Punto 1.6 X Focus 1.6

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Punto 1.6 X Focus 1.6

por Alexandre_F_J » Seg Nov 26, 2012 11:34 am

Olá a todos.

Para quem já dirigiu ou já teve um Focus 1.6 (do novo ou do antigo): Como fica o Punto 1.6 se comparado a ele, sobretudo quanto ao desempenho do motor e posição de dirigir? E a estabilidade de Focus é mesmo tudo aquilo que dizem?

Valeu!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Punto 1.6 X Focus 1.6

por Ca91 » Seg Nov 26, 2012 12:08 pm

Cara eu n sei o focus, mais tenho 1.6 voyage da volks anda muitissimo bem dizem ser os melhores 1.6 do mercado, nessa faixa de preço.

Meu punto essence 1.6 está com 500km e estou começando agora colocar o pézinho na tabua, e senti que de saida nao é tao forte, mais após uns 3,5 4 mil giros o carro fica bem forte....

é que é naquelas motor 1.6 8v é superior de saida, 1.6 16v sem comando variavel peca um pouco na saida, mas acredito que nao vá se decepcionar...
Kit creative 3, sensor de estacionamento.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por danielcingano » Seg Nov 26, 2012 6:55 pm

Focus é outro nível de carro, para mim não dá para comparar ele com o punto.
Melhor motor (Sigma no modelo novo), melhor espaço, melhor acabamento, melhor mecânica, mais mimos (como espelhos iluminados, luz de leitura para o passageiro)
E lógico que visualmente o modelo antigo deixe a desejar em relação ao punto, mas o modelo novo é muito show.
Imagem
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Ca91 » Seg Nov 26, 2012 7:15 pm

é tem dessa tb, focus é outra segmento e faixa de preço....
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Rodrigocruzeiro » Seg Nov 26, 2012 7:38 pm

Na moral, cheguei a comparar o Focus com o Punto, e apesar de ser de um segmento "acima", achei que o custo-benefício não compensa.
O motor na verdade é inferior (109/ 115cv contra 115/ 117cv do Punto 1.6), não vi deferenças em relação à qualidade do acabamento, os "mimos" são mais ou menos a mesma coisa, vai da preferência, porém achei os do Punto mais a minha cara (logo push, filete de led no painel e maçanetas, posição de dirigir, etc....) Os melhores mimos que encontrei no Focus eram opcionais, o 1.6 básico não sai muito completo pelo preço que cobram, ao meu ver.
O visual é questão de gosto, mas nem pensei nisso, já que ambos são lindos. E as mesmas impressões que tive do Focus, tive do 308 (1.6 básico), mas esse sim achei que tinha acabamento e motor (115/122cv) superiores. O problema é manutenção, revenda e assistência famosas por serem caras e ruins (nunca comprovei por mim mesmo, nunca tive carros da marca).

Minha conclusão foi a seguinte: o Focus realmente tem espaço superior, a maioria o acha mais "carro" que o Punto, a estabilidade é famosa (mas a do punto tb é... Não sei qual é melhor, pois não tenho dados quantitativos sobre isso, ou seja: só sei do disse-me-disse), é uma delícia de dirigir, conjunto mecânico muito bom, MAS nada tão superior ao punto pra justificar o preço mais alto. Venceria se fosse o mesmo preço, mas com o valor que pagaria num Focus 1.6 "pelado", levei um Punto Sporting (que já vem bem completo mesmo sem opcionais) acrescentando teto solar e alarme.

Claro que o Punto é melhor para solteiros, ou casais sem filhos, pois não é espaçoso e seu porta-malas é bem pequeno, mas raramente ando com pessoas no banco de trás, nem preciso de vidros elétricos na traseira, pois eles pegariam ferrugem pelo desuso, hehehehe!

Costumo escrever muito, mas espero ter ajudado um pouco. (:D)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por danielcingano » Seg Nov 26, 2012 8:41 pm

Não é porque o motor tem menos potência que ele se torna inferior.

"O motor Sigma traz uma série de avanços. Primeiro motor flex com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, é leve, durável, econômico e produz baixo nível de ruído e emissões. Ele faz parte de uma nova plataforma global da Ford, lançada no mercado europeu em 2008 e produzida hoje em nove fábricas em quatro continentes."
Além da resposta ser mais linear que a do e-torq, o Sigma já entrega 80% do torque em 1500 RPM.

Se fosse comparar o Bravo com o Focus até td bem, mas com o punto não dá.
Imagem
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Ca91 » Seg Nov 26, 2012 9:59 pm

Qual valor de entrada? do focus? 52 paus? 1.6?

Ao meu ver partiria pro punto tjet nessa faixa, motor superior acredito eu né, estilo mais jovial e fora que tem a opçao de por um tetinho ruleta!

E eu nao ligo muito pra tamanho, ando maioria das vezes sózinho, se quer espaço acho mais facil comprar um sofá 6 lugares e ficar la confortavelzão!
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Alexandre_F_J » Ter Nov 27, 2012 12:58 am

Um Focus 1.6 usado, por volta de 2011, está na faixa do Punto 1.6 novo (uns 42 mil).

Mas eu gostava mais do Old Focus, pois o (New) Focus ficou muito grandalhão e pesado pro meu gosto... apesar de que não cheguei a dirigir um.

De qualquer forma, minha curiosidade é porque tem gente que fala que o Punto 1.6 é fraco em baixa... mas o (New) Focus 1.6, sendo 16V e pesando 100 kg a mais que o Punto, esse sim deve ser bem pior ... ou não?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Rodrigocruzeiro » Ter Nov 27, 2012 2:07 am

danielcingano escreveu:Não é porque o motor tem menos potência que ele se torna inferior.

"O motor Sigma traz uma série de avanços. Primeiro motor flex com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio, é leve, durável, econômico e produz baixo nível de ruído e emissões. Ele faz parte de uma nova plataforma global da Ford, lançada no mercado europeu em 2008 e produzida hoje em nove fábricas em quatro continentes."
Além da resposta ser mais linear que a do e-torq, o Sigma já entrega 80% do torque em 1500 RPM.

Se fosse comparar o Bravo com o Focus até td bem, mas com o punto não dá.

Não é bem assim... Motor é pro carro andar, não? Pois então: esse anda menos que o punto. Entrega torque em baixa? Bom, o Fusca também, além disso, acho que o escalonamento das marchas (mais curtas até a terceira, se não me engano) ajuda um pouco. O nível de ruídos baixo só a Ford viu "Com o carro parado e o câmbio em ponto- morto – sem ruídos advindos da carroceria (aerodinâmicos) ou dos pneus (mecânicos) –, medimos 40,3 decibéis no Focus e 37,7 no rival Golf." - quatro rodas. Além disso, o 0 a 100 é de quase 13 segundos e o consumo é De 6,8 (cidade) a 9,2 (estrada) no álcool.

Anda menos, bebe igual, não é silencioso como diz ser, e cobra preço de 1.8 só pelo tamanho (a única coisa que o coloca num segmento superior ao punto, na MINHA opinião. Bom, Kombi também é grande...)

O conceito de superioridade é algo muito difícil de definir: é potência, silêncio, economia, durabilidade ou material usado? Uma bicicleta elétrica é superior a um motor de ferrari em 2 dos itens citados, mas o sigma é superior só no material usado, nem se sabe ainda se é mais durável que o e-torq. Acho que a Ford tem que melhorar muito, pois fica difícil pro Focus brigar até com peixe pequeno (assim como o VW Golf, que só vende pela dirigibilidade e pela fé cega do brasileiro na VW).

No final das contas, continuo achando o e-torq superior. O Sigma ficou na propaganda
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por lucassmenezes » Ter Nov 27, 2012 6:00 am

torque do fusca e tamanho da kombi, showww. Um bom inicio de dia com risadas...

Agora uma boa verdade = fé cega do brasileiro na VW.

VW tenho que me rir, em vendas os opcionais deles vão do retrovisor do carona e se chorar muito um jogo de tapetes... Imaginem que ia comprar um fox antes do Punto e queria um protetor de carter de brinde, como desculpa relataram que não instalam o protetor porque em acidentes pode prejudicar o motorista. Pode??

:P :P :P :P (=D>) (=D>)
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Próximo