Troquei o TBI, mas...

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Troquei o TBI, mas...

por Siloen » Dom Ago 25, 2013 6:17 pm

Meu Tjet está com 62500Km rodados, é de 2010. Há uns meses começou a acender a luz da injeção, mas nessa primeira vez não mudou nada no comportamento do carro, e logo depois apagou. Depois começou a acender com mais frequência, e às vezes o carro só acelerava até 3000RPM e a partir daí "cortava", parecia um 1.0 aspirado. Às vezes acendia e o carro andava normalmente. Na revisão dos 60000Km pedi pro mecânico passar o scanner e identificar o problema. Bom, ele passou e me disse que o defeito era no potenciômetro do corpo de borboleta, e que tinha que trocar ele inteiro, não troca só o sensor. Detalhe que essa peça nova custa 5800,00!!! Obviamente optei por uma usada no mercadolivre.

Daí na sexta levei no meu mecânico que trocou esse TBI. Pois bem, testei o carro e estava normal, acelerei com força mesmo e tudo normal.

Na segunda vez que saí veio outro problema: a luz da injeção não acendeu, mas o carro agora acelera bem pouquinho e aparece um barulho que parece mangueira furada ou desconectada (parece, não sei se é isso) até parecido um pouco com o espirro de turbo (sei que o nosso Tjet não tem isso). Liguei pro mecânico e levei pra ele de novo. Verificamos e aparentemente não tem nenhuma mangueira desconectada ou furada. Ele me falou que pode ser ou catalisador, ou o acelerador eletrônico, que tenho que deixar com ele para testar.

Agora, que p&$*a é essa? Na concessionária o scanner acusou o TBI. Troquei por outro e agora o carro não anda e fica fazendo esse barulho de "espirro"? Já to ficando revoltado com isso. Alguém sabe me dar uma ideia do que possa ser, e como resolver? Me recomendam algum mecânico aqui em BSB?

Agradeço a quem puder ajudar.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Troquei o TBI, mas...

por jpromero » Seg Ago 26, 2013 10:50 am

Você trocou o TBI e agora o mecânico acha que é o acelerador eletrônico? Isso as vezes causa confusão porque o acelerador eletrônico comanda o TBI mas pode estar com defeito na peça que fica no próprio pedal do acelerador, que é o potenciômetro do acelerador, isso causa a luz de injeção acesa no painel e o erro do potenciômetro.

Se o mecânico confundiu potenciômetro do acelerador com potenciômetro da borboleta de aceleração, trocou o TBI indevidamente, sendo que o problema é no acelerador. Fique atento a isso.

Agora o barulho de ar pressurizado vazando pode ser sim o catalisador, remova o catalisador e o escapamento inteiro e ande com o carro, se resolver você tem um entupimento no escapamento, se não resolver o vazamento está mesmo na pressurização, intercooler furado ou mesmo alguma mangueira solta ou estourada.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Siloen » Seg Ago 26, 2013 11:23 am

Obrigado pela resposta, jpromero. É muita coisa pra checar, mas vou checar uma a uma, agora é ter paciência.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Siloen » Ter Ago 27, 2013 12:44 pm

Com mil trovões!! Era uma p&%$a de mangueira no TBI que estava bem presa mas mal conectada!! Ca*&¨te dos infernos, me fez a maior raiva!!! Problema resolvido :mrgreen:

E agora: fui à concessionária trocar uma lâmpada de luz de freio queimada e o mecânico que descobriu o defeito no meu TBI me disse que conseguiu a peça de cortesia. Só que já coloquei uma usada. Vou lá e pego a nova sem dizer nada, ou conto pra ele que estou com uma usada. É que nessa usada que coloquei no meu está pintado 'bravo' (tiraram de um Bravo Tjet).
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Ter Ago 27, 2013 1:36 pm

Siloen escreveu:Com mil trovões!! Era uma p&%$a de mangueira no TBI que estava bem presa mas mal conectada!! Ca*&¨te dos infernos, me fez a maior raiva!!! Problema resolvido :mrgreen:

E agora: fui à concessionária trocar uma lâmpada de luz de freio queimada e o mecânico que descobriu o defeito no meu TBI me disse que conseguiu a peça de cortesia. Só que já coloquei uma usada. Vou lá e pego a nova sem dizer nada, ou conto pra ele que estou com uma usada. É que nessa usada que coloquei no meu está pintado 'bravo' (tiraram de um Bravo Tjet).

(=))) (=))) (=)))
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por Ferranda » Ter Ago 27, 2013 3:53 pm

Siloen escreveu:Com mil trovões!! Era uma p&%$a de mangueira no TBI que estava bem presa mas mal conectada!! Ca*&¨te dos infernos, me fez a maior raiva!!! Problema resolvido :mrgreen:

Se conseguiu a garantia na peça, volte a antiga com problema e leve na CC para substituição por uma nova.
Eu não pensaria 2x em fazer isso!
(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Febezza » Qua Ago 28, 2013 12:23 am

T-JET da alguns problemas, e quando vai ver, é sempre alguma mangueirinha kkkk
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Siloen » Qua Ago 28, 2013 5:18 pm

Ferranda escreveu:

Se conseguiu a garantia na peça, volte a antiga com problema e leve na CC para substituição por uma nova.
Eu não pensaria 2x em fazer isso!

Só que vou morrer em mais uns 150,00 pra trocar de novo. Ai ai, que novela. Assim tira a "legalzeza" de ter um carro turbo. Bom, até o dia que ele me ligar de novo eu decido.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Qui Ago 29, 2013 9:19 am

Se tiver que pagar mais R$ 150 eu não trocaria, isso se a peça que está no seu carro, mesmo com o nome Bravo está ótima, se estiver mais ou menos compensa trocar senão logo você vai ter problemas novamente.

E sobre os turbo é assim mesmo, infelizmente ele dá mais manutenção, por ter mais mangueiras e sistemas, é o mesmo que um carro sem ar condicionado e direção hidráulica dar menos manutenção que um com esses sistemas.

Mas logo também você já pega o jeito da manutenção e consegue resolver as coisas até em casa, fique sempre atento a essas mangueiras e conexões, deu problema vai lá no motor e dá uma olhada, as vezes você mesmo acha o defeito.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por Ferranda » Qui Ago 29, 2013 12:57 pm

Eu trocaria,
Assim ficaria no histórico do veiculo na fiat a substituição da peça.
Sem contar, que ficaria com uma peça sobressalente boa em mãos. Mesmo sendo do Bravo. :wink:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo