Mas por ora, diz o ANE, esse plano foi abortado em favor de uma solução mais simples.
A Fiat lança em abril o Viaggio, variação do Dodge Dart voltada ao mercado da China. Trata-se de um sedã, mas uma carroceria hatchback está prevista (supostamente também derivada da plataforma do Alfa Romeo Giulietta, como é o caso do Dart/Viaggio). Este carro seria importado da China pela Europa, aposentando o Bravo.
Enquanto isso, fábricas da Fiat na Itália apresentam altos índices de capacidade ociosa, um reflexo do recuo no mercado automotivo interno, que encolheu 17,7% somente neste ano. As vendas "em casa" são 53% da performance da Fiat na Europa.
Uma conclusão possível, e de UOL Carros: Brasil e China serão centrais nas estratégias da Fiat para os próximos anos, enquanto os EUA perderão importância rapidamente (o fracasso retumbante do Cinquecento por lá tem a assinatura de Marchionne). Nosso país é o segundo mercado mundial para o grupo (primeiro para a marca Fiat). E a China é a China.
fonte: http://carros.uol.com.br/ultnot/2012/03 ... uropa.jhtm
Opinião: foi mexer no Punto, acabou se ferrando... foi próprio Punto (Grande Punto chamado lá) que fez a Fiat renascer na Itália, depois veio um designer imbecil fez aquele estrago no Punto. Tomara que aqui no Brasil, dê um brake na linha do Punto Atual e porque será um fracasso se acontecer
Re: Efeito Punto EVO
E u tb não queria que mudasem o visual do nosso atual punto,seria uma tolice irreversível,mas pelas reportagems atuais,será inevitavel uma mudança. 

- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1616
- Registrado em: Sex Mar 02, 2012 11:00 pm
- Localização: ao paulo
Re: Efeito Punto EVO
A mudança no nosso Punto ja é certa de acontecer, mesmo pq ja foi algo definido e concretizado em outros mercados a alguns anos atrás. Eu mesmo vejo Puntos Evos de teste camuflados rodando pelas ruas de Belo Horizonte, então podem esperar essa mudança para este ano ainda.
Agora quanto ao fracaso da Fiat na Europa eu não vejo como culpa do Punto Evo, mas sim como uma promessa não cumprida da Fiat que foi aquele bendido plano de metas em 2010 que a Fiat nunca devia ter anunciado, ela mesma deu corda para se enforcar por lá. Pois falar uma besteira dessas de tirar o Punto e o bravo em 2013 foi a pior cagada... vai colocar oq no lugar? Um crossover em vez de um esportivo?? A Fiat simplesmente se suicidou por la, podiam muito bem manter o nome Punto e Bravo que são referências em esportividade e ir mudando as gerações.
E podem ter certeza que assim que o Punto ou o Bravo morrer la na Europa não dou 4 anos para eles morrerem aqui tbm.
Pura cagada da Fiat!
Sem mais...
Agora quanto ao fracaso da Fiat na Europa eu não vejo como culpa do Punto Evo, mas sim como uma promessa não cumprida da Fiat que foi aquele bendido plano de metas em 2010 que a Fiat nunca devia ter anunciado, ela mesma deu corda para se enforcar por lá. Pois falar uma besteira dessas de tirar o Punto e o bravo em 2013 foi a pior cagada... vai colocar oq no lugar? Um crossover em vez de um esportivo?? A Fiat simplesmente se suicidou por la, podiam muito bem manter o nome Punto e Bravo que são referências em esportividade e ir mudando as gerações.
E podem ter certeza que assim que o Punto ou o Bravo morrer la na Europa não dou 4 anos para eles morrerem aqui tbm.
Pura cagada da Fiat!
Sem mais...
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 118
- Registrado em: Sex Nov 18, 2011 12:50 pm
- Localização: Italia
Re: Efeito Punto EVO
Uma coisa a VW faz bem, manter o nome dos carros.

O Congresso Nacional é um local que:
se gradear vira zoológico, se murar vira presídio, se colocar uma lona em cima vira circo, se colocar luz vermelha vira puteiro, e se der descarga não sobra ninguém.
- Piloto de Kart de feriado
- Mensagens: 1456
- Registrado em: Seg Nov 23, 2009 8:56 pm
- Localização: Cachoeiro de Itapemirim - ES
Re: Efeito Punto EVO
normal... faz tempo que a filial brasileira sustenta a matriz italiana.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Efeito Punto EVO
O efeito EVO agora será no Brasil!!! 

- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1616
- Registrado em: Sex Mar 02, 2012 11:00 pm
- Localização: ao paulo
Re: Efeito Punto EVO
no brasil, caso numa situação hipotética o punto e o bravo fracassem (o bravo já ameaça), a fiat não será tão afetada, pois o forte da marca é carro popular e pickup pequena, e esse mercado ela praticamente domina há mais de 10 anos.
na europa a coisa é diferente pq o carro chefe da marca lá é o punto (grande punto).
na europa a coisa é diferente pq o carro chefe da marca lá é o punto (grande punto).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Efeito Punto EVO
huahuahu... com o lançamento do evo trote aqui.. será questão de tempo para o new fiesta começar a reinar na categoria.. é claro desde que tenham um preço competitivo..
enfim.. como já disse repito.. o bravo é o mico da fiat (isso me lebra o brava, tempra)... feio por fora e punto por dentro.... o único nesta categoria que fez a fiat vender até que bem foi o stilo...
enfim.. como já disse repito.. o bravo é o mico da fiat (isso me lebra o brava, tempra)... feio por fora e punto por dentro.... o único nesta categoria que fez a fiat vender até que bem foi o stilo...
Power...
Re: Efeito Punto EVO
e voces viram omo ficará o novo Fusion ? Rapaz, fiquei de cara com o design. %$# ! será mais um patcha carro by Ford







YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: Efeito Punto EVO
O novo Fusion vem pra derrubar qualquer oponente! Carro lindo OMG!!!!!

O único defeito dele, e que não terei um tão cedo =(((

O único defeito dele, e que não terei um tão cedo =(((
Punto Sporting 1.8 16v Dualogic - Preto Vesúvio, Blue & Me e Vidros Traseiros elétricos.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes