Fibra de vidro p auto falantes no estilo: faça você mesmo

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Fibra de vidro p auto falantes no estilo: faça você mesmo

por franklinvn » Ter Jun 25, 2013 6:15 pm

Olá caros amigos,
Procurei durante um bom tempo algum post neste forum relacionado a construção de caixa de som feita em fibra de vidro no melhor estilo "faça você mesmo" mas não encontrei.
Andei vendo alguns tutoriais e vídeos do mesmo e não parece ser um bicho de sete cabeças.
As lojas especializadas me cobraram 300 reais numa caixa simples para acomodar um auto-falante de 12". Tudo bem que temos que valorizar os profissionais. Mas os materiais para eu mesmo confeccionar sairiam por 1/3 do valor.

Já que estou de férias, com tempo disponível será que mesmo sem experiência consiga um resultado artesanal tão bom quanto profissional?

Algum motivo sólido para me desencorajar a fazer isso?

Alguém aqui já se aventurou em construir sua caixa em fibra de vidro?

Tentarei construir e aprender no porta malas do meu Uninho 96, minha cobaia automotiva de testes hehe :mrgreen: , para depois meter as caras no porta malas do meu punto.
Vlw pela atenção
grande abraço a todos
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Fibra de vidro p auto falantes no estilo: faça você mes

por DeeeJay » Ter Jun 25, 2013 9:32 pm

Você já viu a construção de uma caixa dessas? Se nunca viu, vai ver que R$300,00 é barato!
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por franklinvn » Qua Jun 26, 2013 10:44 am

DeeeJay escreveu:Você já viu a construção de uma caixa dessas? Se nunca viu, vai ver que R$300,00 é barato!

Não é bem pelos 300 reais, é mais pela satisfação de criar algo tão bom e personalizado.
Tenho ferramentas para trabalhar com MDF, mas nunca dei as caras com fibra. Só queria saber se alguém já se aventurou, mas não só vc mas inclusive meus amigos me desencorajam.
Sinceramente não vejo dificuldade, tão pouco segredo, de fazer o que esse cara do vídeo fez.

http://www.youtube.com/watch?v=G8cz_5eP81U

Talvez vá contra todos e poste algumas fotos de como ficou o projeto.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rodney.oliveira » Qua Jun 26, 2013 11:09 am

cara, eu vi um rapaz que fez, e montou um tutorial, se não me engano no clube do celta, ficou muito bom tanto a caixa quanto o tutorial, da uma epsquisada pois realmente não é nenhum bixo de 7 cabeças, e a satisfação é a melhor coisa!
abraço e boa sorte.
ps: conte comigo pois tb quero fazer uma.
Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por DeeeJay » Qua Jun 26, 2013 10:11 pm

Cara se você gosta de mexer, boa sorte! Eu acho que é um putza trabalho isso. Já trabalhei em loja de som e o dono la cortava volta de mexer com fibra. Muita sujeira, e gasta muiiiiita fibra e resina para engrossar uma caixa. Eu mesmo estou querendo colocar uma caixa de fibra no meu carro. Estou pensando em pegar uma dessas que já vem pronta e dar um trato nela.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por VLA » Qui Jun 27, 2013 8:50 am

no unoclub tem tutorial antigo também...

ja até pensei em fazer uma casinha de cachorro em fibra, mas acabei desanimando e fazendo em madeira... fibra é trabalhoso de mais pra mexer em pequena escala (uma peça só por exemplo)... vc erra na quantidade de material, faz muita sujeira, e tem o trabalho de fazer o molde pra usar só uma vez.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por franklinvn » Qui Jun 27, 2013 10:24 am

VLA escreveu:no unoclub tem tutorial antigo também...

ja até pensei em fazer uma casinha de cachorro em fibra, mas acabei desanimando e fazendo em madeira... fibra é trabalhoso de mais pra mexer em pequena escala (uma peça só por exemplo)... vc erra na quantidade de material, faz muita sujeira, e tem o trabalho de fazer o molde pra usar só uma vez.

A ideia inicial era fazer a caixa inteiramente de fibra. Mas procurando em fóruns especializado em auto som, muitos desmotivaram porque (a fibra) vibra muito, prejudicando a qualidade do som.
Notei alguns pontos interessantes:

- Cada auto falante tem características únicas e, portanto, a caixa acústica deve ser construída especificamente para o seu auto falante.
    Entre elas, destaca-se o volume interno, ou seja, a litragem da caixa com base nas especificações do subwoofer.
    - Foma: a forma geométrica de uma caixa acústica pode influenciar o rendimento. Determina o modelo da caixa, se será dutada ou selada.
    - Reforço: as paredes devem ser rígidas não devendo vibrar.
    - Vedação: é fundamental para um bom funcionamento.
    - Forração Interna: sua função é de evitar ressonâncias bem como evitar distorções do som e devem ser revestidas com lã de vidro de baixa densidade ou espuma de poliéster. O revestimento contribui para graves mais perfeitos e timbres mais suaves :o
    Para mais informações
    http://www.autosom.net/mask_index.asp?pag=artigos/carbox.htm
Já fui em 3 lojas "especializadas" em projetos de auto som e nunca me passaram essas informações.
Tampouco nunca vi um funcionário me dizendo que iria construir uma caixa com forração interna.
Em nenhum momento perguntaram qual era meu amplificador, tampouco marca e modelo do meu subwoofer para averiguar se eu estava com um bom "casamento" de equipamentos.

E após ver o vídeo abaixo que, creio que todos deveriam assistir, notei que eu estava utilizando apenas 35% da potência que meu subwoofer era capaz de oferecer.

Dito essas informações creio que construirei minha caixa acústica com MDF e utilizarei a fibra somente para acabamento e estética .
Abraço pessoal
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por DeeeJay » Qui Jun 27, 2013 9:24 pm

Fuja desses "estaladores"!
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por VLA » Sex Jun 28, 2013 8:44 am

revestimento interno é sempre bom, seja fibra ou madeira.

caixa de fibra vibra mais sim, e quase sempre entrega menor qualidade para o audio, mas eu optaria por ela pelo ganho de espaço no portamala.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador