Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Vou ensinar uma coisa para os não entendidos a fundo sobre o nome FLEX.
FLEX = PATO ( Não voa direito, não nada direito, não caminha direito ) faz tudo, e ao mesmo tempo nada faz bem feito... mas faz...
Só digo uma coisa, já que mexo direto com programação de injeção... USEM GASOLINA ou ALCOOL desde ZERO e NAO FIQUEM MUDANDO! Dependendo da taxa de atualização e auto aprendizado da injeção pode levar um bom tempo até que ela se acerte denovo, e nesse meio tempo, o usuário resolve MUDAR denovo de combustivel, aí amigo.... não queira milagre, vai sempre ficar RUIM!
O certo é no caso de nunca ficar bom ( acontece ) ... GAsolina Podium, tanque cheio e vá para a CSS e solicite o RESET da ECU... essa de desconectar cabo de 12v durante a noite funcionava a 5 anos atras, hoje em dia a memoria é NVRAM e nao se perde mais... Não sei na linha FIAT ( assim que meu punto chegar já vai no mesmo dia para o Scanner OBD )... mas na linha Renault/Nissan está assim!
Abraços!
FLEX = PATO ( Não voa direito, não nada direito, não caminha direito ) faz tudo, e ao mesmo tempo nada faz bem feito... mas faz...
Só digo uma coisa, já que mexo direto com programação de injeção... USEM GASOLINA ou ALCOOL desde ZERO e NAO FIQUEM MUDANDO! Dependendo da taxa de atualização e auto aprendizado da injeção pode levar um bom tempo até que ela se acerte denovo, e nesse meio tempo, o usuário resolve MUDAR denovo de combustivel, aí amigo.... não queira milagre, vai sempre ficar RUIM!
O certo é no caso de nunca ficar bom ( acontece ) ... GAsolina Podium, tanque cheio e vá para a CSS e solicite o RESET da ECU... essa de desconectar cabo de 12v durante a noite funcionava a 5 anos atras, hoje em dia a memoria é NVRAM e nao se perde mais... Não sei na linha FIAT ( assim que meu punto chegar já vai no mesmo dia para o Scanner OBD )... mas na linha Renault/Nissan está assim!
Abraços!
-
rvalente
rvalente escreveu:Vou ensinar uma coisa para os não entendidos a fundo sobre o nome FLEX.
Abraços!
Vi no software MultiEcuScan, que há um local onde podemos zerar as informações da central (reaprendizado) e também há as opções:
1 - Ajustar central para uso de Gasolina
2 - Ajustar central para uso de alcool
Essas opções são válidas quando há troca de combustível no tanque?

- Piloto de Autorama
Não, essas opções são para o caso da central se perder.... Normalmente fato que ocorre quando se muda de combustivel e logo em seguida desliga-se o carro, sem que a central "entenda" que o combustivel foi alterado....
Concordo com o Rafael, o Flex é uma bela jogada de "marketing", utiliza-se uma taxa intermediaria onde não se aproveita 100% quando abastecido no alcool e quando abastecido na gasolina fica "grilando" e sendo obrigado a atrasar o ponto (novamente não aproveitando todo poder calorifico do combustivel.
Carros "mono combustiveis" são em media 15% mais economicos que seus irmãos flex!

Concordo com o Rafael, o Flex é uma bela jogada de "marketing", utiliza-se uma taxa intermediaria onde não se aproveita 100% quando abastecido no alcool e quando abastecido na gasolina fica "grilando" e sendo obrigado a atrasar o ponto (novamente não aproveitando todo poder calorifico do combustivel.
Carros "mono combustiveis" são em media 15% mais economicos que seus irmãos flex!

- Velha Guarda
Eu só estou acostumado a usar os Softwares da Aliança Renault/Nissan, é bem provavel que sim, tem que ver o manual desse MultiEcuScan, pode ser que se for enviado o comando errado voce "BRICKA" a ECU... ( Termo Brickar = Tijolo em Ingles, danifica que acaba que transforma ela em peso de papel ).
Normalmente a bancada que eu lido é essa baixo de programação de injeção eletronica... é completamente diferente o proposito e mecanismo... isso abaixo é um programador em série para injeções, a tem uma injecao Nissan preta sobre a mesa literamente "ZERADA" e a bancada branca é onde ela é engatada e programada.

Abraços!
Normalmente a bancada que eu lido é essa baixo de programação de injeção eletronica... é completamente diferente o proposito e mecanismo... isso abaixo é um programador em série para injeções, a tem uma injecao Nissan preta sobre a mesa literamente "ZERADA" e a bancada branca é onde ela é engatada e programada.

Abraços!
-
rvalente
rvalente escreveu:Eu só estou acostumado a usar os Softwares da Aliança Renault/Nissan, é bem provavel que sim, tem que ver o manual desse MultiEcuScan, pode ser que se for enviado o comando errado voce "BRICKA" a ECU... ( Termo Brickar = Tijolo em Ingles, danifica que acaba que transforma ela em peso de papel ).
Abraços!
Que show Rafael... muito interessante isso!! Não faz ideia de como me arrependo ter seguido na área de informática e não seguir na área automotiva/motores.
Quanto ao MultiEcuScan, vou dar uma pesquisada na documentação dele. Alguém já tentou usar essas opções?

- Piloto de Autorama
Ferranda escreveu:Não, essas opções são para o caso da central se perder.... Normalmente fato que ocorre quando se muda de combustivel e logo em seguida desliga-se o carro, sem que a central "entenda" que o combustivel foi alterado....
Te digo até mais, tenho acesso a combustíveis melhores que PODIUM com octanagem acima de 98 e SEM ALCOOL ANIDRO adicionado à mistura, se eu te falar quantos KM/L faz um carro 1.6 com esse combustível a maioria aqui vai ser RASGAR! 1.0 então vira "HIBRIDO" kkkkkkkk.... Mas deixa essa prosa para outro dia...
Um dos motivos que escolhi tambem o T-JET foi o fato dele só ser GASOLINA e motor ser importado, nunca tive e nem quero ter carros FLEX, só digo isso...
Abraços!
-
rvalente
Carros Europeus normalmente fazem 15-18km/l sem muito esforço (andando sem se preocupar com economia)
Se for Diesel então, 20km/l é o normal em carros de baixa cilindrada.
Da ultima vez que fui a Italia, aluguei um punto evo a Diesel, o bichinho andava quase de graça!!!! Rsrsrsrs.

Se for Diesel então, 20km/l é o normal em carros de baixa cilindrada.
Da ultima vez que fui a Italia, aluguei um punto evo a Diesel, o bichinho andava quase de graça!!!! Rsrsrsrs.

- Velha Guarda
Carros europeus /americanos rodam com gasolina pura enão uma mistura de 25% de etanol que, por sua vez, possui outro tanto de água. Como já falei antes, estou em meu 3o. Punto, segundo com motor 1.8 16 v e nunca tive problemas e desde o primeiro, o ELX, sempre postei os testes que fiz rodando só com etanol, só com gasolina comum e ambos misturados e os resultados inclusive foram fotografados (basta olhar nos tópicos do ex ELX, Barricade e do ex-Essence - YETI) e, por isso, justamente pela comparação com o pato, é que minha opção sempre foi 3/4 de etanol e 1/4 de gasolina e nunca tive problema algum.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
shadowcps escreveu:Carros europeus /americanos rodam com gasolina pura enão uma mistura de 25% de etanol que, por sua vez, possui outro tanto de água. Como já falei antes, estou em meu 3o. Punto, segundo com motor 1.8 16 v e nunca tive problemas e desde o primeiro, o ELX, sempre postei os testes que fiz rodando só com etanol, só com gasolina comum e ambos misturados e os resultados inclusive foram fotografados (basta olhar nos tópicos do ex ELX, Barricade e do ex-Essence - YETI) e, por isso, justamente pela comparação com o pato, é que minha opção sempre foi 3/4 de etanol e 1/4 de gasolina e nunca tive problema algum.
Não disse problema, mas por ser engenheiro eu trabalho sempre com o ÓTIMO dos mundos, não aceito nada "meia boca". Se voce está satisfeito em fazer um, antigamente chamado " Rabo de Galo " sem problema, ainda bem que a injeção se adequou conforme suas espectativas, mas te digo que chega MUITO, mas MUITA reclamação as fabrica a respeito do sistema FLEX, como já foi dito antes, um otimo truque de marketing onde qualquer engenheiro arranca os cabelos de todas as partes do corpo para fazer o carro "FUNCIONAR" em ambos os mundos... Para um leigo, é mole virar a chave e o carro ligar... para um engenheiro de motor/injeção fazer um FLEX funcionar em ponto morto com o motor frio, nós chamamos de MILAGRE.
Só um detalhe extra, ALCOOL da gasolina é ANIDRO, logo, não há presença de agua... como dito acima...
Abraços!
-
rvalente
Ok, Rafael, respeito o seu ponto de vista como engenheiro mas tbem não sou assim tão leigo por ter trabalhado 10 anos na mercedes-benz e há um tempo maior que esse em refinaria, ainda estando por lá e o que não falta são reclamações junto ao controle de qualidade de gasolina adulterada com álcool hidratado mesmo 

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador