Instalação de Freio a disco na roda traseira.

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Instalação de Freio a disco na roda de Traz.

por Winchester » Qua Jan 23, 2013 7:58 pm

adryano cabral escreveu:Já no caso do HLX, da pra colocar só os discos mesmo, pois o sistema ABS não se resume apenas aos sensores. Ele tem uma central eletrônica que analisa a velocidade das quatro rodas no memento da frenagem, mediante essa analise ela aciona um dispositivo mecânico que fica conectados após o cilindro mestre de freio que mantém ou não pressão de frenagem individual em queda roda impedindo assim o travamento de alguma roda, mantendo o carro em sua trajetória. Pois a roda travada não é sinal de para mais rápido. Pelo contrario a roda travada vai perder completamente a ação de frenagens dos pneus.
Mas uma vez me disseram que era possível fazer a instalação de sistema ABS, mas não sei se isso é verdade teríamos que pesquisa. Mas é uma coisa que não teria de adaptar não pois é um sistema bem que trabalha com parâmetros complexos.



Mesmo sem o ABS, é possivel mesmo fazer a instalação dos dicos?
muito show seu carro! quero muito colocar no meu os discos traseiros, da outro visual no carro!
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Re: Instalação de Freio a disco na roda de Trás.

por adryano cabral » Qui Jan 24, 2013 6:38 pm

Winchester escreveu:
adryano cabral escreveu:Já no caso do HLX, da pra colocar só os discos mesmo, pois o sistema ABS não se resume apenas aos sensores. Ele tem uma central eletrônica que analisa a velocidade das quatro rodas no memento da frenagem, mediante essa analise ela aciona um dispositivo mecânico que fica conectados após o cilindro mestre de freio que mantém ou não pressão de frenagem individual em queda roda impedindo assim o travamento de alguma roda, mantendo o carro em sua trajetória. Pois a roda travada não é sinal de para mais rápido. Pelo contrario a roda travada vai perder completamente a ação de frenagens dos pneus.
Mas uma vez me disseram que era possível fazer a instalação de sistema ABS, mas não sei se isso é verdade teríamos que pesquisa. Mas é uma coisa que não teria de adaptar não pois é um sistema bem que trabalha com parâmetros complexos.



Mesmo sem o ABS, é possivel mesmo fazer a instalação dos dicos?
muito show seu carro! quero muito colocar no meu os discos traseiros, da outro visual no carro!


Não sou especialista pois coloquei só no meu. Mas acredito que sim da pra colocar sim de preferencia troque o eixo. Completo pra ficar mais originais os suportes dos flexíveis e cabo do freio De mão.
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Re: Instalação de Freio a disco na roda de Trás.

por vol-fender » Qui Fev 07, 2013 1:35 pm

Cara curti muito o que vc fez no seu carro, parabéns!
Quero ver se faço igual no meu... Amigo, como ficou a frenagem? Tenho um HLX com abs, vi outro cara aqui no forum que colocou num 1.4 elx(abs) e falou que mudou bastante por causa da barra estabilizadora do T-Jet, ou seja a traseira ficou mais firme, mas ao frenar só percebeu diferença quando o carro está com carga. Tendo vista que o dele é 1.fire talvez no nosso powertrain (+pesado) deu algum resultado melhor no sporting??
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Re: Instalação de Freio a disco na roda de Trás.

por adryano cabral » Sex Fev 08, 2013 8:28 am

vol-fender escreveu:Cara curti muito o que vc fez no seu carro, parabéns!
Quero ver se faço igual no meu... Amigo, como ficou a frenagem? Tenho um HLX com abs, vi outro cara aqui no forum que colocou num 1.4 elx(abs) e falou que mudou bastante por causa da barra estabilizadora do T-Jet, ou seja a traseira ficou mais firme, mas ao frenar só percebeu diferença quando o carro está com carga. Tendo vista que o dele é 1.fire talvez no nosso powertrain (+pesado) deu algum resultado melhor no sporting??


Valeu ai obrigado

Então a Frenagem realmente melhoro sim, mas nada muito fora do normal ate mesmo porque as rodas traseiras tem frenagem parcial (A relação é geralmente entre 25 a 35% a menos que as dianteiras.) Mas meu segundo proposito depois da estética é o uso em track Day pois o tambor em temperaturas elevadas perde um pouco sua eficiência. Que não é o caso do uso urbano, Sempre digo pra pessoas que gostam de correr, andar em uma pista de corridas pelos menos uma vez na vida pra ver que correr em uma rodovia e correr em uma pista é totalmente diferente.

Resumindo se vc quer realmente um carro que pare bruscamente, tem que trocar os dianteiros, igual fez o Flavio do Sporting Amarelo de Track Day.

A sobre o rapaz do Fire ele trocou todo o Eixo traseiro por isso tem a barra, eu só troquei a manga de eixo completa com rolamentos pinças e discos.

espero que tenha ajuda ai com essa informações

um abraço
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Re: Instalação de Freio a disco na roda de Trás.

por rodney.oliveira » Ter Out 15, 2013 4:52 pm

Galera, estou começando o projeto do disco no meu carro. gostaria de saber se o do linea é o mesmo! alguém tem essa info?
abs
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Re: Instalação de Freio a disco na roda de Trás.

por adeitos » Ter Out 15, 2013 5:59 pm

Galera,

Pesquisei muito sobre isso pra fazer a troca dos tambores por discos no meu ex carro, um Focus Sedan. Vou compartilhar minha opinião após muita leitura.

- Como o amigo ali já fez, o fato de instalar discos realmente é simples, não há qualquer mistério
- NÃO FARIA ESSA MUDANÇA EM CARROS SEM ABS.

Muitos acham que o ABS é só um sistema complementar aos freios para evitar o travamento da roda, mas na real o funcionamento do freio em si é bem diferente. Em carros SEM ABS, há uma valvula ligada no circuito traseiro para distribuição do poder de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras. Numa frenagem, boa parte do peso do carro é "jogado" pra frente do carro, motivo pelo qual as rodas dianteiras respondem por 70 a 75% do poder de frenagem do carro. Com isso, a pressão exercida pelas lonas de freio traseiras, devem ser prorporcionalmente menores, caso contrário, as rodas traseiras travariam com muita facilidade.

Em carros com ABS, não existe essa valvula reguladora de pressão, a pressão é a mesma em todas as rodas e quem ajusta isso é a central do ABS. Se um carro com ABS apresentar avaria e o mesmo for desativado, o poder de frenagem desse carro é inferior a carros originalmente sem ABS. Se alguém mais curioso tiver coragem, desativem o sensor ABS e tentem frear fortemente. A traseria irá travar e o carro rodopiar.

- Não vejo qualquer problema em fazer essa mudança em carros com ABS
- Como já falado, o sistema de acionamento do freio de mão também muda, precisando ajustar isso
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Re: Instalação de Freio a disco na roda de Trás.

por adeitos » Ter Out 15, 2013 6:05 pm

rodney.oliveira escreveu:Galera, estou começando o projeto do disco no meu carro. gostaria de saber se o do linea é o mesmo! alguém tem essa info?
abs


Não sei quanto ao diametro do disco do punto. Pela foto do colega, a pinça de freio é igual. Se não me engano, o disco de freio traseiro do Linea tem 251mm.
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Re: Instalação de Freio a disco na roda de Trás.

por rodney.oliveira » Ter Out 15, 2013 7:39 pm

adeitos escreveu:
rodney.oliveira escreveu:Galera, estou começando o projeto do disco no meu carro. gostaria de saber se o do linea é o mesmo! alguém tem essa info?
abs


Não sei quanto ao diametro do disco do punto. Pela foto do colega, a pinça de freio é igual. Se não me engano, o disco de freio traseiro do Linea tem 251mm.

pelo que pesquisei parece ser tudo igual mesmo..
agora preciso ver com relação ao eixo por conta das fixações..
o cabo do freio de mão tb..
enfim.. é um pequeno projeto..
eu fiz esta troca em um carro sem ABS tb.. coloquei o freio do Marea Turbo em um brava.. alias esta é uma modificação muito realizada no Brava club..
Segue imagem das peças..

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Re: Instalação de Freio a disco na roda de Trás.

por Arnaldo B » Qua Out 16, 2013 8:34 am

rodney tem idéia de quanto sai a brincadeira no total?
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Re: Instalação de Freio a disco na roda de Trás.

por rodney.oliveira » Qua Out 16, 2013 10:44 am

ainda estou cotando cara.. o eixo traseiro completo do linea eu achei por 800$ na rio das pedras.. mas passei rápido por lá.. achei meio caro.. to pensando em pagar no máximo a metade disso...
mas estou prevendo que de peças vai uns 600$ mais uns 200$ de mão de obra se não for eu quem for fazer...
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