Desempenho Punto Essence 1.6 16V
Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V
Marquinhos_rj escreveu:Sonaglio escreveu:esperem um pouco, o meu carro melhorou MUITO dps dos 5mil km, hj com 12 mil km ele é outro carro, não tem nada a ver com o que era antes...
abç
É assim mesmo. O motor precisa de um tempo para "entrar nos eixos".
E o motorista tb...rs
- Barbeiro de Auto Escola
- Mensagens: 280
- Registrado em: Ter Nov 15, 2011 7:12 am
- Localização: Brasil
Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V
É verdade amigo Mauricio.
Não sei se é o caso dele, nada contra (deixo claro isso ) mas tecnicamente falando você está correto. Muitos não sabem/entendem realmente o funcionamento de um carro e os modos de condução e acabam tendo impressões equivocadas.
Não sei se é o caso dele, nada contra (deixo claro isso ) mas tecnicamente falando você está correto. Muitos não sabem/entendem realmente o funcionamento de um carro e os modos de condução e acabam tendo impressões equivocadas.
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
- Velha Guarda
- Mensagens: 4558
- Registrado em: Qua Out 05, 2011 12:48 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V
Marquinhos_rj escreveu:É verdade amigo Mauricio.
Não sei se é o caso dele, nada contra (deixo claro isso ) mas tecnicamente falando você está correto. Muitos não sabem/entendem realmente o funcionamento de um carro e os modos de condução e acabam tendo impressões equivocadas.
Não tem jeito, para tirar melhor proveito do motor, tanto em consumo e desempenho é preciso se acostumar com o jeito do carro...
- Barbeiro de Auto Escola
- Mensagens: 280
- Registrado em: Ter Nov 15, 2011 7:12 am
- Localização: Brasil
Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V
mauricar escreveu:Marquinhos_rj escreveu:É verdade amigo Mauricio.
Não sei se é o caso dele, nada contra (deixo claro isso ) mas tecnicamente falando você está correto. Muitos não sabem/entendem realmente o funcionamento de um carro e os modos de condução e acabam tendo impressões equivocadas.
Não tem jeito, para tirar melhor proveito do motor, tanto em consumo e desempenho é preciso se acostumar com o jeito do carro...
E como você mesmo citou... " e o motorista tb".
Esse é ponto chave. Tudo gira em torno disso. Os menos experientes ou até já "rodados " de tempo, mesmo algum desses apesar de tanto tempo de carteira ainda sabem muito pouco sobre carros e condução. Sentar e dirigir é "relativamente" facil.
Vide auto escola. Tirar carteira para a maioria (creio) não é tão dificl. Agora dirigir bem, mas bem mesmo, conhecer o carro, saber "porque acontece aquilo quando faço isso" e tudo mais... aí já são outros "500".
Deixo claro antes de mais nada, nada contra ninguém. Por favor. É apenas um comentário.
Mais uma vez grande abraço prezado amigo Mauricio.
Vlw! MRQ!
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
- Velha Guarda
- Mensagens: 4558
- Registrado em: Qua Out 05, 2011 12:48 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V
Boa noite Pessoal..
Frequento este forum há algum tempo, mas sempre consumindo informações que são muito valiosas em sua maioria.
Bom, resolvi contribuir com este tópico porque hoje fiz um testdrive no Punto Essence 2013 com Dualogic e publiquei um review na comunidade do Punto no Orkut. Só para esclarecer, fui fazer o testdrive com um vizinho que tem um Fox i-Motion e utilizamos este carro como base para comparar o desempenho. Por isso eu cito algumas vezes o i-Motion e o meu colega.
O trecho que fala sobre o desempenho segue abaixo:
"5) Agora o motor.. Não sei de onde vem os 115cv e quase 17mkgf de torque que a Fiat anuincia. Ele é muito apático até os 3000rpm. Posso garantir com absoluta certeza que meu 1.4 tem respostas muito melhores até esta rotação. Coloquei o carro no modo manual, cravei o velocímetro em 80km/h e apertei o pé até o fundo na 4ª marcha e a resposta foi deprimente. Para ter uma ideia, não deu para perceber quando eu apertei o pé. O carro parecia não entender que eu empurrei até o talo. Meu colega perguntou: Seu pé está até o fundo? E ele não acreditou quando eu disse que sim.. Na saída do semáforo, o comportamento foi um pouco melhor.. Ele sai vagaroso até chegar nos 3000rpm e aí começa a responder bem. Só que não é aquela resposta que compense a lerdeza dele em baixa. Ele passa a responder como era esperado, e só. A segunda entrou com o carro acima dos 40km/h e aí ele se comportou como esperado para um 1.6 até porque o giro já estava acima dos 4000 (eu acho).
Ou seja, esse motor parece que foi feito para 0-100km/h. No dia a dia ele fica pra trás em quase todas as situações (inclusive de 1.0 leve, com certeza). Aí o cara precisa ficar "esguelando" para conseguir poder de fogo.. Em comparação com o Fox, sinceramente, o Fox não deixa a desejar na aceleração de sáida de semáforo, além de ter retomada excelente em qualquer marcha praticamente.
Estou tentando acreditar que este comportamente seja por causa da baixa quilometragem até porque este será provavalmente o meu próximo carro.
Vou ficar decepcionado se o desempenho continuar assim no dia a dia. Fiquei pensando na subida de uma ladeira mais íngreme, tendo que forçar o motor até os 4000rpm para ter força e subir acelerando.. O i-Motion é só encostar o pé na segunda que ele sobe "cantando pneu"..."
Se quiserem ver o review completo:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?c ... npn=3&nid=" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços
Frequento este forum há algum tempo, mas sempre consumindo informações que são muito valiosas em sua maioria.
Bom, resolvi contribuir com este tópico porque hoje fiz um testdrive no Punto Essence 2013 com Dualogic e publiquei um review na comunidade do Punto no Orkut. Só para esclarecer, fui fazer o testdrive com um vizinho que tem um Fox i-Motion e utilizamos este carro como base para comparar o desempenho. Por isso eu cito algumas vezes o i-Motion e o meu colega.
O trecho que fala sobre o desempenho segue abaixo:
"5) Agora o motor.. Não sei de onde vem os 115cv e quase 17mkgf de torque que a Fiat anuincia. Ele é muito apático até os 3000rpm. Posso garantir com absoluta certeza que meu 1.4 tem respostas muito melhores até esta rotação. Coloquei o carro no modo manual, cravei o velocímetro em 80km/h e apertei o pé até o fundo na 4ª marcha e a resposta foi deprimente. Para ter uma ideia, não deu para perceber quando eu apertei o pé. O carro parecia não entender que eu empurrei até o talo. Meu colega perguntou: Seu pé está até o fundo? E ele não acreditou quando eu disse que sim.. Na saída do semáforo, o comportamento foi um pouco melhor.. Ele sai vagaroso até chegar nos 3000rpm e aí começa a responder bem. Só que não é aquela resposta que compense a lerdeza dele em baixa. Ele passa a responder como era esperado, e só. A segunda entrou com o carro acima dos 40km/h e aí ele se comportou como esperado para um 1.6 até porque o giro já estava acima dos 4000 (eu acho).
Ou seja, esse motor parece que foi feito para 0-100km/h. No dia a dia ele fica pra trás em quase todas as situações (inclusive de 1.0 leve, com certeza). Aí o cara precisa ficar "esguelando" para conseguir poder de fogo.. Em comparação com o Fox, sinceramente, o Fox não deixa a desejar na aceleração de sáida de semáforo, além de ter retomada excelente em qualquer marcha praticamente.
Estou tentando acreditar que este comportamente seja por causa da baixa quilometragem até porque este será provavalmente o meu próximo carro.
Vou ficar decepcionado se o desempenho continuar assim no dia a dia. Fiquei pensando na subida de uma ladeira mais íngreme, tendo que forçar o motor até os 4000rpm para ter força e subir acelerando.. O i-Motion é só encostar o pé na segunda que ele sobe "cantando pneu"..."
Se quiserem ver o review completo:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?c ... npn=3&nid=" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços
- Piloto de Atari
- Mensagens: 11
- Registrado em: Sáb Set 26, 2009 5:57 pm
- Localização: Salvador
Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V
Amigo, na boa, se você achou o i-Motion melhor, não vejo o por que de você comprar o Punto, afinal, compramos o carro que mais nos agrada no geral, pelo menos na grande maioria funciona desta forma. 

Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V
Carlos Martins escreveu:Amigo, na boa, se você achou o i-Motion melhor, não vejo o por que de você comprar o Punto, afinal, compramos o carro que mais nos agrada no geral, pelo menos na grande maioria funciona desta forma.
O problema é que não tem Punto com VHT. Seria um casamento bem melhor na minha opinião.
E outra, não tem VW na mesma faixa de preço com o nível de acabamento e conforto que o Punto oferece. Estes dois fatores eliminam qualquer possibilidade de aquisição de um VW.
Mas, acho extremamente válido colocar para outros interessados que o carro (pelo menos o que eu testei) apresenta um desempenho muito aquém do esperado, pelo menos no circuito urbano.
Como li algumas páginas deste tópico e vi outros usuários reclamando de desempenho e consumo, sou levado a crer que o E.Torq + Punto não teve grande aprovação.
Abraços.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 11
- Registrado em: Sáb Set 26, 2009 5:57 pm
- Localização: Salvador
Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V
Marcov, antes do Punto eu tinha um Palio E-torq 1.6 16V que também comprei 0KM, em baixa rotação também tive a mesma impressão que você, procurei a Cc e me explicaram que no motor 16V isso era uma característica e como era meu 1º carro 16V até que aceitei porém nunca fiquei contente tanto que fiquei um ano somente com ele. Este ano quando comprei o Punto que tem a mesma motorização pude perceber que o Palio deveria ter algo de errado, pois em uma rua que tem um grande aclive quando passava pelo quebra-molas logo tinha que colocar uma 1ªmarcha, hoje quando passo com o Punto mesmo sendo DL ele sobe em 2ªmarcha, embora seja mais pesado que o Palio. Convém deixar claro que não estou querendo vender nada, portanto não tenho motivos para "mascarar" nada, e que no item economia meu Punto não é nada nada econômico, mas não esquento muito, entre desempenho e economia prefiro desempenho. 

Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V
Carlos,
O que tenho percebido pesquisando sobre este motor (minha pesquisa se concentra mais no Punto), é que ele parece sofrer algum tipo de instabilidade na produção, sei lá. Enquanto vejo proprietários totalmente felizes com consumo e desempenho, outros reclamam muito.
De minha parte, para não ficar só na leitura de depoimentos e testes de revista, fui fazer o testdrive.
Na época em que foi lançado fiz o teste num Essence Manual e tive uma má impressão. Aquele vacilo do motor em segunda marcha num engarrafamento ou retomada em baixo giro me deixou bem insatisfeito.
Agora, com o lançamento do Dualogic Plus eu resolvi testar novamente e o resultado eu já postei aqui.
A questão é que tenho um ELX 1.4 e estava buscando um pouco mais de desempenho, algo semelhante ao Polo. Só que te garanto que na cidade o meu 1.4 me dá respostas bem melhores do que esses 1.6 E.Torq que testei. Fora que meu pior consumo com ar-condicionado e congestionamento é 10km/l de gasolina.
O 1.4 não me deixa na mão na cidade porque sobe tudo quando é tipo de ladeira com ar ligado e não nega fogo. O problema deste 1.4 é só na estrada quando você está a 110~120km/h e precisa ultrapassar numa subida, por exemplo. Ele não oferece boa retomada nesses casos.
Fiz o teste na maior expectativa de que encontraria um desempenho bem superior ao meu velho 1.4 de guerra e me decepcionei.
Abs
O que tenho percebido pesquisando sobre este motor (minha pesquisa se concentra mais no Punto), é que ele parece sofrer algum tipo de instabilidade na produção, sei lá. Enquanto vejo proprietários totalmente felizes com consumo e desempenho, outros reclamam muito.
De minha parte, para não ficar só na leitura de depoimentos e testes de revista, fui fazer o testdrive.
Na época em que foi lançado fiz o teste num Essence Manual e tive uma má impressão. Aquele vacilo do motor em segunda marcha num engarrafamento ou retomada em baixo giro me deixou bem insatisfeito.
Agora, com o lançamento do Dualogic Plus eu resolvi testar novamente e o resultado eu já postei aqui.
A questão é que tenho um ELX 1.4 e estava buscando um pouco mais de desempenho, algo semelhante ao Polo. Só que te garanto que na cidade o meu 1.4 me dá respostas bem melhores do que esses 1.6 E.Torq que testei. Fora que meu pior consumo com ar-condicionado e congestionamento é 10km/l de gasolina.
O 1.4 não me deixa na mão na cidade porque sobe tudo quando é tipo de ladeira com ar ligado e não nega fogo. O problema deste 1.4 é só na estrada quando você está a 110~120km/h e precisa ultrapassar numa subida, por exemplo. Ele não oferece boa retomada nesses casos.
Fiz o teste na maior expectativa de que encontraria um desempenho bem superior ao meu velho 1.4 de guerra e me decepcionei.
Abs
- Piloto de Atari
- Mensagens: 11
- Registrado em: Sáb Set 26, 2009 5:57 pm
- Localização: Salvador
Re: Desempenho Punto Essence 1.6 16V
Pois é amigo, mas acredito que esta instabilidade não seja na produção do carro como um todo,.talvez sim na produção do motor quem sabe, pois percebi a diferença do Palio para o Punto e ambos 1.6 16V e repito, o Punto é muito diferente.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes