Mito? Motor mais rodado anda mais..??
8 mensagens
|Página 1 de 1
Mito? Motor mais rodado anda mais..??
Uma dúvida que sempre me ocorreu e sempre há discussões sobre isso
Carro mais rodado anda mais, possui mais torque e final..
Ou... "surra mais o motor,, o famoso termo. amaciar o motor ,,, verdade ou mito?
Pesquisando na internet me deparei com inúmeras respostas de engenheiros relatando que para os atuais motores é realmente um mito mas em experiência própria de vocês, será?
Carro mais rodado anda mais, possui mais torque e final..
Ou... "surra mais o motor,, o famoso termo. amaciar o motor ,,, verdade ou mito?
Pesquisando na internet me deparei com inúmeras respostas de engenheiros relatando que para os atuais motores é realmente um mito mas em experiência própria de vocês, será?
- Roda dura de Auto Escola
Re: Mito? Motor mais rodado anda mais..??
Tecnicamente após uns 10.000kms o carro fica mais "solto".
Mesmo com as modernas tecnologias de usinagem, existe um periodo de "assentamento" das peças moveis.
Porem quando se chega nuns 100.000kms já começa a perder um pouco de força devido as folgas e diminuição da taxa de compressão.
Porem tudo isso depende da forma de se dirigir e das manutenções realizadas.
Isso é o que eu acredito.

Mesmo com as modernas tecnologias de usinagem, existe um periodo de "assentamento" das peças moveis.
Porem quando se chega nuns 100.000kms já começa a perder um pouco de força devido as folgas e diminuição da taxa de compressão.
Porem tudo isso depende da forma de se dirigir e das manutenções realizadas.
Isso é o que eu acredito.

- Velha Guarda
Então se a pessoa dirige digamos que de modo econômico o mesmo veículo andará menos do que um condutor que dirige de forma mais "esportiva" ?
Concordo com o Ferranda, assim como há motivos para melhorar o desempenho com o tempo, também há para piora-lo. Imagino eu que a diferença deve ser imperceptível em muitos casos, não deve variar mais do que 5% para mais ou para menos. Fato é que se a manutenção for mal feita aí sim a 'piora' é sensível.
Se você dirige em rotações mais altas a tendência é que esse 'assentamento' aconteça mais rápido mas não deve ser nada tão expressivo como era antigamente, e é dessa época que vem essa história.
Eu não mudaria meu estilo de direção só por causa disso.
Abraços
Se você dirige em rotações mais altas a tendência é que esse 'assentamento' aconteça mais rápido mas não deve ser nada tão expressivo como era antigamente, e é dessa época que vem essa história.
Eu não mudaria meu estilo de direção só por causa disso.
Abraços
- Piloto de Autorama
Eu me pergunto se com uma certa KM alto 100.000 por exemplo o carro perde potência, digo em cv's ou se até mesmo depois de uma retífica de motor muda alguma coisa.
Em quatro rodas, naqueles testes de rodagem onde pegam um determinado veículo e rodam brasil afora após 60 mil se não me engano o desempenho como aceleração e até frenagem caem em média 2 segundos.. com manutenção obviamente feita 101%
Mas não entendo o porquê..
Mas não entendo o porquê..
Na verdade no teste da quatro rodas existem casos do desempenho e consumo melhorar.
Agora em relação ao pós retífica, Tudo vai depender do que foi feito.
Por exemplo:
- Foi trocado os pistões, colocando um 0,25 e mantendo a parte de cima (cabeçote). Com isso a taxa de compressão será menor.
- Foi mantido os pistões originais e refeita a parte de cima, com isso foi feito um "rebaixo" no cabeçote e a taxa de compressão ficou maior;
- Foi feito um encamisamento na câmara e colocado os pistões originais e feita a parte de cima. Com isso foi mantido a compressão original do motor.
O terceiro método é o que deixa o motor mais próximo possível das características originais.
Ou seja, vai depender de qual procedimento foi feito e claro da mão de obra.
Agora em relação ao pós retífica, Tudo vai depender do que foi feito.
Por exemplo:
- Foi trocado os pistões, colocando um 0,25 e mantendo a parte de cima (cabeçote). Com isso a taxa de compressão será menor.
- Foi mantido os pistões originais e refeita a parte de cima, com isso foi feito um "rebaixo" no cabeçote e a taxa de compressão ficou maior;
- Foi feito um encamisamento na câmara e colocado os pistões originais e feita a parte de cima. Com isso foi mantido a compressão original do motor.
O terceiro método é o que deixa o motor mais próximo possível das características originais.
Ou seja, vai depender de qual procedimento foi feito e claro da mão de obra.

eu não acreditava em amaciamento, mas no caso do etorq o rendimento do carro em baixa melhorou BASTANTE após e primeira e segunda viagens que fiz com o carro.
logo que comprei o carro ele ficava bem manco em baixa, a ponto de reclamar em giro baixo com ac ligado mesmo em locais planos, e nem se quer conseguia manobrá-lo em local plano sem acelerar, coisa que sempre fiz nos meus outros carros... hoje o punto está bem mais experto em todas as situações.
detalhe: nunca dei pau nele e nem se quer chego perto de cortar o giro do motor... o que fez com que ele ficasse mais solto foi simplesmente o fato de viajar longas distancias em velocidades constantes, normalmente em torno de 120km/h.
logo que comprei o carro ele ficava bem manco em baixa, a ponto de reclamar em giro baixo com ac ligado mesmo em locais planos, e nem se quer conseguia manobrá-lo em local plano sem acelerar, coisa que sempre fiz nos meus outros carros... hoje o punto está bem mais experto em todas as situações.
detalhe: nunca dei pau nele e nem se quer chego perto de cortar o giro do motor... o que fez com que ele ficasse mais solto foi simplesmente o fato de viajar longas distancias em velocidades constantes, normalmente em torno de 120km/h.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
8 mensagens
|Página 1 de 1