Mito? Motor mais rodado anda mais..??
8 mensagens
|Página 1 de 1
Mito? Motor mais rodado anda mais..??
Uma dúvida que sempre me ocorreu e sempre há discussões sobre isso
Carro mais rodado anda mais, possui mais torque e final..
Ou... "surra mais o motor,, o famoso termo. amaciar o motor ,,, verdade ou mito?
Pesquisando na internet me deparei com inúmeras respostas de engenheiros relatando que para os atuais motores é realmente um mito mas em experiência própria de vocês, será?
Carro mais rodado anda mais, possui mais torque e final..
Ou... "surra mais o motor,, o famoso termo. amaciar o motor ,,, verdade ou mito?
Pesquisando na internet me deparei com inúmeras respostas de engenheiros relatando que para os atuais motores é realmente um mito mas em experiência própria de vocês, será?
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 417
- Registrado em: Seg Out 10, 2011 11:00 am
- Localização: Santa Maria / RS
Re: Mito? Motor mais rodado anda mais..??
Tecnicamente após uns 10.000kms o carro fica mais "solto".
Mesmo com as modernas tecnologias de usinagem, existe um periodo de "assentamento" das peças moveis.
Porem quando se chega nuns 100.000kms já começa a perder um pouco de força devido as folgas e diminuição da taxa de compressão.
Porem tudo isso depende da forma de se dirigir e das manutenções realizadas.
Isso é o que eu acredito.

Mesmo com as modernas tecnologias de usinagem, existe um periodo de "assentamento" das peças moveis.
Porem quando se chega nuns 100.000kms já começa a perder um pouco de força devido as folgas e diminuição da taxa de compressão.
Porem tudo isso depende da forma de se dirigir e das manutenções realizadas.
Isso é o que eu acredito.


- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: Mito? Motor mais rodado anda mais..??
Então se a pessoa dirige digamos que de modo econômico o mesmo veículo andará menos do que um condutor que dirige de forma mais "esportiva" ?
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 417
- Registrado em: Seg Out 10, 2011 11:00 am
- Localização: Santa Maria / RS
Re: Mito? Motor mais rodado anda mais..??
Concordo com o Ferranda, assim como há motivos para melhorar o desempenho com o tempo, também há para piora-lo. Imagino eu que a diferença deve ser imperceptível em muitos casos, não deve variar mais do que 5% para mais ou para menos. Fato é que se a manutenção for mal feita aí sim a 'piora' é sensível.
Se você dirige em rotações mais altas a tendência é que esse 'assentamento' aconteça mais rápido mas não deve ser nada tão expressivo como era antigamente, e é dessa época que vem essa história.
Eu não mudaria meu estilo de direção só por causa disso.
Abraços
Se você dirige em rotações mais altas a tendência é que esse 'assentamento' aconteça mais rápido mas não deve ser nada tão expressivo como era antigamente, e é dessa época que vem essa história.
Eu não mudaria meu estilo de direção só por causa disso.
Abraços
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 122
- Registrado em: Sáb Ago 18, 2012 5:29 pm
- Localização: São Paulo
Re: Mito? Motor mais rodado anda mais..??
Eu me pergunto se com uma certa KM alto 100.000 por exemplo o carro perde potência, digo em cv's ou se até mesmo depois de uma retífica de motor muda alguma coisa.
Re: Mito? Motor mais rodado anda mais..??
Em quatro rodas, naqueles testes de rodagem onde pegam um determinado veículo e rodam brasil afora após 60 mil se não me engano o desempenho como aceleração e até frenagem caem em média 2 segundos.. com manutenção obviamente feita 101%
Mas não entendo o porquê..
Mas não entendo o porquê..
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 417
- Registrado em: Seg Out 10, 2011 11:00 am
- Localização: Santa Maria / RS
Re: Mito? Motor mais rodado anda mais..??
Na verdade no teste da quatro rodas existem casos do desempenho e consumo melhorar.
Agora em relação ao pós retífica, Tudo vai depender do que foi feito.
Por exemplo:
- Foi trocado os pistões, colocando um 0,25 e mantendo a parte de cima (cabeçote). Com isso a taxa de compressão será menor.
- Foi mantido os pistões originais e refeita a parte de cima, com isso foi feito um "rebaixo" no cabeçote e a taxa de compressão ficou maior;
- Foi feito um encamisamento na câmara e colocado os pistões originais e feita a parte de cima. Com isso foi mantido a compressão original do motor.
O terceiro método é o que deixa o motor mais próximo possível das características originais.
Ou seja, vai depender de qual procedimento foi feito e claro da mão de obra.
Agora em relação ao pós retífica, Tudo vai depender do que foi feito.
Por exemplo:
- Foi trocado os pistões, colocando um 0,25 e mantendo a parte de cima (cabeçote). Com isso a taxa de compressão será menor.
- Foi mantido os pistões originais e refeita a parte de cima, com isso foi feito um "rebaixo" no cabeçote e a taxa de compressão ficou maior;
- Foi feito um encamisamento na câmara e colocado os pistões originais e feita a parte de cima. Com isso foi mantido a compressão original do motor.
O terceiro método é o que deixa o motor mais próximo possível das características originais.
Ou seja, vai depender de qual procedimento foi feito e claro da mão de obra.

Re: Mito? Motor mais rodado anda mais..??
eu não acreditava em amaciamento, mas no caso do etorq o rendimento do carro em baixa melhorou BASTANTE após e primeira e segunda viagens que fiz com o carro.
logo que comprei o carro ele ficava bem manco em baixa, a ponto de reclamar em giro baixo com ac ligado mesmo em locais planos, e nem se quer conseguia manobrá-lo em local plano sem acelerar, coisa que sempre fiz nos meus outros carros... hoje o punto está bem mais experto em todas as situações.
detalhe: nunca dei pau nele e nem se quer chego perto de cortar o giro do motor... o que fez com que ele ficasse mais solto foi simplesmente o fato de viajar longas distancias em velocidades constantes, normalmente em torno de 120km/h.
logo que comprei o carro ele ficava bem manco em baixa, a ponto de reclamar em giro baixo com ac ligado mesmo em locais planos, e nem se quer conseguia manobrá-lo em local plano sem acelerar, coisa que sempre fiz nos meus outros carros... hoje o punto está bem mais experto em todas as situações.
detalhe: nunca dei pau nele e nem se quer chego perto de cortar o giro do motor... o que fez com que ele ficasse mais solto foi simplesmente o fato de viajar longas distancias em velocidades constantes, normalmente em torno de 120km/h.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 5 visitantes