Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Vou ensinar uma coisa para os não entendidos a fundo sobre o nome FLEX.
FLEX = PATO ( Não voa direito, não nada direito, não caminha direito ) faz tudo, e ao mesmo tempo nada faz bem feito... mas faz...
Só digo uma coisa, já que mexo direto com programação de injeção... USEM GASOLINA ou ALCOOL desde ZERO e NAO FIQUEM MUDANDO! Dependendo da taxa de atualização e auto aprendizado da injeção pode levar um bom tempo até que ela se acerte denovo, e nesse meio tempo, o usuário resolve MUDAR denovo de combustivel, aí amigo.... não queira milagre, vai sempre ficar RUIM!
O certo é no caso de nunca ficar bom ( acontece ) ... GAsolina Podium, tanque cheio e vá para a CSS e solicite o RESET da ECU... essa de desconectar cabo de 12v durante a noite funcionava a 5 anos atras, hoje em dia a memoria é NVRAM e nao se perde mais... Não sei na linha FIAT ( assim que meu punto chegar já vai no mesmo dia para o Scanner OBD )... mas na linha Renault/Nissan está assim!
Abraços!
FLEX = PATO ( Não voa direito, não nada direito, não caminha direito ) faz tudo, e ao mesmo tempo nada faz bem feito... mas faz...
Só digo uma coisa, já que mexo direto com programação de injeção... USEM GASOLINA ou ALCOOL desde ZERO e NAO FIQUEM MUDANDO! Dependendo da taxa de atualização e auto aprendizado da injeção pode levar um bom tempo até que ela se acerte denovo, e nesse meio tempo, o usuário resolve MUDAR denovo de combustivel, aí amigo.... não queira milagre, vai sempre ficar RUIM!
O certo é no caso de nunca ficar bom ( acontece ) ... GAsolina Podium, tanque cheio e vá para a CSS e solicite o RESET da ECU... essa de desconectar cabo de 12v durante a noite funcionava a 5 anos atras, hoje em dia a memoria é NVRAM e nao se perde mais... Não sei na linha FIAT ( assim que meu punto chegar já vai no mesmo dia para o Scanner OBD )... mas na linha Renault/Nissan está assim!
Abraços!
-
rvalente
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
rvalente escreveu:Vou ensinar uma coisa para os não entendidos a fundo sobre o nome FLEX.
FLEX = PATO ( Não voa direito, não nada direito, não caminha direito ) faz tudo, e ao mesmo tempo nada faz bem feito... mas faz...
Só digo uma coisa, já que mexo direto com programação de injeção... USEM GASOLINA ou ALCOOL desde ZERO e NAO FIQUEM MUDANDO! Dependendo da taxa de atualização e auto aprendizado da injeção pode levar um bom tempo até que ela se acerte denovo, e nesse meio tempo, o usuário resolve MUDAR denovo de combustivel, aí amigo.... não queira milagre, vai sempre ficar RUIM!
O certo é no caso de nunca ficar bom ( acontece ) ... GAsolina Podium, tanque cheio e vá para a CSS e solicite o RESET da ECU... essa de desconectar cabo de 12v durante a noite funcionava a 5 anos atras, hoje em dia a memoria é NVRAM e nao se perde mais... Não sei na linha FIAT ( assim que meu punto chegar já vai no mesmo dia para o Scanner OBD )... mas na linha Renault/Nissan está assim!
Abraços!
Vi no software MultiEcuScan, que há um local onde podemos zerar as informações da central (reaprendizado) e também há as opções:
1 - Ajustar central para uso de Gasolina
2 - Ajustar central para uso de alcool
Essas opções são válidas quando há troca de combustível no tanque?

- Piloto de Autorama
- Mensagens: 228
- Registrado em: Qua Abr 03, 2013 8:58 pm
- Localização: Canoas - RS
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Não, essas opções são para o caso da central se perder.... Normalmente fato que ocorre quando se muda de combustivel e logo em seguida desliga-se o carro, sem que a central "entenda" que o combustivel foi alterado....
Concordo com o Rafael, o Flex é uma bela jogada de "marketing", utiliza-se uma taxa intermediaria onde não se aproveita 100% quando abastecido no alcool e quando abastecido na gasolina fica "grilando" e sendo obrigado a atrasar o ponto (novamente não aproveitando todo poder calorifico do combustivel.
Carros "mono combustiveis" são em media 15% mais economicos que seus irmãos flex!

Concordo com o Rafael, o Flex é uma bela jogada de "marketing", utiliza-se uma taxa intermediaria onde não se aproveita 100% quando abastecido no alcool e quando abastecido na gasolina fica "grilando" e sendo obrigado a atrasar o ponto (novamente não aproveitando todo poder calorifico do combustivel.
Carros "mono combustiveis" são em media 15% mais economicos que seus irmãos flex!


- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Eu só estou acostumado a usar os Softwares da Aliança Renault/Nissan, é bem provavel que sim, tem que ver o manual desse MultiEcuScan, pode ser que se for enviado o comando errado voce "BRICKA" a ECU... ( Termo Brickar = Tijolo em Ingles, danifica que acaba que transforma ela em peso de papel ).
Normalmente a bancada que eu lido é essa baixo de programação de injeção eletronica... é completamente diferente o proposito e mecanismo... isso abaixo é um programador em série para injeções, a tem uma injecao Nissan preta sobre a mesa literamente "ZERADA" e a bancada branca é onde ela é engatada e programada.

Abraços!
Normalmente a bancada que eu lido é essa baixo de programação de injeção eletronica... é completamente diferente o proposito e mecanismo... isso abaixo é um programador em série para injeções, a tem uma injecao Nissan preta sobre a mesa literamente "ZERADA" e a bancada branca é onde ela é engatada e programada.

Abraços!
-
rvalente
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
rvalente escreveu:Eu só estou acostumado a usar os Softwares da Aliança Renault/Nissan, é bem provavel que sim, tem que ver o manual desse MultiEcuScan, pode ser que se for enviado o comando errado voce "BRICKA" a ECU... ( Termo Brickar = Tijolo em Ingles, danifica que acaba que transforma ela em peso de papel ).
Normalmente a bancada que eu lido é essa baixo de programação de injeção eletronica... é completamente diferente o proposito e mecanismo... isso abaixo é um programador em série para injeções, a tem uma injecao Nissan preta sobre a mesa literamente "ZERADA" e a bancada branca é onde ela é engatada e programada.
Abraços!
Que show Rafael... muito interessante isso!! Não faz ideia de como me arrependo ter seguido na área de informática e não seguir na área automotiva/motores.
Quanto ao MultiEcuScan, vou dar uma pesquisada na documentação dele. Alguém já tentou usar essas opções?

- Piloto de Autorama
- Mensagens: 228
- Registrado em: Qua Abr 03, 2013 8:58 pm
- Localização: Canoas - RS
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Ferranda escreveu:Não, essas opções são para o caso da central se perder.... Normalmente fato que ocorre quando se muda de combustivel e logo em seguida desliga-se o carro, sem que a central "entenda" que o combustivel foi alterado....
Concordo com o Rafael, o Flex é uma bela jogada de "marketing", utiliza-se uma taxa intermediaria onde não se aproveita 100% quando abastecido no alcool e quando abastecido na gasolina fica "grilando" e sendo obrigado a atrasar o ponto (novamente não aproveitando todo poder calorifico do combustivel.
Carros "mono combustiveis" são em media 15% mais economicos que seus irmãos flex!
Te digo até mais, tenho acesso a combustíveis melhores que PODIUM com octanagem acima de 98 e SEM ALCOOL ANIDRO adicionado à mistura, se eu te falar quantos KM/L faz um carro 1.6 com esse combustível a maioria aqui vai ser RASGAR! 1.0 então vira "HIBRIDO" kkkkkkkk.... Mas deixa essa prosa para outro dia...
Um dos motivos que escolhi tambem o T-JET foi o fato dele só ser GASOLINA e motor ser importado, nunca tive e nem quero ter carros FLEX, só digo isso...
Abraços!
-
rvalente
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Carros Europeus normalmente fazem 15-18km/l sem muito esforço (andando sem se preocupar com economia)
Se for Diesel então, 20km/l é o normal em carros de baixa cilindrada.
Da ultima vez que fui a Italia, aluguei um punto evo a Diesel, o bichinho andava quase de graça!!!! Rsrsrsrs.


Se for Diesel então, 20km/l é o normal em carros de baixa cilindrada.
Da ultima vez que fui a Italia, aluguei um punto evo a Diesel, o bichinho andava quase de graça!!!! Rsrsrsrs.


- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Carros europeus /americanos rodam com gasolina pura enão uma mistura de 25% de etanol que, por sua vez, possui outro tanto de água. Como já falei antes, estou em meu 3o. Punto, segundo com motor 1.8 16 v e nunca tive problemas e desde o primeiro, o ELX, sempre postei os testes que fiz rodando só com etanol, só com gasolina comum e ambos misturados e os resultados inclusive foram fotografados (basta olhar nos tópicos do ex ELX, Barricade e do ex-Essence - YETI) e, por isso, justamente pela comparação com o pato, é que minha opção sempre foi 3/4 de etanol e 1/4 de gasolina e nunca tive problema algum.







YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
shadowcps escreveu:Carros europeus /americanos rodam com gasolina pura enão uma mistura de 25% de etanol que, por sua vez, possui outro tanto de água. Como já falei antes, estou em meu 3o. Punto, segundo com motor 1.8 16 v e nunca tive problemas e desde o primeiro, o ELX, sempre postei os testes que fiz rodando só com etanol, só com gasolina comum e ambos misturados e os resultados inclusive foram fotografados (basta olhar nos tópicos do ex ELX, Barricade e do ex-Essence - YETI) e, por isso, justamente pela comparação com o pato, é que minha opção sempre foi 3/4 de etanol e 1/4 de gasolina e nunca tive problema algum.
Não disse problema, mas por ser engenheiro eu trabalho sempre com o ÓTIMO dos mundos, não aceito nada "meia boca". Se voce está satisfeito em fazer um, antigamente chamado " Rabo de Galo " sem problema, ainda bem que a injeção se adequou conforme suas espectativas, mas te digo que chega MUITO, mas MUITA reclamação as fabrica a respeito do sistema FLEX, como já foi dito antes, um otimo truque de marketing onde qualquer engenheiro arranca os cabelos de todas as partes do corpo para fazer o carro "FUNCIONAR" em ambos os mundos... Para um leigo, é mole virar a chave e o carro ligar... para um engenheiro de motor/injeção fazer um FLEX funcionar em ponto morto com o motor frio, nós chamamos de MILAGRE.
Só um detalhe extra, ALCOOL da gasolina é ANIDRO, logo, não há presença de agua... como dito acima...
Abraços!
-
rvalente
Re: Defeito maldito - Ruim de pegar qdo abastece com álcool
Ok, Rafael, respeito o seu ponto de vista como engenheiro mas tbem não sou assim tão leigo por ter trabalhado 10 anos na mercedes-benz e há um tempo maior que esse em refinaria, ainda estando por lá e o que não falta são reclamações junto ao controle de qualidade de gasolina adulterada com álcool hidratado mesmo 








YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes