Punto TJet com dificuldade de subir a rampa

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Punto TJet com dificuldade de subir a rampa

por sergio.kondo » Sex Out 05, 2012 12:22 am

Olá pessoal. Acabei de adquirir um punto TJet 0Km. O acesso para garagem onde estaciono o carro no prédio onde moro tem uma rampa de aproximadamente 30º e é um local com certa restrição de espaço. Ainda não consegui nenhuma vez subir esta rampa sem que deixe o punto morrer. Piso o acelerador levemente, pois, tenho medo de pisar e o punto disparar num espaço apertado. Tenho o Mille que é 1.0 e não tenho este problema mesmo pisando com a mesma pressão. Na tecla DNA do punto tentei deixar no D que é de maior potência e ocorre o mesmo problema. Alguém tem alguma dica? Será que ele melhora conforme aumenta a quilometragem? A propósito, como é que amacio o motor? Não entendo nada de mecânica do veículo :( .
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Punto TJet com dificuldade de subir a rampa

por Carlos Martins » Sex Out 05, 2012 12:57 am

Amigo, o motor do punto é maior que o do uno, portanto você precisa acelerar um pouco mais ara levantar mais o giro e controle o pé na embreagem que este é oque não deixará o carro disparar, dessa forma o carro não vai apagar.
Para amaciar basta dar uma lida no manual que te ajudará bastante.
Espero ter ajudado.
Abraço.
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por sergio.kondo » Sex Out 05, 2012 2:04 am

Carlos Martins escreveu:Amigo, o motor do punto é maior que o do uno, portanto você precisa acelerar um pouco mais ara levantar mais o giro e controle o pé na embreagem que este é oque não deixará o carro disparar, dessa forma o carro não vai apagar.
Para amaciar basta dar uma lida no manual que te ajudará bastante.

Carlos, obrigado pela dica. Vou tentar aplicar.
Com relação a como amaciar no manual... não encontrei nada. O manual usa o termo 'amaciar' mesmo?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por fernando19 » Sex Out 05, 2012 8:08 am

sergio.kondo

Acho que não existe mais isso de amaciar, as melhoras vão acontecer com o tempo. Leia as recomendações geral de uso (não sei se está escrito assim) que lá deve quer o que fazer.

Quanto à subir a rampa...vai exigir que você reaprenda a controlar o carro pela embreagem. É difícil explicar pela internet mas basicamente você tem que apertar mais o acelerador (pra encher o turbo) e controlar a velocidade com a embreagem. Acho que vai ser questão de costume mesmo, treine numa subida parecida com espaço suficiente.

Ou então tente subir de ré, exige bem menos força do motor pois o Punto é tração dianteira.

Só como curiosidade...quanto tempo você teve que esperar pra faturar o carro? Já estou quase 40 dias esperando, também em São Paulo.

Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por tiagocaria » Sex Out 05, 2012 9:08 am

Só uma correçao...

o DNA nao aumenta a potencia nem o torque...

ele muda o ganho do acelerador eletronico... resposta mais ariscas no modo D com o ganho maior (digamos ao acelerar 25% do pedal ele abre 50% da borboleta), normais no modo N com o ganho = 1 (digamos ao acelerar 50% do pedal ele abre 50% da borboleta) e mais suaves no modo A com ganho menor (digamos ao acelerar 50% do pedal ele abre 25% da borboleta)

Talvez se voce colocar no A (sim. A. é estranho mas faça) voce consiga melhores resultados. é simples a logica...

voce pode acelerar mais no pé (reduzindo a sensaçao de nao estar enchendo o motor) porém a borboleta nao esta aberta proporcionalmente o que evita o carro de disparar como é o seu medo.

teste e veja...
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por VLA » Sex Out 05, 2012 10:52 am

não teho tjet mas imagino que a questão seja:

giro baixo em motor pequeno (1.4) e 16v = torque muito fraco e carro não consegue subir

é característica do carro... tem que pegar o jeito.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por sergio.kondo » Sex Out 05, 2012 9:29 pm

fernando19 escreveu:sergio.kondo

Acho que não existe mais isso de amaciar, as melhoras vão acontecer com o tempo. Leia as recomendações geral de uso (não sei se está escrito assim) que lá deve quer o que fazer.

Quanto à subir a rampa...vai exigir que você reaprenda a controlar o carro pela embreagem. É difícil explicar pela internet mas basicamente você tem que apertar mais o acelerador (pra encher o turbo) e controlar a velocidade com a embreagem. Acho que vai ser questão de costume mesmo, treine numa subida parecida com espaço suficiente.

Ou então tente subir de ré, exige bem menos força do motor pois o Punto é tração dianteira.

Só como curiosidade...quanto tempo você teve que esperar pra faturar o carro? Já estou quase 40 dias esperando, também em São Paulo.

Abraços

Fernando, obrigado pela dica. Sempre tive fobia p/ dirigir, por isso adquiri o veículo tarde. Até tive que fazer curso p/ tirar o medo e numa das aulas a instrutora me levou no lugar deserto e numa rampa. Só que não lembro onde. Só sei que fica em zona oeste. Você conhece algum lugar para treinar que tenha rampa e seja deserto?
Com relação a amaciar... Frequentemente vejo programas de tv sobre auto ou vejo informações na net. Realmente dizem que não há a necessidade de amaciar como antigamente, mas, recomendam não exagerar nos primeiros 500 Km ou 1000 Km. Acho que tem algo a ver com rotação. Como o Mille não tem relógio que mostra rotação não tenho mínima noção sobre ele. Acredito que nos primeiros KM não é recomendável ultrapassar uma certa RPM.
Com relação a aquisição: No dia 28/07/2012 fiz encomenda. No dia 06/09/2012 a vendedora notificou que já estava pronto (ainda estava em MG, mas, só faltava eu confirmar a compra). Como eu usei o consórcio e devido a desincontro de informações demorou mais alguns dias. No dia 14/09/2012 foi faturado e peguei ele no dia 27/09/2012.

Espero que você tenha sorte de pegar o IPI reduzido.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por sergio.kondo » Sex Out 05, 2012 9:34 pm

tiagocaria escreveu:Só uma correçao...

o DNA nao aumenta a potencia nem o torque...

ele muda o ganho do acelerador eletronico... resposta mais ariscas no modo D com o ganho maior (digamos ao acelerar 25% do pedal ele abre 50% da borboleta), normais no modo N com o ganho = 1 (digamos ao acelerar 50% do pedal ele abre 50% da borboleta) e mais suaves no modo A com ganho menor (digamos ao acelerar 50% do pedal ele abre 25% da borboleta)

Talvez se voce colocar no A (sim. A. é estranho mas faça) voce consiga melhores resultados. é simples a logica...

voce pode acelerar mais no pé (reduzindo a sensaçao de nao estar enchendo o motor) porém a borboleta nao esta aberta proporcionalmente o que evita o carro de disparar como é o seu medo.

teste e veja...

Pois é Tiago, eu comecei deixando sempre no A. Depois de várias falhas me 'toquei'... tem que estar no N ou D. Tentei primeiro o N. Não senti nenhuma diferença. Não tive dúvida e coloquei no D e também não senti nenhuma diferença.
Obrigado pelo retorno.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por xinaider » Sáb Out 06, 2012 11:36 am

Pelo que eu já li, esta história de amaciar era forte nos carros da década de 90 para trás pois as peças metálicas que se movimentam no motor não tinham uma exatidão tão grande como hoje a indústria consegue fazer. Coisa de milímetros ou menos que isso. Então, no "passado", podia realmente levar um tempo até que peças se ajeitassem, tivessem suas características definitivas alcançadas. Hoje a indústria fabrica por exemplo 1000 cilindros do mesmíssimo tamanho assim como os pistões que alí vão trabalhar, e assim não há período de adaptação necessário.

Muitos dizem que o consumo ainda se altera com o tempo, particularmente eu não dou muita bola pra isso, mas até acredito que os carros ainda precisam dum período de adaptação sim.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Carlos Martins » Sáb Out 06, 2012 6:36 pm

Galera, não sou um "Expert" em mecânica, mas tenho dúvidas sobre esta questão de não precisar amaciar, pois existe tabta diferença de um carro para outro embora sendo da mesma cilindrada o que me intriga. :wink:
:arrancada:Carlos Martins :arrancada:
"PUNTO, UM IMENSO PRAZER"
ImagemImagem

viewtopic.php?f=57&t=19460
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

Próximo