Punto 1.6 ou 1.8 (motor e-torq)

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Punto 1.6 ou 1.8 (motor e-torq)

por mineirodebh » Ter Ago 14, 2012 12:34 pm

Pessoal, estou para comprar um Punto e a minha preferência é pelo Sporting. Essa escolha é mais em razão de que querer um motor mais forte, pois o 1.8 agora é só na versão Sporting.

Acompanhando o fórum há um tempo, percebo que a maioria do pessoal compra mesmo é o punto 1.6 e-torq e sempre me perguntei o motivo de a galera preferir este motor ao 1.8.

Pesquisando hoje na net, achei no site http://www.noticiasautomotivas.com.br/m ... es-e-torq/ informações sobre o motor 1.8 e-torq. Em um primeiro momento/vídeo diz que o motor é um 1.6 que foi adaptado para ser um 1.8 (acho que isso), que os cilindros tem paredes muito finasm, que não é possível retificá-lo. Depois, em outro vídeo, fala que é possível retificar o motor mas, nos comentários fala que não compraria um.

Enfim, diante desses relatos, gostaria de saber a opinião em geral, o que já leram sobre o assunto, o que é verdade, o que é mentira. Se possível explicar o motivo de a maioria dos Puntos comprados serem 1.6 e não 1.8.

Agradeço.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Punto 1.6 ou 1.8 (motor e-torq)

por shadowcps » Ter Ago 14, 2012 1:44 pm

veja bem, esse lance de paredes muito finas que não permitem retífica é relativo e, vamos e venhamos sinceramente, acho difícil alguem daqui ficar com um carro tanto tempo ao ponto de, antes de comprar, já pensar em retífica. O mesmo foi dito em relação a motores Ford, baseado unica e exclusivamente no motor Zetec (acho que era esse o nome) que vinha nos primeiros Fiesta espanhois, só que esqueceram que os motores eram em bloco de aluminio e que a retífica era, na verdade, diferente da usual ou seja, enquanto motores tradicionais a retífica é feita através de nova usinagem (passando ferramentas que removem material das camisas do bloco de ferro fundido para abrir espaço para novo encamisamento) e no motores Ford eram vendidos kits de camisas/pistões novos que, por serem importados e, sobretaxados pelos impostos, acabaram tornando "inviável" o retrabalho.
Quanto ao motor E-TorQ sem, os 1.8 de fato, usam a base do 1.6 mas com pistões pouco maiores no diâmetro e com bielas mais longas, aumentando o curso então, não é só o uso de pistões de diâmentro maior e o processo é bem similar aos motores FIRE 1.0 e 1.4, que usam praticamente o mesmo bloco mas com pequenas diferenças internas.

O fato de se vender mais 1.6 do que 1.8 é que o 1.6 atende bem na relação peso/potencia do Punto, liberando mais unidades 1.8 para outros produtos mais pesados ou versões / público que prefere carro com uma "tocadinha" a mais, sem esquecer, claro, que para o consumidor brasileiro que paga muito imposto no produto e o salário pago no país, a diferença em $$$ entre um 1.6 e um 1.8 pode ser (e geralmente o é) trocada por acessórios "de luxo".
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por CARLOS LUIS FILHO » Ter Ago 14, 2012 8:43 pm

shadowcps escreveu:veja bem, esse lance de paredes muito finas que não permitem retífica é relativo e, vamos e venhamos sinceramente, acho difícil alguem daqui ficar com um carro tanto tempo ao ponto de, antes de comprar, já pensar em retífica. O mesmo foi dito em relação a motores Ford, baseado unica e exclusivamente no motor Zetec (acho que era esse o nome) que vinha nos primeiros Fiesta espanhois, só que esqueceram que os motores eram em bloco de aluminio e que a retífica era, na verdade, diferente da usual ou seja, enquanto motores tradicionais a retífica é feita através de nova usinagem (passando ferramentas que removem material das camisas do bloco de ferro fundido para abrir espaço para novo encamisamento) e no motores Ford eram vendidos kits de camisas/pistões novos que, por serem importados e, sobretaxados pelos impostos, acabaram tornando "inviável" o retrabalho.
Quanto ao motor E-TorQ sem, os 1.8 de fato, usam a base do 1.6 mas com pistões pouco maiores no diâmetro e com bielas mais longas, aumentando o curso então, não é só o uso de pistões de diâmentro maior e o processo é bem similar aos motores FIRE 1.0 e 1.4, que usam praticamente o mesmo bloco mas com pequenas diferenças internas.

O fato de se vender mais 1.6 do que 1.8 é que o 1.6 atende bem na relação peso/potencia do Punto, liberando mais unidades 1.8 para outros produtos mais pesados ou versões / público que prefere carro com uma "tocadinha" a mais, sem esquecer, claro, que para o consumidor brasileiro que paga muito imposto no produto e o salário pago no país, a diferença em $$$ entre um 1.6 e um 1.8 pode ser (e geralmente o é) trocada por acessórios "de luxo".

Perfeito, a explicação tenho um Punto 1.6 e estou muito satisfeito com o custo/beneficio que o carro me propociona!! Resumindo, anda qnando quero que ande e é econômico quando eu quero que seja ecominico.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rodrigocostamatos » Qua Ago 15, 2012 9:27 am

Cara vá de 1.8 16v !!!

Tenho um punto 1.6 16v e meu pai tem um bravo 1.8 16v o consumo é o mesmo (igualzinho mesmo). O 1.8 tem mais força..... se eu soube que era igual tinha pego 1.8 que é melhor.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Qua Ago 15, 2012 10:29 am

quanto a isso, é verdade, principalmente se voce usa carro carregado, a/c direto e viaja. o torque a mais resulta em economia e silencio

Moderador
Moderador

por mineirodebh » Qua Ago 15, 2012 10:52 am

Valeu pela ótima explicação shadowcps. O meu medo é comprar um carro que não é barato, pelo menos para mim, e o motor não ser resistente (no sentido de quebrar. trincar o bloco...).

Obrigado também Carlos Luis e Rodrigo.

Tô indo mesmo para o 1.8... Tomara que o ipi seja prorrogado, pois estão pedindo até 45 dias para entregar o carro. Se não for, paciência, ou melhor, trabalho! :lol: (:D)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Qua Ago 15, 2012 11:01 am

esqueça a prorrogação do IPI pq depois do caso da GM de SJCampos, que fechará a fábrica, o acordo "miou". Agora, só mais um detalhe e o mais importante: os motores E-TorQ não tem correia dentada e sim, correntes então, as chances de quebrar a correia, bater válvulas e precisar fazer a retífica de cabeçote são muito minimizadas, sem contar a troca periódica da dentada. Parabéns pela opção pelo 1.8. Vale cada centavo pago. :mrgreen:

Moderador
Moderador

por VLA » Qua Ago 15, 2012 3:10 pm

esse é um assunto que me incomoda: o custo de produção do 1.6 e do 1.8 deve ser praticamente o mesmo, e ambos estão na mesma faixa de tributação, mas a montadora aproveita pra tirar mais dinheiro dos tolos brasileiros, é claro, como sempre... ou alguem acha que custa 2500 reais essas diferenças internas minimas entre os motores?

quanto à retifica, dizem que o 1.6 aguenta melo menos 2 sobremedidas, enquanto o 1.8 aguenta uma... mas tem o lance do encamisamento, nao sei na pratica qual seria o limite.

não acho crime pensar em retifica mesmo em carros novos (eu mesmo pensava no ato da compra), pois merdas acontecem (combustivel adulterado, calço hidraulico, falha de oficina/concessionária, etc)... é bom saber que caso dê uma @#%$^&! voce pode aproveitar o motor e nao comprar outro novo por preço absurdo.

quanto à explicação para vender tanto 1.6 é que o 1.8 custava 2500 reais a mais... só isso hehehe... ou voces acham que eu teria comprado o meu com 1.6 se tivesse um 1.8 similar ao lado pelo mesmo preço? ahauahaua :mrgreen:

aquela lenda de que motor maior bebe mais também conta para o mercado... mas para mim não faria a menor diferença, mesmo que bebesse.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por Scorpio » Qua Ago 15, 2012 3:32 pm

No motor 1.6 a taxa de compressão é 10,5:1 e no 1.8 é 11,2:1

Como não abasteço com álcool fiquei com receio que o 1.8 queimando gasolina (20 ~25 % de álcool) pudesse ter pré-ignição ou detonação.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por shadowcps » Qua Ago 15, 2012 3:36 pm

Scorpio, isso não acontece. no início do tópico do YETI! qdo eu fazia as médias, fiz experiências com a mistura em várias proporções de etanol e gasolina, lembra ? E em situação alguma houve pré-ignição. :mrgreen:

Moderador
Moderador

Próximo