barulho estranho ao frear

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

barulho estranho ao frear

por diogoj » Seg Fev 18, 2013 11:02 am

Amigos,

nas últimas semanas quando uso o freio acontece o seguinte:
- chiado, como se algo estivesse raspando, mas não é constante.
- uma pequena trepidação/vibração no carro, como se tivesse pequenas ondulações na pista.

É como se tivesse um "calo" no disco/roda e quando pega ali o barulho e trepidação ocorrem. O volante não vibra e nem puxa, carro com só 5mil km, nunca peguei buraco, não senti prejuízo no desempenho dos freios. Fica mais evidente quando estou fazendo uma curva.

Vou levar na concessionária, mas seria bom ter alguma idéia do que pode estar acontecendo.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: barulho estranho ao frear

por PauloHenriqueW » Seg Fev 18, 2013 11:16 am

Os sintomas são de disco de freio empenado (isso pode ocorrer passando em poças d'água com os discos quentes, por exemplo).
MAS, quando o disco ta empenado geralmente o volante vibra.

De qualquer forma, estranho isso com 5mil km.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Seg Fev 18, 2013 1:00 pm

disco de freio e/ ou tambor empenados geralmente trazem trepidação sim e ao pressionar de leve, até uma pequena "flutuação" no pedal, que sobe e desce de leve. Agora, para empenar um disco de freio em carro com pouca km provavelmente houve alguma freada mais forte nos primeiros km de uso do carro e não houve tempo de as pastilhas se assentarem corretamente para atuar por igual em toda a superficie.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por diogoj » Seg Fev 18, 2013 10:52 pm

Pois é, me falaram isso do disco empenado e que não tem muita explicação acontecer algo assim com um carro tão novo. Só eu dirigi até agora e nunca tive que frear forte. O mais próximo que consigo lembrar de pegar uma poça com os discos quentes foi ao descer uma serra num dia de chuva, com algumas poças na pista. Mas se só isso já "cagou" com os discos, putz, que coisinha mais fuleira essa... :(

Valeu pelas dicas, já tenho alguma coisa por onde começar a questionar na assistência.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Ter Fev 19, 2013 8:30 am

passar em poça dágua cop, discos quentes pode sim levar ao empenamento do mesmo, desde que o processo industrial chamado têmpera, que dá ao material metálico a devida resistência, tenha tido alguma falha, deixando o disco mais fraco. a têmpera basicamente é o aquecimento a determinada temperatura, seguido de resfriamento rápido, que provoca uma reorganização da ligação entre os átomos tornando-a mais forte.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por diogoj » Seg Abr 15, 2013 3:48 pm

Bom, meio que revivendo o tópico, pois estava viajando e não puder verificar antes. Senta que lá vem história :)

Antes de levar na concessionária passei em uma oficina da Porto Seguro pra ter uma segunda opinião. Perdi alguns minutos descrevendo o problema ao atendente, dizendo que a roda parecia bamba e tinha um som estranho ao frear. A descrição ao mecânico feita na ordem de serviço foi resumida como "barulho no freio". O sujeito levantou o carro, tirou o pneu dianteiro esquerdo e ficou olhando. Cheguei perto, descrevi tudo de novo, o cara me olhou e disse: "Naaaahhh, relaxa, isso não é nada, tá tudo perfeitamente normal. Todo dia vem carro assim aqui. Faz o seguinte, pega a marginal a uns 80 e dá umas freadas que tudo se ajeita. Pode ir pra casa tranquilo." E só.

Com esse "diagnóstico", levei na concessionária. No outro dia o veredito: folga no semi-eixo e falta de lubrificação da triseta. Mais um dia, tudo resolvido, nenhum barulho nem trepidação. Zerado.

Aí o cliente paga uma bela grana de seguro e quando leva na oficina oficial tem um atendimento porco destes, que não sei se é falta de preparo, de equipamento ou ambos. (X()
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Liana Serra Negra » Qui Mai 09, 2013 9:20 pm

diogoj escreveu:Bom, meio que revivendo o tópico, pois estava viajando e não puder verificar antes. Senta que lá vem história :)

Antes de levar na concessionária passei em uma oficina da Porto Seguro pra ter uma segunda opinião. Perdi alguns minutos descrevendo o problema ao atendente, dizendo que a roda parecia bamba e tinha um som estranho ao frear. A descrição ao mecânico feita na ordem de serviço foi resumida como "barulho no freio". O sujeito levantou o carro, tirou o pneu dianteiro esquerdo e ficou olhando. Cheguei perto, descrevi tudo de novo, o cara me olhou e disse: "Naaaahhh, relaxa, isso não é nada, tá tudo perfeitamente normal. Todo dia vem carro assim aqui. Faz o seguinte, pega a marginal a uns 80 e dá umas freadas que tudo se ajeita. Pode ir pra casa tranquilo." E só.

Com esse "diagnóstico", levei na concessionária. No outro dia o veredito: folga no semi-eixo e falta de lubrificação da triseta. Mais um dia, tudo resolvido, nenhum barulho nem trepidação. Zerado.

Aí o cliente paga uma bela grana de seguro e quando leva na oficina oficial tem um atendimento porco destes, que não sei se é falta de preparo, de equipamento ou ambos. (X()

Diogo, qual concessionária resolveu o seu problema? Tenho um Punto Attractive 2013 que apresenta um folga no semi-eixo, mas levei em duas concessionárias (Itavema e Ponto, ambas em Guarulhos) acionei o Procon e a resposta que tenho é que o ruído é característica normal do modelo. A garantia tá vencendo e nada de resolverem o problema.
Um abraço.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por AllanGustavoFs » Seg Mai 13, 2013 3:29 pm

o meu ta fazendo barulho igual freio de bicicleta aquele "vuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum" so que isso acontece so pela manhã com o carro frio.. depois de freiar umas vezes ele para..

me falaram que é tambor traseiro sujo.. alguem sabe se procede isso?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Diego Romero » Sex Mai 31, 2013 11:17 am

AllanGustavoFs escreveu:o meu ta fazendo barulho igual freio de bicicleta aquele "vuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum" so que isso acontece so pela manhã com o carro frio.. depois de freiar umas vezes ele para..

me falaram que é tambor traseiro sujo.. alguem sabe se procede isso?

O meu esta apresentando estes sintomas também....devo me preocupar?!

Abraços
DR7
Atual: Punto T-Jet Branco Banchisa

Ex: Punto 1.6 16v Dualogic 11/12 Branco Banchisa
Vectra CD 2.2 16v Automático 04/04 Bege Perolizado *Top de Linha*

http://www.puntoclube.com/forum/viewtop ... 57&t=21172
Coordenador Regional
Coordenador Regional