Fim da Quarentana do Onix na AE
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Fim da Quarentana do Onix na AE
Veículo novo, velhos problemas - a GEMÊ GO HOME ! parece que não aprende...
O teste da oficina normalmente marca a abertura e o encerramento da passagem de um modelo pelo blog. Dessa vez, alguns contratempos impediram que o Onix fosse levado para a análise do engenheiro mecânico Rubens Venosa no começo da estadia. Porém, o modelo não “escapou” da avaliação.
Com quase 6 mil km rodados, o Onix passou pelo check-up depois de ter visitado duas vezes a oficina de uma concessionária da montadora – como vocês podem conferir nos posts Onix faz visita inesperada à oficina e Falha persiste e Onix volta à oficina. A Chevrolet disse que o problema de “apagão” é específico da unidade avaliada e que, agora que o modelo foi devolvido, fará uma série de testes para verificar o que houve – assim que recebermos o resultado, publicaremos por aqui.
Venosa relembrou que a primeira série de unidades de um lançamento pode apresentar pequenas falhas, que só conseguem ser detectadas em campo, ou seja, depois que o modelo vai para as ruas. Ele acredita que esse seja o caso do nosso Onix e reitera que o procedimento de colocar uma arruela dentada na fixação do cabo principal da bateria deve ter tido a função de aumentar o contato, de fato. “Pode ser um caso isolado. Mas se não for, eles podem ajustar o torque na linha de produção ou checar se o cabo foi entregue pelo fornecedor respeitando características específicas, por exemplo”, fala.
Realizamos um teste e “folgamos” um pouco o cabo para ver se o problema voltaria a ocorrer e, sim, o Onix apagou. Venosa diz que um mau contato nesse cabo positivo poderia fazer com que o veículo “morresse” mesmo em movimento. Em uma situação extrema dessas, ele afirma que ainda seria possível controlar a trajetória do automóvel. “A direção ficaria mais dura, mas responderia. Alem disso, todo sistema de freio ‘aguenta’ cerca de três freadas depois que o motor é desligado, pois o servofreio armazena um pouco do vácuo do propulsor. Mas o pedal também ficaria enrijecido. O ruim é que nem o pisca-alerta funcionaria. Então, seria preciso sinalizar de alguma maneira o defeito, até encontrar um lugar para parar”.
Ainda tem muito do Corsa
A plataforma do Onix é a GSV (Global Small Vehicle), compartilhada com Cobalt, Sonic e Spin. Em relação à do Corsa de 1994, ela apresenta 50% mais rigidez e resistência à torção. No que diz respeito à mecânica, o Onix não traz nenhuma revolução, apenas uma atualização do 1.0 8V VHC-E (Celta e Classic).
Na prática, Venosa e três dos mecânicos que se amontoaram ao redor e sob o carro suspenso no elevador não viram muitas diferenças entre Onix e Corsa. “Há uma evolução, mas nada extremo. O coletor de admissão e a injeção são diferentes, assim como o catalisador integrado ao coletor. O cabeçote também mudou, bem como o conector do sensor de rotação. Mas a transmissão é igual”, dizem.
Nenhum desgaste fora do usual foi visto.
http://colunas.revistaautoesporte.globo ... a-do-onix/
O teste da oficina normalmente marca a abertura e o encerramento da passagem de um modelo pelo blog. Dessa vez, alguns contratempos impediram que o Onix fosse levado para a análise do engenheiro mecânico Rubens Venosa no começo da estadia. Porém, o modelo não “escapou” da avaliação.
Com quase 6 mil km rodados, o Onix passou pelo check-up depois de ter visitado duas vezes a oficina de uma concessionária da montadora – como vocês podem conferir nos posts Onix faz visita inesperada à oficina e Falha persiste e Onix volta à oficina. A Chevrolet disse que o problema de “apagão” é específico da unidade avaliada e que, agora que o modelo foi devolvido, fará uma série de testes para verificar o que houve – assim que recebermos o resultado, publicaremos por aqui.
Venosa relembrou que a primeira série de unidades de um lançamento pode apresentar pequenas falhas, que só conseguem ser detectadas em campo, ou seja, depois que o modelo vai para as ruas. Ele acredita que esse seja o caso do nosso Onix e reitera que o procedimento de colocar uma arruela dentada na fixação do cabo principal da bateria deve ter tido a função de aumentar o contato, de fato. “Pode ser um caso isolado. Mas se não for, eles podem ajustar o torque na linha de produção ou checar se o cabo foi entregue pelo fornecedor respeitando características específicas, por exemplo”, fala.
Realizamos um teste e “folgamos” um pouco o cabo para ver se o problema voltaria a ocorrer e, sim, o Onix apagou. Venosa diz que um mau contato nesse cabo positivo poderia fazer com que o veículo “morresse” mesmo em movimento. Em uma situação extrema dessas, ele afirma que ainda seria possível controlar a trajetória do automóvel. “A direção ficaria mais dura, mas responderia. Alem disso, todo sistema de freio ‘aguenta’ cerca de três freadas depois que o motor é desligado, pois o servofreio armazena um pouco do vácuo do propulsor. Mas o pedal também ficaria enrijecido. O ruim é que nem o pisca-alerta funcionaria. Então, seria preciso sinalizar de alguma maneira o defeito, até encontrar um lugar para parar”.
Ainda tem muito do Corsa
A plataforma do Onix é a GSV (Global Small Vehicle), compartilhada com Cobalt, Sonic e Spin. Em relação à do Corsa de 1994, ela apresenta 50% mais rigidez e resistência à torção. No que diz respeito à mecânica, o Onix não traz nenhuma revolução, apenas uma atualização do 1.0 8V VHC-E (Celta e Classic).
Na prática, Venosa e três dos mecânicos que se amontoaram ao redor e sob o carro suspenso no elevador não viram muitas diferenças entre Onix e Corsa. “Há uma evolução, mas nada extremo. O coletor de admissão e a injeção são diferentes, assim como o catalisador integrado ao coletor. O cabeçote também mudou, bem como o conector do sensor de rotação. Mas a transmissão é igual”, dizem.
Nenhum desgaste fora do usual foi visto.
http://colunas.revistaautoesporte.globo ... a-do-onix/







YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
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