Caster & Cambagem
- Velha Guarda
- Mensagens: 4892
- Registrado em: Ter Out 07, 2008 4:09 pm
- Localização: São Paulo
Re: Caster - Cambagem
eduardocandrade escreveu:Bom, já tive outros carros (Palio, gol, uno, 2006) que ja rodaram e cairam muito mais em buracos e nunca tive problema com o caster. Sempe foi feito alinhamento sem problemas.,
Acho que o punto é meio "fragil". Nem cai em buraco de relevancia.
Fazer o que!
Olá Eduardo, estou com o mesmo problema no meu punto. Você conseguiu ajustar e ficou tudo redondo? Dentro dos parametros originais?
Leandro
= == == = = = L! Punto -===


- Piloto de Atari
- Mensagens: 16
- Registrado em: Dom Mar 15, 2009 6:07 pm
- Localização: Monte Mor
Re: Caster - Cambagem
Caramba agora fiquei cabreiro, meu carro tava normal ai sábado coloquei rodas aro 17 e notei esse desalinhamento = o amigo do primeiro caso, amanhã vou levar em uma oficina da minha confiança para ver se é simplesmente o alinhamento pois eu não cai em buraco nenhum que eu me lembre...

Link para o tópico do carro...
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=18405&p=362530#p362530
- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1231
- Registrado em: Sex Out 17, 2008 12:27 am
- Localização: Barueri
Re: Caster - Cambagem
no manual dos carros da fiat tem os valores de caster camber, e sempre que vou fazer alihamento no meu punto verifico os valores se estão dentro dos valores estabelecidos pelo manual, nao autorizo caster nem camber
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 120
- Registrado em: Qua Dez 08, 2010 5:18 pm
- Localização: goiania
Re: Caster - Cambagem
lembrando que o punto tem AJUSTE DE CAMBER RODA DIANTEIRA, nao precisa usar ciborg
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 120
- Registrado em: Qua Dez 08, 2010 5:18 pm
- Localização: goiania
Re: Caster - Cambagem
bbcobra escreveu:lembrando que o punto tem AJUSTE DE CAMBER RODA DIANTEIRA, nao precisa usar ciborg
Tenho um Punto 1.6 igual ao seu e o meu não tem como ajustar a cambagem e câster, só tem ajuste na convergência.
Para quem não sabe o que é cambagem, câster e convergência, ver figura abaixo.

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Caster - Cambagem
desculpe mas vc está errado, tem sim
se vc tirar a roda dianteira vera dois parafusos com porcas que prende a base do amortecedor, folgando ali, se ajusta o camber em relaçao ao pivo , tambem valido para o palio
se vc tirar a roda dianteira vera dois parafusos com porcas que prende a base do amortecedor, folgando ali, se ajusta o camber em relaçao ao pivo , tambem valido para o palio
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 120
- Registrado em: Qua Dez 08, 2010 5:18 pm
- Localização: goiania
Re: Caster - Cambagem
Levei o meu Punto para alinhar na Fiat Amazonas Vila Guilherme - Sampa pois a direção estava fora de posição e foi verificado que a cambagem estava no limite, conversando com o chefe da oficina Sr. Pereira (por sinal bem competente pois demonstrou em várias em outras situações um conhecimento profundo da mecânica do Punto) me informou que poderia soltar os parafusos para tentar deslocar pela folga mas seria um deslocamento mínimo e as vezes nem sai do lugar.
Até onde eu sei o Punto não tem regulagem de cambagem o que é uma pena pois o macaco hidráulico é um “crime” para os amortecedores e rolamentos. Uma solução é utilizar esses parafusos EZCam (ver vídeo abaixo) ou retirando a torre e aumentando os furos de fixação do amortecedor para permitir a modificação do tombamento da roda.
O única marca que permite essa regulagem da cambagem que conheço são as Mercedes (alguns modelos) pois usam uns parafusos excêntricos.
Este vídeo mostra como são os parafusos utilizados para permitir a regulagem sem o uso do macaco hidráulico (cyborg).
Video: http://www.youtube.com/watch?v=ugrwZZbn ... e=youtu.be
Marco (bbcobra), se puder anexar provas fotográficas, vídeos ou alguma informação oficial da Fiat de que existe uma regulagem (original) na cambagem do Punto será de grande valia.
Até onde eu sei o Punto não tem regulagem de cambagem o que é uma pena pois o macaco hidráulico é um “crime” para os amortecedores e rolamentos. Uma solução é utilizar esses parafusos EZCam (ver vídeo abaixo) ou retirando a torre e aumentando os furos de fixação do amortecedor para permitir a modificação do tombamento da roda.
O única marca que permite essa regulagem da cambagem que conheço são as Mercedes (alguns modelos) pois usam uns parafusos excêntricos.
Este vídeo mostra como são os parafusos utilizados para permitir a regulagem sem o uso do macaco hidráulico (cyborg).
Video: http://www.youtube.com/watch?v=ugrwZZbn ... e=youtu.be
Marco (bbcobra), se puder anexar provas fotográficas, vídeos ou alguma informação oficial da Fiat de que existe uma regulagem (original) na cambagem do Punto será de grande valia.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: Caster & Cambagem
eu fiz alinhamento do meu punto e tava 40' de camber, na hora o cara solta os parafusos e poem 20". no palio(g3) que eu tinha a mesma coisa, só se a pancada for super grande
o gol g5 que tinha nao aceitava camber, era fixo mesmo, mas aceitava caster, como eu vi fazer
o gol g5 que tinha nao aceitava camber, era fixo mesmo, mas aceitava caster, como eu vi fazer
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 120
- Registrado em: Qua Dez 08, 2010 5:18 pm
- Localização: goiania
Re: Caster & Cambagem
Se o carro tiver na garantia, o serviço sai gratuito ou nao? o meu seria a convergência...
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 85
- Registrado em: Seg Nov 21, 2011 7:48 pm
- Localização: Natal
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes