Erro na leitura da "Autonomia de combustível", por favor!

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

Erro na leitura da "Autonomia de combustível", por favor!

por eclima » Seg Ago 05, 2013 9:11 am

Pessoal, bom dia!!!!

Hoje fazem duas semanas que busquei meu Punto Essence 2013/2014, estou adorando o carro!!!

O problema é que neste fim de semana percebi uma inconstância no computador de bordo referente a "Autonomia de combustível", ou seja, quantos quilômetros ainda poderei rodar com a quantidade de combustível que existe no tanque.

O problema é o seguinte, a medição não parecer ter uma lógica, vou dar um exemplo: Sábado fui de Rio Claro para Piracicaba (distancia de +/- 35 km), sai de casa, passei no posto, adicionei R$ 50 de etanol, a autonomia marcava que eu poderia rodar 298 quilômetros com aquela quantidade de combustível, logo em seguida peguei estrada, indo de Rio Claro para Piracicaba, ao chegar em Piracicaba o tal computador de bordo informava que o combustível tinha uma autonomia de 314 quilômetros para rodar. :shock:

Depois disso, andando pela cidade, "Autonomia de combustível" varia muito, andei dez minutos e já registra uma queda de 30 quilômetros, depois ando mais uns minutos e dai informa ao contrário, agrega alguns quilômetros na "Autonomia de combustível". (X()

Ao ligar para concessionária para informar o possível problema, em resumo, obtive a informação que essa função de "Autonomia de combustível", nunca será exata, variando quanto a aceleração, cidade/estrada até porque com o balanço/movimento do carro essa medição não dá para ser exata como eu imaginei. :cry:

Por não ter a minha dúvida sanada com sucesso socorro a este Fórum em busca de orientação.
Por favor, quem tiver alguma informação e puder ajudar explicando ficarei muito grato. :-D

Muitíssimo obrigado pela ajuda e paciência. (=D>)
Abraços,
Eduardo Lima.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Erro na leitura da "Autonomia de combustível", por favor

por AndréLuis » Seg Ago 05, 2013 9:23 am

Quando você saiu de sua cidade o consumo de 298 km era de acordo com aquele consumo que o carro estava tendo. Quando você foi pra estrada e andou em velocidade constante, a autonomia subiu muito mais que isso, aí foi baixando e ficou em 314 km... Depois, voltando a andar na cidade, velocidade "irregular", ele volta a baixar... Pra mim, isso é normal. O que me parece é que a autonomia é calculada pelo consumo instantâneo e não pelo consumo médio... O meu faz isso mesmo, depende do pé do cidadão, e nunca tive problemas (ficar no meio da rua sem gasolina, por exemplo)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por eclima » Seg Ago 05, 2013 10:34 am

Caríssimo AndréLuis, obrigado pela explicação. :lol:

Apenas confirme comigo uma coisa, a leitura da "Autonomia de combustível" é mesmo oscilante, ou seja, fica aumentando e diminuindo (oscilando) durante o trajeto? Pois, mesmo hoje (segunda 05/08), andando de casa para o trabalho, teve momentos em que ela aumentava vários quilômetros, depois diminui, depois parava, aumentava novamente, diminuía e etc!!!

Só quero saber se essa inconstância/oscilação é normal, devendo analisar sempre desta forma:

Levar em conta primordialmente o ponteiro me mede a quantidade de combustível no tanque e.... apenas usar como informação secundária e não precisa o computador de bordo referente a "Autonomia de combustível"!!!

Forte abraço amigo. (>:D<)
E muito obrigado, pois adorooo esse carro (Punto)! :P :-D :P

Eduardo Lima.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por gutoyota » Seg Ago 05, 2013 11:16 am

A marcação de autonomia é oscilante sim! Do mesmo modo que o consumo é oscilante!

Eu particularmente nem uso essa informação... para mim só batsa saber que a capacidade do tanque é de 60L e que meu Punto faz em média 13Km/L.
E simplesmente olho a marcação do ponteiro de combustivel (:D)
Punto Sporting 2013 - Veja aqui
Vermelho Modena, Xenon, Central Multimidia, Teto Black Piano, Leds Re, Placa, Lanterna Ambar, Sub, Osram Diadem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por adeitos » Seg Ago 05, 2013 12:30 pm

Absolutamente normal.

Em determinado ponto, você quase respondeu sua pergunta. A autonomia é calculada em cima do consumo médio do carro nos ultimos X Km.

Como o colega já explicou, você estava andando na cidade com uma média de 8Km/l, por exemplo. Então, baseado nessa média e na quantidade de combustível no tanque, a autonomia é calculada.

Ai você abasteceu o carro e provavelmente a autonomia foi para 400Km, por exemplo. Ai pegou estrada e a média foi 12Km/l. A autonomia foi calculada novamente, com base na média dos últimos XXX Km perante a quantidade de combustível no tanque.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por tiagocaria » Seg Ago 05, 2013 2:36 pm

1- é oscilante sim.

2- vc deve, sim, olhar o ponteiro do marcador. Até pq quando chegar nos 50km de autonomia o CB vira ---- e ai? como vc faz?
Punto Sporting 1.8 Flex Imagem - Godspeed my dear!
Sky-Dome; Sensor estacionamento; Blue&Me; Ar Digital; Vidro eletrico traseiro; Bi-xenon + Xenon Milhas
Coord. C.D.P.-MG
http://bit.ly/9092PO - http://bit.ly/gTNYAC
Imagem
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por Rodrigo Momesso » Seg Ago 05, 2013 2:47 pm

Resumindo então: esse dispositivo é uma bela duma porcaria.

Só falta dizerem que até o vento contra ou à favor influi.

Ou marca certo ou não coloca uma m... que fica "oscilando" de acordo com isso ou aquilo.

Tive um Monza Classic 1990 (22 anos atrás) e marcava certinho. Qdo. a autonomia caia prá 50km ficava piscando sem parar tipo: "Me abasteça se não quiser ficar na mão!"
Rodrigo-Atractive 2013 Blue Me
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Arnaldo B » Seg Ago 05, 2013 3:30 pm

Rodrigo, muito pelo contrário, poderiamos dizer que este método é bem mais real, pois ele te informa o quantos KM aproximadamente durará seu combustivel (estatisticamente), baseando-se no seu consumo real de combustivel, não adianta querermos que o CB faça milagres, se vc está com meio tanque e andando tranquilamente, com ele marcando ainda uma autonomia de 300 km, não adianta socar o pé que ele não fará milagre, não durará os 300 km que era previsto anteriormente, por isso ele atualiza e neste caso passará a marcar menos.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por eclima » Seg Ago 05, 2013 3:48 pm

Olá.
Infelizmente tenho que concordar com o amigo "Rodrigo Momesso"!

O que motivou a minha pergunta, questionando se a tal "Autonomia de combustível" do Punto 2014 estava com defeito, se deu pois antes desse meu novo carro (Punto 2013/2014), tinha um Fox Trend 2011 e o marcador da "Autonomia de combustível" do Fox era perfeita, quando digo perfeito refiro-me que não ficava oscilando e assim obrigando a você ter que quase mentalmente computar quanto falta para terminar a tal autonomia. Se estava no estrada, com o fox, o autonomia demorava mais para diminuir, já na cidade era o inverso. Claro que prefiro o Punto, mas nesto caso o Fox me agradou mais!!!!

Também concordo que esse método pode até ser o mais exato, o problema é que essa exatidão oscila muito e exatidão não combina com oscilação, assim, mesmo com receio acho que só funcionará mais ou menos bem na estrada, minha opinão!!!

E, termino fazendo uma pergunta:

Quem vai acreditar no demonstrativo da "Autonomia de combustível" do Punto se até o vento contra ou à favor influi?????????????????

Grato à todos!!!
Editado pela última vez por eclima em Seg Ago 05, 2013 3:57 pm, em um total de 1 vez.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Arnaldo B » Seg Ago 05, 2013 3:55 pm

eclima escreveu:Olá.
Infelizmente tenho que concordar com o amigo "Rodrigo Momesso"!

O que motivou a minha pergunta, questionando se a tal "Autonomia de combustível" do Punto 2014 estava com defeito, se deu pois antes desse meu novo carro (Punto 2013/2014), tinha um Fox Trend 2011 e o marcador da "Autonomia de combustível" do Fox era perfeita, quando digo perfeito refiro-me que não ficava oscilando e assim obrigando a você ter que quase mentalmente computar quanto falta para terminar a tal autonomia.

No fim, concordo "esse dispositivo é uma bela duma porcaria".

E, termino fazendo uma pergunta:

Quem vai acreditar no demonstrativo da "Autonomia de combustível" do Punto se até o vento contra ou à favor influi?????????????????

Grato à todos!!!

Amigo.. boa tarde.. infelismente tenho que discordar de vc.. quero ver vc pegar seu fox, marcando 100 km de autonomia, e andar os 100 km que faltam, impossivel, o consumo aumenta ou diminui de acordo com a média atual, apenas para ilustrar:
se vc esta fazendo uma média de 10 km/l ne estrada e tem 30 l de combustivel = 10*30 = autonomia de 300 km
se vc resolve socar o pé e andar, caindo para 8 km/l e tem 30 l de combustivel = 8*30 = autonomia de 240 km

agora... o fox faz reprodução em cativeiro de gasolina para cumprir os 300 km??? acho meio impossível.... sorry!!!! :oops:
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Próximo