Dúvida sobre Óleo

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Dúvida sobre Óleo

por paschoal » Seg Mai 13, 2013 11:39 am

Fala Pessoal... Estou com uma dúvida tenho um punto HLX 1.8 percebi que ao efetuar a última troca de óleo não foi usado o recomendado pelo manual pois não tinha no dia da troca e colocaram um similar e tenho percebido que o carro não esta o mesmo e depois disso baixou 1 L há 4.000 km rodados, isso é normal e qual seria o óleo adequado para esse motor. E depois da troca o barulho do motor em altas esta incomodando bastante.

Valeu
Avatar do usuário
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 7
Registrado em: Sáb Ago 11, 2012 1:30 pm
Localização: MATOZINHOS

Re: Dúvida sobre Óleo

por bondstrike » Seg Mai 13, 2013 12:40 pm

Verifica no manual o oleo recomendado, se for o caso volta no local da troca e pede pra colocar o recomendado pela FIAT

Na pior da hipoteses, vai na cc e faz a troca

Enviado do meu Samsung Galaxy S3
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado
 
Mensagens: 1393
Registrado em: Ter Mar 05, 2013 10:11 pm
Localização: Piracicaba-SP

Re: Dúvida sobre Óleo

por ARKO-df » Sex Mai 17, 2013 5:32 pm

No manual indica a troca do 5W30 a cada 15.000Km. Troco antes ou sigo o manu ???
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Abr 08, 2013 2:23 am
Localização: Brasil

Re: Dúvida sobre Óleo

por bOiv8 » Sex Mai 17, 2013 11:03 pm

Se o uso é o considerado "severo" ( bastante congestionamento, anda e para, estrada de terra, percurso curto onde o motor nao atinge temperatura ideal de funcionamento...) o recomendado é realizar a troca de óleo a cada 7.500km

No meu antigo Palio, usado sempre em pista , fazia as trocas só a cada 15k km e nunca tive problema...vendi com 140mil km e nunca baixou óleo, vazamento etc... Sempre usando selenia 5w30
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola
 
Mensagens: 451
Registrado em: Sáb Fev 18, 2012 7:23 pm
Localização: Cosmópolis

Re: Dúvida sobre Óleo

por Junior Luchi » Sáb Mai 18, 2013 3:44 pm

Recomendado eh o 15w40 selenia k.
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Avatar do usuário
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 821
Registrado em: Qua Dez 29, 2010 2:09 pm
Localização: Campinas-SP

Re: Dúvida sobre Óleo

por Ca91 » Dom Mai 19, 2013 1:42 pm

Até onde eu saiba é 5w30 selenia......
Kit creative 3, sensor de estacionamento.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola
 
Mensagens: 543
Registrado em: Dom Out 28, 2012 12:06 pm
Localização: São paulo

Re: Dúvida sobre Óleo

por Junior Luchi » Seg Mai 20, 2013 4:46 pm

Ca91 escreveu:Até onde eu saiba é 5w30 selenia......


Esse é o recomendado para o seu motor 1.6 16v !! Pro 1.8 8v é o 15w40
Essence 2014, Kit creative 2,VET e Alarme.
Ups: Molas Esportivas H&R + Rodas Tjet evo, Insulfilm G5 e filtro de Ar Esportivo InFlow in box
Avatar do usuário
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 821
Registrado em: Qua Dez 29, 2010 2:09 pm
Localização: Campinas-SP

Re: Dúvida sobre Óleo

por muriloferreira » Seg Mai 20, 2013 6:01 pm

amigao, independente da forma de uso, realizo trocas de óleo a cada 5000km.

no meu punto, utilizo o Helix 10W40 100% sintético
possuo também um VW gol, que utilizo um elainon 5W40 100% sintético.

Resultado, meu gol esta com 81000km rodados sem borras, motor roda liso, e detalhe, o meu e 2008/2009, da primeira safra, que deu vários problemas relacionados ao motor.
Quando se tira a tampa do óleo e olha a parte interna do cabeçote esta com um aspecto bastante limpo.

O punto, comprei com 38000km rodados, acredito que o dono anterior realizava as trocas de óleo conforme recomendado pela FIAT
Óleo SELENIA 5W40 semi sintético com trocas a cada 15000km.

Resultado, quando tirei a tampa de válvulas, para troca da junta, vi que as peças ja se encontravam bastante escuras, mesmo com uma km relativamente baixa.
Hoje meu punto esta com 53000km rodados, e realizando as trocas de óleo desta maneira, com o óleo acima citado, estas mesmas peças estão com um aspecto mais claro, visto que o óleo possui agentes limpantes.

fica a dica :P
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 32
Registrado em: Qua Set 26, 2012 3:52 pm
Localização: Goiânia

Re: Dúvida sobre Óleo

por ramonenghaw » Ter Mai 21, 2013 9:31 am

Só lembrando que você não é obrigado a usar o Óleo da MARCA que o fabricante recomenda, a fiat quer vender Selenia, a marca dela, mas você pode por de qualquer outra marca, Shell, Mobil, Castrol, por ai vai, a carga de aditivo também vc pode por a com maior carga, hoje estamos no SN se não me engano, mas a VISCOSIDADE SIM! isso sim você não pode mudar, tem que ser a que o fabricante coloca no manual.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 254
Registrado em: Qui Abr 25, 2013 3:21 pm
Localização: Salvador

Re: Dúvida sobre Óleo

por celowfx » Seg Mai 27, 2013 8:35 am

Colega,

Independentemente da marca, o motor 1.8 do HLX deve usar o 15W40 semissintético.

Não é nada recomendado utilizar um óleo fora das especificações recomendadas (viscosidade), ante o fato de haver a chance de aparecem inúmeros problemas como os que você relatou.

Apenas a título de curiosidade:

"Dono de um i30 2009 e integrante do i30 Clube, José Roberto Vitorello, de São Paulo (SP), conta que seu caso segue o padrão de outros que tiveram o problema. 'Após trocar óleo aos 2 500 km, o motor apresentou ruídos. Descobri, então, que colocaram o óleo 10W40, que não consta no manual do proprietário', afirma. 'Ao ligar para o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da Hyundai, não sabiam dessa especificação e não recomendavam.'"

"Segundo especialistas, a mudança de especificação pode ainda afetar a durabilidade do motor. 'A mudança de 5W20 para 10W40 pode trazer o problema de barulho. Assim, o motor será forçado, pois o lubrificante não chegará a todas as partes. A alteração poderá ainda causar desgastes prematuros, travamento ou aumento de consumo', diz o técnico Marco Túlio Starling, membro da BH Oficinas, rede composta por nove estabelecimentos especializados em mecânica coreana."

Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/autoser ... 1057.shtml

Logo, muito cuidado com o uso de lubrificantes fora da especificação recomendada para o seu motor!

Abs
Saudoso Kadettão vai deixar saudades pelas boas aventuras!
Imagem
[Bravo SpoRting]
Avatar do usuário
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 162
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 3:08 pm
Localização: Paraná


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 12 visitantes