Modulo Airbag do Punto

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Re: Modulo Airbag do Punto

por Ferranda » Seg Jul 01, 2013 11:46 am

povray escreveu:Ninguem?

Não adianta trocar o modulo.
Todos os códigos de avaria, ficam registrados no modulo de injeção.
O modulo de injeção se comunica via rede CanBus com todos os outros módulos (ABS, Airbag, cambio automatizado, etc.).
Tem que "zerar" o código de erro via porta OBD, ou encontrar alguém que tenha o cabo ELM327 (fiat ecuscan).
Continuo acreditando que o problema não está no modulo do Airbag.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por povray » Seg Jul 01, 2013 5:04 pm

Fui novamente na concessionária e realmente não é o modulo do airbag, e sim o sensor do cinto se segurança que esta gerando o problema (segundo a concessionária)..

Aparentemente é o sensor que fica dentro da coluna do Punto, de um dos bancos dianteiros..

O problema é que a concessionária quer R$980,00 em cada cinto novo, + R$600,00 de mão de obra.. Tou fora.. Parece que o aribag funcionara perfeitamente mesmo com o erro, só ficara acesa a luz e acusando no computador de bordo..

Dei uma desanimada de arrumar com os valores passados (R$2.560,00), nem sei se compensa eu mesmo tirar as proteções e checar se pelo menos a conexão interna do cinto esta OK, ou sei la o que se pode fazer.. Da vontade de comprar o Scan la da dealextreme só pra checar direito o que esta acontecendo, apesar de não saber se da pra apagar os erros só com o Scan que vendem por la.

Dei uma checada em uns tópicos antigos aqui do forum, e achei outro que tinha problemas no airbag devido aos sensores do cinto de segurança tbm (parece que são 2 sensores em cada banco, um na parte interna do cinto, que fica embutida no carro, e outro no encaixe do cinto)..

Alguma sugestão do que fazer com esta bagaça? Cortar o fio da lampada do airbag do painel?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Seg Jul 01, 2013 6:43 pm

Vamos lá...
Dependendo do modelo, o pré tencionador do cinto de segurança fica junto do mecanismo retrátil na coluna, em outros modelos fica no fecho (perto do túnel central)
Em ambos os casos, deve-se por segurança, desligar o negativo da bateria para verificar.
Possivelmente, desconectaram algum fio no ato de realizar a limpeza.
O ELM tem como zerar o código de erro, porem tem que ter algum conhecimento.
Tem um outro sensor embaixo do banco do passageiro, para detectar a presença de um ocupante. Vale a pena verificar também.
Existem empresas fora das CC que realizam esse serviço. De uma procurada.

Espero ter ajudado.
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por povray » Seg Jul 01, 2013 7:12 pm

Obrigado pela ajuda..

Agora só mais uma duvida, após a troca da centralina, o odometro do painel fica piscando sem parar (não as luzes, a marcação mesmo).

Ja vi em outros tópicos usuarios com o mesmo problema, resolvendo deixando a bateria do carro desligada um tempo, ou reajustando o Blue & me.

Fiz estes procedimentos sem nenhum resultado, segue piscando, dai pensei se teria alguma coisa relativa com o modulo do airbag que foi trocado. Sera que ficava marcado lá a quilometragem do carro também, dai seria por isso que fica piscando, por não bater com a kilometragem da centralina do airbag (penso que fique só no modulo de injeção a kilometragem para conferir com a do painel e dar este erro)?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Ferranda » Seg Jul 01, 2013 8:08 pm

Tem alguns carros, que os modulos são "registrados" juntamente com o numero do chassi.
Normalmente eles fazem isso para evitar que peças de origem duvidosa funcionem em outros carros.
Não sei se a FIAT tem essa tecnologia.
Porem se o problema não é no modulo, volte o modulo originalmente instalado.
Esse erro de odometro piscando, normalmente significa erro na comunicação CAN
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por povray » Ter Jul 02, 2013 5:37 pm

Vou recolocar o modulo, apesar de ser meio chato de mexer nisso sem tirar o banco, ja que o apoio de braço atrapalha. Tomara que pare de piscar dai.

Falta ver como ter acesso a parte interna dos cintos, se for só retirar os parafusos de baixo e sacar a lateral esta facil. Não sei se tem alguma ilustração disso no cd do eLearn do Punto.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Anterior