Punto 1.4 ou 1.6 ?
Re: Punto 1.4 ou 1.6 ?
Tenho um amigo que tem um 2013 1.6 onde ele já conseguiu no máximo fazer 12.6 na estrada. Eu já consegui 12km na cidade, com pouco tráfego.
Depende como será o seu uso. Creio que o 1.4 será mais econômico quase sempre, mas obviamente que é meio froxo (Não me importo com isso, não quero um Punto pra velocidade).
Mas com gasolina a quase R$3,00 é bom pensar na economia.
Geralmente ando sozinho, sem peso extra como som e etc...
Depende como será o seu uso. Creio que o 1.4 será mais econômico quase sempre, mas obviamente que é meio froxo (Não me importo com isso, não quero um Punto pra velocidade).
Mas com gasolina a quase R$3,00 é bom pensar na economia.
Geralmente ando sozinho, sem peso extra como som e etc...
Deixe algum sinal de alegria, onde passes.
Rodrigo Momesso escreveu:Discordo de quem disse que o 1.4 chega à ter desempenho ridículo. Puro despeito.
Até na revenda é pior? Não foi isso que o vendedor me disse na concessionária, muito pelo contrário. Tanto que foi esse "palpite" que me fez optar pelo motor 1.4
E acho que ele não estava errado já que é sabido que a versão 1.4, sozinha, é responsável por 50% das vendas do Modelo.
Já o 1.6 por ser 16v, mesmo tendo corrente de comando, ainda é sim alvo de preconceito injusto uma vez que não usa as famigeradas correias dentadas dos primeiros motores desse tipo usados no Brasil (Vectras, Pálios, Tempras, etc...) que arrebentavam e empenavam todas as 16 válvulas imediatamente. Pelo menos aqui em MG à 115 km da fábrica da Fiat é assim.
Então esse tipo de motor prá quem leva em conta a menor desvalorização possível compra/revenda pode ser perigoso. É uma aposta.
O "Problema" não era a correia que arrebentava, e sim o dono que não fazia as revisões em dia...
Os carros 8v ainda utilizam correia, e sim.. se a correia arrebentar o cabeçote tb tem de passar por reparos.

Contudo não deixa de ser um bom carro independente do modelo. Mesmo o 1.4 que é mais fraquinho, depois que desenvolve é só rezar para não parar que vai-que-vai!!
Pode ser um comparativo injusto, mas quando dirijo o prisma da minha mãe (1.4) e depois pego meu punto (1.4)... É rir para não chorar... kkkk
Mas vlw galera!
Pode ser um comparativo injusto, mas quando dirijo o prisma da minha mãe (1.4) e depois pego meu punto (1.4)... É rir para não chorar... kkkk
Mas vlw galera!

- Piloto de Atari
P.Cesar1 escreveu:Contudo não deixa de ser um bom carro independente do modelo. Mesmo o 1.4 que é mais fraquinho, depois que desenvolve é só rezar para não parar que vai-que-vai!!
Mas vlw galera!
P Cesar Blz?? seguinte... existe muita diferença mesmo que pode lhe dar o sentimento de rir para não chorar rsrsrsrsrs... o motor da chevrolet possui 104 CV, enquanto o motor da FIAT 88 CV, é o mesmo motor do palinho, sem contar que o prisma mesmo sendo sedan ainda é mais leve que o Punto, por isso da enorme diferença entre os carros.
- Roda dura de Auto Escola
Motor 1.4 Fire EVO. Então pode ter o mesmo motor sim, do NOVO Pálio. Falando assim "Paliozinho" parece até os Firezinho antigo.
Qto cidade x estrada na minha opinião o Punto 1.4 convence muito mais na estada que na cidade.
!.4 vende mais pq é mais barato? Discordo. Além de estarem querendo associar uma falsa imagem do carro a "carro de pobre" penso que o público não tá muito preocupado com o custo benefício. Afinal quero ver um Attractive sem ar condicionado. Nunca verei. O meu mesmo ficou do preço do Essence básico (sem Blu Me, sem pintura metálica e rodas liga) só que mais completo (Blue Me, pintura metálica e agora pus rodas de liga). Fica a escolha entre motor mais potente x opcionais atraentes. Então quem comprar o modelo básicão só prá dizer que "tá de Punto" esse sim pode ter problemas na hora da revenda.
E contiuo afirmando pela realidade daqui: revenda do 1.4 ainda é mas vantajosa que do 1.6 pelo fato desse último ser 16v. Basta ver em anúncios como o valor dos 16v mais antigos despencam em relação à mesma versão 8v.
Volto à dizer, no caso do Punto esse preconceito é injusto uma vez que usa correte de comando ao invés de correias. Por esse motivo pode ser que essa retrospectiva se altere mas pelo menos por enquanto, 16v ainda é uma aposta prá quem compra carro prá desfrutar mas pensando tb na hora da revenda.
Qto cidade x estrada na minha opinião o Punto 1.4 convence muito mais na estada que na cidade.
!.4 vende mais pq é mais barato? Discordo. Além de estarem querendo associar uma falsa imagem do carro a "carro de pobre" penso que o público não tá muito preocupado com o custo benefício. Afinal quero ver um Attractive sem ar condicionado. Nunca verei. O meu mesmo ficou do preço do Essence básico (sem Blu Me, sem pintura metálica e rodas liga) só que mais completo (Blue Me, pintura metálica e agora pus rodas de liga). Fica a escolha entre motor mais potente x opcionais atraentes. Então quem comprar o modelo básicão só prá dizer que "tá de Punto" esse sim pode ter problemas na hora da revenda.
E contiuo afirmando pela realidade daqui: revenda do 1.4 ainda é mas vantajosa que do 1.6 pelo fato desse último ser 16v. Basta ver em anúncios como o valor dos 16v mais antigos despencam em relação à mesma versão 8v.
Volto à dizer, no caso do Punto esse preconceito é injusto uma vez que usa correte de comando ao invés de correias. Por esse motivo pode ser que essa retrospectiva se altere mas pelo menos por enquanto, 16v ainda é uma aposta prá quem compra carro prá desfrutar mas pensando tb na hora da revenda.
Rodrigo-Atractive 2013 Blue Me
- Piloto de Autorama
Rodrigo Momesso escreveu:Motor 1.4 Fire EVO. Então pode ter o mesmo motor sim, do NOVO Pálio. Falando assim "Paliozinho" parece até os Firezinho antigo.
Nossa velho que preconceito absurdo com carros 16v que utilizam correia dentada..
mew.. teu carro 1.4 é 8V e utiliza correia dentada.. o que muda na vida de um cidadão que faz a troca da correia dentada em dia? a KM de troca é a mesma..
E que me desculpem os amigos que possuem 1.4, o 1.4 é muito manco! "88cv" economia, conforto, beleza etc não esta em questão.. mas o carro é muito pesado pro motor 1.4.. temos um palio 1.4 em casa e um punto 1.4 de um parente, pro palio é excelente, pro punto, pelo valor.. não vale!
Melhor gastar um pouco mais com combustível e ter uma viagem mais agradável com menos problemas na hora de ultrapassar, etc etc... do que economizar alguns reais e passar raiva.

Meu filho, quando uma coisa toma fama não tem jeito! Não sou eu que tô inventando! Tipo Kombi e Tipo que pegam fogo tá ligado? Mas muita gente teve seus motores estourados precocemente por causa dessas correias. Só conheço casos de motores 16v. Nunca ouvi nem falar de um 8v acontecer isso. Eu mesmo disse que isso é injustiça já que o motopr usa corrente de comando. Mas o povo marca e fica com pé atrás então por esse motivo que disse que o 1.6 pode ser arriscado para aqueles que assim como eu se preocupam já na compra comm a hora da venda ok?
Rodrigo-Atractive 2013 Blue Me
- Piloto de Autorama
Rodrigo Momesso escreveu:Meu filho, quando uma coisa toma fama não tem jeito! Não sou eu que tô inventando! Tipo Kombi e Tipo que pegam fogo tá ligado? Mas muita gente teve seus motores estourados precocemente por causa dessas correias. Só conheço casos de motores 16v. Nunca ouvi nem falar de um 8v acontecer isso. Eu mesmo disse que isso é injustiça já que o motopr usa corrente de comando. Mas o povo marca e fica com pé atrás então por esse motivo que disse que o 1.6 pode ser arriscado para aqueles que assim como eu se preocupam já na compra comm a hora da venda ok?
não quero parecer grosseiro, mas não da pra discutir..
A fama quem faz são os mexanicos que mal tem ferramentas pra trocar uma vela, que dirá uma ferramenta correta pra colocar um motor 16v no ponto.. e proprietários que querem saber de só colocar gasolina e andar, manutenção preventiva que é bom..
enfim.. querer falar que um carro que utiliza corrente e não correia é melhor apenas por conta disso, pra mim é papo de quem não tem condições financeiras de dar a devida manutenção no carro. (não estou apontando vc, apenas em cima do seu comentário pra quem compra carro por fama).
abraço!

Rodrigo Momesso escreveu:Meu filho, quando uma coisa toma fama não tem jeito! Não sou eu que tô inventando! Tipo Kombi e Tipo que pegam fogo tá ligado? Mas muita gente teve seus motores estourados precocemente por causa dessas correias. Só conheço casos de motores 16v. Nunca ouvi nem falar de um 8v acontecer isso. Eu mesmo disse que isso é injustiça já que o motopr usa corrente de comando. Mas o povo marca e fica com pé atrás então por esse motivo que disse que o 1.6 pode ser arriscado para aqueles que assim como eu se preocupam já na compra comm a hora da venda ok?
ja tive uma Parati 16 V... ralava ela pra caramba, pé embaixo, nunca tive problema com ela, e o motor dela ja estava bem rodado ja, basta ter cuidado, mau padrasto tem uma também há uns 7 anos e nunca teve problemas tb... a solução??? manutenção preventiva em dia....
rodney.oliveira escreveu:Rodrigo Momesso escreveu:Motor 1.4 Fire EVO. Então pode ter o mesmo motor sim, do NOVO Pálio. Falando assim "Paliozinho" parece até os Firezinho antigo.
Nossa velho que preconceito absurdo com carros 16v que utilizam correia dentada..
mew.. teu carro 1.4 é 8V e utiliza correia dentada.. o que muda na vida de um cidadão que faz a troca da correia dentada em dia? a KM de troca é a mesma..
E que me desculpem os amigos que possuem 1.4, o 1.4 é muito manco! "88cv" economia, conforto, beleza etc não esta em questão.. mas o carro é muito pesado pro motor 1.4.. temos um palio 1.4 em casa e um punto 1.4 de um parente, pro palio é excelente, pro punto, pelo valor.. não vale!
Melhor gastar um pouco mais com combustível e ter uma viagem mais agradável com menos problemas na hora de ultrapassar, etc etc... do que economizar alguns reais e passar raiva.
Rodney... uma breve discordancia quanto ao consumo... o 1.4 acaba bebendo o mesmo que o 1.6 devido ao esforço que o mesmo faz para manter/ganhar velocidade... meu 1.6 ta fazendo de 11,5 a 12,5 na média, e nem sempre ando de boa... moro em uma cidade, trabalho em uma cidade vizinha e estudo em outra... ando razoavelmente bem por tem que chegar em tempo em todos os locais.. rsrsrs
- Roda dura de Auto Escola
Numa rápida pesquisa de matérias da 4 Rodas sobre os motores e-Torq (desempenho e consumo), aí vai um trecho da matéria:
Matéria completa: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 2673.shtml
Nas provas de desempenho, como as acelerações de 0 a 100 km/h, os resultados ficaram dentro do esperado. O Punto 1.4 obteve o tempo de 14,8 segundos, o 1.6 16V precisou de 11,9 segundos e o 1.8 16V fez de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos – todos rodando com álcool. O T-Jet, que só bebe gasolina, consumiu 9,3 segundos nessa prova. As surpresas vieram nas medições de consumo.
O motor 1.4 apresentou um rendimento inferior ao do 1.6 16V. Ele ficou com as médias de 6,6 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada, enquanto o motor maior conseguiu 7,2 e 10,4 km/l, respectivamente. O 1.6 16V, por sua vez, terminou tecnicamente empatado com o 1.8 16V, que conseguiu 7,4 km/l na cidade e 10,5 na estrada.
Conclusão: ao fazer o Punto andar mais e consumir menos, o motor 1.8 16V revelou-se o mais adequado para o carro. O 1.4 8V da versão Attractive pode ser mais econômico em outra aplicação, como em um carro como o Palio, que pesa 986 kg. Mas no Punto, com seus 1150 kg, ele consumiu mais. O T-Jet, com gasolina, conseguiu as médias de 8,7 km/l no ciclo urbano e 11,3 no rodoviário.
Matéria completa: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/ ... 2673.shtml
Nas provas de desempenho, como as acelerações de 0 a 100 km/h, os resultados ficaram dentro do esperado. O Punto 1.4 obteve o tempo de 14,8 segundos, o 1.6 16V precisou de 11,9 segundos e o 1.8 16V fez de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos – todos rodando com álcool. O T-Jet, que só bebe gasolina, consumiu 9,3 segundos nessa prova. As surpresas vieram nas medições de consumo.
O motor 1.4 apresentou um rendimento inferior ao do 1.6 16V. Ele ficou com as médias de 6,6 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada, enquanto o motor maior conseguiu 7,2 e 10,4 km/l, respectivamente. O 1.6 16V, por sua vez, terminou tecnicamente empatado com o 1.8 16V, que conseguiu 7,4 km/l na cidade e 10,5 na estrada.
Conclusão: ao fazer o Punto andar mais e consumir menos, o motor 1.8 16V revelou-se o mais adequado para o carro. O 1.4 8V da versão Attractive pode ser mais econômico em outra aplicação, como em um carro como o Palio, que pesa 986 kg. Mas no Punto, com seus 1150 kg, ele consumiu mais. O T-Jet, com gasolina, conseguiu as médias de 8,7 km/l no ciclo urbano e 11,3 no rodoviário.
- Piloto de Autorama