Instalação de Freio a disco na roda traseira.

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Instalação de Freio a disco na roda traseira.

por adryano cabral » Qua Jan 16, 2013 5:50 pm

Galera sempre foi meu sonho ter um carro com freio a disco nas quatro rodas.
já havia pesquisado aqui e tinha visto que um membro já tinha colocado um eixo completo de Tjet em um Punto 1.4.
Então comecei minha pesquisa pois queria fazer o mais barato possível e sem perder ou danificar meu ABS que tem nas quatro rodas mesmo as rodas de traz
sendo freios à Tambor, são ABS. (EX. As Hilux são Tambor com ABS), Então pesquise em site de peças da FIAT e descobri que a referencia que é o numero
de identificação do cubo de roda do Punto Tjet era o mesmo do Sporting com ABS ou seja a mesma peça, então fiquei tranquilo pois já sabia que a leitura do ABS é feita através da rotação do cubo de roda.

Agora falta só achar os Discos, e um belo dia um amigo aqui do Fórum me avisou de um Tjet desmanchando, fui comprei todo o conjunto por R$ 300,00
(muito Barato pelo quanto tinha sido usado pois não avia nem rebarbas nos discos) Então eu mesmo os instaleis, com minhas próprias mão depois de ouvir de um mecânico que aquilo era complicado fazer adaptação e pepe e papa...
Muito mais simples do que parece.
Como o conjunto veio completo com manga de eixo rolamentos pinças discos e pastilhas e até os sensores do ABS foi só tirar os 4 parafusos que seguram no eixo amaçar a alça de ficção do antigo cabo do freio de mão pois o com tambor é mais longo, e com jeito refazer os caminhos das tubulações de fluido de freio com a mão mesmo se faz isso e pronto.

tive que trocar o cabo do freio de mão pois o encaixe é diferente, (paguei R$ 102.00 no par) que mais uma vez, eu mesmo instalei apos chegar, depois de 15 dias de espera da CC.

Minha dica é que for perfeccionista como eu, coloque o eixo inteiro por causa dos suportes dos cabos de ABS, Freio demão e tubulações do Fluido de Freio.
As conexões são as mesma e encaixam perfeitamente, a questão mesmo a só de estética pois os suporte ficam em posições diferentes (mas eu dei um jeito de por elas onde eu queria)kkkk

Antes :

Imagem

depois

Imagem

Esse são os discos essa ferrugem é superficial pois quando os discos ficam longos períodos parados tende a enferrujar

Imagem

Gostaria de Deixar meu Agradecimento ao Geo que saiu de sua casa em um sábado de manha para levar seu Tjet pra servir de "modelo" e ao Renato Maia que indicou o local que estava vendendo.

Se alguém tiver interesse de fazer, terei prazer em ajudar dando as dicas.
Sporting skydome18X8 Replica BMW/EIBACH/Freios a Discos rodas Traseiras/Grade Personalizada/Escape 2"/cabos MSD
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Re: Instalação de Freio a disco na roda de Trás.

por dannymp » Qua Jan 16, 2013 7:59 pm

parabéns, ótimo serviço
Ex Punto ELX 08 Vermelho - Essence 11 Cinza - Atual Punto Sporting DL 13
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Re: Instalação de Freio a disco na roda de Trás

por Neto Oliveira » Qui Jan 17, 2013 7:59 am

Será que teria como fazer no meu punto essence 2013?

Att
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por adryano cabral » Qui Jan 17, 2013 8:07 am

Neto Oliveira escreveu:Será que teria como fazer no meu punto essence 2013?

Att

Neto esse 2013 já é novo Punto? ai teria que dar uma olhada. estamos marcando um Interestadual para o dia 02/03, ai no caso eu daria uma olhada.
Sporting skydome18X8 Replica BMW/EIBACH/Freios a Discos rodas Traseiras/Grade Personalizada/Escape 2"/cabos MSD
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Winchester » Qui Jan 17, 2013 3:23 pm

o sporting eo HLX não mudam muita coisa! será o mesmo sistema instalação do seu?
o sensor ABS será se tbm da pra instalar?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Instalação de Freio a disco na roda de Traz.

por adryano cabral » Sex Jan 18, 2013 3:48 pm

Winchester escreveu:o sporting eo HLX não mudam muita coisa! será o mesmo sistema instalação do seu?

Acredito que Sim. a Mecânica do HLX e do Sporting São idênticas só mudando mesmo apenas a estética dos acabamentos.
mais o seu já tem ABS né ? pois o meu já tinha o sistema ABS mesmo sendo tambor.
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Winchester » Sáb Jan 19, 2013 11:44 pm

adryano cabral escreveu:
Winchester escreveu:o sporting eo HLX não mudam muita coisa! será o mesmo sistema instalação do seu?

Acredito que Sim. a Mecânica do HLX e do Sporting São idênticas só mudando mesmo apenas a estética dos acabamentos.
mais o seu já tem ABS né ? pois o meu já tinha o sistema ABS mesmo sendo tambor.

o meu nao tem ABS, no caso daria pra fazer a instalação do sensor abs + disco?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por DeeeJay » Sáb Jan 19, 2013 11:50 pm

Parabéns! Excelente trabalho!
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por adryano cabral » Dom Jan 20, 2013 2:09 pm

Valeu DeeJay
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por adryano cabral » Dom Jan 20, 2013 2:24 pm

Já no caso do HLX, da pra colocar só os discos mesmo, pois o sistema ABS não se resume apenas aos sensores. Ele tem uma central eletrônica que analisa a velocidade das quatro rodas no memento da frenagem, mediante essa analise ela aciona um dispositivo mecânico que fica conectados após o cilindro mestre de freio que mantém ou não pressão de frenagem individual em queda roda impedindo assim o travamento de alguma roda, mantendo o carro em sua trajetória. Pois a roda travada não é sinal de para mais rápido. Pelo contrario a roda travada vai perder completamente a ação de frenagens dos pneus.
Mas uma vez me disseram que era possível fazer a instalação de sistema ABS, mas não sei se isso é verdade teríamos que pesquisa. Mas é uma coisa que não teria de adaptar não pois é um sistema bem que trabalha com parâmetros complexos.
Imagem
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Próximo