Conheça o jipão de Sua Santidade

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Conheça o jipão de Sua Santidade

por Marquinhos_rj » Seg Jul 22, 2013 12:45 pm

" O Mercedes-Benz G500 transformado em Papamóvel é um jipão alongado, de 4,68m de comprimento, que pode transportar de cinco a sete pessoas. O modelo é equipado com motor V8 de 5.0 litros, que desenvolve 296cv. Potência de sobra para um Papamóvel que normalmente trafega em velocidades bem baixas" .


Como bom franciscano, o papa Francisco contraria as regras de segurança para ficar mais próximo dos seus seguidores e dispensa o luxo e ostentação usados por seu antecessor. O sumo pontífice chegará ao Brasil segunda-feira para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e em vez de desfilar em um luxuoso Mercedes-Benz ML, que serviu ao papa Bento XVI, seguirá pelas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo no espartano jipe G500, da mesma marca alemã.

Com essa atitude, o papa Francisco faz lembrar João Paulo II, que em 1980 desfilou pela Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, em um antigo caminhão Mercedes-Benz, que oferecia apenas proteção do sol e da chuva. Entretanto, em maio de 1981 o pontífice foi gravemente ferido na Praça São Pedro, em Roma, atingido por disparos de pistola Browning de nove milímetros, usada pelo turco Mehemed Ali Agca. O fato fez o Vaticano rever seu conceito de segurança e o Papamóvel foi reforçado.

Bento XVI usou durante o seu papado dois luxuosos Mercedes-Benz ML 430, adaptados com uma espécie de gaiola revestida de vidro na parte posterior, permitindo que o santo padre acenasse para os fiéis em suas viagens. A preocupação com a segurança era tamanha que a montadora alemã não era autorizada a revelar detalhes sobre as modificações feitas no modelo. Sabe-se apenas que os ML 430 transformados em Papamóvel resistem a tiros de grosso de calibre, como dos fuzis russos AK 47 e das metralhadoras de 1,27mm, além de granadas.

Mas Bento XVI se afastou e o papa Francisco assumiu, trazendo mudanças de comportamento no Vaticano, abrindo mão de boa parte do luxo e ostentação em nome da doutrina franciscana. Uma das mudanças foi exatamente no Papamóvel: saiu o ML 430 e voltou o robusto G500. O veículo não conta com os requintes do utilitário-esportivo nem mesmo com os cuidados que garantem a proteção do sumo pontífice.

O Mercedes-Benz G500 transformado em Papamóvel é um jipão alongado, de 4,68m de comprimento, que pode transportar de cinco a sete pessoas. O modelo é equipado com motor V8 de 5.0 litros, que desenvolve 296cv. Potência de sobra para um Papamóvel que normalmente trafega em velocidades bem baixas.

O veículo que será usado pelo papa Francisco chegou ao Rio de Janeiro segunda-feira, transportado por um Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB). O Papamóvel Mercedes-Benz G500 tem arcos laterais que cobrem a parte traseira, onde normalmente são fixados vidros de proteção. Mas, ao que tudo indica, ele deve desfilar em carro aberto, pois já manifestou o desejo de estar o mais perto possível de seus fiéis. Que venha o papa!

Fonte: http://www.vrum.com.br/app/301,19/2013/ ... dade.shtml
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 4558
Registrado em: Qua Out 05, 2011 12:48 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Conheça o jipão de Sua Santidade

por Marquinhos_rj » Seg Jul 22, 2013 2:28 pm

Por dentro do papamóvel.

Apesar de ter um Mercedes-Benz M-Class 2012 à prova de bala na garagem, Francisco prefere usar um jipe da marca alemã desde que assumiu o papado. Encomendado por Bento XVI para ser usado em dias ensolarados, esse papamóvel foi elaborado para o pontífice ficar mais próximo das pessoas

Fonte: http://g1.globo.com/jornada-mundial-da- ... vel/platb/
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 4558
Registrado em: Qua Out 05, 2011 12:48 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Conheça o jipão de Sua Santidade

por Marquinhos_rj » Seg Jul 22, 2013 7:46 pm

Tentando ser o mais discreto possível, Papa circula pelo Rio de Fiat Idea sem nenhuma alteração

Fiat cedeu veículos ao Vaticano para deslocamentos onde o papamóvel não será utilizado. Organização pediu para que não fosse usado nenhum modelo de luxo.

Todas as emissoras mostraram ao vivo a passagem do Papa pelas ruas do Rio de Janeiro a bordo de um Fiat Idea prateado. A montadora não perdeu tempo e publicou em sua página oficial no Facebook uma foto do carro com a frase "Boa Idea, Francisco".

O papamóvel oficial (Mercedes-Benz G500) será substituído em alguns deslocamentos pelo Idea durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O Vaticano havia sinalizado que precisaria de um modelo simples e discreto para transportar o Papa em alguns deslocamentos e a Fiat prontamente colocou à disposição do pontífice o portfólio completo da marca e os coordenadores optaram dois modelos: Idea e Bravo.

Duas unidades do Bravo, um branco e um preto, ambos da versão Essence 1.8 16V ficarão por conta da segurança do Papa e dois modelos Idea, um prata e um branco, versão Essence 1.6, transportará Francisco nos trajetos em que o papamóvel não será utilizado.

Segundo a Fiat,a escolha do Bravo foi pelo fato de ser um modelo com motor mais potente, o mais adequado para uso da segurança, já o Idea, de acordo com a montadora, é o mais confortável para o potífice, além de ter uma grande área envidraçada que permite ampla visão tanto dos fiéis do lado de fora do veículo quanto do Papa, no banco traseiro. O Vaticano não pediu nenhuma preparação especial do veículo, como blindagem ou qualquer tipo de película de proteção solar.

A Fiat informou que as placas do Idea vieram do Vaticano e cobrem as originais, de Belo Horizonte.

Através de sua assessoria de imprensa, a Fiat disse que dar apoio ao Papa em sua visita ao Brasil é uma questão natural, já que é uma montadora italiana.

Obviamente que o departamento de marketing da Fiat não deixaria tal evento passar em branco e logo postou a ação no Facebook.

A última vez em que um Papa foi ao Rio de Janeiro, em 1997, João Paulo II utilizou um Volvo S40, colocado à disposição pelo Governo.

Fonte: http://estadodeminas.vrum.com.br/app/no ... BQ.twitter
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 4558
Registrado em: Qua Out 05, 2011 12:48 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Conheça o jipão de Sua Santidade

por Marquinhos_rj » Seg Jul 22, 2013 8:25 pm

GALERIA DE FOTOS COM CARROS DOS PAPAS

O Papa Francisco chega ao Brasil. Com personalidade bem diferente do antecessor (Bento XVI), o pontífice atual não faz muita questão de usar carrões de luxo. Mesmo assim, por uma questão de segurança, vai usar um Mercedes-Benz blindado, precaução tomada principalmente depois do atentado sofrido pelo Papa João Paulo II, em 1981. Antes disso, todos os Papas da história sempre tiveram veículos especiais, como mostram as imagens acima, do Museu do Vaticano. São carruagens e modelos de luxo de várias épocas.

Um dos mais recentes modelos usados por Bento XVI foi o Renault Kangoo elétrico, fabricado com ajuda da empresa francesa especializada em carrocerias, a Gruau. Além da blindagem, entre outras diferenças em relação ao modelo original, o novo papamóvel tem teto retrátil, degrau eletricamente dobrável e interior mais caprichado, com bancos individuais revestidos de couro. Com o motor elétrico de 60 cv, o modelo pode rodar por 170 quilômetros com apenas uma recarga.

Além do Renault, o Papa anterior a Francisco I recebeu um Mercedes-Benz Classe M feito para ser Papamóvel. O carro recebeu mais áreas com vidro, facilitando a visão do Papa durante as aparições públicas. Além disso, há uma iluminação melhor e modificações para facilitar o transporte do carro, que sempre acompanha as viagens de Sua Santidade.

Fonte: http://caranddriverbrasil.uol.com.br/ca ... papas/5540
Link - Fotos do meu Punto ...
viewtopic.php?f=57&t=18063&start=15
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 4558
Registrado em: Qua Out 05, 2011 12:48 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Conheça o jipão de Sua Santidade

por laguiar » Ter Jul 23, 2013 11:12 am

Isso sim é voto de pobreza... andar de Fiat Idea rsrs :-D
[ex] Fiat Bravo Absolute 11/12
[ex] Agile LTZ 09/10
[ex] Palio Fire 04
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 121
Registrado em: Qui Out 18, 2012 7:05 pm
Localização: São Paulo


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 4 visitantes