Qual óleo usar???

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Qual óleo usar???

por TourniqueT » Seg Jun 10, 2013 8:37 am

Pessoal,

Olá, acompanho a muito tempo este forum, mas é minha primeira postagem.

Tenho um Punto Atrattive 1.4 11/12. Eu moro em uma vila industrial isolada, então roda-se pouquíssimo por ano, cerca de 4 a 6 mil Km por ano, meu carro está com 11 mil rodados pois rodei cerca de 4 mil nas férias em MG quando o comprei, depois trouxe pra ca em jan/12.

O uso aqui é bem baixo, cerca de 2 a 3 km pra vir pro trabalho e sem transito, no máximo 5 min no carro. a velocidade é controlada então nem da pra esticar bem o carro, não viajo e nem passo horas com ele ligado ou em utilização. Como falei, 6 mil km por ano no máximo.

A gasolina daqui é uma lástima, estavam trazendo ela no mesmo tanque que traziam óleo diesel, daí alguns carros andaram tendo problemas, um fator curioso que está acontecendo é que o nível do óleo está aumentando, não sei a explicação. mas o meu está apontando cerca de 1cm acima do nível máx da vareta.

Esse problema se tornou comum na maioria dos carros aqui.

O óleo não apresentou água nem gasolina... mas agora com 11 mil rodados terei que fazer a segunda troca 4 mil Km antes do previsto (que seria com 15 mil).

Vale a pena continuar usando o semi sintético ou devido a probabilidade de trocar sempre a cada 5 mil (ou menos) e de acordo com o uso super moderado do carro, vale a pena mudar para o mineral?

Se sim, qual são as marcas e especificações indicadas para mineral?

Agradeço muito pela ajuda!

Júlio Oliveira
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Qual óleo usar???

por Alerey » Seg Jun 10, 2013 9:21 am

Se vc roda pouco e baixa km por dia eu usaria um mineral mesmo e trocaria a cada 5 mil km junto com o filtro!
Abs
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Seg Jun 10, 2013 9:57 am

só um lembrete: caso faça realmente isso, vale a pena trocar tbem o filtro e antes, dar uma limpada no sistema e canais do motor, para evitar a contaminação do óleo comum no mineral, o que poderá levar à fatídica formação de borra e entupimentos. :wink:
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por wellington tessarolo » Seg Jun 10, 2013 12:51 pm

Eu aconselho a utilizar o oleo especifico do carro, mesmo que troque a cada 5000 km.
O oleo especifico(SELENIA K ou SELENIA PURY ENERGY) foi desenvolvido para este motor e atende todas as especificações desde a baixa utilização e muita utilização do veiculo, preservando a vida util do motor.
Wellington Tessarolo
Engenheiro Mecânico;
Proprietario da empresa Performance Power Chip;
Gerente de Assistência Técnica Fiat - Colatina/ES;
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por VLA » Seg Jun 10, 2013 1:35 pm

eu continuaria com o oleo sintético pelo fato de que o combustivel aí por esses lados não ser de boa qualidade como vc mesmo cita.... o oleo sintetico vai resistir melhor à contaminação pelo combustivel adulterado do que um oleo mineral.... sempre API SL ou SM.

sobre o nivel do oleo subir eu acho preocupante... verificou o sistema de arrefecimento? como tem certeza que não está passando agua para o oleo? o oleo nao tem pq subir de volume, e sim o contrario.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por TourniqueT » Seg Jun 10, 2013 1:48 pm

OPa,

Eu tb achei super estranho... mas ficou complicado pq não é água nem gasolina, o carro não está fumando nem houve perda de potencia.

A distribuidora parece que já alertou sobre o problema, o posto não transporta mais o combustível no mesmo caminhão. São vários carros de diferentes marcas e modelos que estão passando pelo mesmo problema de aumento de nível de óleo.

Vou acabar fazendo a troca e de repente vou ver se mando uma amostra pra análise.

A textura do óleo está normal! nada de borra ou mudança na cor... muito estranho esse caso!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por TourniqueT » Seg Jun 10, 2013 5:03 pm

PEssoal, troquei o óleo... o que tava antes era o semi sintético Pure Energy, agora coloquei o 15w40 K. Acho que devem ser bem pareceidos. (ambos semi).

Só o imbecíl do posto que colocou 3 litros de óleo, e quando fui ver ele ja tinha terminado a 3ª garrafinha... amanhã cedo vou ver se está com excesso e se tiver vou cobrar do posto.

Agora fica a dúvida sobre o motivo do óleo subir... o nível de água do radiador do punto do meu colega aqui, diminuiu sim e ele sentiu mudança de barulho no motor, no meu eu não vi essas questões mas talvez eu tenha agido antes de piorar!

Abs.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por tiagocaria » Seg Jun 10, 2013 5:10 pm

Cara...

Seu uso nao é super moderado...

Pelo contrário! é super severo pq seu carro mal atinge a temperatura ideal de funcionamento...

eu trocaria a cada 4000km pelo oleo sintetico recomendado ou um 5W30 dependendo... mas sempre de classe API superior. e trocando junto o filtro...

e a cada 3 trocas do oleo trocaria tb o filtro de gasolina.

Lembrando tb que o oleo tem validade de 1 ano!

ps.: o pure energy, se nao me engano, é o 5W30 100% sintético...
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por VLA » Ter Jun 11, 2013 10:58 am

tiagocaria escreveu:Seu uso nao é super moderado...

Pelo contrário! é super severo pq seu carro mal atinge a temperatura ideal de funcionamento...

boa observação.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por TourniqueT » Ter Jun 11, 2013 2:00 pm

OPa Tiagocaria,

Obrigado pela observação, esse negócio do óleo aque é compicado... hoje os caras drenaram os 300ml que tinha passado, agora o óleo está no nível e vou controlando.

Eu deveria ter retirado uma amostra do óleo pra fazer um teste de humidade no óleo só pra garantir.

Já cominiquei oficialmente o posto sobre o problema... e graças a Deus o carro está em perfeito funcionamento, nenhum sinal de anomalia ou barulho diferente!

Caso eu tenha alguma novidade volto aqui e compartilho.

Obrigado a todos pela ajuda.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo