Amaciar motor (?)

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Amaciar motor (?)

por VLA » Sex Abr 08, 2011 9:58 am

newton.kamikaze escreveu:Peguei meu punto ontem, e o mecânico disse pra não passar de 5000 rpm nem acima de 120Km/h nos primeiros 3.000km.

ih ja era! com 500km rodados eu ja tava na estrada pegando uma viagem de 5hs + 5hs... numa ultrapassagem passei dos 5000 e dei um pico de 170km/h :mrgreen: acho que nao vale abusar, mas se precisar, pode exigir um pouco do motor sim, caso de uma ultrapassagem por exemplo...

mas dá pra contar nos dedos as vezes até hoje que passei dos 5000rpm com o punto... coisa de 4 ou 5... depois de mais uma viagem, meu motor ja ta bem mais esperto em baixa... to comecando a acreditar que esse negocio de amaciar confere... com 5200km rodados ja esta melhor de passar lombada em 2ª marcha, e consigo manobrar o carro em estacionamentos sem acelerar (só na lenta), coisa que sempre fiz com outros carros mas no inicio o punto apanhava e apagava.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por fausto b. » Sex Abr 08, 2011 10:59 am

Imagem

esse é bom para amaciar rsrsrsrs
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por AndreBsB » Sex Abr 08, 2011 10:46 pm

O meu eu peguei 190km/h no 2º dia com o carro, voltando de viagem. O C3 1.6 16V ficou pra trás. Sem problemas. Só não acho muito bom esgoelar demais nas primeiras marchas no início. De final foi tranquilão. Isso foi há 3 anos e meio atrás. Hoje ando pela mesma rodovia na mesma velocidade. Acho que o desempenho continua igual, nem melhor nem pior. 35.000km rodados.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por VLA » Sáb Abr 09, 2011 5:18 pm

no caso do etorq, que é fraco em baixa, as vezes eu penso se nao é a gente que se acostuma e acha que melhorou... mas hoje eu tava observando, poxa, estava eu fazendo curvinha de esquina em 3ª em subida a 1500rpm e as vezes até um pouco menos, numa boa.... no inicio, quando peguei o carro, essa era uma situacao onde o etorq chiava...

como disse, fiz 2 viagens com o carro... a primeira de 5hs + 5hs e a segunda de 11hs + 8,5hs... sugestao que dou pra galera que tem etorq: coloquem os brinquedos na estrada!!! etorq+estrada vai muito bem diga-se de passagem.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por fausto b. » Seg Abr 11, 2011 7:53 am

16V é feito para estrada mesmo. Mesmo com o comando de válvulas variáveis
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por dayanelimaa » Qua Abr 13, 2011 4:19 pm

olha eu dirijo a semana inteira de boa, quando me estresso piso fundo e eu e meu marido notamos que quando ele pisa no final de semana sempre esticando as marchas o carro faz 11,9 na gasolina e quando eu ando bem devagar o carro faz 9,0 na gasolina, viagei varias vezes com o carro agora ta com 20 mil km's e quando pisava na br uns 140 a 160 direto com duas pessoas o carro desenvolvia bastante, mais noto que a karta marcha nao tem tanta foça como na terceira pra ultrupassar se o teu giro está alto, acho que isso forço o motor e fez ele ser mais rapido, mais nao deu 2 meses andando devagar no maximo 100 na via expressa ele meio que se gasga. Antigamente eu passava a lombadana terceira marcha hoje tenho que fazer isso na segunda. meu marido tem o uno ele fez o mesmo mais notei uma diferença enorme até nos peguinha o uno dele ganha do punto por ele ter usado muito as marchas nos primeiras 20 mil kms! acredito que se vc amaciar tem q anda sempre amaciando pq como moro em floripa sempre tem fila nunca se passa de 100 a nao ser quando pega uma BR coisa que ele sempre faz pois vive viajando!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por PauloR » Qui Abr 14, 2011 1:15 am

Bom pessoal...
eu sei que o motor de Moto é diferente do de carro e talz...

mas a Ducati, por exemplo, ela limita a garantia à rotação do motor.

segundo o pessoal da loja de Verona (IT), a moto tem que nos primeiros 1000km nao passar de 4000RPM.
Dai depois dos 1000 até os 2000 nao pode passa de 5000RPM

pra só dai esticar.... se nao perde a garantia

Faço isso com meus carros, sempre estico depois de 1 mes com o carro mais ou menos, mas nao saio rasgando...
Espero 2, 3 meses pra ver até onde o carro aguenta hahahah

abraços
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por VLA » Qui Abr 14, 2011 8:38 am

PauloR, mas se realmente for assim, essa informação tem que constar (no minimo) no manual do proprietário... o manual nao traz nada sobre isso.

eu também evito no inicio, mas por pura precaução, pq pelo manual ja poderia sair rasgando... só peguei estrada aos 500km por extrema necessidade...
Moderador
Moderador

por Pablo Selva » Dom Out 23, 2011 9:44 am

aí pessoal, quero saber como amaciar o motor do meu punto 1.6 16v para ficar andando bem, alguem tem uma resposta concrete. abraço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mineirodebh » Seg Set 03, 2012 5:58 pm

Sem querer desenterrar o tópico depois de quase um ano....

Alguém aí que comprou o carro nesse intervalo tem mais informações? Sei lá, a FIAT, mecânico de confiança...

Comprei o carro, mas por força maior terei que emplacar em outra cidade, 230 km daqui. Pior é que é a "rodovia da m.or.te", de BH até o Vale do Aço.

Agradeço desde já.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Anterior