[How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustível
[How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustível
Bem galera, estava eu aqui em casa fazendo NADA quando lembrei que o marcador de combustivel do meu carro estava marcando sempre vazio e nao, nao era falta de vergonha de encher o tanque!
O Sensor de Nível ou o sensor da Boia do tanque foi pro espaço!
Resolvi trocar e fazer um tutorial para meus companheiros de forum verem que nao é tao dificil e também pq achei um absurdo a concessionaria me cobrar cerca de 350 reais para fazer o reparo sem nem olhar meu carro e no orçamento constava a boia e um chicote novo
Entao, sem mais delongas, aí vai o tutorial!
Primeiramente, duas dicas:
Primeira, abra o bocal do tanque para reduzir a pressao do vapor do combustivel:

Depois, para facilitar o acesso ao local, remova o encosto de cabeca central pq assim o banco trava propriamente atras do dianteiro uma vez rebatido:

O sintoma:

Remova os pinos trava (desenrosque como um parafuso, da pra ir com a mao mesmo) que ficam proximos a porta do veiculo. Isso garante que o carpete se dobre por sobre o banco e de 100% de acesso ao local desejado.

Voce verá uma tampa redonda preta. ali fica a bomba de combustivel e a boia. Remova a tampa preta com ajuda de uma chave de fenda. é um encaixe por pressao. Basta enfiar a chave e forçar para cima como a tampa de uma lata de tinta.


Voce verá a bomba cheia de sujeira. Desconecte os tubos de combustivel e o conector. (haverá retorno de combustivel mas isso é normal! sai um pouco e para depois.)


Voce deve remover os 12 parafusos (7mm) presentes na tampa (que podem ser vistos sobre a tampa preta na imagem anterior) para acessar a bomba de combustivel. Por vezes as peça ficam agarradas tanto pela presença do anel de borracha vedando como pela sujeira presente. basta algumas pancadinhas e alavancadas com a chave de fenda que sai tranquilo.

Remova o conector que está ligado a parte preta e use a chave de fenda para empurrar a parte preta para cima. (a parte preta é o sensor de nivel que ta com pau!)

Remova também as borrachas de vedaçao que estao no conector e coloque as novas que acompanham o produto. Voce vera que elas entra com mais dificuldade que as outras sairam. Recoloque o sensor no conjunto da bomba e religue o conector.


Agora está pronto, basta voltar a bomba pro lugar, recolocar a tampa, prender os 12 parafusos, conectar os tubos e o chicote e ver seu marcador funcionando!
O Sensor de Nível ou o sensor da Boia do tanque foi pro espaço!
Resolvi trocar e fazer um tutorial para meus companheiros de forum verem que nao é tao dificil e também pq achei um absurdo a concessionaria me cobrar cerca de 350 reais para fazer o reparo sem nem olhar meu carro e no orçamento constava a boia e um chicote novo
Entao, sem mais delongas, aí vai o tutorial!
Primeiramente, duas dicas:
Primeira, abra o bocal do tanque para reduzir a pressao do vapor do combustivel:

Depois, para facilitar o acesso ao local, remova o encosto de cabeca central pq assim o banco trava propriamente atras do dianteiro uma vez rebatido:

O sintoma:

Remova os pinos trava (desenrosque como um parafuso, da pra ir com a mao mesmo) que ficam proximos a porta do veiculo. Isso garante que o carpete se dobre por sobre o banco e de 100% de acesso ao local desejado.

Voce verá uma tampa redonda preta. ali fica a bomba de combustivel e a boia. Remova a tampa preta com ajuda de uma chave de fenda. é um encaixe por pressao. Basta enfiar a chave e forçar para cima como a tampa de uma lata de tinta.


Voce verá a bomba cheia de sujeira. Desconecte os tubos de combustivel e o conector. (haverá retorno de combustivel mas isso é normal! sai um pouco e para depois.)


Voce deve remover os 12 parafusos (7mm) presentes na tampa (que podem ser vistos sobre a tampa preta na imagem anterior) para acessar a bomba de combustivel. Por vezes as peça ficam agarradas tanto pela presença do anel de borracha vedando como pela sujeira presente. basta algumas pancadinhas e alavancadas com a chave de fenda que sai tranquilo.

Remova o conector que está ligado a parte preta e use a chave de fenda para empurrar a parte preta para cima. (a parte preta é o sensor de nivel que ta com pau!)

Remova também as borrachas de vedaçao que estao no conector e coloque as novas que acompanham o produto. Voce vera que elas entra com mais dificuldade que as outras sairam. Recoloque o sensor no conjunto da bomba e religue o conector.


Agora está pronto, basta voltar a bomba pro lugar, recolocar a tampa, prender os 12 parafusos, conectar os tubos e o chicote e ver seu marcador funcionando!
Punto Sporting 1.8 Flex
- Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1531
- Registrado em: Qui Fev 05, 2009 9:03 am
- Localização: BH
Re: [How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustível
Muito bom esse do you yourself!!!!






"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Re: [How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustível
Putz, e eu paguei uma notinha pra trocar o meu!!! Achava que o serviço era mais trampo!
Parabens pelo tuto...
Parabens pelo tuto...
Punto Sporting
Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1152
- Registrado em: Qui Fev 21, 2008 12:39 am
- Localização: Campo Largo
Re: [How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustível
O meu também tá precisando trocar. Me cobraram R$ 130,00 em uma loja específica "Só bóias" e a peça original. Acho que o preço tá bom porque não tenho o mínimo jeito de mexer no carro, mesmo com esse excelente tutorial.
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
Re: [How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustível
Galera, podem ver pelo relogio do carro que demorei 2 horas.
Mas isso pq eu toda hora parava pra atender celular, tirar foto bem explicativa, parei um tempinho bom. O trabalho mesmo entre sair, comprar a peça (que custou 68 reais) desmontar e remontar nao passou de 1:20h
ps.: a loja na qual comprei fica a cerca de 9km da minha casa... por isso 1 hora de serviço dá tranquilo!
Mas isso pq eu toda hora parava pra atender celular, tirar foto bem explicativa, parei um tempinho bom. O trabalho mesmo entre sair, comprar a peça (que custou 68 reais) desmontar e remontar nao passou de 1:20h
ps.: a loja na qual comprei fica a cerca de 9km da minha casa... por isso 1 hora de serviço dá tranquilo!
Punto Sporting 1.8 Flex
- Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1531
- Registrado em: Qui Fev 05, 2009 9:03 am
- Localização: BH
Re: [How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustí
Olá Tiago. Valeu pelo tutorial amigo, me ajudou bastante. A bóia do meu Punto tava com problema e a peça me custou R$90,00(original). O mecânico mais em conta que achei me cobrou R$100,00 pelo serviço dizendo que dava muito trabalho. Lembrei do site e vim dar uma pesquisada, aí achei seu post ensinando a trocar a bóia. Foi muito fácil trocá-la e economizei R$100,00 da mão-de-obra. Obrigado.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 1
- Registrado em: Dom Set 20, 2009 2:40 am
- Localização: São Luis - MA
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 188
- Registrado em: Qui Jul 14, 2011 1:52 pm
- Localização: Brasil
Re: [How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustí
Parece que sim a menos pela curva no meio da haste.
isso pode ter sido adaptação da época que aumentaram a capacidade do tanque do punto para 60 litros.
eu iria na CC, pediria para ver a peça e anotaria o part number.
naquele anuncio tem o PN... se bater, veja o que mais lhe convém...
isso pode ter sido adaptação da época que aumentaram a capacidade do tanque do punto para 60 litros.
eu iria na CC, pediria para ver a peça e anotaria o part number.
naquele anuncio tem o PN... se bater, veja o que mais lhe convém...
Punto Sporting 1.8 Flex
- Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC

- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1531
- Registrado em: Qui Fev 05, 2009 9:03 am
- Localização: BH
Re: [How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustí
troquei do meu em uma oficina aqui em recife , o serviço todo deu 150 com mao de obra e a peça =)

- Piloto de Autorama
- Mensagens: 188
- Registrado em: Qui Jul 14, 2011 1:52 pm
- Localização: Brasil
Re: [How to] Trocando marcador (sensor) de nível de combustí
Ótimo tutorial Tiago... vai me ajudar bastante, ... mas como saber se o problema é no sensor ? Aqui no meu, o ponteiro não chega a faixa vermelha e a gas zera!!
- Piloto de Atari
- Mensagens: 1
- Registrado em: Ter Jun 11, 2013 10:08 pm
- Localização: monte mor
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes