Compare seu Punto com seu carro anterior

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Compare seu Punto com seu carro anterior

por Kuati » Sáb Jul 13, 2013 4:08 pm

O Tópico dos comparativos, de pessoas que tiveram os carros, se eu estiver esquecendo de algum item de comparação, favor acrescentar.

Carro anterior:
Carro atual:
-Consumo
-Conforto/Ergonomia
-Itens de conveniência (mimos)
-Estabilidade em curvas
-Porta malas
-Painel
-Som
-Desempenho
-Efeito visual em terceiros (como chamam a atenção, como atrai os olhares da mulherada)
-Câmbio
-Freios
-Painel
-Conclusão
Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Compare seu Punto com seu carro anterior

por Kuati » Dom Jul 14, 2013 3:03 am

Pô, 7 visualizações e ninguém?

Começo então.

Carro anterior: Vectra GTX manual, 2010, na ficha técnica estão lá 140 cv
Carro atual: Punto sporting e-Torq 1.8 16v

-Consumo
Sempre no álcool, sempre gostei mais de etanol pois na cana percebemos mais facilmente se o combustível é adulterado ou não. No álcool se o combustível é batizado vemos um volume incomum de água espirrando do escapamento, se sai muita água, álcool batizado. Tb há falhas em aceleração e um aumento no consumo. Bem mais fácil de matar que colocando gasolina adulterada.

Mas, aos veículos, sempre com álcool o GTX era mais econômico que o Punto. Na estrada, ambos com o piloto automático ligado (cruise control), a 100 km/h o GTX marcava 11,5 km/l, o Punto (ainda não amaciado) marca 11,2 km/l.
Lembrando que o PC de bordo do Punto é lixão, não marca corretamente, pode descer o *%$#! no carro que ele não marca menos de 6 km/l, se alguém conseguir fazer menos disso poste foto do pc de bordo por favor. A Fiat, bem fdputamente, não permite que o PC de bordo marque menos de 6 km/l.
Tirando a sacanagem da Fiat Brasil de lado, medido na bomba (abastece até a boca, anda com o carro, marca a distância e pede para encher até a boca novamente) o Punto marca 0,5 km/l a menos.
Para deixar o blá blá blá de lado, o Punto, a 100 km/h cravado no cruise control, na mesmíssima rodovia (cheia de aclives e declives), faz 10,5 km/l, dá para dizer que é um empate técnico.
Pq um empate? Pois Punto não está está amaciado. Mesmo assim...
Ponto para o GTX.

-Conforto/Ergonomia
Ponto para o volante do Punto, esquisito no início, mas tem uma pega bem legal. O GTX tb tem voltante de couro, mas o desenho do volante do Putno é bem mais maneiro. Contra o Punto o volante que encobre o painel. O GTX tem um banco de lixo, deixa a lombar totalmente solta, me fazendo procurar uma almofada para colocar na lombar, na época, quase desisti do GTX por conta disso, falta completa de apoio lombar. O Banco do Punto é melhor. Outra coisa, apoio de cabeça, o apoio de cabeça do Punto é macio, se sua mulher dirige te permite fazer viagem longa, pois vc encosta a cabeça e é macio, a gente dorme legal, no GTX (e no ex-Corola da minha muié) apoio de cabeça é estético e para cumprir lei, o bicho está ali para fazer volume e segurança. O apoio de cabeça do punto é macio mesmo, dá para dormir numa boa ali.
Além disso o apoio de pé esquerdo é perfeitamente reto e espaçoso no Punto. No GTX seu pé esquerdo fica todo torto.
O aro 17 do GTX e dureza das molas fazem o ponto ir ao Punto, estabilidade é um outro tópico.
Ponto do Punto.

-Itens de conveniência (mimos)
Quando tinha o GTX a coisa mais massa que o carro me apresentou foi o sensor de chuva. Aquilo era mágico, conforme a chuva ia aumentando a budega do sensor ia aumentando a velocidade das palhetas flatblade. Achei que não viveria mais sem aquilo.
Mas, o Punto veio com um período de chuvas e não senti a mínima falta desse mimo.
Quando o limpador dianteiro ligado e engatado a ré no GTX o limpador traseiro tb liga. No Punto tb há isso.
AR Condicionado, (na verdade acho que deveria ser mais um item): O do Punto gela menos, diria que gela um pouco mais que o ex-Corola 2009 da minha muié. Mas o melhor de tudo, NÃO É DIGITAL! O do GTX era digital, então o que fazíamos, a temperatura legal para mim é 24 graus, o que a porcaria do ar digital faz? Chega em 23,5 o maldito joga rajadas de ar quente para equilibrar! Lixo completo. Se depender de mim nunca mais quero AR DIGITAL, dane-se essa porcaria, quero que fique frio, coloco o ponteiro no azul e vou regulando, nada de colocar grau pra um pc burro tentar adivinhar o que quero.
Ponto para Punto.

-Estabilidade em curvas
O Punto é uma *&%$# (desculpe o palavreado, mas estou aqui falando como se estivéssemos discutindo em um boteco), já li aqui a galera falando que o Punto é bom de curvas, provavelmente nunca dirigiu com vontade um Golf, um i30, ou mesmo um GTX. O Punto rola (inclina) demais nas curvas, a altura do solo é grande demais! Rotatória que eu fazia sorrindo a 80 km/h dando risada no GTX, no Punto a 70 km/h inspira sério cuidado. Para um pequeno "esportivo", o Punto Sporting ficou devendo neste ponto.

-Porta malas
Pouco me importa isso. Do GTX era maior, e daí?

-Painel
Do punto é encoberto pelo volante, do GTX bem mais legível.

-Som
Do GTX tinha algo bizarro, se vc colocava o cartão SD era um lixo, se vc colocava a mesma música no som do CD ficava espetacular. Estranho.
A @#%$^&! do GTX era não ter USB, só cartão SD que um ou outro não funcionava.
No Punto ainda não gravei CD, nem gravarei, é tudo naquele lugar bizarro dentro do pora-luvas. O Som é bem meia boca, penso em colocar caixas não originais por fora. Não quero música pra pagar de manolo desfilando por aí, quero som bom para escutar dentro do carro, o Punto falta, o GTX tb, mas mesmo uma porcaria o do GTX ganhava no CD e perdia no SD, como o Punto não tem, perdia no USB.
Ponto pro GTX.

-Desempenho
Aqui o bicho pega, aquela porcaria de 140cv nunca me apareceu. Comprei o GTX baseado em um Astra cento e poucos CV que um amigo meu tinha, o Astra andava pra carai, meu Vectra não. Parecia um Golf com Santanatech aquela @#%$^&! do meu Vectra. Desempenho em baixa? Nada! O Astra do meu amigo não existia, puxava mes, e olha que meu Vectra era o tal do Remix, Remix da *&%$#, pq aquilo nunca teve 140cv. Na mesma época tive o prazer de dirigir uma Zafira com o mesmo motor, de 140 cv, a Zafira foi top, aquilo sim era desempenho, meu GTX andava bem só em alta, como se fosse um 16v, mas a Zafira andava bem em tudo quanto é rotação. Resumindo, meu Vectra de 140cv andava igual 16v, bem só em alta, mas era uma *&%$#. O bicho era bom de curva e aí eu tirava a diferença, pois no motor aquilo era uma bos.

O Punto é #@%&!, dei 200 no bichinho, anda bem pra cario, mas depois de comprar fiquei decepcionado com o peso do carro, podia ser mais leve, e mesmo sendo 1.8 falta torque em baixa, não irrita como o Vectra (quebra molas que saia em primeira de Vectra saio em segunda da Punto, e olha que o monzatech era 8v eo Fiêti é 16v), mas podia ser melhor. A título de comparação, em casa, no passado, tivemos um Uno 1.6 MPi, pense em um carro encapetado... o Punto, dentro da cidade passaria vergonha perto do velho 1.6 MPi. Era uma bos em segurança, mas era leve, andava extremamente bem em tudo quanto é rotação.

Resumindo, o Punto é bão, anda mais que o Vectra GTX 140cv, mas eu teria receio de bater um pega, provavelmente o Vectra comeria o Punto nas curvas.

-Efeito visual em terceiros (como chamam a atenção, como atrai os olhares da mulherada)
Aqui é bos pro Punto, parece que estou andando de Mille, mulher nenhuma olha pra mim, de GTX uma ou outra olhava, mas de Punto sou invisível. Provavelmente falta teto solar nessa porcaria. Pra molecada mais jovem, Punto deve ser presença, mas em um GTX provavelmente estaria pegando melhor.
Recado aos solteiros, tire 4 mil do bolso e optem pelo teto solar.

-Câmbio
A alavanca do Punto é um tanto porqueira, muito alta, chega a lembrar carros do passado, a pega tb é ruim. Do GTX manopla menor, visual melhor. Nas trocas, a Fiat não perde a fama, continua com engates não tão bons, não é ruim, mas é pior que o GTX, a ré da Fiat continua sendo bos, não é ruim, mas poderia ser melhor. A coisa boa é que a cabeça do câmbio fica mais próxima do volante, permitindo trocas rápidas sem perder tempo na busca do volante.
Ponto para o Monzatech.

-Freios
Bons no Punto, acho que o ABS entra em cena cedo, ou seja, falta um cadinho de força no conjunto do Punto. Mas nada complicado. Provavelmente, mais uma vez ponto contra o peso pesado do carro, esse pequeno deveria ser mais leve.
O GTX era mais na mão nas frenagens.
Ponto para o Monzatech.

-Painel
No Punto, encoberto pelo volante, legibilidade prejudicada. No GTX os mostradores bem maiores, mais legíveis. A desvantagem no GTX é que a porcaria do PC de bordo começava a falhar em alguns LEDs com pouco mais de três anos, o velho problema enfrentado no meu antigo Astra GLS 16v se mostrava novamente no novo GTX. Pela falha e conserto caro...
Ponto para o Punto.

-Conclusão
O GTX é uma *&%$# cara, perdi 22 mil reais na porcaria do carro (paguei 58 e vendi por 36). O Punto é uma *&%$# barata, paguei 45 e espero perder menos que 22 mil.

Na boa, tô bêbo e a mulher dormiu de calça jeans, amanhã reconstruo estes dizeres se este fórum permitir edição.

[ ]'s
Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Marcus Vilasboas » Dom Jul 14, 2013 3:54 am

Kkkkkkk. Eu dei muitas risadas, mas foi um ótimo post, com muitas descrições.
Quanto ao pc de bordo, colocando no consumo instantâneo, o meu Punto Sporting Dualogic 2013 marca até menos de 2 Km/l em acelerações fortes. Eu acho que o seu está com problemas.
O volante tem regulagem de altura e distância, vc consegue uma ótima regulagem que não atrapalhe o painel.
O ar condicionado do meu Punto é digital e não tem essas rajadas de ar quente que vc falou, ele sempre sopra ar frio, só altera a velocidade do ventilador de acordo com a diferença de temperatura.
O resto do Post bateu com o que eu acho do meu carro. A estabilidade dele realmente é bem ruim, mas o conforto é excelente.

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por esallum » Seg Jul 15, 2013 9:15 pm

Kkkkkkkk muito engracado. Esse foi um post bem sincero
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por shadowcps » Ter Jul 16, 2013 8:40 am

como estou em meu 3o. Punto e a cada troca sempre comparei o anterior com o atual nos tópicos dele, desculpe mas deixarei de participar. :mrgreen:
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador