Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv
7 mensagens
|Página 1 de 1
Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv
CLÁSSICO DO DIA: TEMPRA TURBO
por JULIO CABRAL
13/03/2013 07h00
O Fiat Tempra teve uma partida a frio no Brasil. Não que não tenha vendido bem em 1992, quando estreou e amealhou 18 mil proprietários. Mas o carro deslanchou mesmo nos anos seguintes com as primeiras novidades, a começar pela versão 2.0 16V de 127 cv. Era rápido, mas não chegava perto do mais caro Chevrolet Omega 3.0 de 165 cv nem do Chevrolet Vectra GSi 2.0 16V de 150 cv. O Fiat só ficaria tão forte quanto esses rivais em 1994. Na época, a marca italiana já havia lançado o Uno Turbo 1.4, que extraia 115 cv e deixava outros foguetes de bolso para trás. Quando aplicou a mesma receita ao 2.0 8V do Tempra, chegou a 165 cv e 26,5 kgfm de torque. Segundo a marca, era o suficiente para ir aos 100 km/h em 8,2 segundos e chegar a 220 km/h. Chegava rápido e sem chamar tanta atenção. A carroceria duas portas não era diferente da convencional, dispensava os borrachões laterais e adotava apenas saias laterais, aerofólio e inscrições Turbo. A discrição ficou ainda maior em 1996, quando surgiu a versão Turbo Stile. Era basicamente o Turbo com quatro portas e sem aerofólio. Durou pouco e saiu de linha sem receber a última reestilização da linha 1998. A tradição de sedãs médios sobrealimentados sobreviveu, contudo, e logo foi bem representada pelo Marea Turbo 2.0 20V de 182 cv.
http://revistaautoesporte.globo.com/Cla ... turbo.html
Bons tempos aqueles...

por JULIO CABRAL
13/03/2013 07h00
O Fiat Tempra teve uma partida a frio no Brasil. Não que não tenha vendido bem em 1992, quando estreou e amealhou 18 mil proprietários. Mas o carro deslanchou mesmo nos anos seguintes com as primeiras novidades, a começar pela versão 2.0 16V de 127 cv. Era rápido, mas não chegava perto do mais caro Chevrolet Omega 3.0 de 165 cv nem do Chevrolet Vectra GSi 2.0 16V de 150 cv. O Fiat só ficaria tão forte quanto esses rivais em 1994. Na época, a marca italiana já havia lançado o Uno Turbo 1.4, que extraia 115 cv e deixava outros foguetes de bolso para trás. Quando aplicou a mesma receita ao 2.0 8V do Tempra, chegou a 165 cv e 26,5 kgfm de torque. Segundo a marca, era o suficiente para ir aos 100 km/h em 8,2 segundos e chegar a 220 km/h. Chegava rápido e sem chamar tanta atenção. A carroceria duas portas não era diferente da convencional, dispensava os borrachões laterais e adotava apenas saias laterais, aerofólio e inscrições Turbo. A discrição ficou ainda maior em 1996, quando surgiu a versão Turbo Stile. Era basicamente o Turbo com quatro portas e sem aerofólio. Durou pouco e saiu de linha sem receber a última reestilização da linha 1998. A tradição de sedãs médios sobrealimentados sobreviveu, contudo, e logo foi bem representada pelo Marea Turbo 2.0 20V de 182 cv.
http://revistaautoesporte.globo.com/Cla ... turbo.html
Bons tempos aqueles...










YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv
Cheguei a dirigir um. Para época na minha opinião, um belo de um carango.
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
- Velha Guarda
- Mensagens: 4558
- Registrado em: Qua Out 05, 2011 12:48 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv
bons tempos que (acho que) nao voltam mais...
a moda agora é colocar adesivo "sporting" em tudo quanto é carro, ou se for turbo, tem que ser um motorzinho politicamente correto hehehe
a moda agora é colocar adesivo "sporting" em tudo quanto é carro, ou se for turbo, tem que ser um motorzinho politicamente correto hehehe
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv
VLA escreveu:bons tempos que (acho que) nao voltam mais...
a moda agora é colocar adesivo "sporting" em tudo quanto é carro, ou se for turbo, tem que ser um motorzinho politicamente correto hehehe
wow... pior que é verdade.
O 1.4 tjet do punto acho um ótimo custo-benefício, porém no Bravo apesar do câmbio,creio que mereceria um motor maior.

Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv
E o Palio "Sporting" ?







YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv
Ainda que agora o fiat meio que nivelou os motores dos sportings...
Pior era o palio 1.8R com o mesmo motor do punto sporting.
Pior era o palio 1.8R com o mesmo motor do punto sporting.

Re: Clássico do dia: TEMPRA TURBO - 165 cv
VLA escreveu:bons tempos que (acho que) nao voltam mais...
a moda agora é colocar adesivo "sporting" em tudo quanto é carro, ou se for turbo, tem que ser um motorzinho politicamente correto hehehe
Disse bem caro amigo !
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
- Velha Guarda
- Mensagens: 4558
- Registrado em: Qua Out 05, 2011 12:48 pm
- Localização: Rio de Janeiro
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes