Sobre-carter

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Sobre-carter

por Irantomedi » Qui Jun 06, 2013 9:52 pm

Boa noite, este é meu primeiro post aqui.
Tenho um Punto E-torq 2011 1.6, bati ele e estou com problemas para encontrar o Sobrecarter avulso.
Alguém de vocês poderia me ajudar?

Eu encontrei um de um E-torq 1.8, ele serve? Liguei na agência da cidade e eles não conseguiram me responder.
A agencia só vende essa peça em conjunto com o Bloco, ou seja, 5000 reais.
Achei algumas lojas de peças usadas falam que é difícil encontrar o sobrecarter avulso, sempre falam em motor completo e preço em torno de 3000 reais.

Sei que essas perguntas podem parecer de noob para vocês que estudam mais o assunto.
Mas ficaria muito feliz se alguma informação por aqui que ajudasse.

Desde já, Obrigado.

Iran Guilherme Tomedi
Blumenau - SC.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Sobre-carter

por tiagocaria » Sex Jun 07, 2013 2:51 pm

o que é o sobrecarter?

nunca ouvi falar...
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por shadowcps » Sex Jun 07, 2013 5:33 pm

X². pelo que me lembro dos tempos de mercedes, tinha o cabeçote, o bloco propriamente dito e o carter. se o que descreveu é correto então, vc danificou a parte inferior do bloco na qual vai aparafusado o carter e, se for isso mesmo, só trocando mesmo o bloco do motor.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por Irantomedi » Dom Jun 09, 2013 10:13 pm

Pois é, é uma peça avulsa que fica entre o Carter e o Bloco, na concessionária só vende ela anexa ao bloco.
Mas acho a peça no ferro velho, arrumei uma de um 1.8 E-torQ, vou ver se da pra usar, se der posto aqui e fica a informação.
Procurei em todos os lugares se a do 1.8 serve no 1.6, ninguém soube me responder, nem a FIAT.
Se servir deixo a informação por aqui, caso alguém precise no futuro, vcs já vão saber responder.

Obrigado pela atenção.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por wellington tessarolo » Dom Jun 09, 2013 10:33 pm

Boa noite,
Esta peça é conhecida na concessionaria como sottobasamento, e ela realiza a fixação do eixo virabrequin, possibilita maior consistência das folgas dos mancais fixos, reduzindo assim os níveis de vibração e rumorosidade. Esta peça só fornece juntamente com o bloco do motor devido o processo de fundição do bloco e sottobasamento. Assim sendo voçe não vai encontrar esta peça nova avulsa.
O motor 1.8 é bem provavel ser a mesma peça, já que o eixo virabrequin é o mesmo para os dois motores, mudando somente o diametro dos cilindros.
Wellington Tessarolo
Engenheiro Mecânico;
Proprietario da empresa Performance Power Chip;
Gerente de Assistência Técnica Fiat - Colatina/ES;
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por tiagocaria » Seg Jun 10, 2013 8:04 am

oooo minino bao!!!

(=D>) (=D>) (=D>) (=D>) (=D>)
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por shadowcps » Seg Jun 10, 2013 9:50 am

:formatura: :formatura: :formatura: (=D>) (=D>) (=D>)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por Irantomedi » Ter Jun 11, 2013 12:00 am

wellington tessarolo escreveu:Boa noite,
Esta peça é conhecida na concessionaria como sottobasamento, e ela realiza a fixação do eixo virabrequin, possibilita maior consistência das folgas dos mancais fixos, reduzindo assim os níveis de vibração e rumorosidade. Esta peça só fornece juntamente com o bloco do motor devido o processo de fundição do bloco e sottobasamento. Assim sendo voçe não vai encontrar esta peça nova avulsa.
O motor 1.8 é bem provavel ser a mesma peça, já que o eixo virabrequin é o mesmo para os dois motores, mudando somente o diametro dos cilindros.

Wellington, Obrigado, tirou minha história a limpo e deu uma boa resposta, amanhã estou indo pegar a peça, é a ultima da minha luta de 1 ano pra deixar meu punto inteiro novamente.
Geralmente nos ferro velho, se encontra motor de carro que deu PT, motor inteiro, ninguém vende peça avulsa também, a não ser que seja de um motor que já venha em alguma troca, ou pt de um carro que quebrou exclusivamente o bloco, deixando o "sottobasamento" inteiro.
Já é complicado achar E-torQ no ferro velho, E-torQ 1.6 é ainda mais complicado que 1.8 (pelo menos foi pra mim) e ainda um E-torQ 1.6 que eles vendam essa peça avulsa é uma luta, mas vamos enfrente.
Motor inteiro estão cobrando 3000 usado, a peça avulsa 200. É uma belíssima diferença.
Vou levar o tópico até o final dando os detalhes, para ficar aqui como histórico e conhecimento pra vcs.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por wellington tessarolo » Ter Jun 11, 2013 12:54 am

Isso ai.
Depois que pegar a peça, leva em uma retifica para analisar se vai ficar perfeitamete no seu veiculo, ja que esta peça relaiza a fixação do eixo virabrequin e tem que ser aplicado um torque especifico, atendendo as especificações e folgas de funcionamento, se não, vai ser trabalho atoa.
Wellington Tessarolo
Engenheiro Mecânico;
Proprietario da empresa Performance Power Chip;
Gerente de Assistência Técnica Fiat - Colatina/ES;
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Irantomedi » Ter Jun 11, 2013 12:43 pm

wellington tessarolo escreveu:Isso ai.
Depois que pegar a peça, leva em uma retifica para analisar se vai ficar perfeitamete no seu veiculo, ja que esta peça relaiza a fixação do eixo virabrequin e tem que ser aplicado um torque especifico, atendendo as especificações e folgas de funcionamento, se não, vai ser trabalho atoa.

Já comprei a peça, ela encaixa perfeitamente e tem as mesmas medidas, diâmetro interno e tal como vc disse. Já está sendo encaminhada para a retífica.
Peguei ela em bom estado em um motor que tinha ido pro pau.
Levei sorte, não é tão fácil assim achar um motor desse que aceitem desmontar, paguei 200 nela.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo