Assovio ao freiar
10 mensagens
|Página 1 de 1
Assovio ao freiar
Pessoal, estou com um probleminha há um bom tempo no meu Punto (1.4 ELX 09/09 32kkm). Sempre que ligo o carro e está num dia um pouco mais frio nas primeiras freadas ele dá um "assovio", depois de uns 5min ele para de assoviar. Ele apresenta esse problema há um tempinho já, troquei as pastilhas (que estavam gastas) com 30kkm mas uma semana depois o problema voltou!
Alguém já teve problema semelhante? Como resolveu?
Desde já agradeço!
Alguém já teve problema semelhante? Como resolveu?
Desde já agradeço!
- Piloto de Atari
Re: Assovio ao freiar
normal. cada material tem uma caracteristica diferente no caso, esquentar mais depressa pelo atrito. os discos sendo de aço, esquentam logo ao passo que as pastilhas já demoram um pouco mais. recomenda-se a cada troca de pastilhas / lonas que se evite frear bruscamente nos primeiros km rodados para permitir o assentamento perfeito entre pastilhas e discos. se freou um pouco mais forte pode ter ocorrido deformação nas pastilhas, de material mais mole do que os discos.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Shadow, o estranho é que o problema surgiu com uns 20kkm apenas, troquei as pastilhas e continuou igual. Será que pode ser disco de freio sujo?
- Piloto de Atari
Pode ser regulagem ou até alguma deformidade como " shadowcps" comentou acima.
Se as pastilhas novas gastaram errado, pode ser esse um dos problemas. Voltou na oficina para averiguar o sistema de freio ?
Se as pastilhas novas gastaram errado, pode ser esse um dos problemas. Voltou na oficina para averiguar o sistema de freio ?

Attractive 2013-Branco-Insulfilm Metal -Sony+SUB 12"+Bravox
Frigobar ELX 1.0 1995 - Fiasa - 1 bico injetor
Fotos: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=22130
Não voltei pra averiguar não, o pior é que antes de trocar o mecânico me falou que era disco sujo e/ou pastilha acabando, quando troquei as pastilhas pensei que iria "limpar" o disco e sumir o problema mas não foi o que aconteceu. O pior foi que o mecânico deu o diagnóstico antes mesmo de olhar as pastilhas/disco, fiquei meio desconfiado.
- Piloto de Atari
e, mesmo assim deixou ocarro par aele fazer o serviço ?
Bom, pelo descrito e alto grau de conhecimento do mechânico, pode ser que ele colocou pastilha mais barata, com material mais duro e por isso, a chiadeira só que, claro, cobrou como se fossem originais e não aianta a prática de entregar as peças velhas dentro de caixinhas originais das novas como prova, ue isso é fácil de fazer / enrolar. posso sugerir uma oisa ? pelo menos dá uma ida a algum centro automotivo tipo DPaschoal e pede pra darem uma verificada.

- Moderador
Pode ser também que o problema está no disco de freio, (gasto com filamentos)...verifique isso. Não adianta ficar trocando pastilhas, o disco pode estar detonado. É bem provável que deverá trocar todo conjunto. Mas tente achar um mecânico de procedência.

Attractive 2013-Branco-Insulfilm Metal -Sony+SUB 12"+Bravox
Frigobar ELX 1.0 1995 - Fiasa - 1 bico injetor
Fotos: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=22130
Ok, minha suspeita é mais no disco do que nas pastilhas, pois trocaram-se as pastilhas e o problema continuou igual. Irei procurar um mecânico de confiança, mas será que pode ser mesmo só "sujeira" no disco ou isso não existe? Sou leigo em mecânica.
Como sou leigo não sei qual foi a pastilha que ele colocou, mas me mostrou as antigas gastas (se é que foram minhas mesmo). As pastilhas custaram +- R$90,00.
Como sou leigo não sei qual foi a pastilha que ele colocou, mas me mostrou as antigas gastas (se é que foram minhas mesmo). As pastilhas custaram +- R$90,00.
- Piloto de Atari
f0rbidden escreveu:Ok, minha suspeita é mais no disco do que nas pastilhas, pois trocaram-se as pastilhas e o problema continuou igual. Irei procurar um mecânico de confiança, mas será que pode ser mesmo só "sujeira" no disco ou isso não existe? Sou leigo em mecânica.
a tal "sujeira" sairia com o atrito então, a causa deve sim estar ou em disco gasto ou no qual ocorreu a vitrificação (fica meio azulado) por causa de atrito excessivo quase sempre causado por emperramento da pinça das pastilhas,que ficam prendendo o disco mesmo sem acionar o pedal. Levantando o carro e tirando essa roda que faz o barulho voce mesmo dá umaolhada no estado do disco e, se ele estiver parecenddo um vinil, com as ranhuras circulares ou então, azulado, vc jáchega em um auto centro ou mecanico ja dizendo a causa e evitando, com isso, ser enrolado de novvo.

- Moderador
Basta desgastar um pouco das bordas das pastilhas.
Tive esse problema tanto no meu punto como no Siena do meu pai.
Tive esse problema tanto no meu punto como no Siena do meu pai.
- Piloto de Atari
10 mensagens
|Página 1 de 1