Turbo sem pressão no T-Jet
Turbo sem pressão no T-Jet
Olá pessoal,
tenho um Punto-T-jet 09/10 com 56 mil e a cerca de uns 3 meses vim sentido perda de potência. Normalmente, não puxo muito pelo carro, de vez em quando algumas aceleradas dentro do limite, como também, acelero em viagens que faço a cada 6 meses. Mas, ontem senti uma perda de potência no turbo maior. Então,..., resolvi testar o carro... aí foi um desastre....; parei o carro em uma reta e pisei:
1) O carro não patinou. Sempre nas arrancadas o carro patinava muito, inclusive subia muita fumaça dos pneus, o T-jet não tem controle de tração;
2) O indicador da turbina chegou apenas a 1/3 ou um pouco mais;
3) O carro esquentou a 3/4 do ponteiro, mas esfriou logo depois com o disparo da ventulina;
4) Ao repetir o teste, a turbina começou a assobiar, mas parou logo depois.
Não sei se tem algo a ver, mas estou completando o aditivo do sistema de arrefecimento a cada 2/3 meses, com cerca de 200ml, e como se baixasse um pouco, mas nenhum vazamento foi identificado. Algum tempo atrás, cerca de 9 meses, troquei um "T" de borracha que sai do turbo e vai ao reservatório e o motor, que estava enrugado e vazando, por um "T" de cobre, pois a peça de borracha não tinha em Maceió/AL, embora tivesse a opção de compra todas as canaletas do sistema arrefecimento, todavia, além de muito caro, apenas demoraria menos, ...e então coloquei a peça de cobre apenas como quebra galho e acabei deixando. Será que tem algo haver!!!???? O carro esquenta, o ponteiro passa da metade e a ventulina disparava e ele resfriava, normalmente.
Bom, se for problema no turbo ? Levo a alguma retífica especializada de turbina ou a concessionária ou ainda a mecânico de confiança que tenho?
Outrossim, queria saber se tem alguém no foro de Maceió que pudesse ter contato pessoalmente.
Peço ajuda ....
Att, Abr...obrigado.
MCLima
PS.: postei esta msg tb no tópico "problemas com meu punto" na tentativa de ter uma resposta mais rápida e mais usuários visualizando.
tenho um Punto-T-jet 09/10 com 56 mil e a cerca de uns 3 meses vim sentido perda de potência. Normalmente, não puxo muito pelo carro, de vez em quando algumas aceleradas dentro do limite, como também, acelero em viagens que faço a cada 6 meses. Mas, ontem senti uma perda de potência no turbo maior. Então,..., resolvi testar o carro... aí foi um desastre....; parei o carro em uma reta e pisei:
1) O carro não patinou. Sempre nas arrancadas o carro patinava muito, inclusive subia muita fumaça dos pneus, o T-jet não tem controle de tração;
2) O indicador da turbina chegou apenas a 1/3 ou um pouco mais;
3) O carro esquentou a 3/4 do ponteiro, mas esfriou logo depois com o disparo da ventulina;
4) Ao repetir o teste, a turbina começou a assobiar, mas parou logo depois.
Não sei se tem algo a ver, mas estou completando o aditivo do sistema de arrefecimento a cada 2/3 meses, com cerca de 200ml, e como se baixasse um pouco, mas nenhum vazamento foi identificado. Algum tempo atrás, cerca de 9 meses, troquei um "T" de borracha que sai do turbo e vai ao reservatório e o motor, que estava enrugado e vazando, por um "T" de cobre, pois a peça de borracha não tinha em Maceió/AL, embora tivesse a opção de compra todas as canaletas do sistema arrefecimento, todavia, além de muito caro, apenas demoraria menos, ...e então coloquei a peça de cobre apenas como quebra galho e acabei deixando. Será que tem algo haver!!!???? O carro esquenta, o ponteiro passa da metade e a ventulina disparava e ele resfriava, normalmente.
Bom, se for problema no turbo ? Levo a alguma retífica especializada de turbina ou a concessionária ou ainda a mecânico de confiança que tenho?
Outrossim, queria saber se tem alguém no foro de Maceió que pudesse ter contato pessoalmente.
Peço ajuda ....
Att, Abr...obrigado.
MCLima
PS.: postei esta msg tb no tópico "problemas com meu punto" na tentativa de ter uma resposta mais rápida e mais usuários visualizando.
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Re: Turbo sem pressão no T-Jet
Tive um problema parecido em meu Smart, no final das contas, a vedação da Wastegate da turbina estava frouxa, nao deixando a pressao subir e vazando para o escapamento direto... Retire a protecao termica e tente acionar o braço da Wastegate e veja se nao está corroida ou com folga...
Quanto a agua estar baixando , nao sei nos FIAT, mas Renault/Nissan não baixa agua, já no meu antigo Picanto baixava uns 100 ML a cada 6 meses ( e tirei o carro zero e sempre foi assim ).
ABS!
Quanto a agua estar baixando , nao sei nos FIAT, mas Renault/Nissan não baixa agua, já no meu antigo Picanto baixava uns 100 ML a cada 6 meses ( e tirei o carro zero e sempre foi assim ).
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-
rvalente
Re: Turbo sem pressão no T-Jet
MCLima escreveu:Olá pessoal,
tenho um Punto-T-jet 09/10 com 56 mil e a cerca de uns 3 meses vim sentido perda de potência. Normalmente, não puxo muito pelo carro, de vez em quando algumas aceleradas dentro do limite, como também, acelero em viagens que faço a cada 6 meses. Mas, ontem senti uma perda de potência no turbo maior. Então,..., resolvi testar o carro... aí foi um desastre....; parei o carro em uma reta e pisei:
1) O carro não patinou. Sempre nas arrancadas o carro patinava muito, inclusive subia muita fumaça dos pneus, o T-jet não tem controle de tração;
2) O indicador da turbina chegou apenas a 1/3 ou um pouco mais;
3) O carro esquentou a 3/4 do ponteiro, mas esfriou logo depois com o disparo da ventulina;
4) Ao repetir o teste, a turbina começou a assobiar, mas parou logo depois.
Não sei se tem algo a ver, mas estou completando o aditivo do sistema de arrefecimento a cada 2/3 meses, com cerca de 200ml, e como se baixasse um pouco, mas nenhum vazamento foi identificado. Algum tempo atrás, cerca de 9 meses, troquei um "T" de borracha que sai do turbo e vai ao reservatório e o motor, que estava enrugado e vazando, por um "T" de cobre, pois a peça de borracha não tinha em Maceió/AL, embora tivesse a opção de compra todas as canaletas do sistema arrefecimento, todavia, além de muito caro, apenas demoraria menos, ...e então coloquei a peça de cobre apenas como quebra galho e acabei deixando. Será que tem algo haver!!!???? O carro esquenta, o ponteiro passa da metade e a ventulina disparava e ele resfriava, normalmente.
Bom, se for problema no turbo ? Levo a alguma retífica especializada de turbina ou a concessionária ou ainda a mecânico de confiança que tenho?
Outrossim, queria saber se tem alguém no foro de Maceió que pudesse ter contato pessoalmente.
Peço ajuda ....
Att, Abr...obrigado.
MCLima
PS.: postei esta msg tb no tópico "problemas com meu punto" na tentativa de ter uma resposta mais rápida e mais usuários visualizando.
Beleza amigo,
Não entendo nada de T-Jet (turbo)... mas entendo bem de motor de maneira geral e te digo uma coisa....
CARRO EM PERFEITO ESTADO NÃO PRECISA COMPLETAR ÁGUA, o sistema trabalha com alta pressão e qualquer furo, por menor que seja, até mesmo invisível ao olho nu, deixa escapar o vapor quando o motor está quente, MOTIVO PELA QUAL NA MAIORIA DAS VEZES O PROPRIETÁRIO NÃO VE INDÍCIOS no chão e no motor.
Os manuais recomendam olhar o nível semanalmente porque se faltar água o motor superaquece e o estrago vai ser grande, VEÍCULO EM ESTADO NORMAL NÃO BAIXA NÍVEL DE ÁGUA, seja ele com 30 anos de uso ou 30 dias.
CONSELHO: arrume não só a turbina, mas o VAZAMENTO DE ÁGUA para não ter problemas futuros.
Para fazer rir: uma colega falou que o pai dela nunca pois água no fusca... isso por mais de 20 anos.
obs: Como disse... não entendo nada de turbo... se o turbo consome água do sistema de arrefecimento... ignorem minhas palavras e mil desculpas.
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Re: Turbo sem pressão no T-Jet
Vamos por partes:
Turbina sem pressão: Podem ser varias coisas, mais as mais simples podem ser o "mangote" de silicone que se liga ao intercooler de entrada ou saída rasgada ou com as abraçadeiras soltas. (Já tem relatos sobre isso no forum).
Mas não aparece nada no painel? Mandar controlar motor?
Quanto a agua abaixar, pode ser a tampa do reservatório de expansão, bomba de agua, algum pequeno vazamento em alguma mangueira... Porem com um farolete e olhando no circuito é facil de se ver a coloração do paraflu no ponto do vazamento.
Espero ter ajudado.

Turbina sem pressão: Podem ser varias coisas, mais as mais simples podem ser o "mangote" de silicone que se liga ao intercooler de entrada ou saída rasgada ou com as abraçadeiras soltas. (Já tem relatos sobre isso no forum).
Mas não aparece nada no painel? Mandar controlar motor?
Quanto a agua abaixar, pode ser a tampa do reservatório de expansão, bomba de agua, algum pequeno vazamento em alguma mangueira... Porem com um farolete e olhando no circuito é facil de se ver a coloração do paraflu no ponto do vazamento.
Espero ter ajudado.


- Velha Guarda
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Re: Turbo sem pressão no T-Jet
Tive um problema de perda de pressão da turbina num Tempra Style, que nao passava se 0.3 bar. Era apenas a mangueira da turbina que estava começando a rachar. Troquei e a pressão voltou na hora.
Arrefecimento tive tb esse problema, baixava água sem vazamento aparente. Era a bomba d'água indo pro pau.
Enfim, vai pelas dica do Ferranda que deve ser algo do tipo.
Arrefecimento tive tb esse problema, baixava água sem vazamento aparente. Era a bomba d'água indo pro pau.
Enfim, vai pelas dica do Ferranda que deve ser algo do tipo.
- Piloto de Autorama
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Re: Turbo sem pressão no T-Jet
Olá pessoal,
Muito obrigado pelas orientações, concordo com tudo que vocês disseram.
Percebi neste domingo que a pressão do turbo sobe até 4 mil rotações depois perde pressão. Outrossim, o interessante que em condições normais o veículo anda sem apresentar defeito algum de temperatura e fiquei pensado no que o Frank comentou.
Bom vou fazer o seguinte vou levar ao mecânico de confiança e pedir para ele tirar um tempo e ter certeza se há ou não algum vazamento no arrefecimento do carro.
Depois, em relação ao turbo, vou pedir um diagnóstico a concessionária autorizada pra ver o que faço.
Valeu,..., abrs, mantenho vocês informado
Att.
MCLima
Muito obrigado pelas orientações, concordo com tudo que vocês disseram.
Percebi neste domingo que a pressão do turbo sobe até 4 mil rotações depois perde pressão. Outrossim, o interessante que em condições normais o veículo anda sem apresentar defeito algum de temperatura e fiquei pensado no que o Frank comentou.
Bom vou fazer o seguinte vou levar ao mecânico de confiança e pedir para ele tirar um tempo e ter certeza se há ou não algum vazamento no arrefecimento do carro.
Depois, em relação ao turbo, vou pedir um diagnóstico a concessionária autorizada pra ver o que faço.
Valeu,..., abrs, mantenho vocês informado
Att.
MCLima
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Re: Turbo sem pressão no T-Jet
Marcilio.
Só como dica.... As CC são loucas para condenar turbinas...
É uma peça cara que se o cliente topar trocar eles ganham a peça "nova" e enganam o cliente.

Só como dica.... As CC são loucas para condenar turbinas...
É uma peça cara que se o cliente topar trocar eles ganham a peça "nova" e enganam o cliente.


- Velha Guarda
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Re: Turbo sem pressão no T-Jet
ahh, mas da pra pedir a turbina "velha" e deixar ela como enfeite
Já pesquisou no fórum pelos relatos de problemas semelhantes ? O meu eu achei que tivesse um problema, mas estava tudo normal

Já pesquisou no fórum pelos relatos de problemas semelhantes ? O meu eu achei que tivesse um problema, mas estava tudo normal
Re: Turbo sem pressão no T-Jet
Valeu a dica Ferranda
Fiquei de deixar o veículo no mecânico de confiança nesta sexta, 16. Falei com ele sobre os dois problemas e ele disse logo em relação ao turbo, que podia ser alguma mangueira ou encaixe solto. Quanto ao possível vazamento teria que checar a bomba e mangote por mangote pra detalhar a situação. Bom, acredito que até sábado terei o diagnóstico.
Abrs
Fiquei de deixar o veículo no mecânico de confiança nesta sexta, 16. Falei com ele sobre os dois problemas e ele disse logo em relação ao turbo, que podia ser alguma mangueira ou encaixe solto. Quanto ao possível vazamento teria que checar a bomba e mangote por mangote pra detalhar a situação. Bom, acredito que até sábado terei o diagnóstico.
Abrs
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Re: Turbo sem pressão no T-Jet
Aquecer... baixar água... perda de potência...
Não sou muito experiente em mecânica, mas nada a ver com junta do cabeçote queimada não?
Não sou muito experiente em mecânica, mas nada a ver com junta do cabeçote queimada não?
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